Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Mumia »

bem parabéns pela nova máquina! sem dúvida um dos dois carros que me deixam tentado.... o Niro e o Kona/Kauai...

venham de lá mais infos e opiniões de quem já o tem eheheheheheh que por aqui vai-se ler e ver tudinho ;)

Muitos e bons Km's com a nova máquina.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

TOP.... a Kia tem um EVSE configurável... Kudos :)... e nem parece ser grande charuto.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Este fim de semana carreguei pela primeira vez a 100%, foi necessário 2 dias!
Fui dar uma voltinha que tambem dei com o Leaf 24 e com o Leaf 40.
Com o Leaf 24, devagarinho, tive de carregar em Alcácer...
Com o Leaf 40, devagar, não precisei de carregar mas a autonomia foi à conta...
Desta vez, nem precisei de carregar, nem precisei de ir devagar...

Esta era a informação que o carro apresentava antes de sair
Imagem

Com AC ligado
Imagem

Com AC desligado
Imagem

Neste grafico podemos ver:
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Não fui propriamente devagar, comecei com o CC a 105, mas depois passei para 110.
Imagem

À espera do barco...
Imagem

Enquanto esperava...
O consumo foi 16kWh/100km, não é propriamente baixo, ainda assim, somando os 49,6km feitos aos 418km que faltavam, a previsão de fazer 467km mantem-se ( 418 + 49,6 = 467,6 )
Imagem

Já no barco...
Imagem
Imagem

Depois do almoço, já de regresso...
Imagem

Álcacer - Lisboa foi feita maioritariamente acima de 119km/h
A vermelho a potência a cada instante
A azul a velocidade
A azul claro o SOC
A amarelo e laranja a temperatura da bateria
Imagem

Lá se foi a previsão dos 467km... ( 118 + 225,5 = 343,5km )
Imagem
Imagem

Este é o histórico atual!
Imagem

A ideia com que fiquei é que a 110 fará mais de 400km, acima de 119, não sei se chegará aos 300...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

A velocidade é tramada nos Elétricos... o que durante anos demos como certo (ir a 130/140kmh na AE), hoje a mim parece-me surreal... só quando apanho uma daquelas ladeiras e meto em "coasting" chego facilmente aos 130 ou mais kmh....caso das descidas S.Aire e Candeeiros na A1, descidas de Penafiel na A4, etc...
No Leaf 40 costumo fazer algo do género:
- Com pressa e sabendo que carga chega (poucos kms): 110kmh
- Normal e sabendo que carga chega (alguns kms): 100kmh
- Viagens maiores ou em passeio: 90kmh
Valores em CC c/ overide para coasting nas descidas.

Esse passeio é catita...há 2 anos passei 1 destes fdsemana de Junho em Setúbal, com a obrigatória ida a Alcácer - comi muito bem no Porto Santana (que até tem um carregador ASL-90003 no parque - na altura não tinha mas também não precisei...). Depois regressei a Setúbal via Troia/ferry...a fazer lembrar a infância (passei férias 1-2 semanas em Tróia nos finais dos anos 80 e aquilo era o pináculo das férias)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Viagem Lisboa - Monte Gordo (322km)

Apesar de o carro apresentar estimativas com e sem AC eu conduzo sempre com AC ligado apenas alternando entre AC para todos e AC só para o condutor.

Carregamento a 100% antes da partida.
Imagem

Autonomia com AC
Imagem

Autonomia sem AC. Antes de acabar de carregar a 100% ainda dei umas voltas no total de 15.5km, 38 minutos
Imagem

Antes da partida ainda fiz mais uns quilómetros, à partida tinha 32,4km, 2:16h.
Imagem

95% de bateria, 405km de autonomia com AC, 433km sem AC
Queria mesmo partir com 100% mas não deu...
Imagem

Em auto-estrada com o CC nos 119km/h
São só 298km até ao destino
Imagem

1ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) Cerca de 52 minutos a 120km/h
Imagem

2ª hora de viagem (a roxo a velocidade, a azul o SOC, a vermelho a potência, a amarelo a temperatura da bateria) 1 hora a 120km/h
Imagem

Ultimos minutos antes da paragem. Cerca de 12 minutos a 120km/h
Imagem

Chegada ao PCR de Loulé (O/E)
102 com AC ligado, 105 sem AC
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Apesar de me faltarem apenas 68,1km, não sabia o que me esperava em Monte Gordo, por isso decidi carregar o suficiente para ir e vir, ou seja para fazer 140km. Além de que morria de curiosidade de ver a curva de carregamento.
Estes foram os quilómetros desde o inicio do dia, mas os quilómetros da viagem foram: 283,6 - 32,4 = 251,2.
Os quilómetros desde o carregamento a 100% foram 283,6 - 15,5 = 268,1 (de onde se pode conluir que a 120km/h o carro fará mais de 350km)
Igualmente os tempos têm de ser calculados:
tempo desde o carregamento a 100% 4:37 - 00:38 = 3:59
tempo de viagem: 4:37 - 2:16 = 2:21
velocidade média da viagem: 107km/h
Imagem

Pus este contador a zero quando comecei a viagem, o consumo dos quilómetros que fiz em Lisboa antes de vir não influenciaram o consumo da viagem.
Imagem

Começou carregar a 44kW
Imagem

Durante o carregamento: andou entre os 45 e 46kW
Imagem

Estava a pensar carregar 30 minutos mas distrai-me um pouco.
Imagem

Como o mostrador do posto está danificado, tive de recorrer à Miio para saber quanto carreguei.
Imagem

A App Torque mede a potência que sai da bateria, naturalmente, a que entra é considerada potência negativa.
30 minutos de potência constante, 39 minutos de temperatura de bateria quase constante, só o SOC não foi constante.
Afinal não vi curva nenhuma...
Imagem

Lá vamos nós para o resto da viagem, será que 239km de autonomia com AC ligado darão para 140km? Que exagero!
Na verdade fiquei indeciso acerca da melhor altura para parar o carregamento, porque queria obter um bom gráfico, pensei em parar aos 66%, depois decidi parar aos 30 minutos.
Imagem

61% de bateria, 239km de autonomia com AC, 249km sem AC
Imagem

O resto da viagem foi feito outra vez a 120km até ao final da auto-estrada.
Não fui direto a Monte Gordo, ainda fui ao Pingo Doce buscar algo para comer.
Cerca de 32 minutos a 120km/h
Imagem

Final da viagem: pelo que se pode ver pelos gráficos terei feito 2:36 a 120km/h (cerca de 80% do tempo)
Tempo total da viagem sem carregamento: 3:16 (velocidade média 99km/h)
Quilómetros totais: 322
Quilómetros de 100% até carregar: 268
Teria chegado a Monte Gordo se não tivesse carregado?
Sim!
O carro apresentava 102km de autonomia quando parei para carregar e eu gastei 62km de autonomia para fazer os 71km que fiz depois de carregar.
Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas infos....
Eniro parece consumir ligeiramente mais que TM3 MIC SR+ (166Wh/km) o que perfeitamente normal face a diferença aerodinâmica....mas também compensa tendo bateria maior.

Estes dois mesmo na wishlist mas outras prioridades se impõe :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Viagem Monte Gordo - Lisboa (313km)

Apanhado a carregar pelo amigo Rafael! A foto é dele!
Imagem

Quando fui buscar o carro de manhã, um Volvo PHEV a carregar com o cabo bem enrroladinho (como NÃO deve ser!)!
Imagem

O carregamento a 100% terminaria a meio da noite. Por isso só carreguei a 90%, para evitar que a bateria estivesse 6 ou 7 horas a 100%.
Imagem

A foto da praxe! "Eu estive em Monte Gordo!"
Imagem

Eh lá! Então despareceram 9km de autonomia? Aparentemente o carro recalculou a autonomia com base no consumo da manhã... Não faz mal, 355km dão perfeitamente para os 322km até casa!
Imagem

É que a percentagem de carga era exatamente a mesma!
Imagem

Lá fui eu a 120km/h rumo a casa! (roxo - velocidade; azul - SOC; vermelho - potência; amarelo/laranja - temperatura da bateria)
Imagem

13km depois do arranque, gastei 17km de autonomia, no inicio da viagem não é preocupante, faltavam 309km, tinha 338 de autonomia.
Imagem

Entretanto comecei a ter alguma dificuldade em manter os 120km/h... Parece que este carro elétrico, afinal, tem um problema em comum com os fumarentos, e os restantes carros elétricos: trânsito em excesso! Estava a aproximar-me da AS de Almodovar, resolvi parar para xixi e para conhecer o PCUR.
Imagem

Estreei-me logo com uma transgressão e com um e-Niro a carregar...

Link

Sou mesmo egoista! A ocupar um lugar de carregamento sem estar a carregar!
Afinal não... há 6 lugares de carregamento mas apenas 2 carregadores.
Imagem

A impossibilidade de fazer uma viagem com velocidade regular continuou...
Imagem

Depois de muito minutos a andar muito devagar, por volta das 18:15 saí para Grandola.
Na Nacional o transito era praticamente o mesmo, por isso segui para Troia.
Imagem

Foi sempre a andar até Troia, mas os barcos têm horários e tambem havia fila para o barco.
Cheguei às 19:00, só às 19:37 fiquei em fila de espera para embarque.
Imagem

Pelo menos a paisagem é mais bonita do que a da A2!
Imagem

"Olha 2! Olha 2!"
"2? Aonde? 2 golfinhos?"
"Não, 2 elétricos!"
Imagem

Entrada no barco e registo da viagem!
O Ferry de Tróia dá uns estonteantes 20km/h!
A parte final do registo já foi fora do barco a caminho do Alegro de Setubal para jantar!
Já que ía estar parado a jantar, aproveitei para carregar!
Imagem

313km de viagem.
Os ultimos 40 quilómetros feitos bem depressinha daí o consumo ligeiramente mais alto em relação à viagem no sentido contrário.
Não tirei foto mas teria uns 105km de autonomia quando sai do Alegro, gastei à volta de 70!
A velocidade não perdoa!
Imagem

Saida às 15:11, chegada às 22:02, 6:51 de viagem!
Inclui: cerca de 25 minutos de paragem no PCUR (e nem foi para carregar!),
cerca de 30 minutos a 30km/h,
cerca de 45 minutos a menos de 5km/h,
cerca de 1 hora e 37 minutos desde que cheguei ao cais do Ferry até que saí do outro lado,
cerca de 1 hora para jantar.
Tempo parado ou quase: cerca de 4 horas e 17 minutos
Tempo util da viagem: cerca de 1 hora e 58 minutos
Não me arrependi de ter vindo por Tróia, só me arrependi de não ter saido mais cedo da A2!
Tirando a seca de estar parado ou quase na A2, o resto da viagem até foi agradável incluindo a espera do Ferry.
A unica frustração: voltei a não conseguir fazer a distância entre Lisboa e Monte Gordo sem carregar!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

Belo relato.

Tu não carregues no PCUR que aquilo é mais caro que champagne Cristal :P !!

Podiam meter os ferry's elétricos (estão a fazê-lo no ferry Aveiro-S. Jacinto)

Da última vez que usei o Ferry em Tróia (2019) vimos 1 (1 elétrico e 1 golfinho :P)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: quinta jun 17, 2021 4:37 pm Belo relato.

Tu não carregues no PCUR que aquilo é mais caro que champagne Cristal :P !!
Se é para testar um PCUR, então que se vá ao Porto experimentar. Penso é o único PCR a mais de 50kWh em Portugal com preços bons.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

O Kia e-Niro tem um botão "P Release" cuja função parece ser óbvia mas cujo o funcionamento não é.
Procurei no manual e não há nenhuma referência ao botão "P Release".
Tambem procurei em sites, Facebook e Youtube e não encontrei nada! (talvez azelhice minha)
Pois agora já há um video a explicar como se aciona o "P Release".

Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Agora que troquei de carro para um com uma bateria maior, passei de 40kWh para 64kWh, quanto tempo eu perco diariamente a carregar o carro?

Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Como destrancar o cabo caso fique preso.

Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Se por acaso a porta do porta-bagagens não fechar bem, é uma questão de afinação!
O carro tem 2 borrachas de afinação na porta.

Link

No meu caso a borracha estava saida 9mm, eu apertei para ficar 7mm.
Mas tive o cuidado de ver se a borracha continua a bater no respetivo batente.
Sujei a borracha de giz.
Imagem

Depois verifiquei se o batente estava sujo de giz.
Como está sujo é sinal que não apertei demasiado a borracha.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Tenho umas voltinhas para relatar...
Para já fica só o "teaser"...
20210722_182852.jpg
20210722_182911.jpg


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso é que é abusar do pé direito!! Ou foi naqueles dias de calor com muito A/C?!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Uma viagem com muitas "primeira vez", foi a primeira vez que tentei fazer Lisboa - Monte Gordo sem parar!
Quero dizer, sem parar para carregar!

Carregadinho a 100%, pronto para a viagem.
Como ando sempre sem preocupações de autonomia a minha estimativa de autonomia estava muito baixa.
Imagem

100km/h??
110km/h??
Isso é para carros fraquinhos!!!
Aqui anda-se a 120km/h!!
Bye bye Ioniq, come o meu pó!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Link

Primeira paragem para carregamento!
Já? Do carro? Não de cafeína!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Bye bye PCR!

Link

Mais uma primeira vez: foi a primeira vez que uso meu novo dongle OBD2 Bluetooth.
Foi tambem a primeira vez utilizei que apenas o meu telemovel em vez de usar o meu velhinho "telemovel do carro".
Começou logo por correr "mal" porque só tinha a App bem configurada no "telemovel do carro", no meu telemovel de uso corrente não.
Daí só ter começado a registar dados depois da primeira paragem. Não gostei porque o Torque tem de estar sempre ativo para trabalhar bem.
Fica a lição: utilizar o "telemovel do carro" com o Torque e a enviar dados para a Internet através da partilha de dados do meu telemovel de uso corrente.
Como é meu hábito, com este carro, sempre a 120km/h.
Os bocados mais lentos foi a caminho do Canal Caveira para mais um carregamento.
Desta vez para carregar o bandulho.
Imagem

Depois do carregamento do bandulho, regresso à A2, regresso aos 120km/h.
Nova paragem para carregamento na AS de Loulé, carregamento mas de água!
E descarregamento de outros fluidos!
Imagem

Depois do carregamento, de água!, outra vez a 120km/h pela A22 a fora até Monte Gordo.
Imagem

Chegada a Monte Gordo.
330km, como podem ver pelos gráficos da velocidade, essencialmente a 120km/h, sempre com o AC ligado, 2 adultos, 2 crianças, porta-bagagens cheio.
330km a gastar 18,2kWh/100km dá um gasto de cerca de 60kWh
Imagem

Sobrou 8% de 64kWh, ou seja, cerca de 5kWh.
Gastei cerca de 59kWh o que é próximo do valor calculado com base no consumo indicado pelo carro de 60kWh.
Uma indicação de consumo muito aproximada da real que terá sido cerca de 17,8kWh/100km (o carro calculou 0,4 a mais)
Imagem

O meu carro indica 100% de SOH, face aos valores calculados, penso que não há duvida que tem mesmo os 64kWh disponiveis.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Enquanto estava em Monte Gordo resolvi pela primeira vez ir ao estrangeiro de carro elétrico.
Imagem

Chegado ao estrangeiro deram-me logo as saudades e fotografei Portugal.
Por cima do tejadilho vê-se Monte Gordo!
E os espanhois que são mais teimosos do que mulas?
Estive imenso tempo à espera que o casal da foto se fosse embora...
Imagem

A melhor coisa do estrangeiro?
A placa a dizer Portugal!
Imagem

Se calhar, melhor do que a placa a dizer Portugal é a ponte para Portugal
A minha visita ao estrangeiro durou, durou, durou... cerca de 30 minutos...
Imagem

A entrada em Portugal vindo do estrangeiro.

Link

De volta a Portugal, a minha primeira vez a carregar no Continente (Vila Real de Santo António)!
Pena não ser PCR!
Imagem

Mas até carregou a uma potência interessante: 7,1kW (31A)
Imagem

Foi só um lanchinho e umas compras rápidas.
54 minutos a 7,1kW dá cerca de 6,39kWh
Fica a cerca de 0,21€ por kWh.
Perdoem-me mas eu para certos assuntos não dou uma prá caixa, o Cartão Continente é um deles.
Aparentemente, deram-me um crédito de 0,74€ para o Cartão, será isso?
Se foi, o carregamento terá ficado por 0,59€.
Assim o preço por kWh terá ficado a 0,09€.
Imagem

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por zeuz »

Sim, ficaste com esse crédito no cartão Continente para gastares em compras.

Também funciona ao contrário, ou seja, compras feitas no Continente dão direito a uns minutos à borla no carregador.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

zeuz Escreveu: sábado jul 31, 2021 8:01 pm Sim, ficaste com esse crédito no cartão Continente para gastares em compras.

Também funciona ao contrário, ou seja, compras feitas no Continente dão direito a uns minutos à borla no carregador.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
É só em alguns Continente!
No Continente que mais uso não há direito a créditos de minutos!

Responder

Voltar para “Automóveis”