E-Bike vs E-Monociclo

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

Boas!

Desde há alguns anos que tenho conhecimento deste típo de VE (monociclos eléctricos com guiador e banco) e desde aí que tenho estado minimamente atento à sua evolução. Infelizmente, praticamente desde o surgimento do RYNO (2008/2009) que não há grande desenvolvimento. Este modelo, que já está em pré venda, tem um preço muito pouco amigo da carteira pelo que nos últimos dias me dediquei a procurar alternativas semelhantes.
Já vendi a minha "gigante" bicicleta eléctrica (BTWIN 700 Original roda 28") e vou agora optar entre uma nova e-bike mais pequena (provavelmente dobrável) ou por um destes veículos, visto que na pratica faço apenas duas viagens de 2,8km por dia (praticamente plano), e o que é fundamental para mim neste momento, é poder subir com o VE para o escritório assim como conseguir guardá-lo em casa sem ocupar muito espaço.

Alguém tem experiência com este tipo de VE?
Alguém conhece alguma loja onde se venda em Portugal?

Há alguns modelos à venda no ebay a preços acessíveis mas preferia gastar um pouco mais e comprar numa loja física onde tivesse algum tipo de garantia/assistência. Antes de tudo, gostava de fazer um test-drive.

Fico à espera da vossa opinião/experiências.

Desde já, obrigado.

Imagem

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

Volta e meia aparecem uns Ninebot One à venda em lojas físicas (media markt, p. ex.).

Imagem

O meu irmão comprou dois monociclos na 1ª vez que apareceram mas depois disso já voltaram a estar à venda outra vez. É questão de estar atento.
Conte com uma ou duas semanas de aprendizagem antes de conseguir andar bem neles. É como aprender a andar de bicicleta outra vez, só que com uma roda.
Última edição por rnlcarlov em quinta nov 24, 2016 2:44 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

Obrigado pela resposta rnlcarlov, mas não é bem o que procuro. Talvez seja só uma questão psicológica, mas o facto de ter volante e banco conforme o que mostro no post, parece dar mais segurança.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

Mas uns bichos como esses RYNO são grandinhos e pesados. Mais que uma bicicleta elétrica. Se a questão é subir para o escritório, monociclos desse tipo devem ser muito menos práticos que uma E-bike dobrável.


Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

Faltou referir que estou a pensar subir de elevador. :) Alguns dos vídeos que tenho visto sobre estes VE's, mostram que é perfeitamente possível e o peso não é muito diferente de uma ebike dobrável.
Estou convencido que para o meu caso é a melhor solução, mas gostava mesmo de ver mais opiniões e de conhecer alguém que já tivesse experimentado.

Thanks.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

Tenho algumas dúvidas se será a m€lhor solução, mas pode ser que alguém saiba de algum negócio bom. Mas tendo em conta o tamanho de mercado e variedade das E-bike vs esses grandes E-monociclos.... lei do mercado a funcionar.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por pemifer »

Nunca andei numa coisa dessas mas ando frequentemente de bicicleta elétrica.
A única coisa que me preocuparia é se os condutores vão respeitar um veiculo desses.
É que com a bicicleta é frequente haver um idiota por dia que acha que uma bicicleta é uma arvore por isso pode fazer razia, ou achar que, como a bicicleta não tem seguro, deve sair da estrada para ele passar.
Se já andaste de bicicleta elétrica nunca tiveste problemas destes?
Se nunca tiveste então compreendo que seja uma boa opção.
Se já tiveste parece-me que poderão piorar.
Já agora qual a velocidade do bicho?
A minha bicicleta anda quase sempre a 30kmh.
Ah! Outra coisa, uma vez experimentei uma dobrável elétrica e gostei muito, tinha genica e aguentava bem comigo, na altura com 115kg.
Não te posso recomendar porque foi um anuncio de um particular no OLX.
A minha decisão de compra tomei-a depois de experimentar várias bicicletas que estavam à venda no OLX.


Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

@rnlcalov : tens razão na questão do mercado, no entanto tenho visto que este VE's variam entre os 700€ e os 1300€, basicamente o que custou a minha ebike.

@pemifer : muito bom ponto esse sobre os condutores provavelmente respeitarem ainda menos estes VE's.
Na verdade eu tinha uma ebike, que já vendi (vou entrar na prox. semana) e até hoje não tive problemas com condutores. Eu faço um trajecto muito curto (2,8km com 500m em ciclovia) e talvez por isso ainda não tenha percorrido km suficientes para que apareçam problemas do género.
A velocidade anunciada de alguns é de 30km/h mas a maioria aponta para os 25km/h. Não deverá ser muito seguro a cima destas velocidades.

Ainda ontem vi uma pessoa em Entrecampos com um monociclo sem volante/banco e que levava uma luz de presença no bolso de trás das calças, embora este rapaz ande sempre por cima do passeio, o que pode indicar que é necessário estar bem visível. Já agora, isto será legal, andar no passeio?

Obrigado pelo vosso feedback.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por Mumia »

dahpower Escreveu:Já agora, isto será legal, andar no passeio?
Não me parece.... :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

dahpower Escreveu:@rnlcalov : tens razão na questão do mercado, no entanto tenho visto que este VE's variam entre os 700€ e os 1300€, basicamente o que custou a minha ebike.
700€? Desse tamanho com volante e tudo? :shock:
Os ninebot one custavam 800€, e são bem mais pequenos, daí a minha surpresa.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por jordison »

Mumia Escreveu:
dahpower Escreveu:Já agora, isto será legal, andar no passeio?
Não me parece.... :roll:
se não pode andar na estrada porque não é seguro e não pode andar no passeio, onde é o lugar de um veiculo destes?
na estrada é equivalente a alguem que vai a correr, o atleta pode ir na estrada? é seguro?

sobre andar de bicicleta ou monociclo nos passeios o que é preciso perceber é que no passeio os peões têm prioridade, eu ocasionalmente ando por passeios e nunca tive um peão a reclamar.


Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

rnlcarlov Escreveu:
dahpower Escreveu:@rnlcalov : tens razão na questão do mercado, no entanto tenho visto que este VE's variam entre os 700€ e os 1300€, basicamente o que custou a minha ebike.
700€? Desse tamanho com volante e tudo? :shock:
Os ninebot one custavam 800€, e são bem mais pequenos, daí a minha surpresa.
Sim, até há a 500€.
https://www.alibaba.com/product-detail/ ... 53537.html

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por MVS »

Analisando os vários videos de demonstração disponíveis online ninguém mostra uma travagem minimamente capaz para circular com a devida segurança no meio do transito.

A paragem é sempre um tanto atabalhoada mesmo para os mais experientes.
Imagem

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

Realmente a segurança é uma questão pertinente. Tanto o meu irmão, sobrinho e cunhada já foram ao chão no monociclo (a minha cunhada até partiu um braço). Isto só a andar em passeios. No pára-arranca no trânsito o risco é acrescido. Eu ando de scooter e mais do que uma vez tive de fazer travagens bruscas. É precisamente nas travagens que é mais complicado manter o equilíbrio nos monociclos.


Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

É bem visto esse ponto, o da travagem. Gostava muito de experimentar para poder dar opinião.
Fiz contacto com um vendedor chinês e ainda vou ponderar, o preço do transporte é igual ao do monociclo.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

A meu ver a bicicleta scooter tem uma vantagem no dia-a-dia, pelo menos para mim. No caminho casa-trabalho posso parar para fazer algumas comprinhas que sejam necessárias e consigo transportá-las com facilidade. Consigo transportar três-quatro sacos de compras se for necessário. Acaba por dar bastante jeito para fazer muitos tipos de compras no seio da cidade onde o trânsito dificulta muito a passagem e estacionamento do carro.


Autor do tópico
dahpower
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: quarta nov 02, 2016 10:55 am

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por dahpower »

rnlcarlov Escreveu:A meu ver a bicicleta scooter tem uma vantagem no dia-a-dia, pelo menos para mim. No caminho casa-trabalho posso parar para fazer algumas comprinhas que sejam necessárias e consigo transportá-las com facilidade. Consigo transportar três-quatro sacos de compras se for necessário. Acaba por dar bastante jeito para fazer muitos tipos de compras no seio da cidade onde o trânsito dificulta muito a passagem e estacionamento do carro.
E fazes essas compras deixando a bicicleta na rua? Eu nunca deixei a minha na rua e entretanto vendi-a a um rapaz a quem já lhe tinham roubado uma.
Uma das vantagens deste tipo de monociclo, é poder estar quase sempre em segurança, em último caso, entras com o VE dentro dos estabelecimentos.

Vou ver se consigo ir experimentar uma trotinete eléctrica amanhã. Também é uma solução para distância que faço.


jbdigit
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: domingo dez 18, 2016 12:06 pm

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por jbdigit »

Boas. Tenho um monociclo Ninebot há 2 anos. Mais de 1000 km feitos em estrada a caminho do trabalho e ciclovias.
Prático para andar na mala do carro, de comboio, bus, etc.
Já tive bike dobrável, experimentei trotinetes e até skates eléctricos.
Em relação à legislação, aplica-se as regras às bicicletas, só em estrada ou ciclovias, mas obrigado o uso de capacete. Nos passeios só menos de 10 anos de idade.
Qualquer dúvida, estou ao dispor.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: E-Bike vs E-Monociclo

Mensagem por rnlcarlov »

dahpower Escreveu:
E fazes essas compras deixando a bicicleta na rua? Eu nunca deixei a minha na rua e entretanto vendi-a a um rapaz a quem já lhe tinham roubado uma.
Uma das vantagens deste tipo de monociclo, é poder estar quase sempre em segurança, em último caso, entras com o VE dentro dos estabelecimentos.

Vou ver se consigo ir experimentar uma trotinete eléctrica amanhã. Também é uma solução para distância que faço.
Uns bons cadeados ajudam. Se não é para deixar a passar noite ao relento, prendê-la dificulta bastante o trabalho de um larápio à frente de toda a gente.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”