Tesla model 3 SR+

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Vai-se aprendendo, ganhando calo, e afinando a coisa...

Numa viagem a Leiria cheguei a casa com 2% bateria e tinha uns 5-6% a passar no PCR Antuã....Mulher já não estava muito para bricadeiras, mas eu sabia que chegava a casa, mesmo sem a ajuda do leafspy pois Leaf ainda tem alguma energia relevante, mesmo abaixo dos 0%
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto já recebi mais um acessório para o eléctrico cá de casa ImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso uma coisa grande.... o que é!?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Trata-se de um upgrade que tinha em mente fazer e já tinha mencionado aqui, mas não estava previsto ser agora.

Para poupar uns trocos, decidi ser eu a montar e revelou-se um pouco mais complicado do que estava a prever.

Deixo as fotos:ImagemImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Ui, isso era já muita areia para mim....
Foi só as baterias?! Não tens de declarar (via instalador) ao SERUP ou lá onde é se tiveres mudança de inversores?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Penso que não...
Mantive o fotovoltaico e os respectivos inversores.
Tive de acrescentar um inversor para as baterias, um medidor de energia e um controlador para gerir tudo.
Para já só acrescentei uma bateria e mais para a frente, quando tiver disponibilidade acrescento mais.
Com esta permite aproveitar muito melhor o fotovoltaico mesmo em dias com nuvens.

Até agora verifiquei estas limitações:

1. Muitas oscilações no medidor de energia e o inversor/bateria não consegue acompanhar em tempo real pelo que acaba sempre por haver um consumo residual da rede.
2. Estou limitado a 1750w de potência de descarga da bateria.
3. O controlador é limitado nas opções disponíveis, não consigo criar cenários como no shelly ou opções como no evse inteligente, por exemplo limitar horários de funcionamento ou excedentes mínimos de entrada de funcionamento.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Ah... é tipo externo ao sistema PV... se não mudaste inversores nem paineis não tens de comunicar (tanto quanto sei).

É do tipo uma bateria AC-Coupled ao sistema...pelo que percebi em que tens um inversor específico para entradas e saidas de bateria (DC).

Também já pensei nessa solução... quanto te ficou "brincadeira" para já (só com um módulo bateria)?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

1) Não é muito relevante

2)Essa limitação de descarga bateria penso que será só enquanto só tiveres um módulo, e que quando acrescentas outras isso aumenta...consegues confirmar? São baterias plyontech ou ainda outra marca? tiveste algum feedback antes de comprar em relação a longo prazo?

3) Havia outros controladores que fizessem o serviço melhor?

Outra dúvida :): Não instalaste nada que permitisse ficares offgrid em caso de falha de energia (corte de ligação a rede elétrica e possibilidade de inversor ligar via DC?!) Para já só com 1750w não dava para grande coisa, mas podia ser interessante no futuro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

O investimento inicial é mais elevado e por isso é mais difícil de dar o primeiro passo. Só aqui estão 3.600€. Poderia ser menor que 3000, mas tive de colocar um medidor de consumo mais caro por não ter conseguido passar um cabo de dados directo ao quadro e optei por um inversor e bateria que me garante um sistema melhor preparado para o futuro.

A potência de carregamento e descarga irá aumentar conforme forem sendo instaladas mais baterias. São baterias pylontech 3000c e pelo que pesquisei têm bom feedback.

Não sei se tivesse optado por outra marca tivesse mais opções no controlador. Neste sistema da Victron é realmente um pouco limitado nas opções disponíveis. Estas limitações existem enquanto não aumentar o banco de baterias, por exemplo, se tiver o carro programado para carregar durante o período noturno de vazio, ele irá matar completamente a bateria e de manhã terei de gastar energia da rede.

Este inversor também permite offgrid, mas não está agora estalado dessa forma.


Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk





Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Thanks... do que andei a ver era a rondar esses valores.... eu a preparar (e a fazer esse investimento inicial), provavelmente iria logo solicitar o tal modo offgrid.... pois estando tanto dinheiro investido, no caso de falta de energia, ao menos durante algum tempo dava para aproveitar as baterias (se tivessem carregadas).
Era preciso mesmo sistemas integrados que tivessem em conta diversos factores:
- tempo nos próximos dias (para tentar manter cargas minimas em dias de pouca/nenhuma luz)
- parametros configuráveis pelo utilizador (tipo shelly)
- a qualquer altura o utilizador forçar certos perfis de utilização (anteriormente configurados)
Não sou de todo perito nestas coisas de eletricidade ou mesmo domótica, mas acho que uma facilitação destes processos para um user normal (e nada nerd) é uma boa oportunidade de negócio....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Para ficar offgrid este inversor tem 3 ou mais cenários possíveis.
1. Ligar a alimentação da rede directamente ao inversor e o inversor alimentar a casa, em caso de falha de rede, ele pode continuar a alimentar a casa com a bateria. Neste caso terá de ser feito alguns truques para os painéis não sobrealimentarem demasiado a rede quando as baterias estão carregadas... Ou o inversor dos painéis comunica directamente com o inversor das baterias ou caso o modelo não permita isso, ele aumenta ligeiramente a frequência da rede detectada pelo inversor dos painéis para este entrar em modo de segurança e desligar.
2. Utilizar o que a victron chama de critical loads. A casa é alimentada pela rede e o inversor só alimenta uma secção isolada da rede. Em caso de falha da rede, esta secção isolada ligada ao inversor continua a ser alimentada pelas baterias.
3. Desligar a ligação à rede e a casa funciona só com os painéis e as baterias. Este cenário de offgrid é o que mais me agrada, mas para isso era necessário um grande banco de baterias e muitos painéis.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Em relação às limitações de cenários é algo que já estava em parte à espera, pois já sabia que estes sistemas são um pouco limitados nesse aspecto. Para mim os shelly nesse aspecto são impecáveis.
Para minimizar essas limitações, e enquanto não me for possível aumentar o número de baterias, tenho em mente 2 cenários.

Utilizar os shelly que já tenho para limitar a ação do inversor, mas que penso não ser a opção ideal.

Ou ligar tudo em home assistant. Algo que já ando à muito tempo a pensar em implementar, mas que tenho evitado devido ao tempo que me vai "roubar" para aprender e implementar.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto já me meti a estudar o home assistant e já tenho algumas automações com o sistema de baterias e com o EVSE inteligente recorrendo a modbus e mqtt ImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Hoje, por mero acaso, deparei-me com isto:

Android auto no Tesla ImagemImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

É aquela coisa usando o navegador de internet do carro,certo? Como é o lag?

A falares de modbus e mqtt fico logo como um burro a olhar para o castelo.... :P a ver se começo a ler mais coisas mas queria primeiro perceber mais de eletricidade antes de me meter em ainda mais aventuras :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Também não percebia nada até começar a utilizar. O tempo que tive de me dedicar a aprender isto, foi uma das razões que estava reticente a utilizar o Home Assistant.

O programa que tinha usado para os passageiros verem filmes durante as viagens foi o Tesla mirror. E como o nome indica, este faz um espelho do ecrã no browser do automóvel, ou seja, tenho de escolher o que que apresentar no telemóvel.

Este é o TeslAA. Também utiliza o browser, mas o que faz é emparelhar o Android Auto do telemóvel com o browser do automóvel num determinado site. Posso desligar o ecrã do telemóvel ou fazer outra coisa pois o browser continua a utilizar o Android Auto e posso alterar ou escolher outra aplicação através do ecrã do carro como nos outros automóveis com Android auto nativo.
Hoje estive a testar pela primeira vez e nota-se lag quando se interage com o ecrã. Durante a navegação com o waze não notei lag.
Tenho acesso a todas as aplicações normais do Android auto. A única aplicação do Android auto que vejo que possa ser útil em relação ao sistema da Tesla é mesmo o waze pois o sistema de navegação da Tesla recalcula e tem em consideração o tráfego, mas gosto da opção do waze que quando selecionamos rotas, este mostra as rotas alternativas.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, o waze é porreiro em android auto... eu uso o waze ou o maps sempre em vez do software do Leaf 40kwh 2018, que parece de 2010... estava pensado a miio ter uma versão compatível com android auto...também pode ser interessante para quando necessitares postos carregamento fora rede tesla....nisto a miio (versão só tlm) funciona muito bem.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim, também já tenho utilizado a miio para quando não posso carregar na rede Tesla.

O que faço é procurar na aplicação o posto que quero usar e depois envio para a aplicação tesla e o sistema de navegação do carro inicia logo a navegação para o posto que escolhi.
Neste aspecto é também outra grande falha do sistema de navegação da Tesla, não ter em conta os postos públicos de carregamento quando calcula a rota. Pois se estás na Nazaré não faz sentido ires a Fátima carregar para depois ires para Lisboa...

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Actualizando o DB, vou dar o feedback de algo que já foi instalado à uns meses atrás, mas que quis ver se o problema se resolvia antes de dar um feedback precipitado.

Isto é algo que o modelo original deveria ter de fabrica mas como é habitual na Tesla, falha em pequenos pormenores que são básicos em várias marcas de automóveis. Felizmente é algo que já vem em novos modelos.ImagemImagemImagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Optei por instalar películas nas janelas de trás, vidro traseiro e tejadilho. Foram instaladas películas de 15% e com base cerâmica.
O objectivo era proteger do sol e dar mais conforto aos passageiros. Os objectivos foram atingidos, deixei de usar aquelas proteções de rede para as janelas (que são feias e protegem pouco) e quando o carro está ao sol não aquece tão depressa como antes.

Em relação à instalação em si, devo dizer que optei pelo instalador errado Imagem
Escolhi uma loja que se dedica a "plastificar carros" na zona de Lisboa.
No dia da instalação cobraram mais 100€ do que estava estipulado pois alegaram que não estavam a contar com um vidro traseiro tão grande, apesar de eu ter dito qual era o modelo e mais tarde fiquei a saber que não era o primeiro model 3 que recebiam pelo que não tinham desconhecimento e desconfio que foi uma forma de me conseguiram enganar. Apesar desde acréscimo de valor, visto que era uma loja dedicada ao detalhe automóvel, ter visto boas opiniões da loja e estar convencido de que estava a contratar um serviço de qualidade, decidi avançar com a aquisição do serviço.
Após ter passado o "tempo de cura" que me explicaram ser normal para desaparecerem todas as bolhas das películas, apesar de a maioria ter desaparecido ainda ficaram algumas bolhas e verifiquei que existe algum lixo que deverá ter escapado por baixo das mesmas.
Já fui diversas vezes à loja tentar resolver o problema, marcar uma manutenção ou substituição da película que tem o lixo, mas nunca consigo encontrar o proprietário da loja no local e apesar dos funcionários tentarem serem os mais prestáveis possível, o responsável deixa sempre recado a dizer que depois entra em contacto comigo mas nunca o fez e passaram meses e já lá me desloquei diversas vezes à loja.
Enfim uma péssima assistência pós venda e não recomendo a ninguém. Na altura em que pesquisei lojas, tinha visto as melhores opiniões de uma loja no Porto mas ficava muito longe para mim, mas se fosse hoje seria por essa que tinha optado.
Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Automóveis”