Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
jpr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 13, 2019 2:43 pm

Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por jpr »

Bom dia,

Esta é a minha primeira participação, embora tenha passado os últimos dias neste fórum a ler com muito interesse e a aprender sobre o mundo dos VE, que é novo para mim.

Todos os dias faço uma deslocação de cerca de 200km (ida e volta) para o trabalho em Lisboa, maioritariamente em transportes públicos, o que tem um impacto considerável na minha qualidade de vida pelo facto de perder 4 horas do dia em deslocações.

A alternativa de utilizar o meu veículo a gasóleo diáriamente está fora de questão pelos valores implicados ( cerca de 7l/100km + 10€ portagens é fazer as contas).

Dada a autonomia baixa dos VE até agora, cheguei a considerar um híbrido, que não será tão económico, mas com a chegada de novos modelos com maior autonomia ( como o Zoe de 2020) levam-me a repensar a opção VE.

Sendo que os 200km serão feitos essencialmente em autoestrada sinuosa (A8) espero um consumo um pouco superior pelo que 300-400 kms de autonomia deixa-me mais confortável para poder carregar apenas em casa, onde tenho box para carro pequeno.

Estou a considerar adquirir um até ao final do ano / início de 2020.

Sendo que nem a minha carteira, nem a minha garagem, conseguem comportar um Tesla , qual a vossa sugestão de VE (ou outro), considerando a oferta atual e o que está para vir?

Obrigado pela ajuda!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por t3lmo »

Para esse tipo de requisitos:
- 200 km em AE;
- sem carregamentos intermédios;
- com margem para o inverno;
- uso de AC ou aquecimento (para viagens longas)
- necessidade de muita eficiência (em AE)
- 300-400 kms de autonomia

Aconselho a gama da Hyundai: Kauai Electric 64 kWh ou o (futuro) Ioniq Electric 64 kWh, com autonomias de 450 km reais (ou 350 a 120 km/h) e consumos de ~13 kWh/100.
Com um PVP superior está o Tesla Model 3 que terá resultados semelhantes mas um pouco mais de consumo.

Não aconselho:
- Zoe ZE40 pois é pouco eficiente em AE (fará uns 200 km em AE sem margem de manobra). Pode ser que o novo venha melhor;
- Leaf (2.0 ou 3.0) pois sem refrigeração ativa das baterias é uma roleta russa em AE para fazer 200 km seguidos se necessário;
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por cuttysark76 »

Vêm aí muitos veículos eléctricos com 50kwh, com capacidade para fazer esses 200kms a 120kmh, Opel, Peugeot, VW, Citroen, Etc... O conjunto (Bateria, Motor e possibilidade de carga) dos carros do grupo PSA são muito interessantes e estarão aí em 19/20.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por APHenriques »

Eu sou contra a utilização veículos particulares nas viagens de rotina para Lisboa.
A cidade está atulhada de veículos. Mesmo os elétricos ocupam espaço.

Não sabendo qual o ponto de partida, mas sendo o percurso pela A8, implicará certamente passar por Torres Vedras... Onde existe uma linha de autocarros pela AE diretos ao Campo Grande...
Seria possível usar um EV até Torres Vedras?
Nesse caso não seria necessária tanta autonomia ... talvez até um Zoe original.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por pedrosilva »

Um EV quanto mais anda mais compensa vs combustível.

Eu concordo que devia haver menos carros nas cidades especialmente por causa da poluição do ar e auditiva, problema que o EV não tem.

Para entrarem menos carros na cidade devia haver mais e melhores transportes públicos, sendo o problema em causa na A8/zona Oeste não há dúvida que o transporte ferroviário está muito mal aproveitado nesta zona.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por zeuz »

APHenriques Escreveu:Eu sou contra a utilização veículos particulares nas viagens de rotina para Lisboa.
A cidade está atulhada de veículos. Mesmo os elétricos ocupam espaço.

Não sabendo qual o ponto de partida, mas sendo o percurso pela A8, implicará certamente passar por Torres Vedras... Onde existe uma linha de autocarros pela AE diretos ao Campo Grande...
Seria possível usar um EV até Torres Vedras?
Nesse caso não seria necessária tanta autonomia ... talvez até um Zoe original.
Possivelmente é isso que ele actualmente está a fazer...

Concordo que devemos nos esforçar por usar transporte colectivo, mas 2h+2h por dia, muitas vezes com uma ou duas trocas de transporte, é muito cansativo.

O ideal seria mudar de casa para uma mais perto do emprego, mas o nosso mercado imobiliário e mesmo a nossa mentalidade tornam essa opção praticamente impossível.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por zeuz »

Já deram boas alternativas, mas ficou por saber se a única carga em casa é por escolha ou falta de alternativa de carga no emprego.

Outra coisa, tenho ideia que já existe PCR na A8...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por Freddy_krueger »

Minha modesta opinião....

Um Vw ID3... para comprar em 2020. Pelo menos no papel (ainda não foi apresentado) parece-me a solução mas equilibrada... Tb haverá os tais e208/ecorsa... ma mais pequenos e na minha opinião (da informação que está disponível pelo menos), parecem-me menos evoluidos que VW.

200kms diretos AE (sem carregar pelo meio) é levar baterias de Zoe 40 ou Leaf 40 ao limite diariamente... não me parece grande opção nem a curto prazo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jpr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça ago 13, 2019 2:43 pm

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por jpr »

Obrigado a todos pelas respostas.

Seguindo o conselho inicial do t3lmo, fui ver o Kauai e gostei bastante do que vi. Muitos dos equipamentos são-me familiares, uma vez que tenho um Kia, e a qualidade era a esperada.

Apesar de não ser muito grande, é espaçoso à frente, mas atrás parece apertar um pouco e a bagageira é modesta.

Falaram-me que viria um upgrade para o final do ano, mas não consegui descobrir nada sobre o assunto. Alguém tem notícia de uma nova versão este ano?

Aspetos menos positivos:
- Disponibilidade: para o final do ano na versão atual, inicio do próximo, na versão upgraded.
- Sem cruise control adaptativo, nem ajuda à manutenção da faixa de rodagem ( a que estou habituado no Kia, apenas aviso sonoro pelo que percebi). Nas viagens longas, ao final do dia, todas as ajudas são bem vindas.
- Carregamento em casa sem Wallbox a levar cerca de 30h para carga completa. É claro que a bateria é grande, mas se fizer 200+ kms por dia, tendo de carregar meia carga, são ~15h (ou mais, porque presumo que o carregamento não seja linear?).
- Não oferecem Wallbox, que daria muito jeito pelo explicado no ponto acima. Aliás não há quaisquer campanhas de momento - nem precisam.

@zeus: onde trabalho na expo, há vários pontos de carregamento públicos mas também já há muita gente a carregar. A AS de Torres Vedras tem um PCR da Mobi.e, segundo um tarifário que encontrei outro dia. Hoje vou ver se o descubro.

@APHenriques, eu já faço esse percurso de autocareo diariamente entre Caldas e Lisboa há vários anos e gostaria de não ter de depender de carro, uma vez que esse tempo de viagem (até virem os autónomos a sério) pode ser muito bem aproveitado a trabalhar, a ler um livro ou a dormir :) Infelizmente a degradação dos autocarros é já bem conhecida e não há conforto, nem segurança, para fazer nada disso. A alternativa do comboio é risível. Comboios muito antigos, degradados, a diesel, e a parar nas capelinhas todas. Levar 3h para chegar ao trabalho não é opção:) E finamente o last mile da estação dos autocarros até à expo. Quando o tempo aperta, vai de Uber ou e-mov, quando estão disponíveis,, ou tenho de levar o diesel. Assim gasta-se facilmente mais 100€-150€ ao final do mês.

Sem uma visão estratégica de mobilidade a sério para as grandes periferias, o transporte público é uma opção limitante. Com o aumento do custo de vida nos centros urbanos,é inevitável a migração para as cidades periféricas mas os transportes públicos não estão a dar resposta. Na minha opinião, só serão os VE autónomos a permitir essa revolução na migração para a periferia e no aumento da qualidade de vida das famílias.

@Freddy_krueger estou muito curioso quanto às novas ofertas para 2020, especialmente com os VE alemães a prometer melhor equipamento de base, velocidade de carregamento e autonomias interessantes. Vai custar esperar pela ofertas e depois ainda esperar pela entrega!

Abraço,
jpr

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por zeuz »

jpr Escreveu: Falaram-me que viria um upgrade para o final do ano, mas não consegui descobrir nada sobre o assunto. Alguém tem notícia de uma nova versão este ano?
Deve ser a versão com a bateria de 64kWh...
jpr Escreveu: @zeus: onde trabalho na expo, há vários pontos de carregamento públicos mas também já há muita gente a carregar. A AS de Torres Vedras tem um PCR da Mobi.e, segundo um tarifário que encontrei outro dia. Hoje vou ver se o descubro.
Não contes com esses postos na Expo, principalmente enquanto forem gratuitos.

O mal dos PCR é serem caros, mas, na minha opinião, mesmo a custarem o mesmo que o equivalente em diesel, continua a ser mais vantajoso um VE.
jpr Escreveu: Sem uma visão estratégica de mobilidade a sério para as grandes periferias, o transporte público é uma opção limitante. Com o aumento do custo de vida nos centros urbanos,é inevitável a migração para as cidades periféricas mas os transportes públicos não estão a dar resposta.
Bravo! Excelente análise!




Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por APHenriques »

jpr Escreveu: segunda ago 26, 2019 1:43 pm
@APHenriques, eu já faço esse percurso de autocareo diariamente entre Caldas e Lisboa há vários anos e gostaria de não ter de depender de carro, uma vez que esse tempo de viagem (até virem os autónomos a sério) pode ser muito bem aproveitado a trabalhar, a ler um livro ou a dormir :) Infelizmente a degradação dos autocarros é já bem conhecida e não há conforto, nem segurança, para fazer nada disso. A alternativa do comboio é risível. Comboios muito antigos, degradados, a diesel, e a parar nas capelinhas todas. Levar 3h para chegar ao trabalho não é opção:) E finamente o last mile da estação dos autocarros até à expo. Quando o tempo aperta, vai de Uber ou e-mov, quando estão disponíveis,, ou tenho de levar o diesel. Assim gasta-se facilmente mais 100€-150€ ao final do mês.

Sem uma visão estratégica de mobilidade a sério para as grandes periferias, o transporte público é uma opção limitante. Com o aumento do custo de vida nos centros urbanos,é inevitável a migração para as cidades periféricas mas os transportes públicos não estão a dar resposta. Na minha opinião, só serão os VE autónomos a permitir essa revolução na migração para a periferia e no aumento da qualidade de vida das famílias.
Não é minha intenção insistir numa solução que não é de todo o que pretendes, mas sei que existe autocarros da Rede de Expressos diretos entre Caldas da Rainha e Lisboa (sete rios). Distancia 88 kms em 1h 10m. Custa 8,30 euros por viagem.
Se considerarmos que o custo da portagem de um veiculo classe 1 neste mesmo percurso é de 4,85 euros, restam 3,45 para as restantes despesas com o automóvel. Nem para o incombustível de um GPL, muito menos de um diesel. Mesmo para a energia de um EV é escasso.

Os VE autonomos podem ser uma solução para várias coisas... esperialmente a segurança. Quando todos os veículos forem autónomos e cumprirem rigorosamente as regras de transito.... estamos muito longe disso. Mas mesmo assim, se toda a gente se deslocar para a cidade de automóvel... o problema de transito mantém-se.

Mas a pergunta é: "qual veiculo..."
Uma das soluções mais económicas é um híbrido toyota com GPL.
Ou então um EV com uma boa aerodinamica... talvez um Hyundai Ioniq.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem cá vão mais "postas"...

Ioniq em AE dificilmente faz os 200kms, só se for nova versão....

Kauai (ou se precisares mais espaço o e-Niro), em disponibilidade melhor contactares o Orlando (leiria) - standeletrico... tem muita experiencia e know how de carros eletricos, ajuda muita gente... - não tem é apoio do estado mas este ano já foi e não se sabe como vai ser no póximo - Um Kia ou Hyundai semi-novo 64kw deve ficar a volta de 40-45KEUR.... dá que pensar e quase dá para comprar um Tesla 3 novo e dá de certeza para importar um Model S c/ muitos kms mas provavelmente com supercharger na vida do carro... é uma questão de prioridades....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por pemifer »

Atenção ao seguinte: não é o fato de ter wallbox que vai diminuir o tempo de carregamento, infelizmente é uma estupidez que tenho visto muito difundida.
O que diminui o tempo de carregamento é a potência do equipamento de carga (EVSE).
Uma wallbox é um EVSE que se pendura numa parede.
Para carregar 200km por noite precisará de um circuito elétrico especifico, quer seja para uma wallbox, quer seja para uma tomada CEE 32A (o que eu recomendo).
Terá de ser um circuito capaz de aguentar uma intensidade de 32A, ou seja, 7,7kw de potência.
A intensidade necessária para o que pretende será a partir de 20A, ou seja, 4,8kw de potência.
Eu aconselho a compra de um EVSE portátil e regulável até 32A (7,7kw de potência), para usar na tal tomada CEE 32A.

Em relação a VE Europeus eu não apostaria as minhas fichas. Tem sido só falsas promessas.
Os carros coreanos, por muito interessantes que sejam, são só para alguns, uma vez que as próprias marcas os disponibilizam em numero baixíssimo.
Eu diria que só tem 2 hipoteses: 1 - Tesla; 2 - Nissan Leaf 40.
Qualquer Tesla dá-lhe bastante liberdade, o Nissan Leaf faz bem os 200km mas a velocidades inferiores a 100km/h.
De qualquer maneira não se esqueça que qualquer outra opção, que não seja o Leaf 40, custa muito mais.
O Leaf à volta de 30000, qualquer outro custa mais de 50000.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por Freddy_krueger »

pemifer Escreveu: sexta ago 30, 2019 2:37 amEu aconselho a compra de um EVSE portátil e regulável até 32A (7,7kw de potência), para usar na tal tomada CEE 32A.
Corretissimo e completissimo :)... Verifiqu tb se tem potência disponível... no meu caso EDP não aceitou aumentar potência (tenho cerca de 32 amp contratados) contratada sem uma vistoria à casa e instalação da própria EDP distribuição na zona... deixei cair esse pedido...
Em relação a VE Europeus eu não apostaria as minhas fichas. Tem sido só falsas promessas.

Apesar de te perceber, penso que o ID3 pode ser o "turning point" da indústria europeia em EV's...vamos ver quando primeiros começarem a circular...

Os carros coreanos, por muito interessantes que sejam, são só para alguns, uma vez que as próprias marcas os disponibilizam em numero baixíssimo.
Sim, mas como 10 cães a um osso, mas arranjam-se... tem um kauai num concessionário oficial em Aveiro com 7000kms a 40KEUR... considero uma boa compra face a autonomia apresentada pelo carro...é no entanto bem mais pequeno que o Leaf.

Qualquer Tesla dá-lhe bastante liberdade, o Nissan Leaf faz bem os 200km mas a velocidades inferiores a 100km/h.
No Leaf 40 tem de ir 90/95kmh reais, já preciso leafspy para ficar descansado....se for para fazer 200km sem carregamentos intermédios todos os dias... não recomendo mesmo...senão daqui a 2 anos estás a fa<er percurso a 80kmh ou menos... Claro que é tudo uma questão de Euros...

Para mim a grande vantagem da Tesla em Portugal é sua rede de carregamento autónoma da mobie... é um descanso para seus utilizadores...pois toda a sua gestão é realmente profissional e não "um tacho" para um montão de entidades públicas e privadas.. mas um Tesla novo 50KEUR up...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta ago 30, 2019 8:45 am
pemifer Escreveu: sexta ago 30, 2019 2:37 amEu aconselho a compra de um EVSE portátil e regulável até 32A (7,7kw de potência), para usar na tal tomada CEE 32A.
Corretissimo e completissimo :)... Verifiqu tb se tem potência disponível... no meu caso EDP não aceitou aumentar potência (tenho cerca de 32 amp contratados) contratada sem uma vistoria à casa e instalação da própria EDP distribuição na zona... deixei cair esse pedido...
Outra vantagem do EVSE portátil em relação a uma wallbox é o preço.

Numa instalação doméstica para ter uma tomada de 32 amperes implica terr uma potência contratada de 45 A, ou seja 10,35 kVA.
Abaixo disso, não é cerca de 32A, mas sim exatamente 30A, ou seja, 6,9 kVA...
É sempre possível pedir uma potencia de 10,35 kVA (45A) basta que um eletricista trate da substituição da cablagem do contador até ao quadro geral. Tratar da certificação e depois basta pedir a potência.
Atualmente tenho uma potencia contratada de apenas 30A, apesar de fazer carga do meu Outlander PHEV, mas apenas a 10A, e ter tudo elétrico, desde cozinha a ar condicionados... mas tenho cablagem para 45A em monofasico ou mais em trifásico.
Se entretanto adquirir um EV em simultâneo com o PHEV é inevitável mudar para trifásico

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por zeuz »

Os KIA/Hyundai/Nissan com baterias de +60kWh farão, a ritmo de AE, esses ~200km com facilidade. O problema, na minha opinião, é que novos têm/terão preços "muito próximo" de um Tesla 3 SR+ que, não sendo perfeito, tem a grande vantagem da rede de carregamento Tesla! Ainda há umas horas atrás a rede Mobi.e esteve offline!

Mesmo tendo em conta os diferentes tipos de carro, os problemas do pós-venda da Tesla, enfim tudo aquilo que considerem de negativo num Tesla... torna-se muito difícil ignorar a vantagem de uma rede que realmente funciona!

A rede Ionity promete muito, mas ainda não chegou a PT e também ainda não há indícios sobre como se irá articular com a Mobi.e ...

Sobre o VW ID.3, ainda não percebi se os ~40.000€ são o preço máximo ou o preço da versão com a bateria mais pequena... seja como for, a minha opinião mantém-se sobre qualquer carro novo cujo preço se aproxime a um Tesla novo.

Os gémeos da PSA - e-208 e Corsa-e, dado que têm refrigeração líquida da bateria, causam-me bastante interesse. No entanto custam o mesmo que um Leaf 2.0 40kWh, que já deu provas de ser fiável, além de ser um carro maior...

Também não sei qual a real capacidade destes carros com baterias de 40kWh/50kWh em fazerem ~200km, de Inverno, a ~120km/h, pela A8 entre Torres Vedras - Lisboa...

A comprar novo, mesmo que o target seja 2020, é difícil fugir à opção Tesla 3 SR+ ...

Não podendo chegar lá ou não querendo, sobra os KIA/Hyundai com bateria de 64kWh.

Se usado for opção, os Tesla Model S começam nos ~50.000€ ou então os KIA/Hyundai com bateria de 64kWh...

Numa nota mais racional, porque não apostar num Leaf 2.0 40kWh semi-novo e assumir um ritmo mais calmo na AE?

Além disso confirmasse que há um PCR na A8 entre Lisboa e Torres Vedras...


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por Freddy_krueger »

Se houver possibilidade de carga intermédia, um leaf 40kw novo ou semi-novo penso ser realmente ideal ate porque acho que se devem arranjar a um preço competitivo...

Reduzir velocidade penso que não é solução pois implica na mesma carregamentos e descarregamentos diários sucessivos de 100-10/15% +/-... a não ser que se assuma ir a 80kmh... aí talvez uns 100-25%... mesmo assim, é puxar pelas baterias do carro diariamente...se for para ficar com veiculo durante bons anos (como eu penso fazer), não penso que seja de todo saudável para a bateria.... my 2 cents
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Qual o veículo ideal para longos "commutes"?

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:Se houver possibilidade de carga intermédia, um leaf 40kw novo ou semi-novo penso ser realmente ideal ate porque acho que se devem arranjar a um preço competitivo...

Reduzir velocidade penso que não é solução pois implica na mesma carregamentos e descarregamentos diários sucessivos de 100-10/15% +/-... a não ser que se assuma ir a 80kmh... aí talvez uns 100-25%... mesmo assim, é puxar pelas baterias do carro diariamente...se for para ficar com veiculo durante bons anos (como eu penso fazer), não penso que seja de todo saudável para a bateria.... my 2 cents
Se fizer uma carga por trajecto ou mesmo só uma por dia no PCR da A8 acaba por não descarregar tanto a bateria. No entanto não ficará tão económico quanto carregar em exclusivo em casa.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Qual o veículo ideal para longos

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: segunda set 02, 2019 1:57 pm Se fizer uma carga por trajecto ou mesmo só uma por dia no PCR da A8 acaba por não descarregar tanto a bateria. No entanto não ficará tão económico quanto carregar em exclusivo em casa.
Yeahp é isso... uma carga intermédia já ajudava na coisa... mas sempre dependente da sua disponibilidade, senão fica-se à espera...

Eu tenho um Leaf e faço 50kms/dia...acho que o ideal num 40kwh seria os 100kms/dia para rentabilizar ao máximo capacidade de bateria e ao mesmo tempo não ir aos limites mínimos e máximos de bateria... acho que 100kms dava para fazer 80/30% ou 75/25% sem preocupações...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”