City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por burtzz »

Ola a todos,

Iniciei recentemente a pesquisa por um citadino eléctrico para a minha esposa.
Depois de algum trabalho de casa, e propostas analisadas, decidi reduzir a oferta a duas hipóteses, Smart Forfour ou Renault Twingo ZE.

Perfil/Utilização.
- 20kms diários citadinos de segunda a sexta.
- com margem para algumas deslocações extra, sempre em ambiente citadino de curta duração.
- o carregamento será, 90% das vezes, efetuado em casa com recurso a tomada doméstica. Com a possibilidade de colocar uma tomada/disjuntor dedicado para conseguir 16A / 3.7kW, se se justificar.
- colocação de painéis solares em 2022/23. Em tal cenário passaríamos a carregar o carro apenas ao fim de semana, idealmente. Enquanto tal não acontece, iremos apostar no bi-horário.
- 7500 KMs anuais sensivelmente.
- Utilização expectável durante 8 anos. Não contamos trocar ou vender mais cedo. Queremos um carro para ficar alguns anos connosco.

A escolha do método de compra é tema em aberto, novo, semi-novo/de serviço nacional, semi-novo/de serviço importado, temos as hipóteses todas na mesa.

Novo parece-me cada vez fazer menos sentido, visto que o incentivo do estado esgotou e só volta em 2022.

Importados apenas equaciono carros vendidos nas marcas oficiais, com poucos kms, com historial fidedigno.Não quero correr o risco de comprar um carro de carsharing. Confesso que mesmo assim tenho algum receio, ainda não encontrei um “importador” de confiança talvez.
Mas de facto vê-se muito bons negócios no mobile.de, é bastante tentador.

De momento estamos mais inclinados para o Twingo, apenas porque consegue ter uma autonomia ligeiramente superior ao Smart.
No entanto o Twingo tem pouco tempo de mercado, é difícil perceber se será uma escolha segura e acertada devido à falta de feedback.,
O Smart também tem algumas incógnitas, já se vê Smarts no mercado de usados à venda por 13k. Assusta um bocado ver uma desvalorização de quase 50% em 2 ou 3 anos. Mau sinal?


E é este o ponto de situação e não queremos apressar nada, felizmente não é urgente :)
Procuro agora opiniões e recomendações de utilizadores mais experiente no tema.

Uma questão para finalizar;
Caso opte por um usado, como posso confirmar o estado das baterias e respetivo desgaste? Diagnóstico na marca?
Posso estar a pensar de forma errada, mas queria ter uma forma de me precaver de comprar um carro que, a título de exemplo, o antigo dono deixava ir constantemente o carro aos 5%, e apenas carregava o carro em fast-chargers. Numa situação deste género possivelmente iria receber um carro com a bateria “viciada”, desgastada e com menor autonomia sem saber.

Desde já o meu obrigado
Última edição por burtzz em quarta jul 28, 2021 12:52 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por rnlcarlov »

O meu primeiro carro elétrico foi um C-zero, que também considero óptimo para a cidade. Pode não ser tão curto como o smart, mas é bem estreito e por várias vezes permitiu-me estacionar onde outro carro dificilmente caberia. A desvalorização destes e de outros carros é natural, pois vão surgindo carros com cada vez mais autonomia pelos preços com que dantes de comprava carros com metade da autonomia atual.
Também tenho pouco feedback desses carros e das degradações. No C-zero e clones (imiev e Ion) com um aparalho OBD e app consegue-se consultar a capacidade disponível da bateria, logo nesse aspecto consegue-se saber com o que se conta. Já tenho ajudado algumas pessoas a verificar o estado das baterias em negócios destes, para eles depois analisarem se vale a pena o negócio ou não.

A nível de importadores, os mais conhecidos aqui na comunidade são o Jasmim e o Orlando (aqui neste fórum penso que usa o nick O_volt.
Penso que todos os que o conhecem (já que foi dos primeiros a importadores de VEs em Portugal) podem atestar que ele é 5*.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu tentava arranjar um dos novos VW E-UP triplets (2020 onwards). Este modelo a partir de 2020 tem uma muito boa autonomia, e apesar de poderes não querer tanta, ela depois faz jeito, até para se notar menos degradação ao longo do tempo.... tenta te informar com importadores (já mencionados acima pelo rnlcarlov) se há possibilidades de arranjar desses... parecem-me a melhor opção caso se arranjem (têm imensa procura na Europa face a quantidades disponibilizadas pelas marcas). Além disso também são pequenos que acho que é o que se pretende.

Atenção, testar Twingo (carregamento em casa) antes de tomar decisão, acho que usa mesmo carregador que ZOE que algo sensível (já coloquei noutro post).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por burtzz »

rnlcarlov Escreveu:Também tenho pouco feedback desses carros e das degradações. No C-zero e clones (imiev e Ion) com um aparalho OBD e app consegue-se consultar a capacidade disponível da bateria, logo nesse aspecto consegue-se saber com o que se conta. Já tenho ajudado algumas pessoas a verificar o estado das baterias em negócios destes, para eles depois analisarem se vale a pena o negócio ou não.

A nível de importadores, os mais conhecidos aqui na comunidade são o Jasmim e o Orlando (aqui neste fórum penso que usa o nick O_volt.
Penso que todos os que o conhecem (já que foi dos primeiros a importadores de VEs em Portugal) podem atestar que ele é 5*.
Obrigado, consegue indicar-me qual é a App? Eu por acaso tenho um Carly odb, para o meu Mini Cooper. Eles agora suportam todos as marcas, mas diagnóstico de baterias de eléctricos não me parece que faça parte da lista.


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por burtzz »

Freddy_krueger Escreveu:Eu tentava arranjar um dos novos VW E-UP triplets (2020 onwards). Este modelo a partir de 2020 tem uma muito boa autonomia, e apesar de poderes não querer tanta, ela depois faz jeito, até para se notar menos degradação ao longo do tempo.... tenta te informar com importadores (já mencionados acima pelo rnlcarlov) se há possibilidades de arranjar desses... parecem-me a melhor opção caso se arranjem (têm imensa procura na Europa face a quantidades disponibilizadas pelas marcas). Além disso também são pequenos que acho que é o que se pretende.

Atenção, testar Twingo (carregamento em casa) antes de tomar decisão, acho que usa mesmo carregador que ZOE que algo sensível (já coloquei noutro post).
Obrigado, por acaso o E-up pus de parte assim que vim de um concessionário VW com a informação que o carro tinha sido descontinuado, fruto na aposta da VW no futuro id-1.
Referiam que a produção da última geração (2020 onwards suponho eu) foi muito limitada, que nem havia stock. E realmente não há nenhum no stand virtual.
Se calhar não devia ter excluído a possibilidade de importar um. Vou analisar

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por rnlcarlov »

burtzz Escreveu: quinta jul 29, 2021 1:37 pm Obrigado, consegue indicar-me qual é a App? Eu por acaso tenho um Carly odb, para o meu Mini Cooper. Eles agora suportam todos as marcas, mas diagnóstico de baterias de eléctricos não me parece que faça parte da lista.
A app que uso é o Canion, mas que necessita de um OBD muito específico (e mais caro) para funcionar. Mas já existem outras que para ver apenas a capacidade da bateria servem com outros OBD mais baratos. Existe a EvBatMon, que é uma app paga. Tenho ideia de terem falado numa 3ª, mas sinceramente não me recordo qual é.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por zeuz »

Para os Renault a App é a CANZE

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por zeuz »

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por Freddy_krueger »

O mal do VW E-UP é mesmo falta deles pois houve muita procura (a nível Europeu) e VW não quis fazer muitos...talvez no mobile.de ou no autoscout....

A treta do gajo do concessionário só pode mesmo ser treta... ainda não existe nenhum ID1... como descontinuam em 2020/1 um carro sem sucessor para se focarem num eventual novo carro que só ficará disponível (tanto quanto se sabe) lá para 2024...tretas... venderiam mais se realmente precisassem (para ter menos multas CO2 UE). Aliás foi a única razão para lançar aquele carro e aquele preço (que em termos de EUROS/bateria era/é sem dúvida o mais vantajoso/melhor)

Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por zeuz »

zeuz Escreveu: sexta jul 30, 2021 1:29 am Nem de propósito...

https://www.facebook.com/groups/7068471 ... 5120494433
Simão Vicente
Em cidade, uma das mais valias é também a excelente brecagem. O volante da 2 voltas. Incrível. Tenho um para venda por menos de 20.000€, IVA dedutível. Menos de 2.000kms
https://www.facebook.com/groups/7068471 ... 1327135479
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
burtzz
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jan 12, 2021 6:58 pm

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por burtzz »

Freddy_krueger Escreveu:O mal do VW E-UP é mesmo falta deles pois houve muita procura (a nível Europeu) e VW não quis fazer muitos...talvez no mobile.de ou no autoscout....

A treta do gajo do concessionário só pode mesmo ser treta... ainda não existe nenhum ID1... como descontinuam em 2020/1 um carro sem sucessor para se focarem num eventual novo carro que só ficará disponível (tanto quanto se sabe) lá para 2024...tretas... venderiam mais se realmente precisassem (para ter menos multas CO2 UE). Aliás foi a única razão para lançar aquele carro e aquele preço (que em termos de EUROS/bateria era/é sem dúvida o mais vantajoso/melhor)

Just my 2 cents...
Também acho um bocado treta mas depois fui ao site da VW e o e-up nem sequer aparece no configurador


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: City Car - o que comprar (Twingo vs Smart?)

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, Volkswagen está a limitar sua compra... como agora também retiraram a opção PURE (mais barata) do ID3.... a desculpa é a falta de chips.... o real: há muito mais procura que oferta (produção) de carros elétricos... não faz sentido vender barato se podem vender versões mais caras e com mais margem...plain and simple (na minha visão).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”