Passat GTE Variant

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Bom dia a todos,

Primeiro post do forum e vou tentar fazer um breve resumo da minha experiência até agora com a Passat GTE que adquiri no final de Julho.

Imagem

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

A carrinha era uma carrinha de serviço que estava no stand da Expo e a decisão de compra foi quase imediata, andava a ver o Outlander PHEV, e para aproximadamente a mesma gama de preço este é o único carro Plugin que oferece um nível de espaço equivalente, mas com uma qualidade/equipamento a um nível superior.

Já tenho cerca de 2 mil km feitos e já consigo tirar algumas conclusões para os mais curiosos, nomeadamente de consumos.

Modo EV: 17- 20 Kw/100 km
Modo Híbrido (desde que com alguma carga na bateria): 2.9 l/100 km (percurso misto)
Modo Híbrido (com < 5 km de autonomia elétrica): 4.5 - 5.5/100 km (rolar na autoestrada tipicamente)
Modo GTE não tenho dados, mas a experiência é fantástica, ultrapassagens 90 - 130 são muito superiores ao que esperava. (Parece um jogo de computador)

Tempos de carga doméstica: 1 h = 15 km aprox do zero
Carga Completa: 5 horas.

A única desilusão até agora é o car-net, muito porque acho que deveria dar mais informação (e alguma está errada). Não custava nada investirem um tempinho no seu desenvolvimento e testes.

Vou tentar colocar algumas fotos durante esta semana. Coloquem as questões que quiserem :)
Anexos
5824620751823454071-account_id=1.jpg
Última edição por hmf em terça ago 23, 2016 9:39 am, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por Volt »

Bem-vindo.

Este vai ser o teu diário de bordo, certo? Vou mover o tópico para essa secção. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por O_volt »

Bem vindo, vais te certeza melhorar essas médias!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por t3lmo »

Venham de lá as fotos, exteriores e interiores. Eu adorei também o disparo do Golf GTE. A Passat também vem com as patilhas?
Parabéns pela opção!
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por jmlflorencio »

Wow, creio que é o primeiro GTE por cá, parabéns pela compra.

Venham umas fotos e bem vindo à comunidade!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por Mumia »

:shock: uma Passat GTE?!?!?!? wwwuuuoouuuuu :o :o

Não sabia da sua existencia!!!! Já tive o prazer de ver e conduzir (no encontro Nacional em Coimbra) o Golf GTE e..... bem nem sei o que diga daquele biiiicchhhoooo :shock: quem andou comigo que diga :lol: :lol:

É caso para dizer muitoooooo curioso com a Passat, váaaaaa venha de lá mais informação... e claroooo fotos fotos fotos :P

Parabéns pela escolha que venham de lá muitos Km's sem problemas ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por jasmim »

Quantos km estás a fazer em 100% elétrico?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Encomendei uma Passat variant GTE no inicio de Julho, tendo experimentado na Expo uma que tinham para ensaios na cor prata tungsten. Não sei se era esta unidade mas estava muito bem equipada e adorei a experiencia, até porque nunca tinha conduzido de forma eléctrica.

Muitos parabéns pela compra. Eu ainda terei de aguardar pela minha, deverei recebe-la lá para outubro.

Agradeço que vá aqui relatando as suas experiências, para que quando receber a minha já estar mais informado acerca da sua utilização.


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Algumas fotos, vou adicionando mais tarde.

Imagem

Restantes fotos: https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Em relação à autonomia 100% elétrica e sem ar condicionado varia entre os 40 (80 % autoestrada) e os 46 (50% Cidade - 50 Estadas nacionais). O carro faz muito bem recuperação.
Com o ar condicionado diria que fica entre os 32 e os 38.

Acho muito difícil baixar abaixo destes consumos que referi, são feitos com uma condução calma sem pastelar. Acho no entanto que alguma inteligência na gestão dos percursos por parte do carro poderia melhorar as médias, isto porque muitas das vezes uma pequena elevação faz disparar o motor de combustão (que não se nota nada) quando bastavam mais 100 metros e se entrava numa descida. Já me apercebi que compensa na cidade (< 90 km/h) meter em e-mode manualmente, assim como em auto-estrada entrar em hibrido (quando se planeia fazer mais que a autonomia até ao final do dia).

aix99: Sim deve ter sido a minha que fizeste o test drive, têm bastantes extras sim:

Emergency Assist + Traffic Jam Assist + Side Assist Plus + Lane Assist
Active Info Display
Prata Tungsten
Sistema head-up display
Pacote easy open
Reconhecimento de sinal de transito
Teto panorâmico
Banco ergoConfort com regulação elétrica de 14 vias com função de memória e massagem para condutor
Sistema de ajuda ao estacionamento "Park Assist" com sensores dianteiros e traseiros
Interface telefone "Premium"
Sistema Area View 360 graus + Câmara traseira
Sistema "Lane Assist" + "Side Assist"
Abertura e fecho elétrico do portão traseiro
Jantes em liga leve 18" "Monterey"
Pacote Style and Confort Preto
Pacote de segurança High

Os extras de segurança e assistência à condução são fantásticos, retiram praticamente todo o stress da condução.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por Emanuel Couto »

Boa máquina... parabéns ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por serges »

Muito bom...

Parabéns e obrigado pela partilha... Pena não ter mais autonomia...

Adoro o design...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Excelentes fotos. Obrigado.

Parece que foi essa mesmo que experimentei na Expo. Na altura gostei tanto do conjunto que encomendei na mesma cor (ainda vacilei no branco) e com as mesmas jantes. Só não optei pelo tecto de abrir panorâmico.

Bem sei que não prima pela economia, mas o modo GTE utilizando a caixa sequência através das patilhas no volante é soberbo. Que lhe pareceu?

E já agora, com que cabos de carregamento foi fornecida e de que forma os está a utilizar? Pondera adquirir um carregador rápido?


Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por Cartolas »

Muitos parabéns pela escolha. Já tive oportunidade de estar numa GTE (até fiquei com a impressão que foi esta) e achei que o carro estava muito bem conseguido.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por Mumia »

epa não sabia mesmo da existência da Passat em GTE, mas gostei do que vi... imagino como será a condução da dita ao comparar com a minha experiência com o Golf GTE.

As autonomias podem ser também devido ao maior peso que o do Golf e a uma necessidade de adaptação à condução em modo VE :) cheira-me que daqui a uns tempos vai nos mostrar muito maiores autonomias feitas ;)

Parabéns mesmo pela escolha!! :) :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por lmmr74 »

Salvo erro o pack do passat tem uma capacidade ligeiramente superior ao do Golf, +1kwh


Autor do tópico
hmf
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado ago 20, 2016 3:30 pm

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por hmf »

Sim a Passat GTE têm uma bateria relativamente superior ao Golf GTE, assim como um pouco mais de cavalos do motor térmico. Diria que as suas prestações sejam semelhantes (embora o Golf deve ser mais ágil devido às dimensões). Os consumos eléctricos podem evidentemente ser melhorados, principalmente aproveitando correctamente os declives a nosso favor, estou impressionado com a capacidade de recuperação de energia do carro e como ando sempre em B (Break), acredito que os travões iram fazer muitos km :)

Respondendo ao futuro cliente da Passat GTE :
Bem sei que não prima pela economia, mas o modo GTE utilizando a caixa sequência através das patilhas no volante é soberbo. Que lhe pareceu?
Sinceramente as patilha estão só a ganhar pó, com ou sem o modo GTE a caixa faz um trabalho melhor que o meu a mudar de relação, o modo kickdown (em qualquer modo) faz o que têm a fazer.

Agora o modo GTE é realmente surpreendente, comprei a carrinha principalmente pelo seu espaço, segurança, conforto e economia. Tipicamente cumpro os limites legais de velocidade, mas como faço muitos km em estradas nacionais (dai um veiculo puramente elétrico ser muito limitante para mim) este modo têm se demonstrado enorme valor. Queremos ultrapassar, escolhemos o modo, kickdown, ele coloca 2 mudanças a baixo e pura e simplesmente voa nestas recuperações (se o piso não for bom a 80 km tenho o controlo de tracção a queixar-se). Venho de uma Mercedes Série C a gasóleo e nunca tive um carro como deve de ser a gasolina, significa que o som do motor a gasolina esgotar mudanças é uma novidade "estimulante". 80-140/160 é quase instantâneo.
E já agora, com que cabos de carregamento foi fornecida e de que forma os está a utilizar? Pondera adquirir um carregador rápido?
Foi fornecido com um cabo para os postos mobie (não sei o nome da ficha), e um carregador doméstico. Até agora não estou a ver necessidade de um carregador rápido, até porque ele não é assim tão rápido (2:30 vs 5:00) e para a minha vida regular tenho ficha de carregamento em casa, casa de fim-de-semana e trabalho..., mais facilmente talvez comprava outro carregador doméstico para o deixar quieto nos pontos principais.... (não sei o custo).

Tipicamente carrego em casa em tarifa baixa e reforço nos outros pontos (no fds são os painéis solares que são utilizados :)), ainda não recebi o cartão da mobie (já lá vão 3 semanas, eles confirmaram o atraso na emissão)


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Obrigado

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por t3lmo »

alx99 Escreveu:Pondera adquirir um carregador rápido?
A gama GTE não vêm com carga rápida CCS (combo 60kW), só mesmo o e-Golf. Para mais acrónimos e explicações, vejam este video.
O máximo que se pode puxar pelo cabo mennekes (2 tomadas mennekes de 7 pinos) para ligar no posto mobi.e serão 16 A (3.6kW).
O outro cabo fornecido com EVSE (tomada normal schuko 2P+T, EVSE e tomada mennekes 7 pinos) só carrega a 10 A (2.4kW).

O máximo que se pode fazer para diminuir o tempo de carga nas tomadas convencionais é comprar um EVSE de 16 A.
Há quem opte igualmente por colocar uma wallbox de 16 A no local onde o carro carrega mais (em casa), em grande parte pela comodidade.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


alx99
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 168
Registado: segunda ago 01, 2016 7:03 pm
Localização: Algés

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por alx99 »

Tem toda a razão. Estive a rever a documentação comercial do carro e menciona de facto a possibilidade da wallbox para carregar em 2h15 em vez das 4h15 habituais.

Aproveito para perguntar qual das duas opções que me refere pensa ser a mais aconselhada, a EVSE de 16 A ou a wallbox para colocar na garagem de casa? E qual sairá mais económica?

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Passat GTE Variant

Mensagem por t3lmo »

Um EVSE portátil de 16 A sai mais económico e uma wallbox facilita muito o uso diário (e a durabilidade dos equipamentos).
Ao fim de algum tempo tive que optar... pelos 2 (e elas também preferem assim) :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Automóveis”