Em França o governo facilita a homologação e apoia monetariamente a conversão de alguns modelos para veículo eléctrico. Bateria de 15kWh, 100 km autonomia e velocidade máxima 110km/h. O custo parece ser 8500 euros e com o apoio fica em 5000 euros. A 333 euros/kWh até seria um interessante V2G para quem tem painéis solares...
Acho que é mais uma curiosidade do que um esforço que vá fazer grande diferença. Tem poucos pormenores técnicos disponíveis, por exemplo a centralina será totalmente substituída? ou mantêm a centralina original a comunicar com o controlador do motor eléctrico?
https://transition-one.fr/en/
e um artigo mais antigo com umas fotos curiosas dum twingo convertido
https://www.bloomberg.com/news/articles ... on-clunker
Conversão combustão p/eléctrico-França
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Re: Conversão combustão p/eléctrico-França
Por esse preço e tempo (4h para a instalação?!?) deve ser uma mudança muito simples... inclusive manter-se toda a transmissão e caixa de velocidades.... A Centralina provavelmente deve ser apenas adaptada.... para ser mais simples... mas no site tem muito pouca informação.... para segundo carro servia para minha família, mas para já parece que só homolgado para França também...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: Conversão combustão p/eléctrico-França
Pois realmente em 4 horas não devem tirar a caixa, deve ficar na mudança mais alta ... e a inversão será feita com o manípulo à mesma ou electronicamente? Se a caixa e manípulo ficarem funcionais sem alteração não haverá problemas potenciais com volante bimassa e embraiagem ?
E a homologação devia ser feita a nível europeu, em Portugal penso que é extremamente burocrático/difícil. É agora que faz sentido converter veículos antigos - enquanto o fornecimento de baterias está extremamente limitado... - com os 75kWh de uma Tesla consegue-se electrificar 5 carros antigos e potencialmente reduzir 5x mais depressa o consumo de combustíveis fósseis.
E a homologação devia ser feita a nível europeu, em Portugal penso que é extremamente burocrático/difícil. É agora que faz sentido converter veículos antigos - enquanto o fornecimento de baterias está extremamente limitado... - com os 75kWh de uma Tesla consegue-se electrificar 5 carros antigos e potencialmente reduzir 5x mais depressa o consumo de combustíveis fósseis.
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Re: Conversão combustão p/eléctrico-França
aparentemente tiram o motor e ligam os essenciais (direcção assistida, travões e sei lá mais o k...)
https://www.f6s.com/transition-onehauzerwyze
https://www.f6s.com/transition-onehauzerwyze
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Conversão combustão p/eléctrico-França
Também li que mudam o painel de instrumentos. Há muita coisa básica que num carro minimamente recente (>2000) penso que passa pela centralina como ABS, piscas, luzes em geral, climatização, será que substituem completamente a centralina?
Manter a embraiagem/caixa de velocidades também parece ser uma desvantagem sendo peças de desgaste e pesadas (mínimo 40kg), será que ligam directamente ao eixo de transmissão e adicionam um botão de inversão do motor eléctrico para substituir a marcha-atrás?
neste video vê-se que ainda tem a caixa manual
https://www.youtube.com/watch?v=0-8OTtVvTB8
video mais recente em inglês. Mantêm a caixa de velocidades por uma questão de simplicidade. Arranca em 2ª.
https://www.youtube.com/watch?v=98mlJ1N50DU
Manter a embraiagem/caixa de velocidades também parece ser uma desvantagem sendo peças de desgaste e pesadas (mínimo 40kg), será que ligam directamente ao eixo de transmissão e adicionam um botão de inversão do motor eléctrico para substituir a marcha-atrás?
neste video vê-se que ainda tem a caixa manual
https://www.youtube.com/watch?v=0-8OTtVvTB8
video mais recente em inglês. Mantêm a caixa de velocidades por uma questão de simplicidade. Arranca em 2ª.
https://www.youtube.com/watch?v=98mlJ1N50DU