Zoe vs Leaf...

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
bnogueira
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda dez 29, 2014 4:08 pm

Zoe vs Leaf...

Mensagem por bnogueira »

Boa noite,
Embora nunca tenha dedicado o tempo que este assunto justifica, sempre me entusiasmou a ideia de ter um VE.
Agora tenho sido inundado com anúncios ao Zoe e ao Leaf com abates de 9000€ o que torna o preço de venda anunciado bastante intessante. Como posso avaliar correctamento o custo destes VEs e compará-los correctamente? Compro? O que me dizem.
Cumprimentos
Bruno

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Jorge Rocha »

Na minha opinião, achava preferível gastar um pouco mais e comprar um VE que não tivesse desses alugueres malucos vitalícios.

A não ser que a pessoa o compre para andar sempre e espremer, degradando muito a bateria, para minimizar os lucros das empresas de aluguer.

Numa situação de condução moderada, poderemos ver que as baterias de um Leaf podem chegar aos 150.000KM com pouca degradação. Só em combustíveis, seriam necessários uns bons 7.500 litros de combustível para quem consiga uma média de 5L/100Km. Seriam perto de 10.000,00€ só em combustíveis.

Num eléctrico, para além de não haver mudanças de óleo e de filtros, o consumo em euros andará em 1/6 dos de a combustão, o que daria no exemplo anterior dos 150.000Km percorridos, uma poupança de 8.333,33€.

Pastilhas de travão e discos poderão durar para quase toda a vida de um carro eléctrico (com condução moderada).

Se juntar estacionamentos não pagos, enquanto carrega nos postos públicos (até agora gratuitos), poderá ver ainda mais facilmente uma poupança extra.


Se se preocupa com o meio ambiente, então não é necessário dizer mais nada, apenas dizer que 5 litros de gasolina gastam mais energia para chegarem ao deposito dos CI do que a energia gasta por um VE em 100Km. :)
Tudo por um mundo mais limpo!


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por RJSC »

O Leaf tem a opção de compra de bateria e o ZOE em Portugal ainda não.
A única vantagem do ZOE é o carregador trifásico que permite fazer cargas completas em 2 horas em tomadas CEE vermelhas comuns em instalações comerciais, enquanto não existem postos rápidos.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Volt »

Vivas a todos. :-).

Infelizmente, ouvi dizer (por via de um colega dos Leafs) que a promoção dos 9 mil euros da Nissan (4.500€ extra no abate) apenas se aplica na opção de compra com aluguer. A ser verdade, isto pode afectar as opiniões de todos os que aqui estão a comentar...
Eu ainda queria tirar isto a limpo. Voltarei cá se tiver mais certezas...

Quanto à comparação, eu dei umas achegas no teste que realizei ao ZOE. É um carro fantástico, mas tem alguns contras, além de ser de uma gama mais baixa que o Leaf. Tem a desvantagem enorme, que são os carregamentos monofásicos (os mais comuns) pouco eficientes. A carregar a 16A monofásicos, o ZOE precisa de cerca de 3 horas a mais do que o Leaf, para carregar o mesmo.

O meu teste está disponível aqui:
viewtopic.php?f=206&t=18609

A comparação dos carregamentos pode ser vista aqui:
viewtopic.php?f=206&t=18609&p=249482#p249430

Qualquer dúvida, perguntem (a minha opinião é isenta, mesmo tendo um Leaf). E no teu caso, bnogueira, podes sempre telefonar. :-p.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Mumia »

Volt Escreveu:Vivas a todos. :-).

Infelizmente, ouvi dizer (por via de um colega dos Leafs) que a promoção dos 9 mil euros da Nissan (4.500€ extra no abate) apenas se aplica na opção de compra com aluguer. A ser verdade, isto pode afectar as opiniões de todos os que aqui estão a comentar...
Eu ainda queria tirar isto a limpo. Voltarei cá se tiver mais certezas...
Bom a ser verdade, diria que é publicidade enganosa.........
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por marcopns »

No configurador do site da Nissan o preço do Nissan Leaf visia sem aluguer de baterias é de 22 100€ e inclui o incentivo de 4500€ + o desconto da Nissan de 4500€.

É necessário adicionar as despesas administrativas, preparação, transporte, legalização, etc, que normalmente ultrapassam os 1000€.

O preço é valido até final do mês de Janeiro.

Relativamente a comparação Zoe vs Leaf, é como comparar um Megane com um Clio... ou Golf com um Polo. Enquanto o preço for semelhante, na minha opinião a escolha é obvia.


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por jasmim »

Contactei um concessionário Nissan e confirmou-me o desconto de 4500 eur da Nissan e os 4500 eur de abate na compra do Leaf com baterias incluídas.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Volt »

Sendo assim, retiro o que disse. Ainda bem que a Nissan continua a não privilegiar o aluguer.

E aqui, acho que praticamente toda a gente defende a compra em vez do aluguer. Apesar do investimento inicial ser maior, acho que poupa muita chatice.

No entanto, se ele estiver a ponderar o aluguer, falta ainda uma coisa a ter em conta: Os extras. A versão Visia do Leaf vem com pouco equipamento de série. E neste caso, conforme os extras que se pretender, é possível que o Leaf fique muito mais caro que o Zoe. É preciso analisar com mais cuidado conforme as preferências de cada um...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por RuFuS »

Bem um leaf a 23.000€ novo com baterias incluídas é tentador... :P
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)


pedro2015
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda fev 09, 2015 10:35 pm

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por pedro2015 »

Olá a todos,

tenho acompanhado o forum recentemente porque estou interessado em mudar para VE, tenho estado a analisar o Renault Zoe e infelizmente estou a ficar um pouco desiludido, a intenção era fazer 45 a 50 kms dia para ir e vir do trabalho, os custos que tinha em mente eram mto mais em conta com o VE, cerca de 2 euros e meio por semana de carregamentos, mesmo que tivesse que fazer 200 kms ao fim de semana parap nao iria alterar mto a despesa. e com a campanha da renault seria um bom negocio. no entanto aqui vão os pontos... que estou em duvida..

1º incentivo ao abate, para beneficiar o incentivo terei que fazer um credito do valor total do veiculo e ficar a espera que chegue o cheque do incentivo... o que posso esperar um ano... ou mais. e com isto estou a pagar juros do credito, faz algum sentido? ou não é bem assim?.

2º cálculo dos custos da bateria, bateria 79€ mais seguro (que ainda não sei qual é o valor do seguro de bateria) visto que este seguro é obrigatório devido aos furtos da mesma :...: , pagar dois seguros um para o veiculo e outro para a bateria.. sinceramente não compreendo não estava a espera de ter que pagar seguro da bateria...

3º autonomia da bateria, a publicidade indica 210km's, depois de verificar aqui no forum constatei que a autonomia pode alterar devido ás condições climatéricas .. a utilização do ar condicionado nas estações do ano mais frias, mas o principal é sem duvida a condução e o peso ocupado dentro do veiculo nas viagens, ou seja se o condutor fizer em media 90kms hora pode baixar a autonomia para metade do indicado na publicidade, é claro que se um condutor com o pé pesado num veiculo a gasoleo/gasolina também tem um rendimento inferior .. ao condutor que tiver uma condução mais "calma"...

O mais chato é quando tentamos obter a opiniao dos comerciais nos stands, depois de ter falado com um comercial fiquei decido em avancar.. só coisas boas.... etcetc. fui a outro stand.. o comercial informou.. é isto mesmo que quer? pense bem... tem que alugar a bateria, + seguro da bateria, e a autonomia da bateria é 80km's

e pronto lá se foi a minha ideia de comprar um VE....

alguem tem opiniao diferente ou consegue informar que estes pontos estão errados?? animem-me pff :)

saudações,


pedro2015
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda fev 09, 2015 10:35 pm

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por pedro2015 »

Emanuel Couto Escreveu:pedro2015!
Passa pelas apresentações :arrow: ((AQUI)) e fala - nos um pouco de ti!
Ja fiz a minha pequena apresentação :)

muito obrigado!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Emanuel Couto »

pedro2015 Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:pedro2015!
Passa pelas apresentações :arrow: ((AQUI)) e fala - nos um pouco de ti!
Ja fiz a minha pequena apresentação :)

muito obrigado!

Nós é que agradecemos :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por jmlflorencio »

pedro2015 Escreveu:(...)

e pronto lá se foi a minha ideia de comprar um VE....

alguem tem opiniao diferente ou consegue informar que estes pontos estão errados?? animem-me pff :)

saudações,
Um Volt/Ampera não é solução?


pedro2015
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda fev 09, 2015 10:35 pm

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por pedro2015 »

jmlflorencio Escreveu:
pedro2015 Escreveu:(...)


Um Volt/Ampera não é solução?

Os valores do ampera não são para a minha carteira :(


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por mafgod »

Pedro2015, e um Leaf?

Se fazes ida e volta 50Km, um Leaf faz isso com uma perna ás costas :-)

Passa por aki e serás esclarecido:
http://www.nissanleafpt.com/index.php.


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Brunus »

pedro2015 Escreveu:Olá a todos,

O mais chato é quando tentamos obter a opiniao dos comerciais nos stands, depois de ter falado com um comercial fiquei decido em avancar.. só coisas boas.... etcetc. fui a outro stand.. o comercial informou.. é isto mesmo que quer? pense bem... tem que alugar a bateria, + seguro da bateria, e a autonomia da bateria é 80km's

e pronto lá se foi a minha ideia de comprar um VE....

alguem tem opiniao diferente ou consegue informar que estes pontos estão errados?? animem-me pff :)

saudações,
Pois...esse o grande problema desses tipos é que estão habituados a vender carros CI e não VEs. E exageram sempre, seja para o lado das maravilhas, onde é tudo rosas, arco-íris e unicórnios, seja para o lado do negativo, onde é tudo negro, chuva e trovões.

Quando fiz o TD ao Zoe, fui com um que sinceramente...estar lá ele ou um crash test dummy seria indifierente...

Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Sim, os 210 kms de autonomia na publicidade são um valor muito optimista. Mas também são os 3l aos 100 que são publicitados para muitos CIs...
Agora, 80kms de autonomia máxima, só se andar a puxar pelo carro, sempre na velocidade máxima! Ou então, se decidir rebocar uma manada de elefantes com ele! :D

O melhor será falar com quem sabe, e neste caso, a ZEEV seria a sua melhor opção. Recomendo-lhe também que pesquise na net por fóruns e leia as experiências dos utilizadores no mundo real.
Não acredite em todas as tangas que os comerciais de cá lhe tentam impingir.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Jorge Rocha »

Fiquei a saber que já fora entregue o 1º ZOE com baterias incluidas (e foi para a Magnun Cap em Aveiro).

Se o braço de ferro já foi vergado, abrem-se uma tantas portas que até aqui ainda se mantinham fechadas a 7 chaves.

Ainda em relação a autonomia do ZOE, um amigo meu neste Verão foi de Aveiro a Caminha, percorrendo em auto-estrada a 85km/h de velocidade cruzeiro, o total de 230Km e ainda ficou com 10% de carga. Estava calor, mas o sol encoberto, evitando ligar o AC.

A mim surpreende-me positivamente.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Mumia »

Jorge Rocha Escreveu:Fiquei a saber que já fora entregue o 1º ZOE com baterias incluidas (e foi para a Magnun Cap em Aveiro).

Se o braço de ferro já foi vergado, abrem-se uma tantas portas que até aqui ainda se mantinham fechadas a 7 chaves.
Já se tinha falado que por cá já vendiam com as baterias... tinha era de se ser bastante persistente :) mas assim ainda são melhores noticias, sabes qual o valor final? (apesar de ser sempre diferente duma empresa como a Magnun cap que para um particular) mas já se tem uma ideia :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Jorge Rocha »

Apenas fiquei com uma ideia em mente, pois não me lembro ao certo, e também não perguntei pormenores.
"O mesmo carro na versão a gasolina, com o mesmo equipamento, ficaria ainda mais caro."
Para particular não faço a menor ideia...
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Zoe vs Leaf...

Mensagem por Mumia »

Jorge Rocha Escreveu: "O mesmo carro na versão a gasolina, com o mesmo equipamento, ficaria ainda mais caro."
Só depende o quão mais barato ;) para fazer contas...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”