Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Autor do tópico
June73
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mar 20, 2021 7:18 pm

Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por June73 »

Boa noite a tod@s.
Estou a pensar trocar o meu carro a diesel de 2016 por um elétrico ou híbrido do ano passado, segmento B. Motivo da troca: faço trajetos curtos em cidade, cerca de 20 km dia, cerca de 5000/ ano e preocupação ambiental.

Experimentei o Zoe 50 e não gostei, achei feio, pouca qualidade e acanhado, para além dos relatos de problemas deste EV, dificuldades no carregamento, casos de avaria com 1 mês na oficina sem carro de substituição...

O Leaf é muito grande, o Yaris HSD é uma opção mais fiável, mas caro e o mais pequeno do segmento.

Estou recetiva a outros modelos que não mencionei até aproximadamente 23.000€

As vossas experiências podem ajudar-me na decisão, que desde já agradeço.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por jfr2006 »

Já considerou um kauai EV usado e importado?

Terá é de subir uma bocado o orçamento.

Ou então um Kia Soul EV, se o design não lhe desagradar

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk




Autor do tópico
June73
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mar 20, 2021 7:18 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por June73 »

O Kauai e eNiro são caros, aproximam-se dos 40.000 mesmo usado. Para os poucos km que faço não ia recuperar o investimento

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por serges »

June73 Escreveu:O Kauai e eNiro são caros, aproximam-se dos 40.000 mesmo usado. Para os poucos km que faço não ia recuperar o investimento
Hum olha que não...

Por volta dos 30k€ já se encontram...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por mafgod »

Ioniq 100% elétrico :)

Ou o novo Dacia spring electric :)


Autor do tópico
June73
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mar 20, 2021 7:18 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por June73 »

No stand virtual estão caros

O Dacia Spring pode ser uma opção

O que acham do Yaris híbrido?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por MRider »

O Yaris híbrido é um engano. Tem uma autonomia EV muito curta .
Live long and prosper!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por APHenriques »

June73 Escreveu: sábado mar 20, 2021 11:29 pm No stand virtual estão caros

O Dacia Spring pode ser uma opção

O que acham do Yaris híbrido?
O Yaris híbrido é um excelente híbrido. Para mim é claramente o melhor do segmento.
Eu gosto particularmente da versão anterior... cheguei a experimentar o carro, para substituir o Prius da minha mulher... fiquei muito surpreendido com o espaço para o condutor, (o meu 1,90m exclui praticamente todos os carros pequenos), mas o Yaris tem uma posição de condução até melhor que o Auris.
O sistema híbrido da Toyota é de longe o melhor especialmente se considerarmos a fiabilidade.

Mas é um híbrido, ou seja, precisa sempre de gasolina... pouca mas precisa.

Eu optaria por um puro VE. O Zoe é um carro pequeno por fora e grande por dentro.... E pelo que já vi até são relativamente bem equipados... actualmente encontram-se alguns usados bastante interessantes dentro dos 23 mil.... novos só o Twingo ou o novo Dacia Spring, mas deste não é de esperar grande qualidade de acabamentos e materiais... mas para andar na cidade parece-me muito interessante.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Tens possibilidade de carregar em casa? Se sim, vai para um BEV e esquece os hibridos...são uma ponte necessária sobretudo para quem não pode carregar e para quem necessita fazer muitos kms seguidos....

Eu sou proprietário de um Leaf e é de facto um pouco grande, nada um segmento B.

Neste caso, e para tua carteira e tamanho de carro tens seguintes opções em BEV:
Segmento A:
- Renault Twingo EV - segmento A Novo (não sei se não terá probemas do Zoe)
- Smart for2 ou for4- segmento A Novo (bateria mais pequena que twingo)
- Vw e-up - Segmento A novo (se conseguires apanhar um....)
- Dacia Spring - Segmento A novo (só lá para Outubro se reservares já...)
- Mini E - Segmento A Semi-Novo (mas necessário pesquisar muito para arranjar algo a 25KEUR....)
Segmento B:
- Peugeot 208 E - Segmento B semi-novo (a partir dos 25kEUR)
- Opel E-Corsa - Segmento B semi-novo (a partir dos 24kEUR)
- Mazda MX-30 - Segmento B+ semi-novo (a partir 29KEUR)
- Bmw i3 - Segmento B+ USADO (preço depende de ano, capacidade bateria, etc...)

Acho que é mais ou menos isso....

Depois há outras opções mais em conta (gémeos Mitsubish i-miev, Peugot ion, Citroen C0), ou menos em conta (hyundai Kon...Kauai :P e honda E)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por zeuz »


Freddy_krueger Escreveu: Tens possibilidade de carregar em casa? Se sim, vai para um BEV e esquece os hibridos...são uma ponte necessária sobretudo para quem não pode carregar e para quem necessita fazer muitos kms seguidos....
Ponto principal!

Se não puderes carregar em casa, vais estar dependente da rede pública! E se escolheres mal o posto de carregamento, vais acabar por achar que devias ter ficado com o diesel.


O que leio é que os ZOE ZE50, portanto o novo modelo, são francamente melhores que os anteriores... foi mesmo o mais recente que experimentaste? Se achaste o novo fraco, então o anterior... Imagem

Dentro desse orçamento uma boa alternativa é o BMW i3 94Ah, usado.

A bateria tem refrigeração activa, a degradação reportada é baixa e o One pedal drive funciona muito bem em trânsito citadino.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Além dos veiculos acima mencionados esqueci-me de pelo menos outro... o Fiat 500 E Novo segmento A... os preços variam muito consoante capacidade de bateria e equipamentos (até tem uma versão cabrio :) )
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por gbento »

Posso dar o meu testemunho. Troquei em outubro um Ford focus tdci por um ioniq 28 kW. Decerto que usado, mas foram 22mil, e são cerca de 60kms todos os dias e tem dado muito bem conta do recado. Muito agradável de conduzir. Bem poupadinho a andar devagar, mas se necessitas de ultrapassar... modo sport e aí vai ele. Seria o carro lá de casa apenas para ir para o trabalho, na verdade, tem-se tornado o viajante. Por vezes ainda digo para levarmos outro carro, mas o pessoal, não se importa de parar um pouco e carregar algures e o focus fica na garagem.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Essa é uma tendência natural quando se tem um ICE e um BEV.... ainda hoje vim de ICE para trabalho pois o ICE já não saia desde 2020.... vim sempre a pensar que carro tinha algo era tanta a barulheira :P...e ter de meter mudanças.... eheheh... para não falar que tive de encher o depósito :(.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
June73
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado mar 20, 2021 7:18 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por June73 »

Obrigada a todos pelas partilhas e opiniões. Tenho garagem com quadro autónomo de 16 amperes.
A questão principal é que faço poucos KMS e sempre em cidade, adorava um EV, mas um automóvel de 30.000€ nem em 10 anos me vai dar o retorno do investimento. Tenho receio do estado das baterias num usado.
A tecnologia HEV e EV ainda são dispendiosas e o segmento B tem poucas opções, ou são carros tipo citadinos muito acanhados ou passam para o segmento C.
A escolha mais racional seria o Zoe 50, mas não gostei do carro, pouco atrativo e a da posição de condução do condutor também não é regulável.
Ainda estou a ver reviews e comparativos pois não encontrei "o tal ".


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Os Bev segmento a, b e c começam agora a aparecer....coisas mais competitivas em 2ª mão provavelmente pra o final do ano ou em 2022...

há agora algumas opções maiorzitas se achas o 208 por exemplo acanhado como seja o DS3 E Tense, o 2008, o MX-30, o I3.... e por exemplo i3 consegues usados no teu target price, e alguns ainda com garantia da bateria.... além disso os elétricos têm provado ser bastante fiáveis...

Eu em 2018 já achei que um PHEV ou HEV não faziam muito sentido pois eram tecnologias de transição, e comprei o Leaf.... hoje, não hesitaria nem um segundo em comprar um segundo BEV para acabar com combustão lá em casa (excepto máquinas agrícolas).... mas estou a poupar guito que realmente o custo upfront é alto (especialmente em novo)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por rnlcarlov »

Os Ioniq têm-se mostrado excelentes no que toca a duração da bateria. Logo um Ioniq de 28kW usado seria uma óptima opção para um carro que não só dá para as voltas da cidade, como também para viagens mais longas. Eu tenho um destes e já me permitiu abdicar completamente dos carros a combustão. As minhas idas a Espanha nestes últimos dois anos têm sido sempre de elétrico.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que só queria segmento B por isso não tinha sequer mencionado o ioniq... mas é uma excelente opção.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Arad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Arad »

Sou suspeito na recomendação (somos todos...), mas dentro desse orçamento é possível um BMW i3 94ah LCI (2018->) com poucos km.

As baterias têm provado ser excelentes, com degradação baixíssima, o carro cumpre bastante bem, é divertido, anda muito bem, tem muito boa qualidade de interiores e a construção em fibra de carbono é algo único neste segmento de mercado. As versões mais equipada têm uns interiores fabulosos.

Tenho um 94ah Rex de 2017 desde novembro, o único problema é o confinamento que não me deixa aproveitar mais o carro. Venho de um Golf mk6 e ainda não encontrei nada que me faça ter saudades do diesel, além da mala ser "à justa". É o carro principal da casa, chamado a todo o serviço, daí a opção pelo Rex.

Na minha opinião, há apenas 3 pontos que podem jogar contra o i3: Estética "amor/ódio", 4 lugares, 260l de bagageira.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, acho o i394ah uma muito boa opção - tirando os fatores que falaste e um que tenho dúvidas - o preço das manutenções na marca... tens experiência Arad?! Quanto ficam em média?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Arad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: terça mai 20, 2008 7:00 pm

Re: Aquisição novo carro EV ou híbrido?

Mensagem por Arad »

Freddy_krueger Escreveu: terça mar 30, 2021 8:47 am Sim, acho o i394ah uma muito boa opção - tirando os fatores que falaste e um que tenho dúvidas - o preço das manutenções na marca... tens experiência Arad?! Quanto ficam em média?
Tenho um orçamento de 260€ para a revisão dos 4 anos, na marca (Rex). Para BEV é mais barato, certamente. No grupo do FB refere-se à volta de 160€ de 2 em 2 anos.

Não será a manutenção mais barata entre os elétricos, mas para quem vem de carros diesel faz sorrir...

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”