NISSAN E-NV 200

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

Antes de continuar, deixo-vos algumas fotos da máquina.
Era um furgão todo fechado.

Pormenor da óptica:

Imagem

Já de barriga cheia, pronta para entregar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E um aspecto muito importante. Andei na máquina com uma pressão de ar nos pneus talvez não muito correcta. Reparem que andou a gastar um pouco já para a lateral do pneu.
Confesso que peguei na carrinha e nem reparei nisso. Poderia ter feito melhores consumos/autonomias se tivesse verificado a pressão dos pneus:

Imagem

Quando fui entregar a carrinha, coloquei-a por momentos ao lado de um Leaf Tekna só para a foto:

Imagem

Apesar de ser mais alta, se olharem com atenção apenas para os bancos de uma e de outra viatura, nota-se claramente que o condutor vai muito mais alto na e-NV200. Posição de camionista... ;)
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

Alguns aspectos do CB:

Registo da velocidade máxima e velocidade média

Imagem

A e-NV200 está limitada aos 135Km/h. No entanto, segundo indicação do vendedor, as mesmas rotações do motor do Leaf são utilizadas nela. Por isso só pode ter uma redução maior na transmissão entre o motor e as rodas. Um silvar mais forte do que o do Leaf e uma capacidade de resposta à aceleração bem superior quando andamos acima dos 80Km/h parecem-me prova disso mesmo.

Os seus cálculos de electricidade regenerada e percentagem da mesma na totalidade da energia consumida

Imagem

Estes 27% só são possíveis graças ao modo B. Ele é fortíssimo.
Qualquer levantar do pé direito, leva a regeneração aos 30Kw. Se formos depressa, sentimos um grande impacto de travagem ao desacelerar.
Consegui fazer 99% de condução (agressiva até por vezes) sem colocar o pé no travão. Brutal mesmo...
Eu já tinha ficado com água na boca quando experimentei o modo B no e-bólide do ogadiv. Mas tinha ficado com a sensação que não era assim tão forte.
Por isso e como o meu Leaf não tem modo B, quando fui entregar a carrinha, perdi a vergonha e tive a "lata" de solicitar uma pequena voltinha no Tekna que lá estava só para ver se ele tinha o mesmo comportamento no modo B, o que me foi amavelmente cedido.
Mas népias... O Leaf no modo B regenerava metade do que a e-NV200.
Talvez por ter uma redução superior na transmissão, talvez por ter climatização no pack e estar melhor preparada para estas "cargas rápidas", talvez por ser mais pesada (nem fui ver se é ou não), etc... Só tenho uma palavra que repito: BRUTAL. Convenceu-me e fiquei fã.

Esta regeneração pode levantar um problema: É que eu não consegui reparar bem mas parece-me que as luzes de stop apenas ligam com o pé no travão. Com uma regeneração tão forte e sem activar as luzes de travão podemos criar situações de perigo…

Uma estimativa da média de consumo como no Leaf

Imagem

O nível de "combustível" no "depósito" (que já tinha mostrado)

Imagem

A temperatura do pack

Imagem

E a capacidade/degradação do pack (que a Nissan continua a mostrar e que os outros continuam a esconder)

Imagem

O painel parece atrofiado nestas fotos. Mas não é de todo verdade. O fotógrafo é que é aselha…
Os botões de comando é que estão num local atrofiado. Nada agradável por acaso mas é coisa que na prática pouco se usa principalmente num carro de trabalho.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

O porta luvas é pequenino

Imagem
Foto do Volt :oops:

O GPS é como o do Leaf (apenas mais actualizado - na verdade nem fui ver se estava mesmo mais actualizado - só vi que a versão é mais recente que a do meu)

Imagem
Foto do Volt :oops:

A câmera de marcha-atrás

Imagem

É aqui que reside a minha única crítica: A câmera atrás está muito mais virada para o chão do que a do meu Leaf.
Não permite ter a noção do ambiente que está atrás de nós como no meu Leaf.
Para um furgão todo fechado como este, era imprescindível uma visão mais alargada do que se passa à volta do veículo naquela zona traseira.
Não sei se foi falha ou se foi por alguma imposição legal...

Outro aspecto que me deixou de água na boca foi a climatização. Além da questão da bomba de calor e ao contrário do meu mk1, aqui é permitido ligar a ventilação e dirigir o fluxo de ar para qualquer lado sem obrigar a aquecimento ou arrefecimento ligado. Podemos portanto colocar só a ventoinha a funcionar.
Se não ligarmos a bomba de calor nem o A/C, nem sequer temos a opção de mexer na parametrização da temperatura. Ela só nos é facultada quando ligamos aquecimento ou arrefecimento.
Era assim que deveria ser de início nos nossos mk1.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

Ao contrário do Leaf, a e-NV200 é uma adaptação de um carro de combustão, não tendo sido concebida para ser um veículo eléctrico de raíz.
Sobra portanto muito espaço à frente e pode ver-se tudo facilmente. O espaço disponível também pode futuramente vir a facilitar qualquer intervenção:

Imagem

Mal abri o capot à beira do RJSC, ele disse logo: "É pá, isto dá para fazer uma segunda mala - Dá para colocar aqui os cabos de carregamento e uma mala de ferramenta..."

Assim vê-se melhor:

Imagem

Ou assim:

Imagem
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

RJSC Escreveu:Imagem

Aqui está a alteração ao sistema de A/C para refrigeração da bateria: um tubo extra soldado no dos tubos que vão para o habitáculo, e nos tubos finos, 2 valvulas que permitem abrir o circuito de refrigeração para o permutador de calor do habitáculo, da bateria, ou ambos em simultâneo.
Com 2 Tês, 2 válvulas e um reenchimento do circuito de A/C dava para fazer o mesmo em qualquer Leaf... O pior é conseguir meter um permutador de calor e uma ventoinha dentro da caixa das baterias.
Mas nos Leafs Mk2 é inadmissível que a Nissan não o tenha feito...
Notem no entanto que o arrefecimento da bateria não é um equipamento de série na e-NV200:
http://www.nissan.pt/PT/pt/vehicle/elec ... odels.html
É um sistema que consta apenas nalgumas versões, sendo opção noutras.
Portanto na altura de escolher a máquina não convém descurar este aspecto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

Tal o RJSC já disse e mostrou, é extremamente simples e de uma eficácia brutal este sistema de arrefecimento.
Imperdoável a Nissan não ter este sistema pelo menos no Leaf mk2.

Podem ver melhor aqui as duas electroválvulas nos tubos de retorno:

Imagem

A união dos tubos de retorno, logo a seguir às electroválvulas:

Imagem

E Outra perspectiva do desvio do A/C para o pack:

Imagem
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

E pronto. É tudo por agora.
Um agradecimento à Nissan (Entreposto Aveiro) que me possibilitou esta experiência.

Em resumo, com este sistema de arrefecimento, é um carro para fazer muitos Km por dia, bastando para isso ir tendo onde ligar à corrente.
Pensei no caso particular de todas as pessoas que conheço que têm um furgão e em todos seria possível viverem com esta carrinha sem prejudicar um milímetro o seu trabalho normal.
Nos casos dos trolhas, picheleiros, electricistas, etc, etc, que andam normalmente em obras e reparações ainda é melhor porque têm que ter sempre à disposição uma tomada com energia eléctrica para as ferramentas que usam, a qual serve também para ir carregando a carrinha.
E com uma carga rápida por perto faz muito à vontade os 200Km ou 300Km por dia sem qualquer prejuízo de tempo perdido.
Com um carro destes, só um preço muito elevado poderá servir de desculpa para andar a fazer fumo.
Deixei no concessionário a questão da possibilidade da carrinha poder ser adquirida na versão de 7 lugares, mas já me responderam que não é possível isso cá. É pena pois dava um excelente veículo familiar…
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Mumia »

elaaaaaaaa gostei gostei das fotos!!! muito bom :) obrigado ;) interessante maquina :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por labutess »

Celestino Escreveu:
RJSC Escreveu:Imagem

Aqui está a alteração ao sistema de A/C para refrigeração da bateria: um tubo extra soldado no dos tubos que vão para o habitáculo, e nos tubos finos, 2 valvulas que permitem abrir o circuito de refrigeração para o permutador de calor do habitáculo, da bateria, ou ambos em simultâneo.
Com 2 Tês, 2 válvulas e um reenchimento do circuito de A/C dava para fazer o mesmo em qualquer Leaf... O pior é conseguir meter um permutador de calor e uma ventoinha dentro da caixa das baterias.
Mas nos Leafs Mk2 é inadmissível que a Nissan não o tenha feito...
o permutador e as ventoinhas estão dentro da caixa das baterias?? e a agua e a humidade libertada pelo permutador vai para onde?nos nossos carros temos um tubo em que a agua libertada pelo ar condicionado vai para o chão.
Agora se quiserem instalar o permutador e as ventoinhas do lado de fora das baterias e com uns tubos canalizarem o ar fresco para dentro da caixa das baterias,isso ja acho mais viavel :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por serges »

Os meus parabéns grande test drive nao tarda será o local mais lido do fórum com tamanha qualidade dos artigos.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

labutess Escreveu:o permutador e as ventoinhas estão dentro da caixa das baterias?? e a agua e a humidade libertada pelo permutador vai para onde?nos nossos carros temos um tubo em que a agua libertada pelo ar condicionado vai para o chão.
Agora se quiserem instalar o permutador e as ventoinhas do lado de fora das baterias e com uns tubos canalizarem o ar fresco para dentro da caixa das baterias,isso ja acho mais viavel :D
labutes: O pack dos eléctricos da Nissan é hermeticamente fechado sem qualquer contacto com o exterior e o ar é completamente seco antes da selagem final.
Apesar do permutador e da ventoinha estarem lá dentro, não há ponta de humidade.
A água que vemos a caír no chão do A/C dos nossos carros existe porque é arrefecido o ar do ambiente, normalmente cheio de humidade.
Mesmo com o permutador lá dentro, não vai haver condensação, nem gotas de água nem nada disso porque o ar lá é completamente seco.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por visitante1 »

Muito bom sim senhor, dentro em breve serás contactado por concessionários de EV´s para realizar alguns test drive :)
mas aposto que outros nunca te dariam essa oportunidade, tal será o medo dar revelações negativas de alguns veículos ;)
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

Faltou apenas referir que quando esta prima mais nova (mas maior) foi dormir lá a casa, o cenário à chegada era este:

Imagem

:mrgreen:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por labutess »

ok Celestino, já entendi :)
Obrigado pela partilha de informações de mais um grande eléctrico.
quanto ao arrefecimento do pack de baterias, seria interessante um novo post com possiveis soluçoes de arrefecimento das baterias dos nossos carros ;)

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

Tens que ir ao fórum amigo dos Leaf's. Já muito por lá se falou acerca disso. Até há lá um tópico a isso dedicado...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por labutess »

Celestino Escreveu:Tens que ir ao fórum amigo dos Leaf's. Já muito por lá se falou acerca disso. Até há lá um tópico a isso dedicado...

sim tem muita informação,mas ainda nada que resulte e que seja pratico de aplicar

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida... mais um bom test-drive, bastante pormenorizado.
A onde foi levantado uma questão, que acho que merece alguma atenção, e esclarecimento
Esta regeneração pode levantar um problema: É que eu não consegui reparar bem mas parece-me que as luzes de stop apenas ligam com o pé no travão. Com uma regeneração tão forte e sem activar as luzes de travão podemos criar situações de perigo…
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Celestino »

labutess Escreveu:
Celestino Escreveu:Tens que ir ao fórum amigo dos Leaf's. Já muito por lá se falou acerca disso. Até há lá um tópico a isso dedicado...

sim tem muita informação,mas ainda nada que resulte e que seja pratico de aplicar
Por mais simples que seja, enquanto os Leaf's que estão na estrada estiverem em garantia, creio que não vamos ver ninguém a mexer nisso...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por Volt »

Está excelente o test do Celestino. Eu, afinal ainda não tive oportunidade de testar. Quando o conseguir, também venho cá opinar. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: NISSAN E-NV 200

Mensagem por ricardocruzs2 »

Excelente relato Celestino ;)

Gosto deste pequeno forgão :)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Responder

Voltar para “Test Drive”