Página 2 de 4

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta out 31, 2014 7:18 pm
por visitante1
sergiomms Escreveu:
visitante1 Escreveu:...
outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!
...
Alguma vez encontraste carregadores da EATON?
Vi um numa feira acho eu,
mas eles acho que só tem CHAdeMO, e quem só tem essa norma está a ser "banido"...
carregadores Dual DC ou Triple não existem muitas empresas a fazer, ainda!, a Portuguesa Efacec foi a primeira e logo a seguir foi a ABB, não conheço mais ninguém que os faça.
Algumas empresas estão inscritas nas associações, mas so lá colocaram o nome.
Por exemplo em PT estão na associação CHAdeMO a EDP, Magnum, Efacec, e Petrotec, só a Magnum e a Efacec produzem, sendo que a primeira diz que produz mas na realidade ninguém sabe onde estão!!!!!!!!!

Re: Kia Soul EV

Enviado: segunda nov 24, 2014 9:09 pm
por mcarneiro
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
Boas,

os Noruegueses compraram 450 carros bomba (como são chamados pelos meus colegas suecos) . é que a rede na Noruega tem uma grande percentagem de estações de carregamento com tres letrinhas vermelhas, carrega-los não vai ser facil , porque o carro não respeita norma nenhuma , mas é bonito ...

Re: Kia Soul EV

Enviado: segunda nov 24, 2014 10:26 pm
por visitante1
mcarneiro Escreveu:
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
Boas,

os Noruegueses compraram 450 carros bomba (como são chamados pelos meus colegas suecos) . é que a rede na Noruega tem uma grande percentagem de estações de carregamento com tres letrinhas vermelhas, carrega-los não vai ser facil , porque o carro não respeita norma nenhuma , mas é bonito ...
por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:

Re: Kia Soul EV

Enviado: segunda nov 24, 2014 11:35 pm
por Celestino
visitante1 Escreveu:...por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:
visitante1: eu levantei essa questão numa discussão do face. Eu também só encontrava isto (máx 62,5Kw):
http://es.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO

No entanto, apareceu um fabricante de carregadores na discussão dizendo:
CHAdeMO 1.0 pode ir a 100kW. Os que existem são normalmente rev 0.9. Mais para esclarecer as questões de funciona ou não funciona - os fabricantes de carregadores são obrigados a certificar os equipamentos de acordo com as normas standard existentes, já os fabricantes de automóveis, não o são. Daí que por vezes funciona outras vezes não (neste último caso para novos modelos). Normalmente os fabricantes de automóveis, depois de implementarem os protocolos de carga, testam os veículos com alguns fornecedores de equipamentos para averiguar compatibilidade, mas nunca fazem uma certificação formal.

Re: Kia Soul EV

Enviado: terça nov 25, 2014 3:07 pm
por mcarneiro
visitante1 Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
visitante1 Escreveu:no lançamento na Noruega foram vendidos 450!
quem encomendar agora só o vai ter em maio!

outa curiosidade é que os tecnicos da hyunday/kia andam ás turras com a norma chademo, lançaram o carro e agora nõa o conseguem carregar em sistema rápido :o , nem mesmo vizinhos deles, os fabricantes de carregadores rapidos Delta, aliás cada vez que o ligavam a um ficava fora de serviço, os da Abb estouravam e os fabricados em PT só carregavam 50% das vezes... vai se lá saber como os gajos intrepretaram a norma!!!!

Também foram os unicos até hoje que ignoraram os fabricantes de carregadores, nunca apareceram com um carro para testar, ao contrario dos outros que quiseram garantir funcionalidade sempre presencialmente.
Boas,

os Noruegueses compraram 450 carros bomba (como são chamados pelos meus colegas suecos) . é que a rede na Noruega tem uma grande percentagem de estações de carregamento com tres letrinhas vermelhas, carrega-los não vai ser facil , porque o carro não respeita norma nenhuma , mas é bonito ...
por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:

Boas,

É mais quase parceira doque concorrente..., fartam-se de montar e renovar sub-estações em parceria , comando e controle das 3letras vermelhas e transformadores da empresa tuga..., que diga-se são tão bons como os nossos e um bocado mais baratos, boa sorte para os testes porque vão precisar , segundo os suecos dizem, os gajos leram as especificações da norma de tras para frente e aquilo correu mal... :lol: :lol:

eu quando estive lá na fabrica na suecia, tinham´lá uma garagem cheia de carros electricos para testes , o que mais gostei foi o Tesla modelo S, mas só pude dar uma voltinha à fabrica ,porque nevava sem parar, e a minha experiencia a conduzir com neve e gelo é zero...

Re: Kia Soul EV

Enviado: terça nov 25, 2014 9:11 pm
por visitante1
Celestino Escreveu:
visitante1 Escreveu:...por causa disso eles vem cá a Portugal testar o carro á empresa concorrente dos teus colegas ;)
devem estar a aparecer...

estes senhores da kia ~so os mesmos que anunciam o carro a carregar a 100kw :lol: quando a norma só permite até 65kw... deve ser por isso :lol:
visitante1: eu levantei essa questão numa discussão do face. Eu também só encontrava isto (máx 62,5Kw):
http://es.wikipedia.org/wiki/CHAdeMO

No entanto, apareceu um fabricante de carregadores na discussão dizendo:
CHAdeMO 1.0 pode ir a 100kW. Os que existem são normalmente rev 0.9. Mais para esclarecer as questões de funciona ou não funciona - os fabricantes de carregadores são obrigados a certificar os equipamentos de acordo com as normas standard existentes, já os fabricantes de automóveis, não o são. Daí que por vezes funciona outras vezes não (neste último caso para novos modelos). Normalmente os fabricantes de automóveis, depois de implementarem os protocolos de carga, testam os veículos com alguns fornecedores de equipamentos para averiguar compatibilidade, mas nunca fazem uma certificação formal.
Já existem carregadores CHAdeMO 1.0 no mercado, no entanto todos continuam com max de potencia 60XXkw, não tem a ver com isso.
No entanto na revisão da norma parece que se está a prever aumentar a potencia, não sei para que valores, o que não está previsto é o aumento de tensão que continua max 500V, portanto só aumentando a corrente é que se lá chega.
Há o problema dos cabos que estão instalados e que estão certificados para o max de potencia 60XXKw, assim como os carregadores instalados das varias marcas, como está limitado pela potencia do CHAdeMO por arrasto o CCS fica-se pela mesma potencia, no entanto a norma CCS vai até aos 150KW, 700 e tal Volt.

Os fabricantes de carregadores são obrigados a certificar mas os fabricantes dos carros também, caso contrario ninguém se entendia...

Re: Kia Soul EV

Enviado: quarta nov 26, 2014 10:39 pm
por visitante1
Na próxima semana estará um Kia em ensaios cá em PT, no norte...claro!

Re: Kia Soul EV

Enviado: quarta nov 26, 2014 10:41 pm
por Celestino
É dá para lhe colocar as unhas?

Re: Kia Soul EV

Enviado: quinta nov 27, 2014 11:37 am
por t3lmo
Já em dezembro teremos um KIA em Lisboa para 'colocar as unhas' :)

Re: Kia Soul EV

Enviado: quinta nov 27, 2014 10:12 pm
por visitante1
Fixe, é que este é só para testes de carregamento e não vai sair fora do perímetro

Re: Kia Soul EV

Enviado: quinta nov 27, 2014 10:44 pm
por O_volt
visitante1 Escreveu:Fixe, é que este é só para testes de carregamento e não vai sair fora do perímetro
Testes de carregamento, então mas o que carro sai e não tem isso feito?

Re: Kia Soul EV

Enviado: quinta nov 27, 2014 10:57 pm
por visitante1
O_volt Escreveu:
visitante1 Escreveu:Fixe, é que este é só para testes de carregamento e não vai sair fora do perímetro
Testes de carregamento, então mas o que carro sai e não tem isso feito?
isso já tens que perguntar a quem fez o carro! mas que é verdade é!

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta nov 28, 2014 12:55 am
por t3lmo
Lá fora já fez muitos, e até a 100kWh na sede deles, mas agora vai percorrer as capelinhas todas para limar arestas no firmware do protocolo implementado.
Já temos testes de autonomia (https://www.youtube.com/watch?v=AR3NCObaPW0) com 170km em auto-estrada a 100km/h, mas não existe nenhuma review com carga rápida :)

Fica um dos videos mais detalhados a nível técnico...


Link

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta nov 28, 2014 1:16 am
por visitante1
mas! lá fora onde? talvez na sede deles!
a 100Kw Chademo é impossível, pelo menos por agora, ou ate agora, 500Vx120A é fácil fazer as contas, e nunca vai a esse valor de tensão á potencia maxima, porque quando a bateria está descarregada é quando a tensão é mais baixa... pode é carregar com outra coisa qualquer, depois claro não funciona standard.
Fazes ideia quantos fabricantes de carregadores existem a dar cartas? olha que não são muitos, e todos eles em principio cumprem a norma e em todos eles deu grelada ao carregar! ABB, Efacec; DBT (este ultimo tem sido substituído massivamente em toda a europa), menos em frança claro, mas frança é um caso á parte!!! são franceses e está tudo dito...

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta nov 28, 2014 1:28 pm
por Edu_Rod
estou muito curioso em relação a este carro, gostava de "lhe por as unhas"

quando e onde é que vai estar?

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta nov 28, 2014 3:20 pm
por t3lmo
Edu_Rod Escreveu:quando e onde é que vai estar?
Dezembro, Lisboa, ZEEV.
Quando souber mais aviso :) (... mas só depois de ter "metido as unhas") :D

Re: Kia Soul EV

Enviado: domingo nov 30, 2014 7:14 pm
por O_volt
Vamos esperar para ver, mas eu não iria já para o Kia, até saber essa cena mesmo a sério.

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta dez 05, 2014 10:08 pm
por visitante1
Já veio e já foi...

Re: Kia Soul EV

Enviado: sexta dez 05, 2014 11:34 pm
por t3lmo
E ficou testado com sucesso a carga chademo por cá?

Re: Kia Soul EV

Enviado: sábado dez 06, 2014 12:09 am
por visitante1
Nim...
Os fabricantes de carregadores (todos) vão dar uma mãozinha para eles se safarem da triste figura que andam a fazer...
Ambas as partes ganham com isso...