Escolha de Scooter Electrica

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Cruxis
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 18, 2013 3:58 am

Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Cruxis »

Boas pessoal,

Desde que vi uma Vetrix parada ao pé do Saldanha (na semana passada:)), que me surgiu a curiosidade de investigar mais sobre este tipo de veículo.

Nunca tive uma mota, nunca surgiu oportunidade nem aquele fervor de andar numa mota (apesar de durante a minha adolescência andar de bicicleta de um lado para o outro), mas ultimamente tenho-me questionado se até não seria um meio de me deslocar para o trabalho, de uma forma mais económica.
Isto, porque recentemente mudei-me para a zona de Mafra, e a contar com os 40kms de distância para o meu local de trabalho (Picoas), juntamos-lhe as portagens, e dá uma quantia considerável mensalmente.
Podem pensar se o transporte público não seria mais barato, mas digo-vos que o passe de autocarro+metro fica à volta dos 150€, e trabalhando por turnos, nem sempre há possibilidade de apanhar o autocarro. E fazendo as contas, só ao fim de 15 dias úteis de trabalho é que o passe compensa, visto que se comprar diariamente o bilhete, são 10,2€ (ida e volta).

Posto isto, mal comecei a pesquisar informações, sobre motas eléctricas, obviamente que salta logo à vista, a conta, por alto, de 0,8€ aos 100km :D, seria uma poupança, brutal, associando o facto de não estar a poluir o ambiente directamente, é mesmo 5 estrelas.

Daquilo que já pude ler, de todas as vossas partilhas, vejo que as Vetrix são rainhas, mas questiono-me se a autonomia que têm, conseguem fazer os quase 40km de auto-estrada, aka velocidade 90-100km/h constante, ou mesmo, os 80km da viagem ida e volta.
Isto porque ainda não consegui confirmar, se no meu local de trabalho, deixam-me carregar a mota :D.

Tentando organizar as questões/ideias:

1 - Quem faz a A8 sabe que até à área de serviço de Loures é sempre a subir (não me perguntem o grau de inclinação porque não faço ideia), será que Vetrix / Ekoway / SW têm autonomia, com uma margem suficiente de "cagaço", para fazer a viagem ida e volta? E só uma delas?

2 - Não percebi se as SW continuam com problemas de assistência, e sendo da zona Mafra-Lisboa qual a marca que tem assistência mais perto?

3 - Havendo uma disponibilidade financeira, "fraquinha", entre os 3000€ e os 5000€, tendo em conta o trajecto habitual, o que aconselham?


Se falhou algum ponto importante, opinem sff :)

Abraços

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Mumia »

Bom vamos por partes... eheheh

Pareces um amigo meu e ja lhe disse q ia poupar q se farta ehehehe

Bom vou falar quanto à Vectrix, qq uma até mesmo as Nimh dão para ti... claro que terás de carregar no work ou perto dele... ver se ha mobie's, ou algum cafe q consigas negociar e pagar o q gastas, arranjar alguma maneira q seja bom para ambas as partes, (até mm no work), visto os consumos serem smp irrisórios e o que se consome (no caso dos cafe/restaurantes pagar em larga escala) e no work podes por um contador e pagar. ;)

2 - SW fechou

3 - Nessa margem encontras com toda a certeza boas motas e bons negocios ;)

Força!!!! 8-)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


urraisse
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 189
Registado: quarta jul 25, 2012 10:52 pm
Localização: Pataias

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por urraisse »

Sem dúvida essa será a opção mais inteligente.
O Mumia já disse quase tudo, no entanto a tua (in)experiência motard é idêntica à minha.
Na minha adolescência andei muito de bicicleta e depois evolui para uma Casal2 50cc, aos 18 anos larguei as 2 rodas e só volvidos quase 15 anos voltei à bicicleta convencional, depois eléctrica e já vou na Vectrix 8-)
Em Janeiro deste ano vendi o 4 rodas e passei a andar em 2 rodas enfrentando frio, vento, chuva e alguns sustos, mas nada que incomode desde que tenhamos equipamento adequado e a devida precaução com a nossa condução e com a de terceiros.
O valores que falas já dá para uma Vectrix Ni-mh de ocasião (procura na net ou até aqui no fórum) o que te faz bem os 40 kms seguidos (não abusar muito dos 80km/h e acelerações bruscas) mas implica um carregamento intermédio (nem que o patrão te desconte 10euros mês, ninguém ficará a perder).
Pensa mesmo nisso e avança porque não te vais arrepender! ;)
D.Branca - Vectrix VX1 NiMh nos 6800 kms (13800 - 1933 = 11867 kms).


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por CoolZeroFCP »

Boas,
Eu também tive várias questões quando morava na Ericeira e queria vir de VE para Lisboa.
1. Não fará muito sentido pagares portagem num veiculo de duas rodas, até porque a portagem até Mafra é carote...
2. Com o motor da vetrix penso que não terás muitos problemas com essa subida.
3. Uma Ni-mh dará somente para fazer uma viagem e sem abusar muito de velocidades elevadas, pois fazendo descargas elevadas constantes irá danificar o pack. (algo que poderá não ser grave durante a garantia, mas depois....)
3. Uma de Lítio dependendo da capacidade das baterias poderá até fazer ida e volta e as baterias durarem muito mais se abasteceres no work.

PS: Espera resposta dis experts que te poderão explicar melhor... ;)

Enviado do meu LG-P990 utilizando Tapatalk 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Cruxis
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 18, 2013 3:58 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Cruxis »

Desde já obrigado pelas rápidas respostas.

CoolZero, claro que não faz sentido pagar portagem num veiculo de duas rodas, mas quando tenho que entrar às 8h, os 25m a mais, que demorarei pela nacional (pelo menos qd não há trânsito, é mais ou menos o tempo que demoro a mais, de carro), sabem bem na caminha :D. Contudo penso que se tratará de uma questão de hábito e de disciplina.
Em relação à auto-estrada, e como conheces a zona, assusta-me aqueles dias de vento. Será que é seguro andar nela, com vendaval?

Outra questão que me esqueci de referir... será que os meus 100kg de peso não afectarão a autonomia da mota, bem como o desempenho dela?

Então SW fora de questão, Ekoway não se refere sequer... Vetrix será a opção mais acertada, mas sem abusar muito nos 100Kmh senão a curto prazo, as baterias vão-se, sendo que tenho que garantir o carregamento intermédio.

Impecável... venham mais opiniões, e mais umas horas de leitura para tirar qql dúvida que me surja :D

Bem Hajam!


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por RuFuS »

Para os valores que pretendes gastar, e desde que tenhas tomada garantida no local de trabalho ou lá perto, a Vectrix Nimh é a melhor opção...

De resto já foi tudo dito, mas vou focar outra coisa que não foi referida:

- fazer 80km diariamente em qualquer outra scooter eléctrica que não seja a Vectrix pode tornar-se penoso...não que não se faça, mas não é o mesmo conforto.
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem vindo ao forum!

Como já verificaste a Vectrix será uma boa escolha.
Sabendo que a fazer 80km/dia, e em 11 meses de trabalho, farias 20 mil km, num carro facilmente se gastaria entre seguro, combustível e mudanças de óleo, pneus, e portagens o equivalente a mais de 2500€, ou até mais e 3000€.
Numa Vectrix, para os mesmos km num ano, energia, pneus, seguro, e portagens, talvez nem 500€ necessites.
Sem contar na desvalorização dos veículos, que será muito maior no carro, já terias uma poupança entre os 1500 e os 2500€/ano.
Desse modo terias o investimento recuperado, mesmo que fosse numa de litio, em poucos anos. Sem falar na quantidade de toneladas de CO2 que deixarias de emitir (juntamente com particulas se for carro diesel).
Todos nós ficamos a ganhar!

Existe por esses lados bastante apoio nesse tipo de viaturas, onde podes retirar boas informações e até fazeres alguns testes drives! Eles que se prenunciem através de MP!

A eco-critério também poderá ter viaturas para fazer esses km que pretendes, até mesmo ida e volta (80km realizados a velocidades entre os 70Km/h) embora menos preparadas para esse desafio, e a sua assistência tem ficado muito a desejar (na maior parte dos utilizadores aqui presentes que lá fizeram sua compra).

Assim como eu já ajudei, aqui para os meus lados, tornar possível a realização de 140Km seguidos numa Maxi-scooter sem marca (chinesa), também haverá por esses lados quem te possa ajudar nesse sentido!

Mas que é possível concretizar esse objectivo, é!

Boa sorte!
Tudo por um mundo mais limpo!


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por CoolZeroFCP »

Cruxis Escreveu: Em relação à auto-estrada, e como conheces a zona, assusta-me aqueles dias de vento. Será que é seguro andar nela, com vendaval
Nos dias de grande vendaval (estou a falar de dias realmente muito ventosos com chuva e não do tempo normalmente ventoso que se faz sentir) é realmente muito complicado andar de mota principalmente para pessoas com pouca experiência como eu e nesses dias tempestuosos se fosse de amanhã eu optava por sair de carro e quando acontecia na viagem de regresso, de tarde, o mais certo era reduzir para velocidade na ordem dos 50kmh para conseguir viajar com segurança pois as grandes rajadas que se sentem a abanar os carros, sentem-se mais nas duas rodas... (Mais uma vez o pessoal com umas dezenas de anos de mota poderão te aconselhar melhor)
Além dos dias atrás referidos, os dias muito ventosos também influenciam a autonomia dos VE.

Somente referi VE de lítio pois sei que as ecoway têm capacidade para fazerem o percurso de ida e volta (dependendo da cacidade das baterias/motor), mas embora inicialmente tenha havido boas opiniões da Ecocriterio, os últimos compradores têm tido alguns problemas referidos nos DB.
Não tenho conhecimento de outras empresas na área de Lisboa que vendam VE chinesas, mas podera haver...

Existem outros VE (não do tipo scooter, mas tipo mota) de marca que podem ser consideradas, como por exemplo a Zero e a Volta. Mas não existem neste fórum referências a nível da assistência dada pois o pessoal costuma preferir a comodidade das scooters.

Enviado do meu LG-P990 utilizando Tapatalk 4

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Cruxis
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 18, 2013 3:58 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Cruxis »

Bom dia,

Pois, Jorge Rocha, foram essas as contas que comecei a fazer e que me chamaram a atenção. Se fizer um investimento entre os 3000-5000€, em perto de 3 anos está mais que compensado.
Quanto aos testes drives, já pedi à ecocritério mas eles não têm neste momento a TL6000 disponível, mas também não sei que mais há aqui ao pé para solicitar um test drive, ou mesmo só olhar para a dita cuja ao vivo :).

CoolZero, também te digo que não me puxa muito andar de mota com chuva, mas como acho que o nosso país até é bem ameno (tirando o ultimo ano que foi um pouco estranho), espero que a mota não fique encostada muitas vezes na garagem devido a intempérie.
E sim, reduzir a velocidade em dias de chuva (já com o carro tenho sempre mais cuidado com a velocidade), e até não andar na autoestrada, optando pela nacional, se calhar não se apanha tanto vento.

Prefiro, se calhar, o tipo scooter, devido à carnagem quem têm, para não levar com tanto vento e "animaizinhos" voadores nas pernas e corpo, mas obrigado pela referência dessas duas que ainda não tinha conhecimento.

Abraço

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por MRider »

Pois a ecocriterio tem que se lhe diga.....


No entanto tem esta scooter a venda pode ser uma boa solução pois tem 60Ah.

Não sei se posso por o link aqui .

http://altodopina.olx.pt/scooter-electr ... -435816637
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Cruxis
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 18, 2013 3:58 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Cruxis »

Pois, entretanto já li que as Vetrix serão na MotoMercado em Fernão Ferro. Será uma loja a contactar para saber se há alguma disponível para test drive.

visitante2, não será uma moto um pouco pequena para o caso de fazer autoestrada? Parece-me mais para cidade, mas isto sou eu a olhar para as fotos sem estar a ver o tamanho real... mas em termos de autonomia, sim, boa solução. Vou guardar.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por MRider »

Eu tive uma semelhante a essa mas a ecoway ML 5000 e tinha um tamanho razoável. :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Eu não sou exemplo de nada nem de ninguém, pois só faço +/- 25 Km em média/dia! :oops: :oops: :oops:

Dito isto, o que eu sei é que uma eléctrica tem um melhor equilíbrio/estabilidade por ter um centro de gravidade mais baixo. Enfrenta melhor o vento. Mas os "teus vizinhos" que passam a 25 Abril, podem explicar melhor o que é rajadas de vento. ;)
Eu sugiro a scooter porque tem uma melhor protecção do condutor no que diz respeito a "vento e frio", mesmo com a agravante de terem uma superfície frontal mais larga.
A questão da suspensão é sempre importante, mas é mais importante ainda, para quem tem de fazer mais do dobro dos Km que eu faço. É claro que numa scooter "dura" como a minha, podia-se aliviar um pouco a pressão dos pneus e ganhava-se alguma comodidade, mas perdia-se outros benefícios!
Há quem tenha modificado a suspensão "das ditas duras", com bons resultados. Mas por uma razão ou outra, nem sempre pode ser opção!

Para as tuas distancias, vale a pena subir um pouco "a parada", pois o retorno é rápido. Um bom negócio de ocasião se aparecer, óptimo!

Eléctrico sempre e se possível 2 rodas. Eu descartava (se possível) AE. Para mim, se fosse à minha aldeia por AE, uma passagem (1,55 aerios), dá para fazer 3 idas pela nacional. DE 4 rodas, nos mesmos percursos a diferença são 20 min de tempo e 400m a menos na AE. Não obrigado.

BondadeSua

PS: Ando de scooter todos os dias, Verão/Inverno faça chuva/sol!
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]


Markito
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 162
Registado: quarta jun 13, 2012 9:56 pm

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Markito »

"Assim como eu já ajudei, aqui para os meus lados, tornar possível a realização de 140Km seguidos numa Maxi-scooter sem marca (chinesa), também haverá por esses lados quem te possa ajudar nesse sentido!"

Chamaram por mim ? :mrgreen:

Cruxis, vamos lá a ver no que te posso ajudar...

A maxi-scooter que o Jorge se refere é a Faisca Negra (se quiseres vai ver o tratamento (quilometros) que lhe dou através do meu DB).
Faço em média cerca de 650 quilometros semanais e às vezes mais. :twisted:
À segunda e quinta feira espeto-lhe 150 quilometros sem carga pelo meio ;)
Ando nela faça chuva ou sol, frio ou calor.
A nivel de poupança a diferença é simplesmente brutal :twisted:
Dá uma vista de olhos pelos DB da malta, contacta os Mestres deste espaço e concerteza te irão ajudar na tua escolha, tal como o Jorge me ajudou duas vezes :mrgreen: , com uma paciencia de santo para comigo. :mrgreen:
E tal como o Jorge também referiu, é concerteza possivel arranjar uma situação adequado para ti. ;)

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Volt »

Bem, posso dar-te o meu exemplo: Eu "tinha" 100kg e todos os dias "fazia" entre 70 a 80 KM diários com a minha Vectrix e com pendura (mais 50kg) mais carga e topcase. Se queres fazer esses KM por dia, acho que Vectrix é a melhor opção (até diria a única, mas eu sou um bocado exigente).

Em eléctricas, para o percurso que pretendes, nem vejo qualquer concorrência dentro dos VE de duas rodas. O melhor é uma maxi-scooter. Só há uma marca no mercado com maxi-scooter eléctrica. É a Vectrix. Se afirmam algo diferente, é porque não sabem o que é uma maxi-scooter. http://en.wikipedia.org/wiki/Scooter_(m ... xi-scooter.

Depois tens opções chinesas, scooters eléctricas com menor potência e com equivalência a scooters a CI de 125cc. Para a tua utilização diária, é penoso fazer tantos KM com pouco conforto. E a não ser que gostes de andar sempre em cima dos componentes, parafusos e outras coisas dessas sem marca e/ou com pouca qualidade, duvido que durasse muito a bom ritmo...

Eu (e os meus 100kg) fiz 92 mil KM de Vectrix em 5 anos. Desses, 52 mil foram feitos nos primeiros 3 anos na minha primeira Vectrix, uma NiMH como as que já aqui te falaram. Fazia diariamente metade do percurso na N10 e metade na A2. Carregava quase sempre a meio do percurso (na garagem do emprego). Fazia-o de Verão e Inverno. Fi-lo com sol, chuva, vento e até fiz quando não o devia ter feito (especialmente no famoso dia 19 de Janeiro deste ano). :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Mumia »

Pq n passas pela Marina de Oeiras na 6ª feira as 21:30??? o ppl está por lá.. tiras duvidas vez ouves etc etc e certeza q será melhor que só "ler" o Forum (apesar que ajuda e muito) :lol:

Dá olhadela por aqui -> http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 22&t=17250
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Cruxis
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 18, 2013 3:58 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Cruxis »

Mumia, obrigado pelo convite.... penso que seria muita presunção minha aparecer sem ser convidado mas sendo assim vou ver se convenço a maria a dar um saltinho a Oeiras, ver o mar e tal :)

Volt, claro que já li parte do teu DB e quem lê fica com vontade de ter uma Vetrix, obviamente, e nem pensa noutra coisa. O problema aqui é mesmo o tempo (€€), e daí as opções em 2ª mão serão uma opção a ter em conta.

Markito, já comecei a ler o teu DB, mas só amanhã terei mais tempo para continuar... Sou uma pessoa que gosta de por a mão na massa, naquilo que percebe, por isso não sou aventureiro ao ponto de me aventurar nesses caminhos, se é que me faço entender :P

BondadeSua, é exactamente esse o meu pensamente. Scooter para protecção e ter em conta a suspensão, por causa do conforto e segurança.

Obrigado a todos pelos comentários.

Para finalizar, mais umas questões, aproveitando a vossa boa vontade, quando decidir comprar a mota terei que:
1º - Pagar a mota a quem fizer o negócio.
2º - Fazer seguro para a mota (contra todos ou terceiros)?
3º - Estar descansado que com a minha carta de ligeiros poderei conduzir a mota e a policia não há-de implicar
4º - Documentos da viatura, dados no acto da venda?

Abraços

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Jorge Rocha »

1º - Correto.
2º - Infelizmente não ha seguros contra todos. Podes encontrar aqui um tópico de seguros para uma boa escolha.
3º - Se tiveres mais de 25 anos e a carta B, penso que não faltará nada, mas isso sou eu que tenho a A também há uns 20 anos, por isso não me preocupo com nenhum tipo de mota a conduzir.
4º - Os documento único e fotocópia do cartão de cidadão do dono anterior, em conjunto com a declaração de venda devidamente preenchida, dará para pedires novo DU em teu nome e andar descansado.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Mumia »

Cruxis Escreveu:Mumia, obrigado pelo convite.... penso que seria muita presunção minha aparecer sem ser convidado mas sendo assim vou ver se convenço a maria a dar um saltinho a Oeiras, ver o mar e tal :)
Aqui não ha necessidade de convites ;) toda a gente é bem vinda!!! é aparecer e conviver ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Cruxis
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: segunda mar 18, 2013 3:58 am

Re: Escolha de Scooter Electrica

Mensagem por Cruxis »

Bom dia pessoal,

Jorge, obrigado pelas respostas, vou investigar a questão dos seguros (já li um tópico por alto :))

Mumia, olhando para o tempo que está hoje, infelizmente, acho que nem vou pôr os pés fora de casa :(

Abraço

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”