Passat GTE Variant

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Então caro hmf. Não há notícias da máquina?


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

hmf Escreveu:Bom dia a todos,

Primeiro post do forum e vou tentar fazer um breve resumo da minha experiência até agora com a Passat GTE que adquiri no final de Julho.

Imagem

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

A carrinha era uma carrinha de serviço que estava no stand da Expo e a decisão de compra foi quase imediata, andava a ver o Outlander PHEV, e para aproximadamente a mesma gama de preço este é o único carro Plugin que oferece um nível de espaço equivalente, mas com uma qualidade/equipamento a um nível superior.

Já tenho cerca de 2 mil km feitos e já consigo tirar algumas conclusões para os mais curiosos, nomeadamente de consumos.

Modo EV: 17- 20 Kw/100 km
Modo Híbrido (desde que com alguma carga na bateria): 2.9 l/100 km (percurso misto)
Modo Híbrido (com < 5 km de autonomia elétrica): 4.5 - 5.5/100 km (rolar na autoestrada tipicamente)
Modo GTE não tenho dados, mas a experiência é fantástica, ultrapassagens 90 - 130 são muito superiores ao que esperava. (Parece um jogo de computador)

Tempos de carga doméstica: 1 h = 15 km aprox do zero
Carga Completa: 5 horas.

A única desilusão até agora é o car-net, muito porque acho que deveria dar mais informação (e alguma está errada). Não custava nada investirem um tempinho no seu desenvolvimento e testes.

Vou tentar colocar algumas fotos durante esta semana. Coloquem as questões que quiserem :)
Caro hmf,

Já recebi a minha Passat GTE mas estou com problemas em conseguir ligar via USB um iphone 6S ao app-conect. No inicio parece que vai sincronizar mas depois pára.

Da tomada USB não é porque com um android sincronizou bem. Do cabos USB do iphone também não é pois já testei com dois distintos.

Porventura utiliza um iphone? Se sim, teve problemas na sincronização ou foi necessário configurar alguma coisa?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por serges »

Hum sou tão suspeito pois o Apple!!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Olá alx99!!!

Parabens pela aquisição e escolha de jantes e cor ;) 3 meses e meio e 9 mil km depois (4 depositos) posso dizer com confiança que foi o melhor carro que tive (e já tive uma A4 Avant e 1 C200 lol)

Em relação as tuas questões... as unicas desilusões são efectivamente o carplay eu tenho android e com um oneplus que tenho o android auto funciona na perfeição. Compre um S7 Edge e recusa-se a funcionar tanto em android auto como em mirrorlink.... Quando for à revisão vou-me queixar e pedir actualização do Discovery Pro para ver se ultrapasso os problemas. Nunca experimentei com apple, mas parece que os problemas são os mesmos.

Algumas fotos, autopilot com garrafa de água, em autoestrada funciona na perfeição. 2 leituras de consumo, já lá vão quase 2 meses que não ponho gasolina e por isso bati num bug em que o ecran reinicia com 99:59 h de condução volta tudo a zeros. Os prints foram tirados antes, agora já devo ir com cerca de 4000 km com 1 deposito (e muita electricidade). Carrego em casa no escritório e nos posto mobie por vezes faço 100-120 km por dia em electrico sem grandes dramas logisticos.
Anexos
20161024_122505.jpg
20161104_130921.jpg
20161105_152856.jpg


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por jmlflorencio »

Autopilot cm garrafa de água... Essa é nova :-D

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por Volt »

Epá, isso de divulgar o truque da garrafa assim em público é que está mal... Ainda vais fazer com que as marcas façam uma actualização de SW a prevenir o "desenrasco tuga". :-).

Espero que ninguém na BMW esteja a ler isto.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Olá hmf,

A menção à cor e às jantes não me parece inocente, é que escolhi assim porque tinha experimentado uma precisamente igual e gostei. De quem será? ;)

Essas páginas das leituras de consumos e autonomias, na minha, apresentam no canto superior esquerdo o modo de condução (eco, confort, normal, sport ou individual) consoante o seleccionado, pelo que deveremos estar na presença de versões de software distintas. Já agora, qual é o seu modo preferido?

Curioso também é que a minha Passat não tem porta copos no volante. :D Nem me parece que estivesse disponível como opção.


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

alx99 Escreveu:Olá hmf,
Essas páginas das leituras de consumos e autonomias, na minha, apresentam no canto superior esquerdo o modo de condução (eco, confort, normal, sport ou individual) consoante o seleccionado, pelo que deveremos estar na presença de versões de software distintas. Já agora, qual é o seu modo preferido?

Tenho de pedir uma atualização ...., tive também a ver as tuas fotos e reparei que tens leds azuis à frente do passageiro coisa que não tenho (apenas tenho nas portas) por isso existem algumas diferenças :)

Agora a parte interessante, vai fazer este dia 17 de Novembro 2 meses que não coloco combustível, ainda tenho 70 km de autonomia fóssil por isso devo conseguir ainda fazer mais 300/400 km com este depósito lol. Estive a exportar os dados do car-net para esta tabela com alguns dados interessantes:

timestamp averageElectricConsumption averageSpeed tripLength kw
17/09/2016 5,46 56,33 263 14,361
18/09/2016 4,89 70,70 205 10,015
19/09/2016 20,44 31,70 79 16,15
20/09/2016 19,67 37,33 39 7,671
21/09/2016 22,00 21,35 61 13,422
22/09/2016 21,72 26,83 29 6,299
23/09/2016 8,26 38,55 140 11,562
24/09/2016 22,21 22,04 83 18,438
25/09/2016 23,00 24,00 7 1,61
26/09/2016 21,67 29,73 46 9,97
27/09/2016 20,90 30,00 40 8,36
28/09/2016 20,91 26,04 86 17,985
29/09/2016 18,56 39,45 77 14,294
30/09/2016 21,30 25,28 77 16,403
01/10/2016 20,22 35,82 76 15,364
02/10/2016 20,40 26,00 23 4,692
03/10/2016 20,10 30,04 93 18,697
04/10/2016 20,49 29,87 44 9,014
05/10/2016 17,55 34,25 65 11,408
06/10/2016 21,34 29,33 31 6,614
07/10/2016 20,59 27,57 75 15,443
08/10/2016 25,80 14,00 3 0,774
09/10/2016 24,20 23,00 17 4,114
10/10/2016 21,74 28,13 84 18,258
11/10/2016 20,90 30,52 63 13,167
12/10/2016 17,54 37,08 41 7,191
13/10/2016 13,72 29,33 50 6,86
14/10/2016 19,71 22,72 51 10,05
15/10/2016 23,72 21,74 39 9,251
16/10/2016 20,56 26,64 59 12,132
17/10/2016 20,04 34,02 104 20,844
18/10/2016 11,87 40,29 79 9,379
19/10/2016 21,57 27,28 29 6,255
20/10/2016 18,99 35,67 92 17,47
21/10/2016 20,51 34,62 69 14,149
22/10/2016 16,30 28,00 75 12,228
23/10/2016 21,40 27,00 11 2,354
24/10/2016 20,35 26,11 64 13,024
25/10/2016 20,38 30,53 65 13,248
26/10/2016 22,91 34,41 49 11,228
27/10/2016 15,25 42,75 99 15,102
28/10/2016 21,24 25,05 65 13,809
29/10/2016 15,38 40,99 113 17,382
30/10/2016 10,00 52,00 67 6,7
31/10/2016 19,10 26,69 106 20,25
01/11/2016 20,08 30,11 43 8,633
02/11/2016 21,99 20,12 30 6,597
03/11/2016 18,28 31,23 58 10,6
04/11/2016 18,21 39,03 115 20,947
05/11/2016 19,67 35,62 56 11,016
06/11/2016 19,14 30,10 36 6,891
07/11/2016 19,67 33,71 55 10,816
08/11/2016 13,74 28,44 130 17,858
09/11/2016 16,13 29,49 68 10,966
10/11/2016 18,99 34,42 53 10,065
11/11/2016 16,98 37,08 89 15,11
12/11/2016 20,10 37,00 75 15,075
13/11/2016 23,30 23,00 12 2,796
14/11/2016 19,80 35,00 33 6,534

Km totais com este depósito (50 l aprox): 3986 =
50 litros= 1,25 l/100
677 Kw = 17 kw/100
Percurso médios diários: 68 km (carrego várias vezes por dia)


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Parabéns, são de facto excelentes números.

É curioso que na minha, quando exporto os dados do carnet para excel, o consumo médio de gasolina aparece a zero em todos os dias, mesmo naqueles em que existe consumo.

O seu também está assim?

E o modo de condução adoptado é o ECO?


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

alx99 Escreveu:Parabéns, são de facto excelentes números.

É curioso que na minha, quando exporto os dados do carnet para excel, o consumo médio de gasolina aparece a zero em todos os dias, mesmo naqueles em que existe consumo.

O seu também está assim?

E o modo de condução adoptado é o ECO?
Sim os consumos de combustível não são reportados.... Parece-me que é de propósito ...

Em relação aos modos, eu não tenho maneira de alterar estes modos a não ser no menu de ACC. Tens um botão por baixo do GTE para fazer isso ? Pode estar aqui a diferença dos prints do Discovery Pro.


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

hmf Escreveu:
alx99 Escreveu:Parabéns, são de facto excelentes números.

É curioso que na minha, quando exporto os dados do carnet para excel, o consumo médio de gasolina aparece a zero em todos os dias, mesmo naqueles em que existe consumo.

O seu também está assim?

E o modo de condução adoptado é o ECO?
Sim os consumos de combustível não são reportados.... Parece-me que é de propósito ...

Em relação aos modos, eu não tenho maneira de alterar estes modos a não ser no menu de ACC. Tens um botão por baixo do GTE para fazer isso ? Pode estar aqui a diferença dos prints do Discovery Pro.
Efectivamente tenho o botão mode para alterar o perfil de condução. Tirei umas fotos onde é visível:
IMG_0689.JPG
IMG_0688.JPG
Segundo o manual, parece que as definições que alteram consoante o perfil adoptado são:
- Controlo dinâmico da suspensão (DCC)
- Direcção
- Controlo automático de distância (ACC)
- Faróis direccionais dinâmicos e regulação dinâmica dos máximos
- Ar condicionado

Aproveito a oportunidade para colocar mais uma questão: Li num post prévio que circula habitualmente na posição B da caixa, a tal de forte regeneração. A ser assim, é por alguma razão em especial? É que dessa forma, para além do carro estar constantemente "preso", circulará em permanência com os STOPS's acessos.


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Efectivamente não tenho esse botão/opção, está aqui a diferença. Quais as diferenças que nota entre os modos, nomeadamente no Controlo dinâmico da suspensão (DCC) e Direcção visto que os restantes são opções que tenho e que penso que gostaria das manter individualizadas. Já agora têm os máximos dinâmicos (os que cortam apenas os carros que vêm de frente) esta opção é fantastica e é supreendente como funciona tão bem a cortar o encandeamento carro a carro.

Sim conduzo sempre em B significa que quando largo fortemente o acelerador as luzes vão acender, isto é quando a regenereção é grande (entra acima dos 20/25 % da zona verde as luzes acendem (e bem). Não vejo qualquer problema neste facto porque efectivamente o carro está a travar e para mim é uma questão de habito já (não usar o travão quase). O unico defeito deste sistema é que não dá para escolher a posição B por omissão (arranca sempre na D) e quando as baterias estão no máximo ( e logo não consegue regenerar) tenho mesmo de carregar no travão visto o sistema obviamente não funciona.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por t3lmo »

Ia apostar que no modo B podem aumentar e diminuir a intensidade da regeneração nas patilhas do volante ;)
Só se era um extra do teste que fiz ao 1º modelo GTE que chegou por cá.
Eu ando sempre cima e baixo nas minhas patihas. Uso como se fosse a minha 'caixa' para travar.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

t3lmo Escreveu:Ia apostar que no modo B podem aumentar e diminuir a intensidade da regeneração nas patilhas do volante ;)
Só se era um extra do teste que fiz ao 1º modelo GTE que chegou por cá.
Eu ando sempre cima e baixo nas minhas patihas. Uso como se fosse a minha 'caixa' para travar.
As patilhas (+ e -) do volante, na minha Passat GTE, são somente para mudar as relações da caixa DSG, quando optamos pelo modo manual sequencial. Não obstante nas reduções intensificar-se a regeneração, não é essa a finalidade principal das patilhas.

Para intensificar a regeneração, quando se segue em D, basta puxar-se ligeiramente para trás a manete da DSG para a posição B e a partir dai dispomos de muito mais regeneração. Contrariamente ao colega hmf, eu tenho por hábito circular em D (gosto particularmente de, em alguns trajectos, deixar o carro solto a velejar, dando-lhe somente uns cheirinhos de aceleração), utilizando a posição B só quando tenho de reduzir a velocidade ou parar, voltando a D em seguida.

Pessoalmente, acho de certa forma divertido este "jogo" entre D e B, ao mesmo tempo que intensifico a regeneração.

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por t3lmo »

Eu rolo sempre em B, e vou-me divertindo entre B0 e B5, pelas patilhas e algumas vezes pela manete que salta para B's impares cima/baixo.
O meu B0 é 100% rolar em manteiga, completamente solto, até ultrapassagens faço com a embalagem elétrica. Já o 'B0' da minha mota (SAIL) trava sempre um pouco.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Olá novamente, depois de ler um pouco sobre a posição D e B, tenho de vos dar razão. O B claramente não deverá ser usado em permanencia como faço, fiz um poequeno teste prático num percurso de 37 km diário (em 1 direção) e o D é substancialmente mais económico em autoestrada, tipicamente neste percurso faço médias de 20 kw/100 hoje fiz 18 em D e sem utilizar o Cruise control, sendo que cheguei ao destino com cerca de 5 km de autonomia, vs chegar tipicamente prestes a ligar o motor térmico.

Outra aspeto que entendi é que a utilização do modo B irrita realmente os outros condutores. Estas foram as palavras da minha namorada quando lhes estava a explicar o B e D e este tópico: "Eles têm razão, no outro dia quando ia atrás de ti andava sempre a travar porque estavas sempre a travar sem motivo aparente".

A rever o meu modo de condução, o B só realmente dá jeito em para arranca, mas mesmo ai o ACC faz mais sentido e deixar o carro descansado a fazer a gestão dele.

As patilhas não têm interferência na capacidade de regeneração na passat, é só a alteração da relação de caixa (que parcialmente pode parecer que regenera mais em numeros baixos).

PS: Mais 400 km feitos em elétrico (70 km autonomia fóssil ainda), parece mesmo que vou ultrapassar os 2 meses sem visitas à bomba (talvez 3, tanto que vou estar fora em trabalho dentro de 1 semana)


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Olá hmf,

Novidades da menina, está a portar-se bem? Quantos km's já conta?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por serges »

E Ontem vi no dolce Vita tejo um veiculo identico...

Muito bonito e sra muito simpática... ao telemovel não pode informar do nosso cantinho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Apenas um update, sem fotos.

Após 27000 km (cerca de 1 ano), problemas zero o que são boas noticias para quem quer fazer um investimento desta dimensão.

Tenho colocado combustivel em média de 2 em 2 meses (85 Euros aprox 55 litros) e faço com eles entre 2800 e 4000 km. O resto é tudo electrões.

Carrego tipicamente em casa e no escritório o que me permite este tipo de utilização electrica, quando entro no centro de lisboa (felizmente não é todas as semanas) já sei onde o colocar a carregar. Desejoso que se começe a pagar os carregamentos para ver se a manutenção e sinalética são feitas.

Alguma pergunta em concreto não hesitem em colocar aqui.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por serges »

Muito bem...

Boas notícias e kms com fartura...

Mais que isso é a eficiência é muito interessante.

Parabéns.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”