Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Notícias que seja relacionada com os veículos eléctricos.
Responder

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por Freddy_krueger »

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por jmlflorencio »

É muito bom sinal!
Só é pena que nesses electrificadas estejam os híbridos de 48V... Mas é um caminho, e estamos agora a dar os primeiros passos ;-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por serges »

jmlflorencio Escreveu:É muito bom sinal!
Só é pena que nesses electrificadas estejam os híbridos de 48V... Mas é um caminho, e estamos agora a dar os primeiros passos ;-)
Exactamente são passos e bem importantes vamos a ver o que aí vem pois cheira me que começou a "tocar" nas pessoas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por Freddy_krueger »

Os hibridos 48v e HEV para mim têm uma vantagem, dão uma primeira abordagem a consumidores mais cépticos e "agarados" aos ICE para que vejam algumas das vantagens dos elétricos... (ausência de som e vibrações, travagem por regeneração..).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por jmlflorencio »

Freddy_krueger Escreveu:Os hibridos 48v e HEV para mim têm uma vantagem, dão uma primeira abordagem a consumidores mais cépticos e "agarados" aos ICE para que vejam algumas das vantagens dos elétricos... (ausência de som e vibrações, travagem por regeneração..).
Concordo plenamente!


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por pedrosilva »

Os hybrid plug-in que façam pelo menos 40km a velocidades aceitáveis em modo só eléctrico podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível. Acho é que são muito caros para o efeito.

Sendo a produção de baterias limitada, consegue-se reduzir muito mais o consumo/poluição com 7,5kW em 10 híbridos plug-in do que num Tesla de 75kW

Pergunta parva: os mild-hybrid de 48V têm à mesma a bateria de 12V ?

Pelos vistos o Kia ceed diesel mild-hybrid ainda tem 12v mas mais pequena
The 48V battery’s DC/DC converter enables the new battery to connect to the vehicle’s onboard power supply, leading to a significant reduction in the size of the regular 12V battery required to power the car’s ancillary electronics.
https://www.enginetechnologyinternation ... ybrid.html


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por jmlflorencio »

pedrosilva Escreveu:Os hybrid plug-in que façam pelo menos 40km a velocidades aceitáveis em modo só eléctrico podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível. Acho é que são muito caros para o efeito.

Sendo a produção de baterias limitada, consegue-se reduzir muito mais o consumo/poluição com 7,5kW em 10 híbridos plug-in do que num Tesla de 75kW
100% de acordo! Nem percebo o ódio aos plugin hybrid que às vezes se vê por aí...
pedrosilva Escreveu: Pergunta parva: os mild-hybrid de 48V têm à mesma a bateria de 12V ?
(...)
Típico dos processos de desenvolvimento dos fabricantes legacy: introduzem uma novidade mas deixam tudo o resto como está. Por isso é que continua a haver bateria de 12V (mas ter diminuído de capacidade já não é mau).

É um processo que tem alguma lógica, mas depois chega um outsider e revoluciona uma série de pequenas coisas, ganhando muita vantagem...


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: sexta out 30, 2020 6:38 pm
pedrosilva Escreveu:Os hybrid plug-in que façam pelo menos 40km a velocidades aceitáveis em modo só eléctrico podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível. Acho é que são muito caros para o efeito.

Sendo a produção de baterias limitada, consegue-se reduzir muito mais o consumo/poluição com 7,5kW em 10 híbridos plug-in do que num Tesla de 75kW
100% de acordo! Nem percebo o ódio aos plugin hybrid que às vezes se vê por aí...
No meu caso não tenho ódio (aliás acho que não odeio muitas coisas)... só acho que em 2020 na Europa não faz muito sentido excepto em casos muito específicos... passo a explanar:
1) São caros de adquirir
2) Apesar de terem suposta vantagem das 2 tecnologias (ICE e BEV), no meu entender exponenciam os problemas de ambas:
a) Como um ICE: manutenção é cara (até com a adicional complexidade de sistema);
b) quando em modo ICE, consome por vezes mais que um ICE equivalente;
c) Modo BEV é extremamente limitativo: entre 20-40kms autonomia em grande parte dos casos em condições reais;
d) Face a maior numero de ciclos de bateria, esta terá uma degradação mais acentuada que num BEV
e) Do ponto de vista ambiental, e não tendo obrigatoriaedade de carregar bateria, utilizadores empresariais muitas vezes nem fazem o plug-in, apenas usufruindo das vantagens na sua aquisição (conheço casos concretos disto);

Ok, tem a vantagem de não ter range anxiety face a um BEV que para quem faz grandes viagens não previstas diariamente, pode ser uma forma de poupar algum nos kms iniciais, mas francamente, acho que é "That's it" e nada mais....Se calhar em termos puramente economicistas, um bom diesel pode ficar mais em conta até...

Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por pedrosilva »

jmlflorencio Escreveu: sexta out 30, 2020 6:38 pm
pedrosilva Escreveu: Pergunta parva: os mild-hybrid de 48V têm à mesma a bateria de 12V ?
(...)
Típico dos processos de desenvolvimento dos fabricantes legacy: introduzem uma novidade mas deixam tudo o resto como está. Por isso é que continua a haver bateria de 12V (mas ter diminuído de capacidade já não é mau).
Pelo menos acho que o motor eléctrico e a embraiagem especial já substituem o tradicional motor de arranque.

Freddy_krueger Escreveu: segunda nov 02, 2020 8:10 am
jmlflorencio Escreveu: sexta out 30, 2020 6:38 pm
pedrosilva Escreveu:Os hybrid plug-in que façam pelo menos 40km a velocidades aceitáveis em modo só eléctrico podem fazer uma grande diferença no consumo de combustível. Acho é que são muito caros para o efeito.

Sendo a produção de baterias limitada, consegue-se reduzir muito mais o consumo/poluição com 7,5kW em 10 híbridos plug-in do que num Tesla de 75kW
100% de acordo! Nem percebo o ódio aos plugin hybrid que às vezes se vê por aí...
Se calhar em termos puramente economicistas, um bom diesel pode ficar mais em conta até...
Para o preço inicial um diesel fica mais em conta para quem faz regularmente viagens grandes. Se for só as voltinhas de cidade ou casa trabalho <20km com plug-in no trabalho aí talvez compense não gastar combustível nenhum para pagar a diferença esquecendo a vantagem fiscal das empresas.

Já vi mild-hybrid diesel, mas plug-in diesel só topos de gama como o mercedes?

https://0aos100.pt/pt/1393/57-km-de-aut ... -in-diesel


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por APHenriques »

Eu adquiri um Plug-in (Outlander) no ano passado, principalmente devido a falta de pontos de carga... e considerando as minhas necessidades.
Actualmente ando 90% só electrico sendo essa energia proveriente em pelo menos 25% de paineis solares.
E apesar de quase não se ouvir o MCI, já se incomoda quando entra em funcionamento.
Considerando carros como o Skoda Enyaq para breve... talvez não opta-se por um plug in.

Comparar com opções a gasóleo para mim, já não faz sentido. Não em 2020. :oops: :oops: :oops: :oops:
E até os plug in a gasóleo metem-me nojo! :twisted:

Em custos globais sei que optar por um Outlander a gasolina e adaptar a GPL, ficaria ligeiramente mais económico. Custos globais.... mas para mim, não em 2020!

2 milhões de quilómetros feitos de tractor! já chega.

Um a parte: entrou ontem em vigor o novo regulamento de IPO. Espero que realmente seja eficaz na remoção de muita sucata das estradas. E não me refiro a carros antigos, mas sim aos diesel importados com o filtro de partículas anulados.
Mas tenho muitas duvidas...
Espero que deixemos de ser a sucateira da Europa.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por pedrosilva »

A quantidade de fumarolas é realmente incrível e insuportável e também há uns a gasolina e GPL que sufocam uma pessoa. Só o fecho da entrada de ar externo alivía um pouco a situação.

Se realmente tirarem esses carros da estrada há muitas câmaras municipais que vão ficar só com o carro do presidente a circular :lol:

Mesmo assim acho que os filtros deviam ser mais baratos com oferta de marcas brancas e outras soluções que não estejam presas ao fabricante de origem.

A zero propõem apoiar PHEV só com mais de 80Km de alcance eléctrico. Há algum PHEV que cumpra o critério?? Era bom era! Eu acho que bastava reduzir o limite do preço que têm isenções fiscais para as empresas para não se apoiar carros topo de gama/premium com altas cilindradas e PHEV só para ter os apoios.
Tal poderá fazer-se através da introdução de critérios na lei que restrinjam os apoios a híbridos plug-in qua satisfaçam cumulativamente as condições de terem uma autonomia em modo eléctrico superior a 80 km, apresentem uma bateria com uma capacidade igual ou superior a 0,5 kWh/100 kg de peso do veículo, e emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km. Por outro lado, a Zero defende a reintrodução do incentivo ao abate de veículos em fim de vida, mas exclusivamente para apoio à compra de veículos 100% elétricos.
https://zero.ong/zero-alerta-para-tende ... -portugal/


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Pela primera vez na historia, carros electrificados superaram em vendas diesel na Europa

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que o phev (novo) com mais kms atualmente é o Merc A250E - segunto a whatcar, 70kms em modo elétrico
https://www.whatcar.com/news/2020-merce ... ate/n20135

Eu faço diariamente 50-70kms... para mim acho que seria fazer muitos ciclos com este carro.... num veiculo elétrico devemos tentar balancear dois aspectos fundamentais:

1: Ter autonomia para o dia a dia + algum para não fazer muitos ciclos
2: Não ter uma autonomia exagerada que apenas fa com que tenhamos baterias sem uso...a degradar com tempo

Este balanceamento não é fácil...

No meu caso comprei um Leaf 40 que no dia-a-dia gasta apenas 20-25% autonomia total.... tento que carro fique com SOC 75%-50%-75%... e nos fdsemana (pré pandemia), aí sim usava a quase totalidade das baterias...

O objectivo é chegar ao fim da garantia de degradação (65% SOH em 8 anos 160KKms) mais ao menos ao mesmo tempo tendo assegurado pelo menos os tais 65% emm 160KKms... a partir daí provavelmente carro a passar para segundo veiculo da família.... apesar de nosso diesel (360KKms) estar a ficar completamente passado do prazo,...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Notícias de Veículos Eléctricos”