Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

Vou partilhar os resultados que obtive.
Como já tinha referido adquiri uns dispositivos shelly em que mede o consumo total da casa e shelly 1pm que liguei ao carregador do carro.
Quando fiz o primeiro teste de carregamento deu um consumo anormal no Selly 1pm pois durante a noite chegou a dar alguns valores mais altos no carregador do carro que em toda a casa.
Após vários testes de consumo de vários equipamentos, o shelly 1pm passou a dar valores mais próximos, mas deu ideia que dá sempre um pouco a cima. Nesta sequência decidi adquirir um contador (que me disseram ser bom) para aferir melhor os consumos e comparar com os medidores que tenho.

Estes foram os consumos obtidos no percurso com cerca de 75% AE/EN e 25% cidade/algum trânsito:
-CB do carro 11,2 kWh/100km (o CB deste carro só indica o consumo durante a condução);
-Valores da tomada 13,50 kWh/100km.ImagemImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk





Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Já agora este consumo contempla o TM3 em standby durante quanto tempo?
No caso específico dos Tesla's, existe o chamado "vampire drain" que carro gasta uma quantidade significativa de energia em standby que deve ser tida em conta. E carro esteve com sentry mode ligado? Em caso afirmativo ainda mais relevante...
Mas de uma matemárica simples, dá um consumo sensivelmente de 20,5%+ que CB... imagino que possa ser 10-15% perdas carregador carro +5-10% consumo carro standby.... que acham?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

Pois é o que que inicialmente disse, as variáveis são tantas que é quase impossível chegar a alguma conclusão.
O CB indica só o que gasta em condução, o carro saiu de casa pelas 09.00 e carregou ás 00.00.
O modo sentinela terá estado muito pouco tempo activo neste percurso pois teve pouco tempo estacionado em locais com ele ligado, (aliás não tive sequer um aviso, o record é da minha esposa com mais de 300 avisos ). Ou seja é assumir que esteve desligado.
Já agora, carregou a 13A.
O que costumo dizer a quem pergunta, é que gasta cerca de 1,50€ aos 100km. Neste percurso gastou 1,33€.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: quarta out 07, 2020 11:04 am O modo sentinela terá estado muito pouco tempo activo neste percurso pois teve pouco tempo estacionado em locais com ele ligado, (aliás não tive sequer um aviso, o record é da minha esposa com mais de 300 avisos Imagem). Ou seja é assumir que esteve desligado.
Mesmo não tendo gravado eventos, se sentinel ativo, os sensores (que suponho seja o maior do consumo) estão ativos... e logo há gasto de enrgia...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »


Freddy_krueger Escreveu: Mesmo não tendo gravado eventos, se sentinel ativo, os sensores (que suponho seja o maior do consumo) estão ativos... e logo há gasto de enrgia...
Sim, mas neste dia em particular não terá ficado estacionado com o modo sentinela activo mais de 30m. Atenção que ele permite inibir locais com o modo sentinela activo e o carro esteve quase todo dia estacionado em casa.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

CoolZeroFCP Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: Mesmo não tendo gravado eventos, se sentinel ativo, os sensores (que suponho seja o maior do consumo) estão ativos... e logo há gasto de enrgia...
Sim, mas neste dia em particular não terá ficado estacionado com o modo sentinela activo mais de 30m. Atenção que ele permite inibir locais com o modo sentinela activo e o carro esteve quase todo dia estacionado em casa.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Afinal como dizia a música havia outra...
A minha esposa disse-me que de manhã quando tirou o carro da garagem tinha eventos no modo sentinela. Aparentemente como tinha andado a mexer nas definições, o modo sentinela ficou activo em casa.
Ou seja, estou a ver que breve tenho de colocar o carro num túnel em vácuo para aferir resultados ImagemImagemImagem.

A melhor conclusão que vou tirando é que passei a gastar 1,50€ aos 100km.Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que 15% perdas é algo que podemos dar como certos em todos os BEV... nalguns talvez mais por serem menos eficientes no carregamento...
O tesla em particular pode ter um maior consumo/km caso carro fique muito tempo "parado" pois tem o tal consumo em standby relativamente alto...

Nesse campo posso aferir que o nissan leaf 2018 40kwh é bastante bom... no tempo da pandemia esteve 32 dias sem andar/carregar em garagem aberta ao exterior (ainda não houve t€mpo para dois portões) entre 15 Março e 17 Abril e carro manteve-se nos 52% SOC sem alteração desta percentagem durante todo esse tempo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

Penso que a perda em standby tem vindo a ficar muito melhor nos model 3 nas últimas actualizações, já não se compara com os valores iniciais.
Actualmente o que faz gastar é sobretudo o modo sentinela, estar constantemente a abrir a aplicação (que faz o carro despertar), ter o Bluetooth do telemóvel ligado perto do carro (despertar do carro) e outras opções ligadas como climatização automática do habitáculo...
Tudo coisas que se podem desativar e que poderão não acontecer noutros veículos pois não têm essas opções.
Já estive sem usar o carro na garagem 7 dias e não perdeu percentagem.
Por isto é que logo no início deste tópico eu disse que será muito complicado tirar alguma conclusão. Para o mesmo percurso que eu fiz acredito que a minha esposa faça menos 1kwh/100km sem preocupações e só muda o condutor

Arriscando dizer alguma parvoíce...

Posso afirmar que no máximo gasto 15 kWh/100km, cerca de 1,50€ (1,47€).

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: quarta out 07, 2020 8:45 am Vou partilhar os resultados que obtive.
Como já tinha referido adquiri uns dispositivos shelly em que mede o consumo total da casa e shelly 1pm que liguei ao carregador do carro.
Quando fiz o primeiro teste de carregamento deu um consumo anormal no Selly 1pm pois durante a noite chegou a dar alguns valores mais altos no carregador do carro que em toda a casa.
Muito obrigado pela partilha.
Parece que esse contador shelly 1pm é para esquecer.
A minha intenção com este tópico não é saber consumos em situações especificas. Mas sim, saber o consumo real médio na utilização real (mensal ou mesmo anual)

Por exemplo, o meu carro, sendo plug in é mais difícil saber consumos exactos por quilómetros pois é difícil saber exactamente quantos quilómetros fez a gasolina ou electricidade. Mas tenho registado todos os kWh, todos os litros de gasolina e todos os quilómetros.
Mas consigo saber por várias medidas no último ano que o consumo médio de electricidade ronda os 25kWh/100Km. E nisto inclui-se alguns dias frios por ano em que tenho o ar condicionado a aquecer o carro antes de entrar nele nas manhãs frias. O que interessa é saber o consumo real do carro por cada utilizador. Independentemente de particularidades de utilização.
O CB diz-me muitas vezes que gastou 17 ou 18kWh/100. Ou num dia como hoje que fez aproximadamente 200 kms com dois carregamentos parciais deu-me 3,4L/100 e 16,7kWh/100. Mas isto não significa nada.
Tenho meses quase sem consumo de gasolina e tenho dias com um depósitos gastos...

A minha sugestão é: registar contagem de kms e de kWh e fazer as contas. E apurar o resultado de cada mês, o que permitirá saber os consumos totais e médios mensais e anuais.
Tendo um contador no circuito, basta registar os kWh e os kms do odometro em todos os dias 1 de cada mês. ;)

É verdade que somos poucos, mas a média de alguns consumos reais do mesmo modelo VE é que nos dá a realidade.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Gostava de ajudar nesse estudo mas apenas tenho um contador de shucko e meu EVSE apesar de dar para regular... já uma vez me saltou de 7amp para 12amp durante o dia quando carregava em shucko com medidor e adaptador para cee16.... como normalmente carrego à noite, prefiro ter a certeza que não vou ter stress com tomada e ligo EVSE direto na tomada cee16.... mas não tenho contador...se um dia puser lá contador, faço esse registo facilmente.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

Também não estava a contar colocar lá um contador, mas como ando com o outro projecto com base nos shelly e o 1pm deu aqueles consumos estranhos, precisei de alguma coisa que me dissesse qual dos medidores estava a dar valores errados.
Coloquei aquele contador que me disseram ser de confiança, mas o que queria ter colocado era um medidor de quadro que me desse mais informação, mas nas casas da especialidade pedem-me mais de 100€ por um aparelho desses (com wifi mais de 200€). Acredito que a qualidade tenha de se pagar mas para o uso que lhe ia dar não faz sentido nenhum.
Entretanto coloquei o shelly 1pm noutro local e já dá valores mais correctos mas sempre ligeiramente mais elevados. Não sei se o aparelho precisava de calibrar, se era por apanhar pouco wifi no local,...

Voltei a fazer outra medição deu 12,31kwh/100km. Breve tenho de alterar a resposta de 1,50€ para 1,40€/100km .

Daqui a uns meses volto a fazer as contas e coloco aqui.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: quinta out 08, 2020 9:34 am Voltei a fazer outra medição deu 12,31kwh/100km. Breve tenho de alterar a resposta de 1,50€ para 1,40€/100km ImagemImagemImagem.
Olha que não :p... agora com tempo a arrefecer, o TM3 (como todos os elétricos) vai começar a gastar significativamente mais... eu lembro-me de verificar diferença Verão/Inverno uma diferença de consumo de 1,5-2kwh/100kms
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por warrior.1977 »

Eu tenho alguns shelly1PM e medem bem.

Por isso esse shelly que deu dados estranhos, possivelmente terá algum problema.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por gbento »

warrior.1977 Escreveu:Eu tenho alguns shelly1PM e medem bem.

Por isso esse shelly que deu dados estranhos, possivelmente terá algum problema.
Os shelly PM aguentam a passagem da carga tantas horas? Não aquecem?
Ou é preferível colocar um disjuntor que mede os consumos ou aquele shelly com medição na tomada (este último suporta 16A)

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

gbento Escreveu:
warrior.1977 Escreveu:Eu tenho alguns shelly1PM e medem bem.

Por isso esse shelly que deu dados estranhos, possivelmente terá algum problema.
Os shelly PM aguentam a passagem da carga tantas horas? Não aquecem?
Ou é preferível colocar um disjuntor que mede os consumos ou aquele shelly com medição na tomada (este último suporta 16A)

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
O shelly 1pm tem protecção de temperatura.
Quando o coloquei a medir o consumo do carro ele disparava quando selecionava 16A no carro (penso que o carro tira sempre um pouco mais que os 16A) e aparecia aviso na aplicação que tinha atingido o limite de temperatura. Mesmo o próprio carro antes do shelly avisar, reduzia a potência de carregamento e aparecia o aviso a dizer que o circuito não suportava os 16A.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por gbento »

CoolZeroFCP Escreveu:
gbento Escreveu:
warrior.1977 Escreveu:Eu tenho alguns shelly1PM e medem bem.

Por isso esse shelly que deu dados estranhos, possivelmente terá algum problema.
Os shelly PM aguentam a passagem da carga tantas horas? Não aquecem?
Ou é preferível colocar um disjuntor que mede os consumos ou aquele shelly com medição na tomada (este último suporta 16A)

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
O shelly 1pm tem protecção de temperatura.
Quando o coloquei a medir o consumo do carro ele disparava quando selecionava 16A no carro (penso que o carro tira sempre um pouco mais que os 16A) e aparecia aviso na aplicação que tinha atingido o limite de temperatura. Mesmo o próprio carro antes do shelly avisar, reduzia a potência de carregamento e aparecia o aviso a dizer que o circuito não suportava os 16A.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Obrigado


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

PF vejam este artigo:

https://pushevs.com/2020/10/22/calculat ... fficiency/

Lá menciona as "in"eficiências dos carregadores internos de diversos BEV...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

Há algo nesse estudo que não percebi...
Então ele compara o estimado com o ciclo wltp com o que alguém consumiu num percurso e diz que essa diferença é a perda de eficiência do carregamento?
Será que sou eu que estou a interpretar mal?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que é tudo baseado no ciclo wltp...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Partilha sobre consumo real de veículos eléctricos

Mensagem por CoolZeroFCP »

Mas o consumo médio do ciclo wltp do Model 3 long range é 132wh/km e autonomia de 560km.
Isso quer dizer que 132x560=73920wh
Sendo que a capacidade útil da bateria é de 7 4kwh, então isso daria uma eficiência de 99,9%.

Mas o estudo diz que o consumo médio é de 16kwh. E a eficiência do carregador 79%.

Não me parece que o estudo seja coerente ou então a conclusão está errada...

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”