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Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: sábado jun 09, 2018 9:55 pm
por Hugo RSF
Vivam.
Acho que é desta que me meto num elétrico. :twisted:

A situação é a seguinte: fazer cerca de 80km diáriamente (casa-trabalho-casa) montijo-Lisboa. Tem de ser mesmo 100% elétrico por causa do estacionamento gratuito na EMEL.

Já algumas vezes equacionei um elétrico, mas por esta ou aquela razão acabei sempre por optar por um diesel. :oops:
Mas desta estou mesmo com vontade de ir para o elétrico.

Finalmente há um VE 100% bonito: o novo Leaf. O problema é que está mais 10k€ bonito :evil:

Não pretendo gastar 30k€ num carro elétrico sobretudo sem perceber bem como é a questão das baterias. Quanto tempo duram em média, se o "problema" principal é o desgaste ou a pura "morte", etc...).

Posto isto estou a pensar num usado. O que recomendam?

2 perguntas finais:

1 - A "cena" do aluguer das baterias como é que funciona realmente? não me preciso de preocupar mais com baterias mas tenho aquela mensalidade para o resto da vida? e quando for preciso substituem-nas sem mais encargos?

2 - Como se calcula o custo de carregar o carro em casa?

Obrigado desde já pela vossa ajuda.

Ass. um possível-quase-certo-mesmo-mesmo-com-vontade futuro ecológico :)

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: sábado jun 09, 2018 10:08 pm
por mafgod
Parabéns pela decisão e escolha.
Sugiro que frequentes o forum nissanleafpt, terás lá toda a informação e mais alguma.

Sobre as tuas questões;
1 - creio que a nissan em Portugal já não têm a opção de aluguer há muito tempo. Logo a questão não se põe, mas era o que dizes.

2- depende da tua média e tarifário. Se tiveres uma condução cuidada, farás uns 15kWh por cada 100km, o que carregando no horário vazio do tarifário mobilidade elétrica dá algo como 1,5€ por cada 100km. Por enquanto carregando nos postos públicos é zero.

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: quarta jun 20, 2018 12:50 pm
por serges
Acho que está resolvido mas por mim eu evitava os pontos publicos pois estão na sua maioria avariados e quando estiverem a funcionar ocupados por outros...

Pensa bem nos pontos d ecarga possiveis e certos... Custos vai haver decerto para usar os pontos de carga por isso começar a fazer contas.

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: sexta jun 22, 2018 10:49 am
por e-Amarelo
Eu ando inclinado para o trio Ampera, Leaf ZOE...por esta ordem.

O Leaf na frente do ZOE mais pelo feedback e por ser mais carro, em dimensões, que o ZOE.. O Ampera no topo embora relutante pela questão da EMEL

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: sexta jun 22, 2018 2:02 pm
por serges
Pois a questão da EMEL para mim é uma não questão, até ao dia em que levo o bilhete, pois tem sido coerentes mesmo sem autocolantes tem respeitado quando em carga obviamente não carrego estou noutros locais e claro que pago parque como todos...

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: sábado jun 23, 2018 5:12 pm
por rnlcarlov
serges Escreveu: quarta jun 20, 2018 12:50 pm Acho que está resolvido mas por mim eu evitava os pontos publicos pois estão na sua maioria avariados e quando estiverem a funcionar ocupados por outros...
A maioria não digo. Pelo menos em Lisboa há mais tomadas a funcionar do que desligadas. Mas há também muitos VEs e zonas de ocupação elevada em determinados períodos do dia, nomeadamente o centro (eixo central, avenidas novas), durante o horário de trabalho. Outras zonas têm menor taxa de utilização e é bastante mais fácil arranjar onde carregar (Telheiras, Alvalade, Chelas, Olivais).
Mas com o número de VEs a aumentar ao ritmo atual é provável começar a haver mais esperas.

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: segunda jun 25, 2018 11:23 am
por serges
Ora nem mais...

Vai ser cada vez mais dificil pois já não chegava os fumarentos ocuparem como estacionamento!

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: quarta jul 04, 2018 9:48 am
por pemifer
Hugo RSF Escreveu: sábado jun 09, 2018 9:55 pm A situação é a seguinte: fazer cerca de 80km diáriamente (casa-trabalho-casa) montijo-Lisboa. Tem de ser mesmo 100% elétrico por causa do estacionamento gratuito na EMEL.

Não pretendo gastar 30k€ num carro elétrico sobretudo sem perceber bem como é a questão das baterias. Quanto tempo duram em média, se o "problema" principal é o desgaste ou a pura "morte", etc...).

Posto isto estou a pensar num usado. O que recomendam?

1 - A "cena" do aluguer das baterias como é que funciona realmente? não me preciso de preocupar mais com baterias mas tenho aquela mensalidade para o resto da vida? e quando for preciso substituem-nas sem mais encargos?

2 - Como se calcula o custo de carregar o carro em casa?
80km qualquer elétrico faz, até os clones.

O estacionamento da EMEL não é gratuito, embora não seja caro. Para veículos 100% elétricos compra-se um selo de 12€ por ano. https://www.emel.pt/pt/disticos/estacio ... ico-verde/

A degradação das baterias é lenta, gradual e afeta toda e qualquer bateria, isto é, todos os carros sofrem de degradação de bateria, todos os telemóveis, todo os portáteis,... etc. Alguns carros têm arrefecimento de baterias o que faz com que a degradação seja mais lenta, mas não a evitam. O meu Leaf de 2013 degradou 25%. Custo da bateria Leaf 7000€.

Um usado é uma ótima opção excepto Renault (aliás Renault nem novo é boa opção; procura na net os problemas de fiabilidade dos Renault elétricos).
Os elétricos não Renault são carros extremamente fiáveis e que não apresentam avarias escondidas. O único problema dos elétricos é a já falada degradação da bateria.

Para 80km tanto podes comprar um clone, como um Leaf de 24 kw, como um Leaf de 30, como um i3, como um Soul, como um Ioniq... (estão mais ou menos por ordem do mais barato para o mais caro) (tambem há VW, Smarts e Mercedes)

O aluguer de baterias só existe na Renault, mas esse será o menor problema do carro, pois a bateria tem sido onde têm tido menos problemas.
Se não me engano muito começa nos 69€ por mês para 7500km anuais. Não esquecer que quando o Zoe estiver imenso tempo a reparar o aluguer é para pagar apesar de, eventualmente, conseguir carro de substituição, quase sempre, a gasolina.
O mais natural até é o contrato de aluguer acabar antes de precisar de substituir a bateria.
E ainda há a situação dos Fluence ZE, com contrato de aluguer, que agora estão a precisar de trocar de bateria e não há baterias!

Eu carrego sempre em casa exceto quando vou de viagem, ai uso os postos de carregamento rápido (ainda no fim de semana passado fui de Lisboa a Monte Gordo e voltei; atenção que a viagem é demorada). Eu tenho um contador de eletricidade normal ligado à minha tomada especifica para carregar o carro. Mas também há contadores que se põe diretamente na tomada sem necessidade de alterar a instalação elétrica.

Re: Será desta que me meto num elétrico?

Enviado: quarta jul 04, 2018 1:04 pm
por zeuz
Também há por aí uns Leaf e smart fortwo EV com aluguer de bateria... os Leaf são muito raros, mas no caso dos smart vão-se vendo alguns, embora quem os importe opte quase sempre pelos que não têm aluguer de bateria...

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