Procura de viatura híbrida - Ampera?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Avatar do Utilizador

Sprozio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 24, 2019 10:13 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Sprozio »

O dia a dia do meu Ampera.
Consumo de energia à roda de 9 kwh
Cerca de 60 quilómetros
Autonomia à chegada à roda de 15 quilómetros

Isto com condução normal, por estrada nacional e cidade, e sempre com ar condicionado no modo automático.

Imagem
Imagem
upload images to share

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por serges »

Esse menu fantástico fazia uma falta danada no da esposa, é de 2012, pois ela teima em chegar perto dos 100kms... Se tivesse acesso a isso imagino os kms que faria loool!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por zeuz »

APHenriques Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta jul 22, 2020 10:21 am O consumo médio de gasolina varia entre os 7L/100km e os 10L/100km ( rácio quilómetros percorridos exclusivamente a gasolina versus gasolina gasta ).
:o
Isso não será demais?
O meu Outlander não gasta isso, apesar do tamanho, peso, tracção 4x4...
Como escrevi, eu faço a média entre os quilómetros indicados exclusivamente a gasolina versus o gasto de gasolina. Assim tenho melhor percepção do que o carro gasta e de qual a autonomia esperada exclusivamente a gasolina. E atenção que uma vez esgotada a bateria de tracção, o carro continua a contabilizar os quilómetros percorridos na parte gasolina, apesar de serem com o motor desligado.

Confesso que fico sempre surpreendido com estas médias, porque muitas das vezes o meu ritmo na AE é 100/110km/h, mas a verdade é que um Astra com motor 1.4i de 90cv faria semelhante. Embora não seja o motor a gasolina que puxa o carro, não é um motor com injecção directa, nem tem turbo para aumentar o binário, pelo que irá sempre ser esforçado a gerar electricidade.

Deixo duas imagens da viagem de Sábado.
Percurso Odivelas-Vendas Novas-Odivelas. Não passei dos 80km/h, excepto descidas, e só usei o AC na viagem de ida.

O ciclo de funcionamento do motor do Outlander PHEV é Otto ou Miller ?



Para o autor do tópico faço o aviso que o Ampera é um carro "pequeno" por dentro. O espaço interior e a bagageira estão ao nível de um Opel Corsa. Para quem vem dum segmento C, versão carrinha, vai certamente notar a diferença no espaço interior.


Pessoalmente, tendo garagem onde carregar, optaria por um BEV (100%). O stress seriam as viagens longas, porque a Mobi.e insiste em ter apagões nas alturas de maior movimento nas estradas... Imagem

Não querendo perder o espaço da 308 SW, há a opção do A3 e-tron e Passat GTE, mas ultrapassam os 15.000€. As Volvo V60 D6 PHEV também ultrapassam os 15.000€ e tenho as visto com mais de 150.000km. Também têm fama de dar problemas do compressor do ar-condicionado. Um Outlander PHEV não é opção?

Outra opção seria gastar menos dinheiro e comprar um BEV para o percurso casa-emprego-casa. Depois, quando a oferta no mercado de usados for maior, assim como a experiência, apostar noutro PHEV/BEV familiar. Por exemplo, no outro dia vi um Nissan Leaf à venda por 9.750€.ImagemImagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por zeuz »

Contagem desde que tenho o carro em minha posse, i.e., desde Outubro/2017.Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por serges »

Está muito bem…

Está a ter a utilização para o que lhe é pedido!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Stblink
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça jul 21, 2020 7:46 am

Re: Procura de viatura híbrida - Ampera?

Mensagem por Stblink »

zeuz Escreveu: segunda ago 03, 2020 10:39 pm
APHenriques Escreveu:
zeuz Escreveu: quarta jul 22, 2020 10:21 am O consumo médio de gasolina varia entre os 7L/100km e os 10L/100km ( rácio quilómetros percorridos exclusivamente a gasolina versus gasolina gasta ).
:o
Isso não será demais?
O meu Outlander não gasta isso, apesar do tamanho, peso, tracção 4x4...
Como escrevi, eu faço a média entre os quilómetros indicados exclusivamente a gasolina versus o gasto de gasolina. Assim tenho melhor percepção do que o carro gasta e de qual a autonomia esperada exclusivamente a gasolina. E atenção que uma vez esgotada a bateria de tracção, o carro continua a contabilizar os quilómetros percorridos na parte gasolina, apesar de serem com o motor desligado.

Confesso que fico sempre surpreendido com estas médias, porque muitas das vezes o meu ritmo na AE é 100/110km/h, mas a verdade é que um Astra com motor 1.4i de 90cv faria semelhante. Embora não seja o motor a gasolina que puxa o carro, não é um motor com injecção directa, nem tem turbo para aumentar o binário, pelo que irá sempre ser esforçado a gerar electricidade.

Deixo duas imagens da viagem de Sábado.
Percurso Odivelas-Vendas Novas-Odivelas. Não passei dos 80km/h, excepto descidas, e só usei o AC na viagem de ida.

O ciclo de funcionamento do motor do Outlander PHEV é Otto ou Miller ?



Para o autor do tópico faço o aviso que o Ampera é um carro "pequeno" por dentro. O espaço interior e a bagageira estão ao nível de um Opel Corsa. Para quem vem dum segmento C, versão carrinha, vai certamente notar a diferença no espaço interior.


Pessoalmente, tendo garagem onde carregar, optaria por um BEV (100%). O stress seriam as viagens longas, porque a Mobi.e insiste em ter apagões nas alturas de maior movimento nas estradas... Imagem

Não querendo perder o espaço da 308 SW, há a opção do A3 e-tron e Passat GTE, mas ultrapassam os 15.000€. As Volvo V60 D6 PHEV também ultrapassam os 15.000€ e tenho as visto com mais de 150.000km. Também têm fama de dar problemas do compressor do ar-condicionado. Um Outlander PHEV não é opção?

Outra opção seria gastar menos dinheiro e comprar um BEV para o percurso casa-emprego-casa. Depois, quando a oferta no mercado de usados for maior, assim como a experiência, apostar noutro PHEV/BEV familiar. Por exemplo, no outro dia vi um Nissan Leaf à venda por 9.750€.ImagemImagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Muito Obrigado,

Era mesmo algo deste género que pretendia.

Um BEV nesta altura não seria opção pois faço semanalmente algumas viagens mais longas e que possivelmente teria de parar num PCR.

A questão do Outlander seria mais e apenas a questão do consumo nas viagens que faço semanalmente maiores é que têm um consumo um pouco mais elevado.

Estou a ponderar talvez ir até aos 20.000€ e aqui talvez já surgissem alguns Prius Phev, e vejo bastantes Golf.

Será o Golf Gte uma boa opção?

Entretanto vi 2 Amperas à venda, um na Consilcar e outro na Sadiauto, alguém tem opiniões destes Stands?

Obrigado

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”