DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, mas fazes essa volta com bastante regularidade e é "demanding" quando usas 70/85% da bateria....

Eu não tenho uma volta que faça semanalmente que "gaste" tanta bateria.... meu circuito base é no dia-a-dia (5 dias/semana) com apenas +/- 55/65 kms
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger Escreveu: segunda jul 18, 2022 5:21 pm Pois, mas fazes essa volta com bastante regularidade e é "demanding" quando usas 70/85% da bateria....

Eu não tenho uma volta que faça semanalmente que "gaste" tanta bateria.... meu circuito base é no dia-a-dia (5 dias/semana) com apenas +/- 55/65 kms
Certo, assim fica mais dificil de afeir. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça jul 19, 2022 1:05 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda jul 18, 2022 5:21 pm Eu não tenho uma volta que faça semanalmente que "gaste" tanta bateria.... meu circuito base é no dia-a-dia (5 dias/semana) com apenas +/- 55/65 kms
Certo, assim fica mais dificil de afeir. ;)
Única forma seria carregar 100% domingo à noite e fazer uma semana inteira (até Sexta) que daria a rondar os 300kms... mas carro ficaria algumas horas valentes várias vezes acima de 80% e abaixo de 20% SOC... não queria fazer isso "por sistema"
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger Escreveu: quarta jul 20, 2022 5:05 pm
civic Escreveu: terça jul 19, 2022 1:05 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda jul 18, 2022 5:21 pm Eu não tenho uma volta que faça semanalmente que "gaste" tanta bateria.... meu circuito base é no dia-a-dia (5 dias/semana) com apenas +/- 55/65 kms
Certo, assim fica mais dificil de afeir. ;)
Única forma seria carregar 100% domingo à noite e fazer uma semana inteira (até Sexta) que daria a rondar os 300kms... mas carro ficaria algumas horas valentes várias vezes acima de 80% e abaixo de 20% SOC... não queria fazer isso "por sistema"
Mesmo assim não sei como serviria de comparação, pois nunca fizeste esse teste, sei que vais varias vezes a Leiria, aí sim, podias ter um registo dessa viagem, já tinhas uma forma de ver, mas nunca seria como eu que o faço numa base semanal, como faço isto tanta vez já tenho pontos da viagem marcados, não que tenha pensado nisso, mas começamos institivamente a ver um padrão.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quarta jul 20, 2022 9:10 pm Mesmo assim não sei como serviria de comparação, pois nunca fizeste esse teste, sei que vais varias vezes a Leiria, aí sim, podias ter um registo dessa viagem, já tinhas uma forma de ver, mas nunca seria como eu que o faço numa base semanal, como faço isto tanta vez já tenho pontos da viagem marcados, não que tenha pensado nisso, mas começamos institivamente a ver um padrão.
Pois, não tendo feito em novo, não serviria de muito, não...até porque como disse tb mudei um bocado estilo de condução.

Idas a Leiria são tão esporádicas e com diferentes velocidades/condições que de dificil avaliação.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 21, 2022 11:57 am
Pois, não tendo feito em novo, não serviria de muito, não...até porque como disse tb mudei um bocado estilo de condução.

Idas a Leiria são tão esporádicas e com diferentes velocidades/condições que de dificil avaliação.
É isso, o que importa é que ele se mantenha longe de despezas e que se mantenha com pouca degradação, o meu vai para sul amanhã (Sintra), vamos lá ver se consigo a borla de Leiria. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quinta jul 21, 2022 12:50 pm É isso, o que importa é que ele se mantenha longe de despezas e que se mantenha com pouca degradação, o meu vai para sul amanhã (Sintra), vamos lá ver se consigo a borla de Leiria. ;)
yeahp...já me chegou a suspensão da frente (que de um dos lados não durou 80Kkms :( )...

Em Leiria a 19/6 ainda de borla.... recebi agora fatura e não aparece nenhum em LRA....
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger Escreveu: quinta jul 21, 2022 3:22 pm
yeahp...já me chegou a suspensão da frente (que de um dos lados não durou 80Kkms :( )...

Em Leiria a 19/6 ainda de borla.... recebi agora fatura e não aparece nenhum em LRA....
Basta ver no MIIO, enquanto o custo estiver a zero... Siga. :D
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: sexta jul 22, 2022 2:07 pm Basta ver no MIIO, enquanto o custo estiver a zero... Siga. :D
-E ainda dá para fazer umas compras no intermarché ou Chinês...
-E para quem tiver putos pequenos tem a 500m um parque infantil....
-No caso do leaf, como está limitada a potência de carga até é bom que não aumenta muito temperatura bateria...

Só vantagens. :D
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Na semana passada decidi fazer nova experiência de autonomia para levar Leaf a ver real autonomia:

Resultado numa semana (Segunda a Sexta) e sem carregamentos fiz:
Total9h10m de condução (apesar de passar uns 15/20min dia parado com carro ligado)
Total 292,4kms
Média 31km/h
Média 10,0kwh/100kms :) façam lá melhor em 300kms eheheh

Ainda restante 7% SOC no GOM :)

Ou seja, em toada muito calma carro faz (mesmo com +4 anos e +80Kkms) mais de 300kms facilmente - mas é levar a limite... not bad.

Foi boa maneira de terminar o verão.

Depois carreguei a 100% e no GOM apareceu aquela mítica marca de 300kms :)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por CoolZeroFCP »

Mesmo muito bom.
A autonomia anunciada era de 300km, certo? Ou seja na prática o carro faz actualmente mais Km do que indicado pela marca
O teu também tem aquelas barras? Já perdeu alguma?

Um bom teste pelo que tenho pesquisado seria carregar a 100% e depois fazer uma viagem até rondar os 10% e ver o quanto gastou indicado pelo carro e depois calcular a estimativa de quanto o carro conseguiria extrair de toda a bateria.

Como aqui à uns tempos andava com ideia de adquirir um usado, também andei a fazer uns testes de autonomia/degradação no meu carro e cheguei a umas conclusões que não estava nada à espera
Tenho ver se consigo arranjar tempo para partilhar no DB...

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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: terça set 27, 2022 10:12 pm Mesmo muito bom.
A autonomia anunciada era de 300km, certo? Ou seja na prática o carro faz actualmente mais Km do que indicado pela marca Imagem
A autonomia WLTP é de 275kms para meu modelo se não estou em erro... 285kms para versão accenta (que tem rodas 16" em vez de 17"
O teu também tem aquelas barras? Já perdeu alguma?
Sim, tem uma barra que vai reduzindo.... para já ainda as 12 partes (totalidade)...
Um bom teste pelo que tenho pesquisado seria carregar a 100% e depois fazer uma viagem até rondar os 10% e ver o quanto gastou indicado pelo carro e depois calcular a estimativa de quanto o carro conseguiria extrair de toda a bateria.
No meu caso foi mais ou menos isso mas em várias viagens/dias sem carregamentos pelo meio. caso do Leaf temos mesmo de levar ao limite pois o carro a 0% ainda tem (ou pelo menos tinha em novo) +/-10% SOC.... o valor de SOC do quadrante nâo era o do BMS para tentar evitar que pessoal ficasse a pé.... eu nunca baixei dos 2/3% no quadrante .... miaufa...
Como aqui à uns tempos andava com ideia de adquirir um usado, também andei a fazer uns testes de autonomia/degradação no meu carro e cheguei a umas conclusões que não estava nada à espera Imagem
Tenho ver se consigo arranjar tempo para partilhar no DB...
Boas ou más?! vamos lá ver isso...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

E cá vai um poblema que ocorreu no leaf :(

Ontem a tentar por carro a carregar (30%SOC), o carro não trancava a porta type2...ouvia-se um ligeiro barulho de tentar trancar mas nada.... piscavam os 3 led's de carregamento e dava uns sonoros beeps de aviso o carro. Tentei carregar com 2 evse's para despistar qualquer problema com estes.

Depois de alguma pesquisa, pareceu-me ser algo semelhante a isto:
https://www.clubeletricos.com/viewtopic ... 10#p150725

Quando vi preço nissan de 800 eur (todo conjunto type2) e só da peça em si 400 eur comecei a ficar "aburrido"....

Entretanto depois de jantar sobre o assunto, toca de abrir capot e tentar encontrar a tal roda dentada de release manual.... colocando a ficha type 2 e depois de algumas tentativas....sucesso. lá ficou carro a carregar noite toda (até carregou até 96% just in case).

Pelo que tinha lido era preciso tirar umas proteções, mas consegui meter os dedos sem retirar estas proteções pois tinha medo de partir uns daqueles fasteners que seguram.

Agora, vou tentar fazer mais uns testes no fdsemana a ver se tenho mesmo de começar a poupar para os 400 aerios.

Se bem que era menino para ir à nissan e dizer que isso tinha que estar incluido nos 5 anos garantia do sistema alta voltagem :P
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Update: Hoje de manhã tentei novamente ligar a ficha mennekes e nada.... desbloqueia automaticamente a ficha, mas para bloquear tenho mesmo de abrir capôt....ganda nóia :P
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por CoolZeroFCP »

Realmente é muito chato.
Pesquisei na net e vi relatos de casos semelhantes em VW e BMW...
Até um fix para VW:
https://www.myvwegolf.com/forum/viewtopic.php?t=2650

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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Isso é que é pior, já viste em sucatas se encontras o sistema?
Conheço uma em Esposende que têm lá 2 LEAF, a Servcarros.

https://www.servcarros.pt/pt/viaturas/n ... eaf-ze1-17
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: sexta nov 11, 2022 10:23 pm Realmente é muito chato.
Pesquisei na net e vi relatos de casos semelhantes em VW e BMW...
Até um fix para VW:
https://www.myvwegolf.com/forum/viewtopic.php?t=2650
Ui esse workaround para o VW é uma grande seca.... tem de se tirar cavas das rodas, etc..... ao menos no leaf é no capot...relativamente acessivel.

Ainda ontem pus carro a carregar novamente da forma manual....hoje de manhã passado 1000m de andar deu erro "Repare o Sistema EV"... que já aconteceu no mesmo problema com user do forum nissan leaf/clubeletricos...

Acho que me vou fazer de burro e levar carro à nissan.... se diz repare sistema EV e se tem 5 anos de garantia de sistema EV.... é lógico que reparem em garantia :P
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: domingo nov 13, 2022 3:23 pm Isso é que é pior, já viste em sucatas se encontras o sistema?
Conheço uma em Esposende que têm lá 2 LEAF, a Servcarros.

https://www.servcarros.pt/pt/viaturas/n ... eaf-ze1-17
Obrigado pela dica.... vou ver primeiro se nissan assume.... se se fizerem de esquisitos quase de certeza terá de ser uma dessas soluções.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Hoje lá levei o carro à nissan para verem situação do bloqueio/desbloqueio porta Type2.... ainda não tenho notícias mas foram adiantando quando entreguei veiculo que devia ser "motor de porta de carregamento" e que só peça são a rondar 492 EUR e que estava englobada em chassis e não no sistema EV (única parte do carro ainda em garantia).... fiquei de contrapôr após receber orçamento pois no quadrante chegou-me a aparecer "Aviso Repare o Sistema EV".... mas se ficarem inflexiveis em principio carro fica assim e vou procurando em sucatas.... para já consigo carregar (apesar de ser chato ter de estar a abrir capot e procurar peça para accionar manualmente bloqueio de cabo).... corro risco é de um dia não conseguir e ter de andar ou a meter peça à pressa ou carregar em chademo (leia-se po$to$ público$ carote$)... vou pondo updates à medida que os tenha.

PS: Hoje ando com um charuto qashqai a gasolina e mudanças manuais....ganda nóia, os leaf's de cortesia já estavam todos tomados :(.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por CoolZeroFCP »

Realmente é uma treta, ficamos com o carro avariado e ainda temos de andar a gastar combustíveis fósseis
Isto agora começa a faltar oficinas para carros elétricos fora da marca.
Estas pequenas coisas que podem ser dispendiosas fora da garantia, podiam muito bem ser reparadas fora da marca por valores mais baixos.

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