Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Sou recentemente "convertido" à mobilidade eléctrica. Comecei à meses a estudar e acompanhar os DB neste e noutros fórums, falei com proprietários de vários modelos, portugueses e estrangeiros e finanlmente os 4 que eligi para a "short list" foram:

- Prius plug in

- Leaf

- Ampera

- Peugeot Ion

Ficaram de fora outros 2 que gosto bastante, o BMW i3 e o Outlander plug in apenas por questões orçamentais.

Após test drive's, a escolha ficou praticamente tomada pelo Ampera. E porquê o Ampera? É melhor? Não, apenas se adequa mais ás minhas necessidades e aquilo que entendo ser o mais importante.

- Gosto do design (critério subjectivo);

- Adorei o test drive, fiz cerca de 60 km com o carro e quando o deixei ainda tinha bateria. Dos 4 foi o que mais me agradou, apesar dos restantes serem, cada um à sua maneira, muito interessantes também;

- Faço cerca de 58 km's por dia, ou seja, dentro do limite 100% eléctrico do carro, ao mesmo tempo permite-me usá-lo como o primeiro carro da família pois tem o gerador/extensor de autonomia;

- Pesquisei muito sobre todos eles, nomeadamente li muitos "reviews" de proprietários com pelo 1 ano com cada carro, falei via email com alguns e a satisfação era geral, no caso do Volt nos EUA era inclusivé o carro com melhor indice de satisfação do cliente.

Enfim, a decisão é sempre questionável...bem sei que só tem 4 lugares, o que para mim é irrelevante, para outras pessoas poderá não o ser. É um carro caro em novo? É estupidamente caro! mas compreio usado, com uma garantia "generosa" e a preço interessante. Vamos ver.

LR


CésarSalgado
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 119
Registado: terça abr 12, 2011 11:45 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por CésarSalgado »

Parabéns pela compra. É um carro que aprecio bastante.
Vou certamente acompanhar este diário de bordo.
Agora é só fazer km's a relatar as "aventuras".


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Parabéns!!
A minha opinião acerca do Ampera é exactamente essa também, junta o melhor de dois mundos e o facto de já existirem alguns semi-novos abre outras possibilidades para a sua aquisição...

Vou ficar atento a este DB!

Agora... faltam aqui fotos. Muitas

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem dúvida um bom carro, Meus parabéns :)

Venha lá umas fotos da maquina.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por Mumia »

Bom Parabéns pela compra e claro agora muitooosssss Km pela frente :)

Vi ao vivo 1º que aqui no Forum eheheheh é novinho este Ampera pelo Fórum, mas já marcou a sua primeira presença no Café Semanal em Oeiras :) :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por ricardocruzs2 »

Muitos Parabéns!! ;)

Eu realizei o test drive no irmão dele "volt" e também gostei muito, e dos dois também optaria pelo opel ampera, por acha-lo mais bonito estéticamente e pela Opel ainda andar por cá e com muita saúde!! neste momento também optaria por um híbrido, portanto irei acompanhar este Db no sentido de desfazer muitas das minhas dúvidas e claro, desejando muita sorte nesta nova aquisição e muitos quilómetros...
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por serges »

Muito bem...

Fico feliz que a escolha tenha sido feita com pés e cabeça e que estejas mais que satisfeito...

Parabéns pela compra e obrigado pela partilha falta a foto da praxe...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Aqui vai a primeira foto (de qualidade sofrível, mas o que conta é a intenção)

Passado vs Futuro

O meu "brinquedo de fds" um Toyota Supra de 1989, 3.0Turbo 240cv e o meu brinquedo do dia a dia Opel Ampera

A foto foi tirada na primeira noite em que "dormiram" juntos :D
Anexos
2654.Fotografia0043.jpg-600x0.jpg
2654.Fotografia0043.jpg-600x0.jpg (38.34 KiB) Visto 13626 vezes


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Caros Amigos, fiz recentemente uma viagem "off range" com o Ampera, eis os resultados:

Resumo da minha viagem Sintra - Góis - Sintra (mais umas voltinhas pelo meio).

Pressupostos:

- Saida de Sintra com 100% de carga e depósito de "droga hidrocarbonatada", vulgo gasolina, atestado;

- Não voltei a meter mais gasolina;

- Carreguei a bateria à ida e à vinda, ou seja 2 vezes;

- Trajecto Sintra - Góis: IC19/2ª Circular/ A1 saindo no Pombal/ Nacional 1 até Condeixa/estrada da Serra até Góis...sempre a subir :!:



Não alterei em nada a minha forma de conduzir na AE, ou seja não fui a 90km/h para maximizar a autonomia, foi sempre a 120 - 140 km/h;
Saí de casa em modo de manutenção de carga de bateria, ou seja, posso escolher quando quero aproveitar o modo 100% VE, o que fiz após sair da AE, logo que entrei na nacional (no Pombal). Fiz cerca de 68km's eléctricos.


- Trajecto Góis - Sintra: fiz o percurso inverso, com a excepçãoo da A1, vim sempre pela nacional e entrei na A1 em Vila Franca de Xira até Sintra (2ª circular/IC19). Fiz no regresso um pouco mais de 70km em modo VE, pois apanhei as descidas até Leiria;

Conclusões:



Fiz 582 km's, sendo que quando cheguei, o CB indicava uma autonomia para mais 130 km's (já a gasolina com é lógico);
Gastei segundo o CB 27.3 litros de gasolina o que me dá uma média de 4.69 l/100;
Ora bem, a funcionar a gasolina o carro gasta muito mais em AE do que na nacional, em AE a 130/140 km/h consumiu à volta de 6.5 l/100 com um pico a subir a Serra dos Candeeiros de 6.8l/100 (confesso que não resisti e piso no pedal do lado direito :D ). Na nacional marcava cerca de 5.5l/10;
As contas que fiz antes de comprar o carro batem certo, passo a explicar:

No meu dia a dia, o carro é 100% eléctrico pois os tais 70 km's que faço sem dificuldade e sem andar a "morrer" na faixa da direita, chegam e sobram para as minhas necessidades diárias;
Por outro lado se fizer uma viagem mais longa, como foi o caso deste fds, gasta no limite o mesmo que o meu Meriva a Diesel, pois fazer 582km a gasóleo gastando em média 5.5l/100 (média que o meu faz) e com o preço a 1.15, gastaria +0.62euros se tivesse ido a Diesel;
Ou seja, tenho o melhor de 2 mundos, em viagens mais longas consigo a economia de um Diesel e no dia a dia simplesmente não gasto um tostão (enquanto a MOBIe for gratuita).


Outras questões a salientar:



Tive a oportunidade de testar a dinâmica e comportamento em condução mais agressiva, pois aproveitei para testar o carro no troço Góis - Arganil, para quem conhece é estrada de Serra cheias de curvas, e fiquei impressionado com a estabilidade e segurança, devido em parte ao baixo centro de gravidade e à suspensão "semi-desportiva";
A condução em modo "sport" - 100% eléctrica, coloca os 115 cv "no chão" e ficamos colados ao assento, muito agradável (como é evidente não é amiga da autonomia);
Barulho do extensor de autonomia, vulgo MCI 1.4 a gasolina. Esta foi uma questão que li várias vezes como sendo um dos calcanhares de Aquiles do carro...as minhas conclusões são que o motor a gasolina trabalha de forma intermitente e nada tem a ver com a tracção do carro (conforme anuncia a GM), isso sente-se perfeitamente ao conduzir. Quando digo "intermitente" refiro-me a que a rotação se formos a velocidade constante em AE ou nacional, é quase imperceptível, no entanto, se pisar-mos o pedal a fundo passado uns segundos o MCI dispara e é apenas nestas situações que o ouço a trabalhar...se calhar tenho problemas auditivos, mas não confirmo de todo o que li acerca do barulho do MCI.
No que diz respeito a questões mais laterias, é muito confortável, o AC funciona bem, GPS, tem um sistema de som da Bose simplesmente de arrasar etc,etc
Até hoje fiz 871 km's, estando a média de consumo de gasolina em 2.81L/100 e 9.82Kw/100.

Caso não tenha sido claro ou impreciso, disponham.


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Em Góis a "atestar" depois de 260 km
Anexos
7444.Fotografia0048.jpg-600x0.jpg
7444.Fotografia0048.jpg-600x0.jpg (65.12 KiB) Visto 13623 vezes

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por Mumia »

Bom se gostei muito da foto... e dos "dois mundos" (assumo até me babei muito mesmo) :oops: :oops:

Gostei bastante de todo o relato/testemunho, o que me deixa a pensar que estou certo na opinião que tenho do Ampera :) pena tenho de nao ter t€mpo para comprar um :cry:

venham de lá mais fotos e relatos desses!! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Excelente relato, já me tinha perguntado como seria a experiência numa viagem 'fora da carga normal'... Se consegue ser tão económico como um diesel sem ser preciso ter grandes preocupações é excelente!!


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

O meu Ampera funciona no dia a dia em modo 100%eléctrico, pois os +/-60 km's que faço nas deslocações pendulares casa-trabalho-casa, estão perfeitamente dentro da autonomia do carro.
Carrego diáriamente num posto da Mobie, pelo que até ver não gasto um cêntimo em combustível, excepção feita à viagem que fiz à região centro.
A título de curiosidade, o carro tem neste momento 1234 km's feitos nas minhas mãos, sendo o consumo acumulado de 1.98L/100, ou se preferirem a versão "US" 115.23 MPG (milles per gallon).

Comprei o carro no dia 3 de Fevereiro.

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por ricardocruzs2 »

Excelente relato!!

Este ampera vai ser automóvel de garagem ou vai ter que dormir na rua?
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Este ampera vai ser automóvel de garagem ou vai ter que dormir na rua?[/quote]

Vai ser de "parqueamento" :)


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Enquanto bebia-mos café...atesta-se de "borla"
Anexos
Estoril
Estoril
DSCN2024 (640x480).jpg (254.95 KiB) Visto 13522 vezes

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por serges »

Atenção ao cabo, certos mobie largam o cabo apos carga completa.

Já agora qual o valor de IUC do Ampera?
O seguro deste veículo foi facil de fazer?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

Já agora qual o valor de IUC do Ampera?
O seguro deste veículo foi facil de fazer?[/quote]


Transferi o seguro que tinha no Megane, cerca de 150 euros ano.

Sérgio, que tal a experiência com o Ampera? Vamos ter mais um DB no fórum? :D

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por ricardocruzs2 »

lmmr74 Escreveu:Este ampera vai ser automóvel de garagem ou vai ter que dormir na rua?

Vai ser de "parqueamento" :)
Mas parqueamento coberto ou ao ar livre? tou a perguntar isto pois é um detalhe muito importante para mim, já me basta ter dois carros que ficam ao relento seja de verão ou no inverno, não pretendo adquirir um Veículo eléctrico ou híbrido que fiquei cá fora... :(
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter


Autor do tópico
lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Diário de Bordo Opel Ampera - Sintra

Mensagem por lmmr74 »

lmmr74 Escreveu:Mas parqueamento coberto ou ao ar livre? tou a perguntar isto pois é um detalhe muito importante para mim, já me basta ter dois carros que ficam ao relento seja de verão ou no inverno, não pretendo adquirir um Veículo eléctrico ou híbrido que fiquei cá fora...
Desculpa, não fui explícito, o meu "dorme" resguardado dos elementos, tenho um parqueamento coberto com 2 lugares.

Responder

Voltar para “Automóveis”