DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1219
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

rnlcarlov Escreveu: terça jun 30, 2020 7:06 pm
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Em relação aos 3 últimos pontos:

Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.
Potência contratada pode ser maior continua a ser um custo fixo. Com a história de CEMEs e OPCs nem sei muito bem em que valor fica, mas por exemplo se olharmos para uma instalação em BTN com 41,4kW contratados, o custo da potência pode andar pelos 55-65€/mês com um fornecedor em conta. A não ser que os postos estejam mesmo às moscas, o consumo de energia vai ser mais relevante.
Repara que o que eu disse continua a ter o mesmo custo, seja um posto de 22kW ou 6 de 3,7kW.
Acho que não percebeste a minha logica de ver isso, eu se tivesse um centro comercial preferia ter 6 postos de 3,7kWh do que um de 22kWh, ganhava em todos os aspectos, tinha mais receitas, pois mesmo que seja ao kW posso sempre cobrar alguma coisa pelo tempo do estacionamento e o carregamento é menos eficiente, e teria mais tem os possiveis clientes dentro da minha loja, esta é a logica da coisa, não o inverso, nenhum particular que tenha um centro comercial está interessado em vender energia, está sim interessado em ter as pessoas o maior tempo dentro da loja. Na rua a questão é um pouco diferente, mas aí a coisa resulta de local para local, se for numa zona residencial os posto de menor potência resultam melhor, se for numa zona de passagem, tipo parque de descanso em nacional ou AE já não se coloca a questão de postos de 3,7kW, obviamente.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
60 000Km's

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15773
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1138
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.
Por acaso não pensei nesse custo quando escrevi... :oops:
A minha argumentação assentou na lógica de que num espaço comercial esse custo já existe, mas obviamente que num carregador de rua isso já não é verdade.
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Não queremos perpetuar os CIs, obviamente, mas não esperes que as coisas mudem sem que alguém fique chateado com isso, seja porque não tem dinheiro ou simplesmente por birra, seja com CIs ou com EVs.
Daí estar nas mãos destas entidades uma transição o mais possível pacífica e satisfatória para todas as partes envolvidas.
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Os VEs não dão para todos, mas acho que nas cidades até é onde há mais soluções de carregamentos, e quando for a pagar mais alternativas em termos de preço também.
Verdade, se realmente aparecerem essas alternativas...
APHenriques Escreveu: terça jun 30, 2020 6:40 pm Sou da opinião que os centros comerciais poderiam suportar os custos do OPC e cobrar apenas a energia. Afinal quem usa estes espaços são os clientes... mas emfim.
Apoiado!
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 9:06 pm Acho que não percebeste a minha logica de ver isso, eu se tivesse um centro comercial preferia ter 6 postos de 3,7kWh do que um de 22kWh, ganhava em todos os aspectos, tinha mais receitas, pois mesmo que seja ao kW posso sempre cobrar alguma coisa pelo tempo do estacionamento e o carregamento é menos eficiente, e teria mais tem os possiveis clientes dentro da minha loja, esta é a logica da coisa, não o inverso, nenhum particular que tenha um centro comercial está interessado em vender energia, está sim interessado em ter as pessoas o maior tempo dentro da loja.
Foi isso que argumentei no notícia em que o Auchan anunciava a instalação de postos de 3,7kWh:
[*]Mais tempo de carga = mais tempo dentro do centro comercial = maior potencial de gasto em compras


Alguém daqui assistiu à conversa da UVE com a Mobi.e ?
https://www.facebook.com/uve.pt/videos/594842321170045/

Nos comentários li isto:
Pieter Ijzerman · 15:17 Somos OPC e devidamente licenciado na DGEG para tal. Tentamos iniciar o processo para ser certificado pela MOBI-e mas não obtivemos resposta ao email para o email indicado pelos colegas da MOBI-e. Não tem balcão de atendimento. Como podemos iniciar o processo??
Sérgio Relvas · 37:20 Mas continuamos na mesma lá fora desaparece a taxação ao minuto mas sim ao kW e em Portugal próspera...
Pieter Ijzerman · 37:45 para faturar kW tens de ser comercialisador de eletricidade, é mais dificil. Faturar tempo sempre é possível e legal. Pelo que sei
Ricardo de Matos · 40:11 Pieter Ijzerman isso explica porque temos tantos posto de carregamento a facturar ao minuto... ☹️
Pieter Ijzerman · 39:31 sim
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, o Outlander chegou aos 40 mil... não fosse a pandemia e já teria muito mais.

Revisão dos 40 mil com um custo de 285.00 euros, sem filtro do habitáculo... esse é substituído por mim por 20 euros, mas de qualidade bem superior.

Os custos de consumo estão em 7,25€/100kms, sendo 5,53€ de gasolina e 1,62€ de electricidade.

E já que falamos de custos, o IUC é de 204,82 euros.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15773
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Pois o Motor 2.0 faz diferença no calculo do IUC...

O meu este ano não passou dos 2000kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: segunda set 07, 2020 9:40 am Pois o Motor 2.0 faz diferença no calculo do IUC...

O meu este ano não passou dos 2000kms...
O motor do meu é 2.4...

Já agora, quanto paga o teu de IUC ?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15773
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

AH BOA… tinha a ideia de ser 2.0 lol

O ampera tem 1.4; 139€ iUC
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: terça set 08, 2020 11:58 am AH BOA… tinha a ideia de ser 2.0 lol
Sim, o anterior era de 2.0, mas o meu é a última versão de finais de 2018... tem mais cilindrada e um pouco mais bateria.
serges Escreveu: terça set 08, 2020 11:58 am O ampera tem 1.4; 139€ iUC
E pelo que tenho visto é tem se portado bem com as baterias... um modelo interessante.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15773
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Sim as baterias pouco se sabe de perdas significativas é mais a degradação pela idade das mesmas do que pelo uso…

Um enorme buffer
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Por cá o Outlander continua a portar-se bem.
Deixei praticamente de carregar só a noite em casa... ou seja, independentemente da hora, sempre que chega a casa, carrega. O que significa várias cargas parciais diárias e menos gasolina gasta...
Por vezes, raramente, faz carregamento em PCR. estes terminam automaticamente aos 80%. O suficiente para o MCI voltar para casa sem sono profundo.

Entretanto, correm rumores de que a Mitsubishi deixará de enviar SUVs para a Europa.... será?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1349
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Yeahp.... A Mitsubishi parece que vai deixar é a Europa por completo a médio prazo se percebi bem, sejam SUV's ou outros veiculos e focar-se noutros mercados... A Aliança está numa fase de contenção de custos... mesmo Nissan vai lançar muito menos veiculos na Europa "deixando-a" mais para a Renault... E renault deixa China supostamente para a Nissan que também se focará nos EUA e outros key-markets que tÊm boa presença... percebo a estratégia mas não concordo de todo com ela... Uma pessoa que ia comprar um outlander, não é certo que vá comprar o equivalente da Renault...pode facilmente "fugir" para outra marca....mas "eles" lá sabem.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Pois... é isso.
Mesmo com a mesma mecânica há sempre a questão do gosto pessoal.
Pelos menos as versões electrizadas fazia sentido manter... o que não faz sentido são as versões convencionais.
No caso o Outlander e o novo Eclipse Cross. Isto na perspectiva do consumidor.

O que li diz que pretendem manter ainda o Space Star e a L200... dois carros que não acrescentam nada a outras opções do grupo.

Mas por outro lado, faz sentido que os carros vendidos na Europa, sejam produzidos na Europa.

Seja como for, o meu Outlander deverá ficar por cá uns anos... mas provavelmente não voltarei a comprar um carro com motor de combustão. Desde que não lhe falte assistência (peças) estamos bem :)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1349
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Enquanto estiver em garantia das baterias e estas te servirem é realmente de manter... pensar em trocar só mesmo após isto...na minha opinião.

Penso fazer o mesmo com o Leaf 40... enquanto der para as nossas viagens (principais são a Leiria e Mondim de Basto) vai ser carro principal da casa... quando estas viagens forem mais complicadas de fazer (com cargas rápidas pelo meio), provavelmente virá um substituto mais recente ficando leaf como segundo carro...

Outra opção que ando a esquacionar é comprar um dos triplets imiev 2ª mão (8KEUR) para segundo carro ( atual segundo carro tem 360Kkms e 20 anos) ficando apenas com carros elétricos e podendo expandir um pouco mais investimento fotovoltaico pois poderia carregar 1 dos carros à vez durante o dia durante o verão (de inverno consumo toda a energia fotovoltaica que produza)...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 893
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

Com jeitinho consegues um c-zero por 6,5k. Ainda há um mês esteve um à venda por esse preço e as baterias estavam bastante boas.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1349
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: sábado out 17, 2020 5:59 pm Com jeitinho consegues um c-zero por 6,5k. Ainda há um mês esteve um à venda por esse preço e as baterias estavam bastante boas.
Sim tenho andado a ver... mas até Abril pelo menos não vai ser (em principio) para comprar...ando a apalpar terreno de diversas opções...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por GreyBigFoot »

E como está a degradação da bateria?

Os modelos +2019 têm sofrido de uma degradação prematura sendo que foi disponibilizado recentemente um upgrade de FW para mitigar este problema.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

GreyBigFoot Escreveu: terça out 27, 2020 8:57 am E como está a degradação da bateria?

Os modelos +2019 têm sofrido de uma degradação prematura sendo que foi disponibilizado recentemente um upgrade de FW para mitigar este problema.
Referes-te ao Outlander?
Há uma actualização?


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por GreyBigFoot »

Sim o Outlander.

Saiu recentemente uma actualização do BMU para mitigar a exagerada degradação que se verificava nos modelos +2019.

facilmente observável aqui (entrar com user/pass = showme)
https://phevwatchdog.net/


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Como disse mais acima, passei a carregar o Outlander mais frequentemente durante o dia.
Para mim, um plug in, é um eléctrico que excepcionalmente usa gasolina.... e não o contrário.

Como o local de trabalho é em casa... apesar das várias saídas diárias, regressa sempre a base nas horas de sol. Inclusive durante as horas de maior consumo pela actividade doméstica, onde tudo é eléctrico.

Muito no limite, tem sido possível manter os 6,9kVA... apesar de ter tudo preparado para potências até 20,7 kVA, mas não quero ir por ai...

Passei então para a primeira fase de aumento da potência solar. Tenho há vários anos apenas 750W
Instalei agora mais 1200W

Numa segunda fase pretendo acrescentar mais 1200W pelo menos.

Isto porque tornou-se evidente que preciso carregar em casa mais rapidamente. Em vez dos 9A terei que carregar por vezes a 16A.

Obviamente que tenho noção que a amortização do investimento é demorada, mesmo com os preços atuais.
em números redondos:
preço de 1€ por watt de potencia.
Considerando que cada 1000W evita o consumo de 1€ por dia de energia a preço de mercado, precisamos de 1000 dias para amortizar 1000w de potência instalada em painéis.

Menos de 3 anos... nada mau...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1847
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por jmlflorencio »

Nada mau mesmo. Nas minhas contas mais optimistas (e com o uso previsto para a potência instalada), a amortização andava sempre nos 4-5 anos... Força nisso!

Responder

Voltar para “Automóveis”