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Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: quinta nov 21, 2019 11:55 pm
por t3lmo
Parabéns pela escolha! E com direito a incentivo.
1.500 km grátis de carregamentos garantidos?

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sexta nov 22, 2019 11:45 am
por APHenriques
Freddy_krueger Escreveu: quinta nov 21, 2019 2:44 pm Tanto quanto sei nenhuma entidade sem ser CEME's pode faturar eletricidade... pelo que parece-me que neste momento Tesla ainda não cobra a eletricidade (em PT)...

Dito isto, e de qualquer forma, é um valor altamente competitivo... nenhum PCR em PT (ou PCN a pagar) tem valores destes por unidade de kwh disponibilizado.
Pois... cobrar energia não deve ser permitido.
Não entendam isto como uma verdade absoluta, pois eu não analisei a legislação sobre a matéria... não faz parte dos meus passatempos. :D
Mas uma forma de contornar isso é cobrar o carregamento em tempo.

Ou seja, qualquer entidade particular pode ter um parque de estacionamento em que cobra o tempo de permanência no parque. E controla esse tempo como quiser.
E assim cobrir os custos com a eletricidade sem a cobrar diretamente kWh.

Por exemplo nos shoppings isto permitiria criar uma zona fechada, controla por cancela, com carregadores simples sem a complexidade de ligações a centros de controlo de custos, nem custos de OPC/CEME/etc. sendo o custo com a energia ou algum lucro, compensado apenas pelo tempo de permanência nesse parque.
E bastava uma zona com carregadores de 3.7kW... que dá para todos.
Ou mais que uma zona com potencias e preços diferenciados...

Como disse, não consultei a legislação, mas duvido muito que a mesma possa impedir isto.

Não sei se é isto que a Tesla faz nos supercharger, mas se é, isto permite ter um custo de energia para o utilizador bem mais baixo. E evita abusos de carros ligados, a ocupar carregador sem estar realmente a carregar.

Os carregadores por exemplo que já existem em alguns shoppings a pagar, em que o custo inclui preço do OPC (que inclui margem para o dono do espaço, mais preço do CEME, resultam em preços absurdos para o utilizador.
O exemplo disso é o carregador do Centro Comercial Amoreiras em Lisboa.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sexta nov 22, 2019 3:55 pm
por CoolZeroFCP
Uma das coisas que me levou a encomendar já o eléctrico foi tentar aproveitar um eventual insentivo para o próximo ano. Iremos ver se tenho alguma sorte com isso...
t3lmo Escreveu: quinta nov 21, 2019 11:55 pm 1.500 km grátis de carregamentos garantidos?
Sim 1500km garantidos 😉
Quando fiz a encomenda, talvez por ter usado o Chrome e este bloquear os cookies, o código de referência não ficou activo na encomenda. Mas depois de ter solicitado a ajuda da Tesla eles activaram o código de referência.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 23, 2019 1:01 am
por pemifer
Motivado pela inveja, eis o que podias ter mas não tens (uma vez que não compraste o performance)!


Link

Fora de brincadeiras, parabéns pela máquina!
Tal como no video acima, acho que te vais rir muitas vezes, mesmo não sendo o performance, quando levares o pedal até ao fundo!
Até no Leaf é engraçado!

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 23, 2019 8:53 am
por CoolZeroFCP
😂😂😂

O performance nunca foi colocado em hipótese...
As corridas não me motivam. (já me disseram que é algo que acontece com a idade 🤣🤣🤣)
Já o Long Range tenho pena de o orçamento familiar não conseguir esticar até lá... 😔
Mas também se pudesse ter tudo na vida não era o model 3 mas sim um model X e um Model S, e assim acabava com os poluidores cá em casa 😉

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 10:33 am
por CoolZeroFCP
Antes de criar o DB do model 3, importa esclarecer algumas coisas que não ficaram bem definidas no test drive da Tesla.

Uma das coisas que me foi dito no teste era que para abrir e ligar o carro com o telemóvel, este tinha de ter NFC.
Mas nos videos da Tesla e manual do carro que entretanto recebi, o carro abre e liga atrás do Bluetooth do telemóvel.
Um vídeo a demonstrar esta funcionalidade:

[youtube]https://youtu.be/jB4Ypp0yYYk[/youtube]

Outra coisa que no teste não ficou clara para mim foram os faróis de nevoeiro 😔
Durante o teste drive houve uma altura que se testou as luzes com o sensor automático e como estava nevoeiro o funcionário da Tesla foi ao menu ligar as luzes de nevoeiro.
Até aqui tudo normal... Já tinha lido no site da Tesla que só o LR e o Performance vinham com luzes de nevoeiro LED e fiquei com a ideia que no SR+ as luzes de nevoeiro não eram LED.
Nunca pensei que o SR+ não tinha luzes de nevoeiro. Aliás já tinha visto alguns vídeos/imagens em que são ligadas as luzes de nevoeiro do SR+.
Mas através de um post no fórum da Tesla fiquei a saber que os SR+ produzidos depois de Julho deste ano deixaram de vir com luzes de nevoeiro e com uma tampa preta no lugar destes. 😠
No manual do carro dá instruções para ligar as luzes de nevoeiro (se instaladas).😔
Já encontrei algumas informações pela Internet que em alguns países em que as luzes são obrigatórias, estes continuam a vir com luzes de nevoeiro, mas na maioria dos países não.
Entretanto já coloquei esta questão à Tesla, a perguntar se o SR+ vem ou não com luzes de nevoeiro e se não tem só a frente ou também não tem a trás? E se caso não tenha, se dá para pedir para instalar?
Logo que tenha resposta coloco aqui.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 12:24 pm
por APHenriques
Luz de nevoeiro atrás terá de certeza pois é obrigatório.
A frente pode não ter...

Mas tendo em atenção o valor do carro é lamentável que tentem poupar em coisas tão básicas... mas enfim, o pior poderá ser o que nós nem sabemos.
É bom esclarecer todas essas questões.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 1:15 pm
por CoolZeroFCP
APHenriques Escreveu: sábado nov 30, 2019 12:24 pm Luz de nevoeiro atrás terá de certeza pois é obrigatório.
A frente pode não ter...

Mas tendo em atenção o valor do carro é lamentável que tentem poupar em coisas tão básicas... mas enfim, o pior poderá ser o que nós nem sabemos.
É bom esclarecer todas essas questões.
Estou plenamente de acordo, é ridículo um carro deste valor não ter faróis de nevoeiro. Já no hyundai achei ridículo.
Aliás já em 2008 desisti da compra de um citroën c4 pois o modelo que fui adquirir não tinha faróis de nevoeiro.

No caso da Tesla até podia dar a desculpa de ser americana e lá não darem importância aos faróis de nevoeiro.
Em 2015 o meu sogro adquiriu um VW passat todo equipado topo de gama nos EUA e o modelo lá não tinha faróis de nevoeiro, tendo ele instalado posteriormente.
Mas segundo consta o motivo da Tesla americana foi diferenciar os modelos mais baratos dos mais caros, começando por tirar os faróis de nevoeiro ao SR e agora como já não têm o SR, tiraram ao SR+.
Mas se o modelo já tinha isso, não faz sentido voltar para trás, ainda por cima cá o SR+ não é propriamente barato. Nós pagamos mais 15.000€ pelo carro que um americano.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 3:42 pm
por APHenriques
Infelizmente nos elétricos paga-se muita bateria e pouco carro. Não é um problema só da Tesla.
Tentam ao máximo reduzir o preço para se tornarem mais atrativos, mas depois quando queremos adicionar algo tão simples como isso, apresentam preços brutais.

Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 4:06 pm
por CoolZeroFCP
APHenriques Escreveu: sábado nov 30, 2019 3:42 pm Já tentaste saber quanto custam os faróis? É que não aparece no site como opção.
Já perguntei e estou à espera de resposta. Ainda não sei se o modelo que vem para Portugal é sem faróis de nevoeiro.
Caso seja sem faróis também não será fácil adicionar, pois não é só uma questão de colocar lá os faróis, pois também tem de ser activado no software essa opção.
Nos primeiros SR à venda nos EUA também vinham com esses faróis, mas foram desactivados no software com uma actualização pois, segundo a tesla, os faróis de nevoeiro eram um extra só disponível no SR+. Ou seja, a tesla vendeu SR mais baratos que o SR+, sendo a diferença entre os dois: menor autonomia, sem bancos aquecidos à frente e sem faróis de nevoeiro. Mas com uma actualização os proprietários dos SR ficaram durante um determinado período de tempo com todas as funcionalidades do SR+. Mas depois desse tempo de experiência e com um update os SR ficaram sem isso disponível. Quem quisesse voltar a ter teria de pagar para ter o upgrade que bastaria ligar à Internet e actualizar. Ou seja, os carros são iguais em termos de hardware, mas bloqueados por software.

Cá isso não seria possível pois se o carro vier com faróis de nevoeiro fisicamente estes têm de funcionar senão o carro chumba na inspecção. (daí talvez eles começarem a vir de fábrica com as tais tampas no lugar dos faróis)

Caso assim seja, acho que foi péssima estratégia da Tesla. Parace uma embirração de miúdos :lol:

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 5:32 pm
por jmlflorencio
Realmente, um carro desses sem faróis de nevoeiro só pode ser piada (de mau gosto)...

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: sábado nov 30, 2019 9:56 pm
por APHenriques
CoolZeroFCP Escreveu: sábado nov 30, 2019 4:06 pm Cá isso não seria possível pois se o carro vier com faróis de nevoeiro fisicamente estes têm de funcionar senão o carro chumba na inspecção. (daí talvez eles começarem a vir de fábrica com as tais tampas no lugar dos faróis)

Caso assim seja, acho que foi péssima estratégia da Tesla. Parace uma embirração de miúdos :lol:
Provavelmente é só desencaixar a tampa e encaixar os faróis e uma pequena ficha..... mas vão pedir umas centenas de euros. É uma estratégia, mas sem duvida de mau gosto, pois para o carro que é era suposto ter.
Quem sabe, não te enviam depois os faróis pelo correio e as instruções para montar. ;)

Em linhas montagem muito robotizadas é mais fácil e económico meter o hardware todo igual do que criar uma linha para uma versão diferente...
Depois como não há uma rede de concessionários, vale mais incluir tudo a partida e ativar depois por software. Na verdade é uma estratégia melhor para o cliente. A qualquer momento, assim que a disponibilidade financeira o permita, pode adquirir uma nova funcionalidade.

Para quem compra um carro usado, e eu comprei vários ao longo dos anos, as únicas versões que realmente interessam são as de equipamento todo... e até extras. As versões base não tem interesse.
No caso de um carro em que as funções estão lá todas, basta pagar para ativar o que se deseja, já permite dar mais valor as versões base.
A estratégia comercial da Tesla até está correta... embora pareça estranho.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: domingo dez 01, 2019 11:56 pm
por RJMR
Olá. Esta é a minha primeira intervenção no fórum.
Aproveito o tópico para partilhar a experiência que tive com um Hyundai Kauai.
Não tenho um VE mas tenho ponderado a compra de um, pois faço com mais frequência a viagem Braga - Porto e o gasóleo está caro!
Queria com o teste, perceber se poderia ter uma condução normal em auto-estrada (o meu normal), circular a uma velocidade constante de 130 km/h.
Nunca tinha conduzido um VE e a experiência foi surpreendente: o carro tem um arranque rápido e em AE, mesmo nas subidas ele demonstrou ter potência. Ainda experimentei carregar no acelerador, mas tive de me conter :). Conduzi o carro durante 177 km: Braga - Porto - Alfena - Porto (aqui uns km em cidade) - Braga, como se estivesse a conduzir o meu, sem nenhuma preocupação especial em ter uma condução económica , para além daquela que eu já tenho habitualmente, a não ser usar a função de regulação de travagem com as patilhas, quando descia ou abrandava.
O carro revelou-se muito ágil em cidade mas essa leveza não me agradou em AE. Senti o carro pouco agarrado à estrada, o que dava uma sensação de andar a uma velocidade muito superior à que estava a praticar. O meu carro é mais pesado e mais baixo, mas mesmo com 17 anos sinto muito mais segurança a conduzi-lo em AE (hábito?).
A nível de acabamentos, não se percebe como é que um carro que custa mais de 40.000€ tem plásticos de qualidade duvidosa e nenhuma preocupação de requinte.
(Divulgo abaixo as fotos do diário de bordo)

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: segunda dez 02, 2019 12:40 am
por RJMR
Início da viagem. 410km de autonomia.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: segunda dez 02, 2019 12:42 am
por RJMR
Chegada à portagem de Águas Santas, Porto.
56km. autonomia - 345km.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: segunda dez 02, 2019 12:45 am
por RJMR
Partida do Porto para Braga.
123km. autonomia 272km.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: segunda dez 02, 2019 12:48 am
por RJMR
Chegada a Braga.
173 km percorridos. Autonomia 210km. Consumo 16.9 kwh

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: terça dez 03, 2019 5:54 pm
por CoolZeroFCP
Chegou a testar o sistema de manutenção de faixa com o controlo de velocidade adaptativo?

No test drive que fiz, nunca vi ele detectar as faixas de rodagem.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: terça dez 03, 2019 5:55 pm
por CoolZeroFCP
Em relação aos faróis de nevoeiro do model 3, já tenho resposta oficial da Tesla.
Como já tinha lido na Internet, a versão SR+ deixou de ter faróis de nevoeiro e não existe possibilidade de instalar na Tesla.
Confirmaram igualmente, como que já foi referido, que tem faróis de nevoeiro a trás como é obrigatório no nosso país.

Re: Tesla model 3 SR+ vs Hyundai kauai

Enviado: quarta dez 04, 2019 5:09 pm
por Freddy_krueger
Não haver possibilidade de comprar e ligar a posteriori nem parece deles... será que tiraram cablagem?!

Definitivamente, se cliente disposto a pagar para ter uma determinada função, deveria ser apresentada... penso eu de que...