Carro eletrico usado

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
Corujastyle
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta nov 09, 2018 9:40 pm

Carro eletrico usado

Mensagem por Corujastyle »

Boa noite.
Ando a ver um carro electrico com segundo carro para trabalho casa vice versa. Mas usado visto que novo os valores sobem por ai a cima e fogem dos valores disponíveis na carteira.
Um eletrico usado é viavel ? É que sem duvida era o que precisava visto ter garagem e a distancia do meu trabalho são apenas 8 km. o que daria 16km diarios.
Estive a ver um smart electrico por volta dos 10000 euros com 24000 kms.
Depois de ter um electrico vem o resto das duvidas.
Carregador na garagem. onde comprar o que comprar etc
eletricidade em casa. teria de mudar alguma coisa? potencia?
baterias. sei que ainda ha muita duvida na durabilidade. mas a % de carregamento sei que vai mudando com os anos. Acho que mesmo que fosse até aos 60 % nao iria dar muitos problemas pois so preciuso dos tais 16 km para ir e vir do trabalho. alguem que ja tenha tido algum problema mais grave com as baterias?
Para usar os carregadores de rua assim dizendo o que preciso fazer? É chegar e carregar?

Obrigado


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Carro eletrico usado

Mensagem por cuttysark76 »

Bom dia,
Qualquer carro eléctrico usado percorre essa distância e tendo em conta a electricidade consumida nos 16kms, qualquer tomada doméstica serve, utilizando um EVSE de 6 ou 8A, durante a noite e a bateria, estará sempre carregada.

Se contemplar um consumo de 14Kw/100Kms, o carro gastará 1/6 disso, 2,5KW dia... 0,3€ dia, na versão mais cara de electricidade. Carregando a 6A o carro estará carregado a 100% ao fim de 2 horas.

A potência de carga será semelhante à utilização de um grande electrodoméstico. A instalação eléctrica deverá ser boa, com boa ligação à terra.

A decisão da escolha do carro, será como em qualquer outro... Estética, tamanho, potência, preço, etc... Tendo em conta esse percurso.

Quanto à degradação das baterias, os carros eléctricos mais antigos, de 2010 ou 2011, têm cerca de 30% de degradação...

Os postos de carregamento de rua são da Mobie. É necessário solicitar-lhes um cartão de acesso e são simples de usar. A dificuldade estará em encontrar um funcional.

Ao comprar o carro certifique-se que este vem com os diversos cabos de carregamento.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
Corujastyle
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sexta nov 09, 2018 9:40 pm

Re: Carro eletrico usado

Mensagem por Corujastyle »

Em termos de ligação electrica penso estar bem. Tenho um quadro próprio da garagem e o prédio não tem muitos anos (claro que as vezes pode haver surpresas)

Portanto se eu comprar um carro electrico que cabos tem que trazer? (ou deveria)
Cabo para ligar aos postos de carregamento de rua mais cabo para ligar em casa?
Outra duvida com um exemplo. Ligo o carro em casa as 22h saindo as 6h da manha. Há problema em deixar ligado muitas horas á corrente arriscando o vicio da bateria? ou devo desligar logo apos o carregamento de 100%?

Peço desculpa tantas duvidas mas acho um passo importante e muito diferente do habitual gasolina -> gasóleo -> gasolina

Obrigado

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Carro eletrico usado

Mensagem por Volt »

As baterias dos carros não viciam. Pelo menos, nos carros deste século. :-D.

Os cabos é isso mesmo. Um de ligar à rua e outro de ligar em casa.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Carro eletrico usado

Mensagem por cuttysark76 »

Na generalidade, até é recomendável deixar o carro em carga, mesmo depois dos 100%, porque é nesta fase que as células que constituem o pack, são balanceadas.

Da mesma forma, os packs que têm gestão térmica, podem manter as baterias à temperatura ideal de operação.

Também é possível, nos carros que têm essa possibilidade, pré-aquecer ou arrefecer o habitáculo, sem prejuízo de autonomia.

Os 100% são relativos, na generalidade significam 95 a 98% do pack, para maior longevidade. Até há carros que permitem definir o tecto de carga a 90, 80 ou 70%....
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Carro eletrico usado

Mensagem por pedrosilva »

Li algures, penso que relativamente ao tesla, que o melhor (p/longevidade) é carregar até 80%, a não ser que vá precisar dos 100%.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Carro eletrico usado

Mensagem por pemifer »

Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm Ando a ver um carro electrico com segundo carro para trabalho casa vice versa. Mas usado visto que novo os valores sobem por ai a cima e fogem dos valores disponíveis na carteira.
:lol: Eu tambem tive esse problema. Andei a ver novos mas achei-os, a todos, feio$. :lol:
Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm Um eletrico usado é viavel ?
Os carros elétricos, principalmente os Nissan Leaf e os clones, são carros extremamente fiáveis.
Qualquer carro elétrico é mais fiável que um a combustão, o Leaf e os clones são os mais fiáveis dos elétricos.
O único problema dos elétricos é a degradação da bateria. Mas para a maior parte deles é possível ver qual é a degradação da bateria.
De resto não têm mais nenhum problema. Não há problemas escondidos como nos de combustão.
Veja bem o seguinte, num elétrico consegue ver a saúde da bateria, qual é o carro a combustão que você consegue ver que o motor está a 75%, a caixa está a 80%, a valvula EGR está a 30%, etc.?
Até em termos de usados os elétricos são uma revolução.
Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm É que sem duvida era o que precisava visto ter garagem e a distancia do meu trabalho são apenas 8 km. o que daria 16km diarios.
Precisava? Não! Com garagem e a fazer 16km diários, É OBRIGATÓRIO! ;)
Eu faço cerca de 25 por dia.
Só tem um problema: como não preciso de ter cuidado com a autonomia e o carro é muito divertido de conduzir, divirto-me demais!
Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm Estive a ver um smart electrico por volta dos 10000 euros com 24000 kms.
Atenção que alguns Smart elétricos têm aluguer de bateria.
Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm Depois de ter um electrico vem o resto das duvidas.
Carregador na garagem. onde comprar o que comprar etc
eletricidade em casa. teria de mudar alguma coisa? potencia?
Qualquer elétrico traz um cabo para carregar em casa conhecido por EVSE.
A intensidade de carregamento do EVSE de origem é normalmente 10A.
É de lei que os circuitos de tomadas estejam preparados para intensidades até 16A.
Os circuitos de iluminação devem estar preparados para intensidades até 10A.
Eu carreguei o meu diversas vezes de eletricidade que roubava de um circuito de iluminação. O meu lugar de estacionamento não tinha tomada.
Se tem tomada na garagem, não precisa de nada, só precisa do carro! ;)
Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm baterias. sei que ainda ha muita duvida na durabilidade. mas a % de carregamento sei que vai mudando com os anos. Acho que mesmo que fosse até aos 60 % nao iria dar muitos problemas pois so preciuso dos tais 16 km para ir e vir do trabalho. alguem que ja tenha tido algum problema mais grave com as baterias?
As baterias não têm problemas de durabilidade, têm problemas de degradação. Mas não é comum um elétrico simplesmente parar por problema de bateria. A degradação é uma coisa lenta e gradual.
A bateria do meu carro, de 2013, já tem cerca de 30% de degradação mas ainda em Outubro fiz 2 viagens a Lisboa - Évora em que o troço maior sem carregar foi 100km.
Mas faça as contas assim. Imagine que um elétrico faz 1 km por cada 1% de saúde de bateria. O carro só deixará de fazer os 16 km quando a saúde da bateria for 16%. Mesmo para carros de 2010, os primeiros, não há noticia de percentagem de saúde da bateria, conhecido por SOH, tão baixa.
Corujastyle Escreveu: sexta nov 09, 2018 9:52 pm Para usar os carregadores de rua assim dizendo o que preciso fazer? É chegar e carregar?
Obrigado
Há 2 tipos de carregadores de rua, os rápidos (PCR) e os normais (PCN). Para ambos precisa de ter um cartão.
Neste momento nos rápidos paga-se e existem 4 empresas que emitem cartões: EVAZ, GALP, EDP e PRIO.
Os rápidos carregam cerca de 80% da bateria de um Leaf em 30 minutos ou menos.
Estes carregadores têm cabo próprio.
Os normais precisa de ter um cabo chamado cabo menekes.
A maior parte dos elétricos trás este extra.
Se não tiver insista para que lhe entreguem o carro com este cabo, custa cerca de 200€.
Corujastyle Escreveu: domingo nov 11, 2018 8:53 am Em termos de ligação electrica penso estar bem. Tenho um quadro próprio da garagem e o prédio não tem muitos anos (claro que as vezes pode haver surpresas)
Como disse acima, se usar o EVSE de origem vai puxar 10A. Não tem qualquer problema.
Corujastyle Escreveu: domingo nov 11, 2018 8:53 am Portanto se eu comprar um carro electrico que cabos tem que trazer? (ou deveria)
Cabo para ligar aos postos de carregamento de rua mais cabo para ligar em casa?
Todos os elétricos trazem o EVSE (cabo de carregar em casa).
O cabo menekes, para carregadores normais (PCN), era considerado um extra mas penso que agora todos trazem.
Portanto: o carro deve trazer 2 cabos.
Corujastyle Escreveu: domingo nov 11, 2018 8:53 am Outra duvida com um exemplo. Ligo o carro em casa as 22h saindo as 6h da manha. Há problema em deixar ligado muitas horas á corrente arriscando o vicio da bateria? ou devo desligar logo apos o carregamento de 100%?
Eu posso falar por mim.
Chego a casa por volta das 19 e ligo o carro ao carregador. O meu carro (Nissan Leaf) tem carregamento programado (penso que todos têm isto), começa quando lhe apetece para parar de carregar às 8:30.
Alem disso no meu carro posso indicar para carregar só até 80% em vez de 100%. Todos os dias chego ao carro às 8:30 e lá está ele com 79% de carga!
Alem disso os carros quando estão carregados param o carregamento. Eles não ficam a tentar carregar acima de 100%. Chega a 100%, pára! No caso do meu, chega aos 79% e pára!
Corujastyle Escreveu: domingo nov 11, 2018 8:53 am Peço desculpa tantas duvidas mas acho um passo importante e muito diferente do habitual gasolina -> gasóleo -> gasolina

Obrigado
Não sei se desculpo... :evil:
Então você não nasceu ensinado? :lol:
Infelizmente eu tambem não.
Em Fevereiro de 2016 ainda sabia menos de elétricos do que você demonstrou.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”