Test Drive Ampera 2012

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Test Drive Ampera 2012

Mensagem por serges »

Pois é decidi dar uma oportunidade de experimentar este fantástico veiculo, que junta o melhor de dois mundos
Já passo a descrever o que todos devem conhecer mas testemunhar bem a coisa...

Portanto antes de Mais tenho a Agradecer a Gamobar e a um grande amigo Marcos Fernandes que andava perdido por lá e que já me tinha feito muitas propostas para experimentar, desta vez aceitei e alias até indiquei ao Luis o Ampera que aí anda ao inves de ir buscar a Alemanha! Afinal aqui tão perto e baratinho...

Bem vamos ao importante...

Fiz buscar a Cabo Ruivo e uma pequena viagem para a "Porcalhota" * uma viagem calma sem sobressaltos pois o carro é enorme com os seus 4.5mts e com um binário, 350Nm fantástico sempre disponível dependendo do modo de condução que quero...

Tem 4 Modos de condução, Normal, mais económico, Desportivo, todo o seu binario e os 150cv disponíveis, Montanha, muita força e motor a combustão a funcionar como sempre a gerar mais energia para aquelas subidas dificeis, Mant, é o modo de manter a energia na bateria e utilizar o gerador em toda a sua força sem recorrer a carga presente na bateria!

Teria mentido se não disse se que não tinha experimentado o modo desportivo e digo que foi fantástico, agarra na estrada com curva e contra curva como um carro estável e bem seguro, força fantástica com uma velocidade de ponta máxima, dizem de 160km/h

Bem eu mesmo vivendo num R/c tenho vários problemas, estou como se fosse um 1º andar e tenho um parqueamento em que um MIEv faz com uma roda as costas e o Ampera não é bem assim já que tem comprimento a mais, baixo demais enfim construções a Tuga, tem de se comprar um carro sobre medida para o meu parqueamento pois já se perderam muitas embraiagens e outras peças de desgaste neste parqueamento, embora a Vectrix não se queixe, pelo contrario pois está sempre fresca!

Ora vamos a Factos 40 a 80kms, bem possível embora tenha feito máximo 60kms despreocupados, mais preocupado com o pé maroto da embraiagem... sou mais de duas rodas mas... este carro tem um "je ne sais quoi". (por expressões estrangeiras dá maior credibilidade ao teste)

Tem o carregador doméstico com 2 modos de carga 6ah e 10ah; portanto 8h a 6h dependendo do estado de carga da bateria! Atenção num Mobie usando a Menekes em menos de 4h está carregado, não tem carga rápida!
Este veiculo tem pouco mais de 15.2kw de capacidade sendo que o 2014 tem 16kw e por fim o de 2016 com 18kw, o gerador a gasolina é um 1400cc e 86cv. Nunca o notei, alias notei nos parques de estacionamento devido ao eco e sim quando acelerava a fundo numa subida já se notava o seu esforço.

Tem 4 lugares, desvantagens para uns para outros uma conveniência interessante pois são 4 sofás fantásticos, devido a disposição da bateria em formato T, informo que testei a versão cosmo a mais completa de todas.
Tem umas brincadeiras interessantes assim como o pre aquecimento do carro antes de ir para o mesmo assim está quentinho, interessante mas óptimo para constipações

A travagem regenerativa é muitoooo interessante, raramente senti o travão mecânico a trabalhar ou então conjuga muito bem os mesmos.
Tem 2 modos de transmissão, D ou L, sendo que a ultima é a mais agressiva na travagem regenerativa, fazia lembrar o I3...


Com este veiculo a ansia do ponto de carga é muito menor uma vez que existe, como diria o meu amigo Icaro, uma fogueirinha que alimenta o motor electrico se for necessario! Acho interessante a solução uma vez que o eléctrico não serve para todos mas esta será uma das versões de conjugação das duas tecnologias, no meu parecer que será mais explorada!

Bem isto como é o meu primeiro test drive em que partilho, espero que me questionem as vossas duvidas e peçam mais informações do mesmo que terei muito gosto em esclarecer com o que sei e partilhar!


Conclusão:
Adorei o carro, a minha mais que tudo aprovou e tudo, os 4 lugares não achei desvantajoso pelo contrario, a ausência de carga rápida podia ser interessante mas pouco usaria, no meu caso, a bagageira com os seus mais de 300lts é ideal, comparo um pouco com o Prius PHEV mas por favor são gostos e não me cativa nada o Toyota, preço, pois o preço, se novo custa se o preço de um leaf, garanto que seria um best seller assim muito dificilmente vai ter o sucesso merecido, com um preço de 42.000€ na versão experimentada, acho que podia ter sido colocado um preço mais em conta e melhorado as condições para frotas, maior o desconto ou apoio na aquisição!
Gostei da sua segurança que transmitia na segurança, a suspensão é fantástica agarra na estrada como cola, uma potência sempre disponível.
Coisas pouco faladas é a refrigeração das baterias, para mim o seu maior trunfo já que a liquida é silenciosa, eficiente e sem problemas de temperatura, embora não a diga em nenhum instrumento acompanhei muito um forum alemão em que tinha formas de tal e nunca foi um problema... carros com mais de 200.000kms e a autonomia ainda estável!
Ah e aquele botão de On, que ideia engraçada já que parece que estou a ligar o pc aqui de casa, o som que produz também torna a experiência única e no mínimo engraçada, todos os que me fizeram companhia adoraram o silencio e a sua construção muito bem conseguida é um carro que se nota no meio dos outros o design é o um dos maiores trunfos pois é giro, dito pela minha cara metade...
O motor a combustão o seu consumo, promete e cumpre puxei por ele numa condução normal sem bateria e com atenção a aproveitar a regenerativa para carregar um pouco a bateria e confirmo 25kms 1.2lt, lol portanto os 100kms deve fazer pouco menos que os 5lts, muito interessante, no entanto a puxar deve subir substancialmente já que cheguei a ter apresentado uma media de 8lts, nada de mais para o veiculo que é!


O carro tem tudo para me cativar na sua aquisição a minha cara metade adorou, alias é tão bom que acho...

Para breve mais novidades!


Agora a Reportagem Fotográfica:
Anexos
Olha quem é ele?!?
Olha quem é ele?!?
2015-02-14 16.03.11.jpg (4.09 MiB) Visto 12119 vezes
2015-02-14 13.32.50 - a.jpg
2015-02-14 13.32.50 - a.jpg (1.86 MiB) Visto 12119 vezes
2015-02-11 16.33.45 - a.jpg
2015-02-11 16.33.45 - a.jpg (1.03 MiB) Visto 12119 vezes
2015-02-11 16.33.37- a.jpg
2015-02-11 16.33.37- a.jpg (1.01 MiB) Visto 12119 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por serges »

Mais a 2º parte da reportagem...
Anexos
2015-02-15 21.36.13.jpg
2015-02-15 21.36.13.jpg (217.53 KiB) Visto 12116 vezes
2015-02-15 16.31.36.jpg
2015-02-15 16.31.36.jpg (191.07 KiB) Visto 12116 vezes
2015-02-15 16.22.28.jpg
2015-02-15 16.22.28.jpg (246.98 KiB) Visto 12116 vezes
2015-02-15 16.26.38.jpg
2015-02-15 16.26.38.jpg (298.45 KiB) Visto 12116 vezes
2015-02-15 16.23.09.jpg
2015-02-15 16.23.09.jpg (332.37 KiB) Visto 12116 vezes
2015-02-15 16.15.43.jpg
2015-02-15 16.15.43.jpg (224.37 KiB) Visto 12116 vezes
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por serges »

Ah falta a Vedeta, só para estragar tudo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por labutess »

Muito bom este test drive e pela partilha de informação 8-), só tenho mesmo pena é do carro ter apenas 4 lugares, tirando isso, até andei muito interessado na compra de um made in U .K. :shock: com um preço bem simpático.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por Mumia »

epa sim sr... assim fico novamente curioso de testar um dia um menino desses :P sim sim que não cheguei a andar contigo nele :(

Uma coisa é certa para mim é dos carros MAIS BONITOS!!!! então nessa cor é assim qualquer coisa BRUTAL!!!! ainda me lembro de ter visto naquele cafe em Oeiras o outro com aqueles estofos lindos.. ai ai se eu tivesse t€mpo eu dizia-te dizia-te... :(

Sim porque para mim o carro pode ser muito bom, ter grandes potencialidades, mas se eu para mim for feio, nem dado o quero...

Bem a questão mais falada, os 4 lugares.... bom claro que varia consoante a vida de cada um, mas pergunto eu, quantas vezes por ano usamos o carro com os 5 lugares ocupados?!?!?! sejamos realistas e conte-se e depois logo vemos se efectivamente os 5 lugares são assim tao importantes! Faz-me lembrar a velha questão do VE vs CI "então e quando quiser ir de ferias ao Algarve?" compramos 1 carro a pensar em 1 ou 2 vezes que vamos precisar de algo mais?!?!

Conclusão... Adoro esse carro a nível de estética e bem curioso com a condução do mesmo e esse "agarrar-se" bem à estrada :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por Emanuel Couto »

Estava a ver que o idealizador desta secção não dava o seu contributo...

Bom test-drive, muito bem documentado, acerca de um carro com um designer muito futurista.

A capacidade da bateria e do carregador para um carro desta gama também não é mau.

Com um propulsor a gasolina, que nunca vai deixar o utilizador a pé por falta de "combustível" para o motor elétrico, sobretudo para viagens de longa distância.

Também gostei dos interiores/consola/etc...

Em resumo acho um óptimo veículo, que fará poupar muitos €€€€€ em combustível.

Bom trabalho Sérgio ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por jasmim »

Carro muito interessante. Como valorizo 5 lugares, não entrou nas minhas opções. Obrigado pela partilha.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Test Drive Ampera 2012

Mensagem por lmmr74 »

Tenho o meu desde 3 de Fevereiro de 2015 e (os números falam por si):

- 4100 km's em menos de 2 meses;
- 13.28 kw/100
- 1.17L/100

É um carro que tem uma dinâmica fantástica, pois a sua predisposição desportiva faz com que se agarre à estrada como uma lapa, sem perder o conforto, factor que muito valorizo, pois o que mais me irrita na concorrência do Ampera é o facto da maioria das propostas das outras marcas serem completamente "tijolos" com 4 rodas e o Ampera não é, de todo! Mas bem sei que em Portugal este não é um critério valorizado.

Tenho feitos várias viagens superiores a 600km e a poupança que consigo face ao meu carro a Diesel é impressionante, pois o carro mesmo a gasolina gasto menos que o meu carro a gasóleo :o

Agora que aprendi a conduzi-lo de forma mais eficiente face fácilmente cerca de 70-75 km's sem andar a "pastar" a 60 à hora na estrada, em viagem pela nacional entre os 70 - 90 km/h chego aos 80 km com uma só carga ;)

Imagem

Parabéns pela descrição Sérgio, espero que gostes tanto do carro como eu estou a gostar, sem duvida o melhor carro que alguma vez tive.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Mais um excelente relato!

Responder

Voltar para “Test Drive”