JLMF Escreveu: ↑quinta set 24, 2020 3:26 pm
A eficiência de carregamento não tem relação nenhuma com a eficiência energética de um veículo?
Não é uma das variáveis da equação?
Se no mesmo tempo á mesma intensidade de carregamento com a mesma quantidade de energia tomada da rede, um veículo carrega net na bateria 10kWh e outro carrega 15KWh o tempo não é considerado para determinar a unidade?
Pois ai é que está a confusão.
A eficiência de carregamento,
em função do tempo, não tem relação nenhuma com a eficiência energética de um veículo?
O que é comparado no artigo é a diferença de tempo de carregamento.
O que é dito é que o R90 carrega mais rápido que o Q90. Mas isso não significa que da tomada saiam mais kWh... porque como já disse,
a corrente varia durante o carregamento....
O facto de um carregar em 20 horas e o outro em 24h20m a 2,3kW.
Não significa mais energia consumida.
É que o autor considera que o carregador está a consumir na tomada 2,3kWh constante... mas nem isso é constante nem se deve confundir kW com kWh.
O autor começou referindo inicialmente que se tratava de eficiência
em função do tempo. Mas depois o próprio parece ter ficado baralhado.
JLMF Escreveu: ↑quinta set 24, 2020 3:26 pm
A eficiência da carga, apurando as respectivas perdas de cada sistema de carga dos diversos veículos não é determinante na eficiência energética destes?
Claro que é. Por isso a única coisa que podemos medir é a energia que pagamos e e os kms que fazemos com ela.
São duas variáveis facilmente determinadas.
O CB não nos dá informação fiável... e complicar essa analise com cálculos de eficiências simplistas não nos leva a nada. Tudo isso pode ser calculado matematicamente, mas é muito mais complexo e implica informações sobre os diversos equipamentos que não temos.
JLMF Escreveu: ↑quinta set 24, 2020 3:26 pm
Num IC a quantidade de combustível entrado no depósito é a que pagamos e utilizamos para rodar, entre a "bomba" e o depósito não há perdas. (salvo quando insistimos e nos molha os sapatos ou fica no chão
)
Num VE a quantidade de energia que sai da tomada é a que pagamos mas só utilizamos a que chega á bateria.
Se entre a tomada e a bateria existem perdas internas devido a eficiência do carregamento vamos ter menos energia para rodar.
Obviamente.... na prática o que temos de fazer é calcular da mesma forma o consumo. As perdas fazem parte do consumo.... e há perdas... mas não são as indicadas no artigo. Não se calcula assim. E nem são de tal magnitude.
Da mesma forma que alguns carros CI aproveitam melhor o combustível que pagamos na bomba. Também alguns EV aproveitam melhor a energia que sai da tomada para o carro. É por isso que alguns são mais económicos que outros. Mas isso não está em causa.
Aliás, nos EV por vezes pode ser necessário fazer arrefecimento activo da bateria durante a carga... nesses carregamentos o consumo de energia será muito maior.
JLMF Escreveu: ↑quinta set 24, 2020 3:26 pm
Apesar de o veículo me informar que entraram na bateria X KWh e calcular no CB o consumo sobre estes X, eu terei de adicionar para cálculo de média real os Y que se perderam na carga e que eu paguei.
Por isso não se usa informação do CB.
Nem o CB sabe exactamente quantos X kWh entraram na bateria, nem quantos lá estão. Alias, isso varia consoante a temperatura do momento. As baterias não são depósitos estanques.
Enfim... não vale a pena complicar o que é simples.
Também não é minha intenção defender o Zoe em relação a outros... mas tirar conclusões, baseada em dados falsos também não é justo.