Volta Bcn City

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Volta Bcn City

Mensagem por Mumia »

Ora vamos lá então começar o relato do meu Test Drive à Volta Bnc City!!

Bom não posso começar sem antes agradecer à Zevtech por esta gigantesca possibilidade!! Sem qualquer dúvida Obrigado!!!!!

Bom lá fui buscar a dita e não digo que não um bocado a receio, sim porque 1º que tudo a mota não é minha e 2º porque é uma posição de condução completamente diferente da que estou habituado. Mas como me conheço e sei como sou com o que é meu, quanto mais com o que não é…. Siga!! 8-)

E em casa tive uma miragem!!! Só gritava… deixem-me sair deixem-me sair!! :mrgreen: :mrgreen:
img1.jpg
Bom primeira viagem até casa e efectivamente wwuuuooouuu vamos lá habituar a esta “nova” posição de condução. De seguida tive o prazer de levar a Volta até ao café semanal e já sem duvida a deliciar-me com a condução da dita, quer na ida quer na volta para casa!! Espectáculo mesmo!!

Dia seguinte mota carregada e vamos lá mostrar um bocado da Volta.

Como se pode ver pela foto… cabe sem qualquer problema um capacete integral no “depósito” da Volta, como se vê na parte inferior do “depósito” tem uma ficha USB para se poder carregar tlm ou que se for preciso… Não experimentei por esquecimento e porque levei tlm a 100% eheheheh
img2.jpg
E junta-se uma tralha para a viagem e fotos e filmagens ;)
img3.jpg
E….Prontinha… fogo pá é mesmo LINDA a mota !!
img4.jpg
Vamos lá dar umas informações da dita para se perceber depois no texto.
Pack: 3 Kw
Transmissão por correia
Modos de condução: 3 (Eco, City, Sport)
Terá ligação por bluethoot com smartphone
Autonomia indicada 70km (certamente com cuidados) e 50km numa condução normal.

Fui tranquilamente na casa dos 60/70 Km/h até Cascais a aproveitar e desfrutar desta nova diversão de postura de condução… praticamente sempre em “C” e ainda deu para brincar um bom bocadinho ui ui… Cheguei junto do único Mobie a funcionar em Cascais para dar um “cheirinho” à Volta e tirar uma fotos e claro ficar mais folgado para umas brincadeiras mais interessantes para experimentar a menina, e pimbas…. Ocupado por um I3 :/
img5.jpg
Esperei um bocadinho mas decidi ir até à Marina de Cascais e voltar posteriormente… Tirar umas fotos à menina e umas mais pormenorizadas ;)
img6.jpg
pormenor do botao buzina e piscas "trocados" na sua posição :lol:
img7.jpg
o seu pack de 3Kw
img8.jpg
o amortecedor traseiro (beeemmm confortável) e o motor
img9.jpg
a correia
img10.jpg
uma óptica bem agressiva e desportiva (pena não ser o led inicial) + forquilha com amortecedores invertidos (Marzocchi)
img11.jpg
um pormenor esquecido... onde guardar a "ligação" desta ficha da volta a uma extensão/adaptador.. mas nada que um engenhocas como eu não tenha logo pensado em solução ;) :mrgreen:
img12.jpg
Foi momento de voltar junto do Mobie e ainda lá estava o I3, como queria carregar para poder dar uma volta maior e mais rápida esperei e lá chegou o dono… muito simpático (já o tinha encontrado por lá numa outra vez) e ia seguir de viagem até Aveiro, apesar de ser um Rex iria como veio, sempre em modo VE !!! ;) espero que tenha corrido bem a viagem

E aqui ficam umas fotos da Volta + a Mobie
img13.jpg
E devidamente estacionada…. EM CARGA :!: :!: :!: ;)
img14.jpg
Enquanto carregava tive uma boa peripécia… apareceu um casal de estrangeiros, em que ele ficou altamente surpreendido por ver uma mota TOTALMENTE eléctrica, bom como só falavam inglês, lá tive de tirar a ferrugem ao meu inglês e lá saíram os dois de lá bue contentes com a Volta :lol: :mrgreen:

Depois de carregada a cerca de 90/95% não aguentei esperar mais… peguei e sigaaaaaaa Estrada do Guincho, sem duvida uma excelente condução a Volta, muito leve como mota, uma facilidade extrema de se manobrar no transito e se o modo “C” já reage bem quando queremos ultrapassar rápido… meus Sr’s!!!! O modo “S” é em duas palavras IMP CÁVEL!!! :mrgreen:
img15.jpg
O que notei na alteração dos “modos” é a sua sensibilidade ao “rodar” do punho e claro o seu disparo e resposta…

“E” fica beeemmm molenga a responder ao punho, bom para grandes viagens em que se precise de Autonomia.
“C” sem qualquer duvida o modo de condução mais confortável… uma aceleração normal e reaçao normal ao punho.
“S” uma sensibilidade bem grande ao punho o que ao inicio nos faz parecer andar num cavalo bravo eheheh torna-se mais difícil (ao inicio) ter sensibilidade para o dito, mas depois também se vai lá… e fica sem dúvida um bicho muitoooooooo interessante de se conduzir (para uma “125cc”)

De salientar que a Volta talvez por precaução certamente o inicio de qualquer arranque não tem o “power” totaaaallll, nota-se que está moderada, mas aí depois dos 30km/h tem-se a dita toda que se quer ;) calmaaaaaa já vão pensar “epa então mas isso é o bom de um VE”, é difícil explicar mas não se perde aquele gostinho da mota VE, não se acanha no arranque calma é é mais progressiva ;)

Posso dizer que no primeiro dia que fui andar com ela, estava bastante calor mesmo e após puxar por ela um bocado, devo dizer que ela protege o pack quando está quente, controlando momentaneamente a velocidade e ficando logo depois tudo normal, o que é bom!! :)

No segundo dia de viagem..
img16.jpg
já mais bem tranquilo com a menina, foi uma viagem bem mais rápida e o regresso todo em modo “S” e foi assim que chegou depois de boas brincadeiras em modo “S” :P
img18.jpg
Devo dizer que a Volta onde parava fazia sucesso, no trabalho, era vê-los a irem ver a mota a espreitarem pra tudo, e depois de falar só diziam “epá f…. mesmo bonita pá!” teve sem duvida muita gente a babar-se e a fazer contas à vida enquanto olhava para ela :mrgreen: :mrgreen:

Pontos negativos da Volta: (sim sim gosto de ser sincero) ;)

Sem qualquer dúvida para mim o ponto negativo dela è a autonomia, mas CALMA!!! Isto somente porque não ando de mota só para casa-trabalho, porque se assim fosse dava mais que bem ;) mas certeza que virá por aí uma Volta com muito mais autonomia.

Felizmente e porque por mais que procure não encontro…. Este é o único ponto efectivamente negativo que lhe encontro.


Em resumo:
img20.jpg
Como a própria foto indica a Volta é uma mota citadina e sim para a cidade é sem qualquer dúvida uma mota espectacular, seja em condução, seja em conforto (passei por estradas de muito paralelo e quase não se notava), seja em agilidade!

Infelizmente não lhe dou nota 10, mas pura e simplesmente porque para mim que já tenho uma mota VE, já vejo uma outra necessidade…

Para quem queira ter somente uma mota para cidade beeeemmmmmm divertida… tem aqui uma muito boa opção!!

Atribuo sem qualquer problema (de 0 a 10) um grande 8.9 à Volta Bcn city.

P.s. –adorreiiiiiiiiiii conduzir este bicinho.. que viciooooo de mota!!!! :shock: :o E sim… é LINDA MESMO!! :P será que dá para fazer novo test drive?!?! :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

E assim esteve a minha garagem por uns dias 8-) :D
img19.jpg
E a Volta e o artista 8-)
img17.jpg
P.s. 2 – em breve lanço vídeo de todo o test drive e colocarei aqui depois ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico test-drive... Já era tempo... meus parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Volta Bcn City

Mensagem por serges »

Muito bom...

Obrigado pelo testemunho...

Ficou fantástico...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Volta Bcn City

Mensagem por MRider »

Essa mota é muito linda. pena não ter travagem regenerativa. Acho uma falha grave nos dias de hoje não ter regeneração.
Porque se tivesse seria um caso a pensar :-)
Live long and prosper!


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Volta Bcn City

Mensagem por jasmim »

Excelente reportagem e com belas fotos.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Volt »

Excelente. :-).

Sabes se ela pode levar uma topcase?

Este modelo custa 9 mil e tal euros (não inclui documentos e transporte, mas não deverá ir a muito mais do que isso). Não é das mais caras, mas também não acho barato. :-). Seja como for, é uma alternativa às CI e espero que haja muita gente a gostar dela ao ponto de a comprar. :-D.

Eu gosto do aspecto da mota, mas não ponderei comprar. Por 4 motivos que partilho convosco:

1º Acho que não é o ideal para o dia-a-dia. Tem pouca bagageira e protecção para as minhas necessidades (ao contrário de muitos motociclistas que não gostam de qualquer scooter, eu acho-as bem mais práticas neste aspecto de carga e de protecção a condições climatéricas adversas);

2º Tem potência suficiente para o segmento das "125cc" mas, o pessoal que não vai para as scooters ou maxi-scooters, normalmente prefere motos de segmentos mais potentes (eu, tendo alternativa para o dia-a-dia, também olharia para uma segunda eléctrica como mota de diversão, dando preferência a mais potência);

3º Tem realmente pouca autonomia (para os meus percursos);

4º Está a chegar ao mercado agora e ainda não há muito feedback delas, nem se a empresa vai conseguir manter-se (espero que sim).

Deixo aqui também a página de características da mota (apesar de ser uma página mais comercial, não encontrei nenhuma melhor e em português que nos desse especificações e outras informações úteis [editarei o post se acharem melhor]):
http://loja.zevtech.pt/index.php?route= ... duct_id=77

PS: A vida útil de 1500 ciclos de 80% parece-me pouco para a actualidade. Isto significa que, tendo 50 km de autonomia média, estimam-se (1500 * 50 * 80%) 60 mil km. Como termos de garantia, não me pareceriam maus. Como termos de estimativa de vida útil, parecem-me pouco... Talvez haja alguma coisa que não estou a ver bem.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Mumia »

Bem esqueci-me de dizer (desculpem desculpem) que quele botão amerelo que se vê serve para limitar a velocidade máxima...ou seja vai-se a uma certa velocidade, carrega-se nele e mesmo que se pare e arranque, só se vai até aquela velocidade, bom certeza para grandes viagens em que se necessita de autonomia :) e para evitar multas :lol:

Bom isso será sempre a gosto de cada um, eu sou muito sincero, tendo um Vx, sem qualquer duvida que gostei e muito da condução desta mota e toda a sua prestação!! Muito surpreendido MESMO!!

Topcase? certamente que sim, como qualquer mota dá para o ter, esta não deverá ser excepção ;)

Quanto à "falta" de espaço, o normal neste tipo de motas, seja CI ou VE, porem esta tem uma vantagem, tem "mala" ainda bem jeitosa para levar coisas :lol:

Quanto ao feedback delas, é normal ainda n haver muitos.... :lol: chegaram 2 à pouco tempo, uma delas já com dono e certamente que deve andar a curtir à brava com ela ainda mais sendo a Sport! E depois tens este feedback :lol: mais vão aparecer certeza :P

Eu que já a conduzi continuo com a mesma opinião... é LINDA e é uma mota mesmo muito interessante de se conduzir ehehehe
MRider Escreveu:Essa mota é muito linda. pena não ter travagem regenerativa. Acho uma falha grave nos dias de hoje não ter regeneração.
Porque se tivesse seria um caso a pensar :-)
sim percebo o que dizes, mas dá assim mais a "normal" condução de uma mota como se fosse CI ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

Mumia Escreveu:sim percebo o que dizes, mas dá assim mais a "normal" condução de uma mota como se fosse CI ;)
Já li por aqui que a regenerativa permite que o veiculo seja parecido com os normais a combustiveis, travam com o motor, sendo assim tem regenerativa.


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

Mumia Escreveu:sim percebo o que dizes, mas dá assim mais a "normal" condução de uma mota como se fosse CI ;)

Li por ai que essa travagem faz com que os veiculos a bateria tenham o efeito que os a combustiveis fazem com a prisão do motor quando não se acelera, sendo assim tem regenerativa, talvez diferente para se parecer com uma a combustiveis.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Mumia »

já li tanta coisa por aí....... mas olhe não há nada como fazer um test drive e perceber por si...

podia ser que ficasse apaixonado por uma (olhe que é fácil) e viesse pro mundo dos VE's numa Volta...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

Mumia Escreveu:já li tanta coisa por aí....... mas olhe não há nada como fazer um test drive e perceber por si...

podia ser que ficasse apaixonado por uma (olhe que é fácil) e viesse pro mundo dos VE's numa Volta...
Terei todo o gosto em dar uma volta, mas fiquei sem perceber se é assim que funciona ou não, não deve ser nada agradável ir a descer como se o veiculo tivessse desengatado.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Mumia »

experimente....

vai perceber que é bem agradável dar uma volta na Volta....
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Volta Bcn City

Mensagem por MVS »

A falta de travagem regenerativa tem a ver com dificuldades de implementação no tipo de controlador e motor usados (DC escovas).
O abaixamento do binário disponível até aos 30Km/h tem a ver com o factor de segurança para a estreita correia de transmissão traseira em carbono.
A potência na roda é o produto de um binário por uma velocidade angular. A muito baixa velocidade a correia de transmissão é o elo mais fraco nesta implementação. Isto é programado no controlador do motor e é útil também para arrancar com mais segurança em piso escorregadio.
Imagem


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

A mota tem a sua pinta, so é pena as suas carateristicas a colocarem num patamar já desactualizado, parece-me !

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: RE: Re: Volta Bcn City

Mensagem por zeuz »

MVS Escreveu:A falta de travagem regenerativa tem a ver com dificuldades de implementação no tipo de controlador e motor usados (DC escovas).
O abaixamento do binário disponível até aos 30Km/h tem a ver com o factor de segurança para a estreita correia de transmissão traseira em carbono.
A potência na roda é o produto de um binário por uma velocidade angular. A muito baixa velocidade a correia de transmissão é o elo mais fraco nesta implementação. Isto é programado no controlador do motor e é útil também para arrancar com mais segurança em piso escorregadio.
MVS,

À falta da opção LIKE , fica aqui o meu agradecimento pela explicação!

Sent from my X5 using Tapatalk
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Mumia »

joaovt Escreveu:A mota tem a sua pinta, so é pena as suas carateristicas a colocarem num patamar já desactualizado, parece-me !
não sei quem andará desactualizado.... Mas a Volta não me parece :roll:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

Mumia Escreveu:
joaovt Escreveu:A mota tem a sua pinta, so é pena as suas carateristicas a colocarem num patamar já desactualizado, parece-me !
não sei quem andará desactualizado.... Mas a Volta não me parece :roll:
Não entendi se o que disse foi pura ironia ou se estarei mesmo desatualizdado, ao ler os comentários do tópico vejo isso, bateria pouco duradoura, motor de escovas, nem sabia que se usava motores de escovas nestes veiculos mais potentes, sabia que se usavam em bicicletas, sem regenerativa, tentei comparar as especificações com uma zero, http://www.zeromotorcycles.com/zero-fx/specs.php , tem um pouco menos de autonomia segundo o saite, mais velocidade de ponta com menos 7 cv de potência, talvez por ser mais leve, tem motor tri fasico sem escovas com travão regenerativo, e a duração das baterias é a dobrar, 148.000 kms, o preço deve ser elas por elas.

Diga me se estou desatualizado ou não ou se disse alguma besteira ?


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

Vi agora outro dado interessante que me desperta o interesse quando comparo carros, é o binário do motor, a volta com 34 cv tem apenas 67 nm, a zero com apenas 27 cv tem 95 nm, será por ter um motor tri fasico ? faz pensar num diesel sem turbo e outro sem.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Volta Bcn City

Mensagem por Mumia »

caro joaovt, irónico eu??? nada disso.... simplesmente divaguei.

Podia responder-lhe e dar a minha opinião, mas sendo você tão conhecedor de tanta questão técnica e das outras.... remeto-me ao silêncio, não gosto de jogos de palavras.

boas visitas pelo Fórum!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


joaovt
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm

Re: Volta Bcn City

Mensagem por joaovt »

Mumia Escreveu:caro joaovt, irónico eu??? nada disso.... simplesmente divaguei.

Podia responder-lhe e dar a minha opinião, mas sendo você tão conhecedor de tanta questão técnica e das outras.... remeto-me ao silêncio, não gosto de jogos de palavras.

boas visitas pelo Fórum!

Não compreendi o seu ar de gozo, sou conhecedor de motores, quem tem uma industria e não conhece os vários tipos de motores é como um padre que não sabe o pai nosso, por amor á santa. Sugiro que como utilizador e até moderador devia ter uma opinião mais imparcial.

Responder

Voltar para “Test Drive”