SMART electrico

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: segunda jul 06, 2020 2:34 pm Quando toca a viagens maiores, o Ioniq é superior ao leaf40 apesar da bateria menor. Esta diferença é ainda maior no Verão, em que a falta de refrigeração da bateria do Leaf e o consequente rapidgate (limitação de corrente de carga em PCRs quando a bateria está quente) permite poupar tempo de viagem e € nos PCRs pagos ao minuto de utilização.
Corretíssimo... eu tenho um "patch" no Leaf 40 que ainda não testei verdadeiramente e que supostamente faz com que rapidgate seja menos "chato", mas acho que é apenas um paliativo... felizmente ainda não foi preciso fazer tantos kms de seguida. Caso viagens maiores (como falei, acima de 300kms, seja + de 1 PCR para o Leaf), o Ioniq ganha a todos os outros EV's disponíveis até 20/30 KEUR novos... (única vez que senti rapidgate foi desesperante... carro a carregar a 18KW com 20% bateria e a precisar de uns 65% para chegar a casa... salvoerro foram 40minutos por um cheirinho que normalmente demoraria 10/15min.
Agora é questão de conseguir encontrar um dentro do orçamento.
Pois, aí é que (na minha opinião) "a porca torce o rabo" pois os ioniq não são nada baratos (por serem bons é certo :) )... não eram novos (na altura que vi e o meu Leaf 40 novo ficava por 31KEUR e um ioniq novo por 39KEUR), e não são em 2ª mão...mas ás vezes aparece algo fixe... contacta o Jasmim (zona sul Porto) ou o Orlando (zona Leiria), que são vendedores (maioritariamente de importados) mas também uns grandes carolas da mobilidade elétrica e te ajudam de certeza nessa procura por um carro que esteja BOM.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Este eléctrico não vai ser para mim, mas como agora procuro mais um pouco de autonomia muito provavelmente será para eu conduzir no fim de semana com a família

O ioniq parece muito bom mas está mais de 3mil € acima e mais 1/2 anos que o Kia Soul e procuro um electrico com iva dedutível o que reduz ainda mais a escolha

O zoe vejo aí muitos relatos de problemas e o nissan só gosto da ultima versão e não tem a fiabilidade dos coreanos e a nível de euros também são mais caros

Algo deve aparecer entretanto


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

É ir "estando em cima"... há sempre negócios a aparecer :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: SMART electrico

Mensagem por rnlcarlov »

O Orlando e o Jasmim conseguem arranjar carros com IVA dedutível. Acho que o meu Ioniq (comprei ao Orlando) teria dado para isso se eu não fosse pessoa singular.
Mas como diz o Freddy, é esperar. Pode ser que apareça algum desesperado a querer vender o Ioniq ao desbarato por achar que a nossa rede de carregamento é uma miséria e que só um Tesla e a sua rede permitem andar de VE.
(Qualquer semelhança a casos reais ocorridos no passado é mera coincidência... talvez) :roll:


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: terça jul 07, 2020 7:37 pm Pode ser que apareça algum desesperado a querer vender o Ioniq ao desbarato por achar que a nossa rede de carregamento é uma miséria e que só um Tesla e a sua rede permitem andar de VE.
(Qualquer semelhança a casos reais ocorridos no passado é mera coincidência... talvez) :roll:
Ás vezes revejo-me nisso mas qualquer Tesla ainda é um esticão logo à cabeça (mesmo usados) e quando penso nalguma peça avariar e aqueles valores mão de obra e peças... ai ai... fico aqui com o Leaf que é bem bom... :)

Não é querer desejar mal a ninguém, mas a quantidade de UBER's que havia a fazer leasing/créditos/etc de elétricos e agora sem faturarem quase nada... infelizmente vão aparecer muitos bons negócios uns meses depois de acabarem com as moratórias :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: SMART electrico

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: quarta jul 08, 2020 4:08 pm
Ás vezes revejo-me nisso mas qualquer Tesla ainda é um esticão logo à cabeça (mesmo usados) e quando penso nalguma peça avariar e aqueles valores mão de obra e peças... ai ai... fico aqui com o Leaf que é bem bom... :)
Por acaso era mais uma indirecta a um utilizador que penso não é assim muito assíduo neste fórum. Anda mais pelo clubeletricos. :D

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: SMART electrico

Mensagem por zeuz »

rnlcarlov Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: quarta jul 08, 2020 4:08 pm
Ás vezes revejo-me nisso mas qualquer Tesla ainda é um esticão logo à cabeça (mesmo usados) e quando penso nalguma peça avariar e aqueles valores mão de obra e peças... ai ai... fico aqui com o Leaf que é bem bom... :)
Por acaso era mais uma indirecta a um utilizador que penso não é assim muito assíduo neste fórum. Anda mais pelo clubeletricos. :D
Realmente o Bruno não perdeu tempo a despachar o Ioniq! Imagem

Mas é compreensível!

Para quem quer ter um BEV como carro único na casa, não há muito por onde escolher... ou Tesla ou BEV's com bateria de 60kWh, mas sujeitando-se aos caprichos da Mobi.e ...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: SMART electrico

Mensagem por jmlflorencio »

Também não me parece que seja caso único. Por várias vezes já dei comigo a pensar que "eléctrico só se for um Tesla", precisamente pela capacidade da bateria e disponibilidade da rede de carregamento...

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: SMART electrico

Mensagem por zeuz »

jmlflorencio Escreveu:Também não me parece que seja caso único. Por várias vezes já dei comigo a pensar que "eléctrico só se for um Tesla", precisamente pela capacidade da bateria e disponibilidade da rede de carregamento...
No fórum NissanLeafPt, ou no Facebook, agora já não me recordo, advogam que a chegada da Ionity irá mudar isso... mas sabendo que qualquer carregador em espaço público tem que estar ligado à Mobi.e... Imagem

Há várias notícias que prometem um grande crescimento da rede de carregamento, mas depois vemos as tarifas praticadas e... certamente que a maioria pensa se valerá a pena arriscar num VE quando gastam o mesmo num carro com motor diesel, mas sem a incerteza que um VE é para muita gente...

Depois outro ponto que não vejo muita gente falar é a potência de carregamento... são poucas as notícias que falam em PCR's com mais de 50kWh... e pelo menos para os carros com baterias de +60kWh, isso fará diferença...


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu percebi para quem era.... cusco ambos locais (FB através da empresa que não tenho) e ex-forum nissanleafpt agora clubeletricos.

O meu Leaf é primeiro carro, mas não é carro único da casa e houve uma viagem de fdsemana à serra da estrela feita ano passado que por sair Sexta após trabalho e não querer viagem de HORAS e mais HORAS à noite com puto pequeno, obriguei-me a mim próprio a ir de ICE... desde que comprámos o Leaf foi maior viagem que ICE fez em mais de 2 anos... foi ir e vir à Pousada Serra da Estrela desde Ovar (se bem que antes já tinha feito 50kms de elétrico para trabalho)... Hoje com alguns PCR na A25 e mais programados (inclusive Seia se não estou enganado), no futuro não deve voltar a acontecer.

Quanto aos postos de >50kw acho que ouvi algo do governo que iam instalar uns quantos... não foi aqui, mas este link para notícia serve:
https://0aos100.pt/pt/4212/governo-quer ... tra-rapido
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: SMART electrico

Mensagem por rnlcarlov »

zeuz Escreveu: quarta jul 08, 2020 9:03 pm Para quem quer ter um BEV como carro único na casa, não há muito por onde escolher... ou Tesla ou BEV's com bateria de 60kWh, mas sujeitando-se aos caprichos da Mobi.e ...
Ou então um BEV com 28kWh mas com excelente velocidade de carregamento e eficiência, sujeitando-se claro aos caprichos da mobie. Já tenho ali uma viagem de 960km agendada....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: quinta jul 09, 2020 9:27 am Ou então um BEV com 28kWh mas com excelente velocidade de carregamento e eficiência, sujeitando-se claro aos caprichos da mobie. Já tenho ali uma viagem de 960km agendada....
Isso das viagens depende muito do conceito de kms... o Leaf 40 até 300 kms em AEstrada bastante pacifico com uma carga rápida (10-60%) em 15-20min...claro que viagens maiores terão paragens maiores... mas eu pessoalmente não faço grandes viagens, mas mais médias... em que para já a autonomia do Leaf tem quase sempre dado.. claro que com planeamento de locais de chegada com posto ou possibilidade de carregamento acautelado...

Ontem por acaso vi um video que acho que define andar de elétrico (e os seus utilizadores) na perfeição:
https://www.youtube.com/watch?v=hE429Qrmmu4

Aprecio muito o youtuber em causa pois adoro carros. O que gostei mais no vídeo é que ele não é nem defensor de elétricos nem anti-elétrico... ele nesta análise acho que foi simplesmente pragmático e pode ser um eye-opener para muita gente... pensei mesmo que ele diria mais mal do carro como petrolhead mas foi bastante isento mesmo...GOSTEI!

Gostei da parte que apesar de carro poder fazer grandes performances, os condutores têm numa prespectiva mais médio prazo tendência para serem mais relaxados na condução... eu revejo-me completamente nesse discurso :)!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

rnlcarlov Escreveu: terça jul 07, 2020 7:37 pm O Orlando e o Jasmim conseguem arranjar carros com IVA dedutível. Acho que o meu Ioniq (comprei ao Orlando) teria dado para isso se eu não fosse pessoa singular.
Mas como diz o Freddy, é esperar. Pode ser que apareça algum desesperado a querer vender o Ioniq ao desbarato por achar que a nossa rede de carregamento é uma miséria e que só um Tesla e a sua rede permitem andar de VE.
(Qualquer semelhança a casos reais ocorridos no passado é mera coincidência... talvez) :roll:
Bom, se conhecerem alguém que queira despachar um ioniq ao desbarato para trocar por um tesla, estou interessado :D


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Tenho acompanhado quase diariamente o mercado de usados electricos e vou lendo algumas coisas, alguns DBs e coisas que vão aparecendo, assim também não tomo decisões precipitadas como o smart com uma autonomia de 100km e sem carga rápida

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: SMART electrico

Mensagem por zeuz »


rnlcarlov Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta jul 08, 2020 9:03 pm Para quem quer ter um BEV como carro único na casa, não há muito por onde escolher... ou Tesla ou BEV's com bateria de 60kWh, mas sujeitando-se aos caprichos da Mobi.e ...
Ou então um BEV com 28kWh mas com excelente velocidade de carregamento e eficiência, sujeitando-se claro aos caprichos da mobie. Já tenho ali uma viagem de 960km agendada....
Estou a ler o diário de bordo dele, desde o início, e também sou da opinião de que não precisamos de uma bateria grande.

O que é necessário é uma bateria suficiente para fazer ~250km, a 120km/h, de Inverno ou Verão, com AC/aquecimento ligado. Isto dá ~2h de condução continua, ou seja, paramos para carregar na altura certa!

O Ioniq aproximasse desta ideia e para um budget até 20.000€ é a escolha acertada!


Pena eu não encaixar com o design dele... tanto exterior, como interior...


P.S.:
Desde que tenhamos PCR disponíveis nesse raio de ~250km, claro está!

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: quinta jul 09, 2020 10:46 pm P.S.:
Desde que tenhamos PCR disponíveis nesse raio de ~250km, claro está!
Com os projetos pendentes do LIDL coisa começa a ficar mais bem distribuida... fica só mesmo a faltar parte do Alentejo e interior norte (acima da A25 e para lá de Vila Real)... aí é um deserto completo
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Boas, tenho andado atento ao mercado

O que acham do I3?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: SMART electrico

Mensagem por Freddy_krueger »

bicicleta Escreveu: quarta jul 15, 2020 6:54 pm Boas, tenho andado atento ao mercado
O que acham do I3?
O i3 para mim é uma incógnita pois normalmente valores de manutenção BMW são para o elevados... só conheci uma pessoa com um mas tinha manutenção incluída nos primeiros anos - não soube dizer quanto seria depois...

Atenção que há 3 configurações de bateria além do sistema REX (motor a gasolina como extensor de bateria):
60ah - 22,6kwh
94ah - 33 kwh
120ah - 42,2 kwh

Normalmente bm's mais baratos são com essa bateria de 60ah que com uns anitos não deve dar grande autonomia (talvez 90-150kms dependendo de condução).

Lugares de trás são um bocado apertados e de difícil acesso (ver como porta traseira funciona "a la mazda rx8") mas como andavas a ver smarts, até é um bom aumento.

Ao que ouço as acelerações são BRUTAIS... até é preciso ter atenção... Consumo AEstrada, devido à forma do veículo algo penalizados

A estética...bem... depende de cada um...e mais não digo :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: SMART electrico

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que o BMW é o pior carro para comprar:
- é caro, por ser BMW;
- manutenção e peças caras, pela mesma razão;
- baterias com capacidades que "já não se usam" (tirando essa maiorzinha);
- é feio como tudo. Mesmo que nós gostemos (e gostos não se discutem), calculo que seja mais difícil encontrar quem goste dum i3 do que dum Tesla (e é algo importante caso queiramos um dia vender)...

De qualquer modo, "qualquer eléctrico é melhor que nenhum eléctrico". Força nisso ;-)


Autor do tópico
bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: SMART electrico

Mensagem por bicicleta »

Obrigado pelos comentários,

A considerar seria a versão intermédia de 33kw 2017 que anda na casa dos 20mil euros com poucos km e quase novos

A estética, não é consensual, mas é um carro diferente e com interiores bem desenhados, e claro deve ter a qualidade bmw

O que me pode deixar a pensar seriam mesmo as peças/manutenção, mas não se encontram muitos relatos por aqui

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”