Audi A3 e-tron

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Audi A3 e-tron

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Tive o privilégio de testar este Híbrido Plug-In graças à ZEEV e à Expocar. Obrigado a ambos.

IMG_3942
IMG_3942.JPG
IMG_3942.JPG (175 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3817
IMG_3817.JPG
IMG_3817.JPG (157.26 KiB) Visto 11601 vezes
É:
- um carro excepcional para quem gosta de motores desportivos;
- um híbrido "poupadinho" para as nossas nacionais;
- um óptimo carro eléctrico para quem faz até 50 km diários.

Este Audi é um verdadeiro três-em-um.

IMG_3689
IMG_3689.JPG
IMG_3689.JPG (145 KiB) Visto 11614 vezes
Peguei nele com estimativa de 101 km de autonomia (31 eléctricos) e com a pressa de ter de fazer Lisboa-Coimbra-Lisboa num final de tarde. Percebi logo que neste primeiro dia apenas testaria um "carro desportivo com motor eléctrico (de 100 cavalos) a auxiliar o TSI (a gasolina de 150 cavalos)".

IMG_3690
IMG_3690.JPG
IMG_3690.JPG (150.13 KiB) Visto 11614 vezes
Meti-me na A1 e andei em ritmo de AE, ficando sem carga eléctrica ao fim de 29 km. A estimativa não está nada desajustada. Gostei.

IMG_3692
IMG_3692.JPG
IMG_3692.JPG (157.66 KiB) Visto 11614 vezes
Parei para abastecer (35 litros de gasolina) em Aveiras-de-Cima depois de 46 km feitos. Fiquei com autonomia para 557 km.

IMG_3694
IMG_3695.JPG
IMG_3695.JPG (137.73 KiB) Visto 11614 vezes
Este carro tem 6 mudanças automáticas ou sequenciais (apenas a gasolina). Do ponto de vista desportivo, é divertido. Mas não é, obviamente, poupado...

IMG_3695
IMG_3694.JPG
IMG_3694.JPG (117.66 KiB) Visto 11614 vezes
Tem um pormenor que me agradou bastante, que é o facto de termos a possibilidade de ver no visor principal algumas funções "extra" (como a navegação).

IMG_3696
IMG_3696.JPG
IMG_3696.JPG (151.45 KiB) Visto 11614 vezes
No mostrador, podemos ver no lado esquerdo a potência da aceleração ou regeneração que estamos a aplicar, bem como o estado do "depósito" eléctrico. No centro podemos ver diversas informações do computador de bordo nas quais podemos navegar. Nesta foto em baixo podemos ver, por ordem descendente, a informação multimédia (estação de rádio), a autonomia total, as médias do consumo a gasolina e velocidade dessa viagem, os km do veículo (totais e parciais), o modo (D de drive, M de manual, S de save [creio]) e a mudança (6ª) e a temperatura exterior. No lado direito, está o velocímetro e a informação do estado do depósito de gasolina.

IMG_3770
IMG_3770.JPG
IMG_3770.JPG (65.05 KiB) Visto 11614 vezes
O GPS é bom como em qualquer bom e moderno carro. Não tenho nada a apontar a não ser o facto de não termos os POI mais interessantes: os postos de carga eléctrica.

IMG_3775
IMG_3775.JPG
IMG_3775.JPG (106.38 KiB) Visto 11614 vezes
Uma informação interessante que ainda não referi, é o consumo instantâneo. Podem vê-lo na próxima foto, bem como o símbolo de não estar em modo EV, à direita do modo manual da 6ª mudança (M6). Esse consumo está baixo para a situação, porque já estava em "desaceleração". E a imagem é, obviamente, tirada num circuito controlado e fora das estradas públicas...

IMG_3779
IMG_3780.JPG
IMG_3780.JPG (109.08 KiB) Visto 11614 vezes
Finalmente cheguei a casa de forma a dar electrões ao "menino"! Depois de 450 km feitos num carro mais "desportivo", vou poder testar algo diferente no dia seguinte...

IMG_3780
IMG_3779.JPG
IMG_3779.JPG (80.93 KiB) Visto 11614 vezes
Deixei o carro à carga durante a noite. Experimentei o carregador a 16A e depois deixei o resto da noite a 13A. Funcionou tudo muito bem.

IMG_3800
img_1.JPG
img_1.JPG (127.14 KiB) Visto 11601 vezes
Carreguei-o a 100% de carga eléctrica e de manhã já estava pronto para mais uma viagem, desta vez com destino a Praia de Mira.

IMG_3810
IMG_3815.JPG
IMG_3815.JPG (152.68 KiB) Visto 11601 vezes
Gostei do espaço na bagageira. É bom.

IMG_3815
IMG_3810.JPG
IMG_3810.JPG (145.75 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3816
IMG_3816.JPG
IMG_3816.JPG (122.98 KiB) Visto 11601 vezes
Como não tínhamos muito tempo disponível, fomos de autoestrada e não foi desta que dei grande uso à parte "eléctrica". Nem à híbrida. Esta ida foi dentro do género da do dia anterior, daí que não há muito mais a acrescentar, a não ser o facto do raio do carro ter a mania que me manda beber café!

IMG_1
IMG_3800.JPG
IMG_3800.JPG (155.28 KiB) Visto 11601 vezes
Chegado ao poiso de fim-de-semana depois de mais 280 km, coloquei o "VE" à carga. Como tinha usado a WallBox em casa, ainda não tinha reparado no tamanho do carregador "normal" que vem com o carro: É enorme!

IMG_3825
IMG_3825.JPG
IMG_3825.JPG (124.26 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3859
IMG_3859.JPG
IMG_3859.JPG (112.65 KiB) Visto 11601 vezes
A vista da janela era de lagoa de um lado e de electrões no outro.

IMG_3826
IMG_3826.JPG
IMG_3826.JPG (180.9 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3849
IMG_3849.JPG
IMG_3849.JPG (227.13 KiB) Visto 11601 vezes
Para carregar, temos de chegar o símbolo da Audi para o lado.

IMG_3840
IMG_3840.JPG
IMG_3840.JPG (204.28 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3839
IMG_3839.JPG
IMG_3839.JPG (149.62 KiB) Visto 11601 vezes
Gostei dos botões de ligar e desligar a carga e o temporizador.

IMG_3837
IMG_3837.JPG
IMG_3837.JPG (166.5 KiB) Visto 11599 vezes
IMG_3835
IMG_3835.JPG
IMG_3835.JPG (202.76 KiB) Visto 11599 vezes
Outra "mariquice" muito engraçada, é a tranca das portas traseiras. Eu tinha o meu filho no lado direito e sei bem que ele adora abrir portas. Mas o Audi adora o condutor.

IMG_3842
IMG_3842.JPG
IMG_3842.JPG (159.87 KiB) Visto 11601 vezes
Pouco andei de carro em Praia de Mira. Fizemos 10 km, em modo eléctrico, claro.

IMG_3905
IMG_3905.JPG
IMG_3905.JPG (170.8 KiB) Visto 11601 vezes
No regresso, deu para testar o conforto.

IMG_3916
IMG_3920.JPG
IMG_3920.JPG (148.29 KiB) Visto 11601 vezes
Também testei o modo híbrido. 3,5 litros aos cem, andando pela nacional. Bom. Bem bom.

IMG_3920
IMG_3916.JPG
IMG_3916.JPG (163.5 KiB) Visto 11601 vezes
Chegado a casa passado mais 250 km, prometi que já chegava de gastar gasolina. A partir daqui era altura de andar somente em modo eléctrico.

IMG_3821
IMG_3821.JPG
IMG_3821.JPG (206.38 KiB) Visto 11601 vezes
Este carro não trazia câmara de marcha-atrás (algo que já estou tão habituado que pareço dependente). Mas tem sensores.

IMG_3926
IMG_3926.JPG
IMG_3926.JPG (93.01 KiB) Visto 11601 vezes
Os acabamentos interiores têm muito bom aspecto.

IMG_3930
IMG_3934.JPG
IMG_3934.JPG (120.2 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3807
IMG_3807.JPG
IMG_3807.JPG (103.64 KiB) Visto 11601 vezes
Tem um modo S no selector, que permite desacelerações fantásticas (calculo que usando a regenerativa eléctrica), mas (e que pena este "mas"!), liga sempre o motor a gasolina.

IMG_3934
IMG_3930.JPG
IMG_3930.JPG (128.74 KiB) Visto 11601 vezes
O monitor central dá bastante informação sobre a condução.

IMG_3949
IMG_3949.JPG
IMG_3949.JPG (109.97 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3953
IMG_3954.JPG
IMG_3954.JPG (159.49 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3954
IMG_3953.JPG
IMG_3953.JPG (134.49 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3955
IMG_3957.JPG
IMG_3957.JPG (166.59 KiB) Visto 11601 vezes
IMG_3957
IMG_3955.JPG
IMG_3955.JPG (160.29 KiB) Visto 11601 vezes
Hora da despedida. Vou levantar a tampa!

IMG_3965
IMG_3965.JPG
IMG_3965.JPG (150.33 KiB) Visto 11601 vezes
Ainda fiz mais 42 km. Gastei a carga eléctrica toda (e mais um pouco de gasolina). Nas minhas mãos e com o percurso da minha rotina diária, é muito difícil fazer mais de 40 km sem gastar gasolina. Era excelente se tivesse um pouquinho mais de autonomia eléctrica. Não tendo, continua a ser um carro fantástico, mas não é o que mais gosto para mim, actualmente.

IMG_3978
IMG_3978.JPG
IMG_3978.JPG (143.77 KiB) Visto 11601 vezes
Mais informações sobre o carro em:

http://www.audi.pt/pt/brand/pt/modelos/ ... -tron.html

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Audi A3 e-tron

Mensagem por Emanuel Couto »

Este homem não para... :shock: mais um magnífico teste.

Muito bom :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Audi A3 e-tron

Mensagem por serges »

Parabéns grande test drive... Gostava e fosse mais Ampera e menos Audi...

Enfim...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Audi A3 e-tron

Mensagem por zeuz »

Obrigado pelo relato!

Eu cheguei a experimentar este A3 e-tron no evento no politécnico de Setúbal e gostei bastante!
Mas este é um dos meus carros preferidos, por isso sou suspeito... :oops:

Lembro-me que tu ou um responsável da SIVA disse que há diferença nas baterias entre este e o Golf GTE, apesar de serem "o mesmo carro"... sabes alguma coisa sobre isto ?

Tem carga rápida ?
Volt Escreveu: Este carro tem 6 mudanças automáticas ou sequenciais (apenas a gasolina). Do ponto de vista desportivo, é divertido. Mas não é, obviamente, poupado...
É de conversor de binário, i.e., tradicional, ou uma DSG ?
Volt Escreveu: Nesta foto em baixo podemos ver, por ordem descendente, a informação multimédia (estação de rádio), a autonomia total, as médias do consumo a gasolina e velocidade dessa viagem, os km do veículo (totais e parciais), o modo (D de drive, M de manual, S de save [creio]) e a mudança (6ª) e a temperatura exterior.
Nos carros de caixa automática, o S costuma representar "Snow" para pisos escorregadios ou "Sport" (muda mais tarde de mudança e aplica mais travão motor),
Volt Escreveu: Para carregar, temos de chegar o símbolo da Audi para o lado.
Pena que não tenham pensado numa solução mais elegante para a tomada Mennekes... é uma solução barata, sem dúvida, mas uma tampa deslizante dava um ar mais composto e escusava da tampa ficar pendurada...
Volt Escreveu: Também testei o modo híbrido. 3,5 litros aos cem, andando pela nacional. Bom. Bem bom.
Conheço quem tenha tido um Scirocco com o motor 1.4 TSI de 160cv.
O motor não é exactamente igual a este, mas ele dizia muitas vezes que não tinha problema em fazer boas médias... com um andamento calmo, era possível fazer médias abaixo de 5,0l/100km, por viagem.
Volt Escreveu: Tem um modo S no selector, que permite desacelerações fantásticas (calculo que usando a regenerativa eléctrica), mas (e que pena este "mas"!), liga sempre o motor a gasolina.
Pelo relato que fazes, o S na caixa deve representar "Sport". ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Audi A3 e-tron

Mensagem por Volt »

Não tem carga rápida. Nem nas opções. O máximo que carrega é a 16A monofásicos.

Também não tem grande regenerativa (o carro solta-se quando largamos o acelerador). Esqueci-me de fazer referência a isso no primeiro post.

As diferenças nas baterias não fui eu que referi (nem tinha bases para o afirmar), foi o tal responsável que estava nesse evento em Setúbal.

Pelo que li em outras reviews o A3 e-tron vem com uma "six-speed S-tronic dual clutch gearbox".

O S é de Sport. A maior parte das reviews fala em Sport e no site da marca fala em comportamento "mais desportivo". Quando escrevi o texto ainda não o sabia (pois gosto sempre de escrever primeiro o que sinto e só depois ler as opiniões de outros), daí que coloquei o "Save" com ponto de interrogação. ;-).

O carro é excelente. Custa muito dinheiro, mas também vem muito bem equipado...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Test Drive”