Página 1 de 1

Compra de VE - dúvidas

Enviado: domingo jun 03, 2018 3:44 pm
por swoosh
Muito boa tarde a todos,

Resido na Margem Sul e trabalho também na Zona de Lisboa. Faço cerca de 250 / 300 Km semanais com o meu veículo actual pelo que como 2º carro estou a pensar seriamente adquirir um ZOE para as minhas voltas (sobretudo Almada e Lisboa, mas também Alcochete e Sintra).

Algumas dúvidas para um leigo na matéria e que saberão certamente facilmente responder-me:

1) Nos pontos de carga que se situam em zonas de parquímetro (por exemplo em Cascais, porque sei que com dístico verde da EMEL em Lisboa esta questão não se coloca) temos de pagar estacionamento durante o tempo de carga? Ou o estacionamento está isento se o carro estiver conectado?
2) Na minha situação na qual resido em apartamento mas tenho uma box individual para um carro terei de pedir um contador dedicado apenas para esta tarefa. Gostava de fazer as contas aproximadas ao gasto mensal pelo que vos pergunto se sabem qual a potência que preciso de contratar. Falaram-me que seria uma potência de 5,75. Esta informação é correcta?
3) Uma dúvida mais específica para quem possui ZOE: qual o motor que mais valorizam R90 com um pouco mais autonomia mas sem possibilidade de carga rápida ou o Q90 de carga rápida mas com menos autonomia?

Grato pela vossa disponibilidade!

Re: Compra de VE - dúvidas

Enviado: segunda jun 04, 2018 10:45 pm
por t3lmo
Viva,

Pegando nos pontos respetivos:

1) Enquanto o veículo carrega está sempre isento de pagamento de parqueamento. Em alguns municípios o dístico verde (EMEL) ou azul (IMT) permitem essa isenção também.
2) Se a energia da box estiver ligada ao quadro de casa, é carregamento direto. Cuidado com a amperagem da carga e o possível aquecimento da instalação.
Se a box usar energia do condomínio, terá que chegar a um acordo com a administração para contar e pagar os kWh consumidos. A outra solução é fazer uma instalação com contrato dedicado.
3) Tudo depende do tipo de uso, e possibilidade de se fazer carga rápidas em viagens grandes. O R90 é mais eficiente e carrega a 22kW, o Q90 é melhor para cargas rápidas (43kW) em viagens de AE.

Re: Compra de VE - dúvidas

Enviado: terça jun 05, 2018 4:47 pm
por swoosh
Desde já obrigado pelas respostas.

Detalhando um pouco mais:

1) EMEL = Lisboa / IMT?
2) A garagem em box terá um contador dedicado única e exclusivamente para esta finalidade. Têm ideia de qual a potência a contratar?
3) Esclarecido! Obrigado.

Re: Compra de VE - dúvidas

Enviado: terça jun 05, 2018 6:04 pm
por t3lmo
1) IMT = https://www.uve.pt/page/distico-identif ... -eletrico/
2) Tudo depende dos km's que se queiram carregar por dia/noite. É só fazer as contas, vejamos, se carregar 8h em vazio bi-horário
com 3,7 kW (16A monofásico) = 23 km por hora (8h, 184 km);
com 7.4 kW (32A monofásico) = 47 km (8h, 376 km);
com 11 kW (16A trifásico) = 70 km;

Re: Compra de VE - dúvidas

Enviado: quarta jul 04, 2018 8:46 am
por pemifer
Antes de comprar um Zoe informe-se bem acerca da fiabilidade do carro.
Não conte muito com postos de carregamento públicos se não quer que os seus planos saiam furados.

Re: Compra de VE - dúvidas

Enviado: quinta set 12, 2019 5:29 pm
por Bmartins
Pergunto se enquanto microprodutor, tendo declarado o início da actividade apenas para esse efeito, pois sou trabalhador por conta doutrém, se consideram ser possível adquirir um veículo hybrido plug-in com dedução do IVA.

Re: Compra de VE - dúvidas

Enviado: sexta set 13, 2019 4:40 pm
por Freddy_krueger
Não sou perito em fiscalidade...de facto longe disso :)

De qualquer forma penso que tal só é possível se não estiveres dentro do regime simplificado existente e no qual quase todos trabalhadores independentes estão inseridos... com regime simplificado é impossível deduzir IVA de qualquer compra... penso que isso só é possível com a antigamente chamada contabilidade organizada.

Mas é questão de tirar um dia de férias e ir às financas tirar as dúvidas ou pesquisar na net...