Importação de LEAF

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Importação de LEAF

Mensagem por alexjp4 »

Boas

Se falaste com o anterior proprietário pede-lhe que te passe uma declaração de venda do carro que aí vem mencionado a matricula do carro, eu quando fui buscar o meu a França vinha a matricula do carro na factura mas se fosse comprado a um particular este teria que me passar uma declaração de venda, e como aqui disseram possivelmente o que o IMTT quer é realmente o comprovativo da anulação da matricula no país de origem porque no livrete tem que constar que o carro foi importado e que tinha a matricula anterior xpto.
Vê no site do IMTT (que penso que foi aí) que li quais os documentos necessários para a legalização de um carro quer seja comprado num stand quer seja comprado a um particular, porque as tantas eles nem sabem o que querem, quando fui pedir o selo azul no IMTT a funcionária nem sabia da existência desse selo para os carros eléctricos.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Importação de LEAF

Mensagem por alx99 »

alexjp4 Escreveu:Boas

Se falaste com o anterior proprietário pede-lhe que te passe uma declaração de venda do carro que aí vem mencionado a matricula do carro, eu quando fui buscar o meu a França vinha a matricula do carro na factura mas se fosse comprado a um particular este teria que me passar uma declaração de venda, e como aqui disseram possivelmente o que o IMTT quer é realmente o comprovativo da anulação da matricula no país de origem porque no livrete tem que constar que o carro foi importado e que tinha a matricula anterior xpto.
Vê no site do IMTT (que penso que foi aí) que li quais os documentos necessários para a legalização de um carro quer seja comprado num stand quer seja comprado a um particular, porque as tantas eles nem sabem o que querem, quando fui pedir o selo azul no IMTT a funcionária nem sabia da existência desse selo para os carros eléctricos.
Confirmo que os serviços do IMT são uma desgraça e que a maioria dos funcionários que lá estão não sabem minimamente do que estão a tratar.

Como exemplo, ainda ontem fui levantar o selo azul para o meu carro e por duas vezes, em consecutivos momentos, me disseram que não o podiam fazer:
1º Porque eu não levava os documentos definitivos da viatura (a viatura é nova e só tem os docs provisórios entregues pelo concessionário), tendo a funcionária telefonado não sei a quem para lá vir uma autorização óbvia.
2º Depois porque como a viatura tem um motor a gasolina (é hibrida plug-in) não poderia obter o selo pois não estava abrangida, sendo essa as instruções que ela tinha. Explique-lhe que não era assim e apresentei o DL que, claramente e sem sombra de dúvidas, menciona que os híbridos eléctricos são viaturas eléctricas mas a funcionária não soube ou não quis saber (olhou para o DL como se estivesse a ver o tempo). Perante a sua atitude de negação, informei-a educadamente que ou me concedia o selo naquela altura, ou eu apresentava superiormente reclamação formal mencionando o seu nome, tendo então feito um novo telefonema, acrescido de uma espera de 20 minutos e lá veio a autorização superior para me darem o selo a que eu tinha direito.

Enfim, aconselho que com o IMT, em matérias sensíveis como esta da importação dos EUA, seja tudo feito por escrito (carta ou mail), de forma a que sejam vinculadas informações correctas sem "pontas soltas".

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Importação de LEAF

Mensagem por MRider »

alx99 Escreveu:
alexjp4 Escreveu:Boas

Se falaste com o anterior proprietário pede-lhe que te passe uma declaração de venda do carro que aí vem mencionado a matricula do carro, eu quando fui buscar o meu a França vinha a matricula do carro na factura mas se fosse comprado a um particular este teria que me passar uma declaração de venda, e como aqui disseram possivelmente o que o IMTT quer é realmente o comprovativo da anulação da matricula no país de origem porque no livrete tem que constar que o carro foi importado e que tinha a matricula anterior xpto.
Vê no site do IMTT (que penso que foi aí) que li quais os documentos necessários para a legalização de um carro quer seja comprado num stand quer seja comprado a um particular, porque as tantas eles nem sabem o que querem, quando fui pedir o selo azul no IMTT a funcionária nem sabia da existência desse selo para os carros eléctricos.
Confirmo que os serviços do IMT são uma desgraça e que a maioria dos funcionários que lá estão não sabem minimamente do que estão a tratar.

Como exemplo, ainda ontem fui levantar o selo azul para o meu carro e por duas vezes, em consecutivos momentos, me disseram que não o podiam fazer:
1º Porque eu não levava os documentos definitivos da viatura (a viatura é nova e só tem os docs provisórios entregues pelo concessionário), tendo a funcionária telefonado não sei a quem para lá vir uma autorização óbvia.
2º Depois porque como a viatura tem um motor a gasolina (é hibrida plug-in) não poderia obter o selo pois não estava abrangida, sendo essa as instruções que ela tinha. Explique-lhe que não era assim e apresentei o DL que, claramente e sem sombra de dúvidas, menciona que os híbridos eléctricos são viaturas eléctricas mas a funcionária não soube ou não quis saber (olhou para o DL como se estivesse a ver o tempo). Perante a sua atitude de negação, informei-a educadamente que ou me concedia o selo naquela altura, ou eu apresentava superiormente reclamação formal mencionando o seu nome, tendo então feito um novo telefonema, acrescido de uma espera de 20 minutos e lá veio a autorização superior para me darem o selo a que eu tinha direito.

Enfim, aconselho que com o IMT, em matérias sensíveis como esta da importação dos EUA, seja tudo feito por escrito (carta ou mail), de forma a que sejam vinculadas informações correctas sem "pontas soltas".
Pode partilhar qual o decreto lei.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por sosimple »

MRider Escreveu:Pode partilhar qual o decreto lei.
DL 90/2014:
"Consideram-se «veículos elétricos» o automóvel, o motociclo, o ciclomotor, o triciclo ou o quadriciclo, dotados de um ou mais motores principais de propulsão elétrica que transmitam energia de tração ao veículo, incluindo os veículos híbridos elétricos, cuja bateria seja carregada mediante ligação à rede de mobilidade elétrica ou a uma fonte de eletricidade externa"
Opel Ampera
O meu Instagram


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

pemifer Escreveu:Fazes bem ler todos os passos porque dei alguns desnecessários.
No meu caso importei um Leaf fabricado nos EUA, provavelmente, se tenho importado um Leaf mais antigo, daqueles fabricados no Japão não teria problemas.
O COC da Nissan, e de outras marcas, 3 ou 4, pede-se à Autoinforma.
Eles informaram-me logo que o veiculo não tinha homologação nacional e que teria de pedir a certificação do modelo 9.
Esqueceram-se de me dizer que devia pedir a ficha de características técnicas.
Resumindo, se não tiver COC, certificas o modelo 9 na ACAP (demora 3 semanas) e pedes a ficha de características técnicas à Autoinforma (também deve demorar 3 semanas).
A ACAP e Autoinforma têm a mesma morada e nº telefone.
http://www.autoinforma.pt/
http://www.acap.pt/pt/home
Boa tarde sr. pemifer !

Estou a espera Leaf da EUA.
Como senhor tem experiencia, capaz ajudar-me com informação sobre legalização do carro eléctrico?
COC pode ser tratado em America?
Este COC serve por um carro ou igual para todos carros do mesmo modelo?
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

Os Leaf dos EUA não têm COC.
O que tem de fazer é pedir o Modelo 9 e a ficha de características técnicas à Autoinforma com base no VIN.
Se não tem algum documento com a matricula anterior do carro, é melhor arranjar.
No meu caso estou à espera já à um mês e meio da resposta da DMV do Wisconsin ao pedido da matricula anterior.


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

Bom dia sr. Pedro Miguel Fernandes!
Obrigado pelo resposta rápida.
No fim seu Leaf já tem matricula portuguesa ou ainda carro em garagem esta parado ate a receber informação matricula anterior?
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

:( Ainda está na garagem


masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 325
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Re: Importação de LEAF

Mensagem por masterchief »

pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Estive a ler o topico todo...

Esta brincadeira já vai em quantos euros e em quantas horas gastas?


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Eu tambem nao tenho vehicle registation, ja pediu meu amigo em America tratar este papel.
Pode ser copia enviada por e-mail?
Outra pergunta: senhor tinha original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada do seu Leaf para entregar a IMTT?
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

masterchief Escreveu:
pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Estive a ler o topico todo...
Esta brincadeira já vai em quantos euros e em quantas horas gastas?
Os euros não foram muitos, as horas gastas foram algumas mas não as contabilizei.
O pior de tudo são os meses de espera.
É que qualquer papel que seja preciso, cá ou nos EUA, é no minimo 1 mês.
Como não me apercebi que faltava a ficha técnica, 1 mês, pedir a matricula, 1 mês, como se recusam a emitir a matricula sem a matricula anterior, pedi à DMV do Wisconsin um documento com a matricula anterior, já vai em 1 mês e meio.
anamegator Escreveu:
pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Eu tambem nao tenho vehicle registation, ja pediu meu amigo em America tratar este papel.
Pode ser copia enviada por e-mail?
Outra pergunta: senhor tinha original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada do seu Leaf para entregar a IMTT?
Eu duvido que dê para fazer de outra maneira porque no IMT são demasiado rigorosos.
Se não apresentares os documentos emitidos por alguem que eles reconheçam, o mais provavel é rejeitarem os papeis.
O mais certo é obteres o modelo 9 e a ficha tecnica na Autoinforma. Não te esqueças que estes papeis demoram 1 mês a serem emitidos.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Importação de LEAF

Mensagem por MRider »

anamegator Escreveu:
pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Eu tambem nao tenho vehicle registation, ja pediu meu amigo em America tratar este papel.
Pode ser copia enviada por e-mail?
Outra pergunta: senhor tinha original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada do seu Leaf para entregar a IMTT?
Também importou um carro?
Live long and prosper!


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

anamegator Escreveu:
pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Eu tambem nao tenho vehicle registation, ja pediu meu amigo em America tratar este papel.
Pode ser copia enviada por e-mail?
Outra pergunta: senhor tinha original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada do seu Leaf para entregar a IMTT?
Eu duvido que dê para fazer de outra maneira porque no IMT são demasiado rigorosos.
Se não apresentares os documentos emitidos por alguem que eles reconheçam, o mais provavel é rejeitarem os papeis.
O mais certo é obteres o modelo 9 e a ficha tecnica na Autoinforma. Não te esqueças que estes papeis demoram 1 mês a serem emitidos.
Ficha tecnica feita na Autoinforma substitui original da homologação do país de origem? Ou tenho ter os dois documentos?
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

Exacto! A ficha tecnica substitui o original da homologação!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

Retirado do IMT
Sem Certificado de Conformidade (COC) e sem Homologação Nacional
-Formulário Modelo 9 IMT;
-Original ou cópia do documento de identificação do veículo (Certificado de Matrícula) de origem autenticada pelos serviços da Alfândega;
-Certificado de inspeção modelo 112 emitido por um CITV;
-Original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada;
-Documento comprovativo da regularização da situação do veículo junto da Alfândega;
-Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 165
Tens de preencher o modelo 9 e entregar na ACAP (a morada é a mesma da Autoinforma)
O que o IMT considera o original da homologação, na Autoinforma, consideram Certificado de Características Técnicas.
http://www.autoinforma.pt/index.php?MIT ... 312&xpto=1


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

MRider Escreveu:
anamegator Escreveu:
pemifer Escreveu::( Ainda está na garagem
Eu tambem nao tenho vehicle registation, ja pediu meu amigo em America tratar este papel.
Pode ser copia enviada por e-mail?
Outra pergunta: senhor tinha original da homologação do país de origem ou fotocopia autenticada do seu Leaf para entregar a IMTT?
Também importou um carro?
Sim
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

Muito obrigado!

Desejo Feliz Natal para senhor e a sua família!
Espero, que em breve seu Leaf vai sair fora do garagem como seu transporte preferido!
Corre tudo bem para acabar o seu processo!
Senhor e pioneiro da importação Leaf da América!
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

Obrigado, Feliz Natal também para si e para a sua família.


anamegator
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta dez 21, 2016 4:59 pm
Localização: Olival, Ourem

Re: Importação de LEAF

Mensagem por anamegator »

pemifer Escreveu:Obrigado, Feliz Natal também para si e para a sua família.
Boa tarde!
Desculpa-me por estes pormenores, mas tenho mais uma pergunta: “vehicle registration” da EUA eu posso receber como fotocopia enviada por e-mail imprimir e entregar a IMTT, ou eles quer fotocopia autenticada enviada em papel da EUA por correio?
Cumprimentos
Sergiy Skidan
Nissan Leaf 2013

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Importação de LEAF

Mensagem por pemifer »

Infelizmente não sei.
Terás de entregar os papeis eles logo te dizem o que aceitam ou não.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”