Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o
Responder

Autor do tópico
lugo01
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 28, 2020 9:17 am

Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por lugo01 »

Bom dia!

Em Setembro do ano passado adquiri uma Goose Five com baterias de chumbo. O objectivo seria pequenas deslocações entre os 5 e os 8 quilómetros, sem frequência fixa.
Indo ainda mais além do que o pseudo manual quanto ao tempo de carga, foi sempre recarregada após uma hora de repouso para arrefecimento das baterias, independentemente da distância percorrida.

As maiores deslocações foram para as revisões, conforme o plano das mesmas, na distância de 22Km (+22Km para regresso), sem qualquer problema.

Em Abril deste ano após 700km percorridos, sem qualquer tipo de pré-aviso ao fim de aprox. 3km ficou sem "força" sendo a velocidade tão reduzida que a deslocação era instável.

Li, julgo que por aqui algures, que devia de medir a voltagem das baterias encostando a roda dianteira a uma parede e accionando o acelerador. Voltímetro comprado e após a carga foi efectuado o teste. Leitura inicial total +/- 60v. Nenhuma "queda" acentuada nos valores ao acelerar. Individualmente todas apresentaram voltagem ligeiramente superior aos 12v.

O fabricante, via telefone, recusa qualquer interacção com o cliente remetendo para o revendedor. Inclusivé desligaram o telefone "na cara" após a insistência na resolução do assunto.
Por e-mail nem se dignam a responder.

Portanto, foi para o revendedor/representante.
Diagnóstico: baterias.
Resolução: compra de um pack de 5 baterias.

As minhas questões são:
- Sendo mesmo das baterias e apesar de eu não ter notado nada de irregular (como leigo), as 5 baterias ficam todas afectadas?
- Não é possível despistar qual(is) a(s) anómala(s) e substituir?

Não estava muito interessado em comprar 5 baterias para poder trazer o veículo para casa e ficar pelo caminho com outro problema qualquer.

Agradeço antecipadamente a possível colaboração de todos, por terem lido este testamento e apresento as minhas desculpas pela extensão do mesmo.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por rnlcarlov »

Baterias de chumbo têm uma vida curta. Pode ser mais ou menos, dependendo de vários factores. Mas basta de facto uma bateria estar bastante fraca para afectar a performance da mota inteira.

Mas se não fosse agora, alguma altura ia acontecer. No meu caso também não cheguei bem 2 anos com as baterias de chumbo. A alteração para lítio é a melhor coisa a fazer. Pode falar com pessoas como o Jorge Rocha que o podem ajudar nesse passo.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por jmlflorencio »

Bom, setembro de 2019, a garantia já lá vai.

Eu falaria com uma "oficina independente" para obter outro orçamento. Mesmo tendo que trocar as 5 baterias, pode ter um preço melhor.

A passagem para lítio promete mais (menos peso, maior durabilidade), mas se nas deslocações que faz com ela não precisa disso, não sei se será de fazer esse investimento...

Já agora, quantos km duraram as baterias de origem?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por rnlcarlov »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 04, 2020 8:40 am Já agora, quantos km duraram as baterias de origem?
Segundo o post dele, 700km.
Acho pouco, mesmo na minha Vortex penso ter feito mais do que isso. Mas daquilo que tenho visto pode haver uma grande variabilidade nestas baterias de chumbo. Já não sei quem foi que me disse que pouco depois de ter a scooter já duas unidades da bateria tinham ido à vida. Vinham com defeito.


Autor do tópico
lugo01
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 28, 2020 9:17 am

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por lugo01 »

rnlcarlov Escreveu: domingo out 04, 2020 10:02 am ... Já não sei quem foi que me disse que pouco depois de ter a scooter já duas unidades da bateria tinham ido à vida. Vinham com defeito.
E foi necessário substituir todas?
Essa é uma das minhas dúvidas. Julgo que não faz sentido ter de substituir todas as baterias caso seja(m) uma ou algumas com "problema".

Se tiver de substituir 5 baterias de 7 em 7 meses, está completamente fora de questão continuar com esta opção.
Quanto ao lítio, sendo um investimento superior, qual a durabilidade média de uma bateria de igual capacidade para manter a autonomia (deduzo que depende de múltiplos factores, mas mesmo assim)?

Agradecido pela participação e respostas.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por rnlcarlov »

lugo01 Escreveu: terça out 06, 2020 12:03 pm E foi necessário substituir todas?
Essa é uma das minhas dúvidas. Julgo que não faz sentido ter de substituir todas as baterias caso seja(m) uma ou algumas com "problema".

Se tiver de substituir 5 baterias de 7 em 7 meses, está completamente fora de questão continuar com esta opção.
Quanto ao lítio, sendo um investimento superior, qual a durabilidade média de uma bateria de igual capacidade para manter a autonomia (deduzo que depende de múltiplos factores, mas mesmo assim)?

Agradecido pela participação e respostas.
Se for um pack bem dimensionado para a mota em questão, diria que vários anos.


Autor do tópico
lugo01
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 28, 2020 9:17 am

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por lugo01 »

Pela ausência de resposta objectiva, terei de deduzir que tenho mesmo de comprar as cinco baterias, no caso ñ lítio...

Opções:
- Iguais (chumbo) com duração de 7 meses a cada 700Km;
- Gel, não faço a mínima ideia de nada;
- Lítio, desconheço por completo duração, mas segundo referido, vários anos;
- Outras opções, caso existam.

Fornecedores ou oficinas independentes, que conheçam e de confiança, ficaria agradecido. Preciso de resolver isto, sobretudo agora que começaram as aulas.

Obrigado.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por rnlcarlov »

lugo01 Escreveu: quarta out 07, 2020 2:55 pm Pela ausência de resposta objectiva, terei de deduzir que tenho mesmo de comprar as cinco baterias, no caso ñ lítio...

Opções:
- Iguais (chumbo) com duração de 7 meses a cada 700Km;
- Gel, não faço a mínima ideia de nada;
- Lítio, desconheço por completo duração, mas segundo referido, vários anos;
- Outras opções, caso existam.

Fornecedores ou oficinas independentes, que conheçam e de confiança, ficaria agradecido. Preciso de resolver isto, sobretudo agora que começaram as aulas.

Obrigado.
Gel continua a ser chumbo. Quem é de confiança para colocar um pack de lítio nessa scooter, como disse mais acima, é o membro Jorge Rocha. Tem muita experiência no assunto e é uma pessoa 5*.


Autor do tópico
lugo01
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: segunda set 28, 2020 9:17 am

Re: Gingabike Vortex Goose Five - baterias

Mensagem por lugo01 »

Agradecido. Já tinha ficado com a referência ao Sr. Jorge Rocha.

Como tenho o veículo no revendedor precisava que alguma alma caridosa disponibilizasse a referência das baterias originais (e fotos) ou a referência de equivalentes para efectuar uma sondagem de mercado.

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”