DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por rnlcarlov »

Os pneus que vinham no meu Ioniq eram os Michelin Energy Saver.
Vou para os continental pois são A em consumo e A em aderência. Dos outros penus que vi, só havia A/A nos Michelin Primacy 4, mas que eram significativamente mais caros. Das reviews que li diziam efectivamente que os primacy 4 eram melhores em piso molhado do que os continental. Mas era mais complicado encontrar os primacy 4 com A/A, pois existem várias versões para vários indices de carga e velocidade. Ao menos nos EcoContact 6 não há que enganar, é só o 91V e pronto.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Os pneus que vinham com meu leaf eram estes....
https://www.pneus-online.pt/pneu-auto/d ... -demo.html
Não admiram que não sinta grande confiança no carro em chuva... consumos também não é A...

Na minha medida 215 50 R17 só existem 2 modelos com A em consumo e em chuva:
-O Continental ECO Contact 6 (na pneus online a 147 EUR cada...upa upa);
-O Pirelli Cinturato P7 Blue (na pneus online a 119 EUR cada) - neste caso o Pirelli até tem nível maximo de velocidade mais alto, mas isso também não importa muito no caso do Leaf ou de qualquer EV àparte do taycan ou teslas pois são altamente limitados nessa área

Lembro-me do meu tempo das motas que os pirelli tinham muito boa fama (os Dragon e Diablo), mas já se passou tanto tempo... e motos bem mais exigentes em termos de "agarrar"...e muito menos em kms rodados (na traseira um pneu durável era acima de 10.000kms e se fosse mais desportivo 5000kms ehehehe) - era só derreter borracha)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por APHenriques »

Sobre os Pirelli Blue a minha experiencia: boa aderência mas caros, mal acabados, demasiado frageis a nivel de lonas internas. Com o desgaste tornam-se muito finos na faixa de rasto. Facilmente se rompe por corte.
Verificar se são produzidos na China.

Vê estes: Hankook Ventus Prime3 K125


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois...não há milagres em tudo...vou vendo feedback dos continental também...

Esses hankook não aparecem pois na poupança de energia são C (seja por isso teoricamente devem agarrar mais)...na pneucity a 105 eur....

Normalmente apenas vejo online para ter ideia de preços...depois costumo comprar e montar localmente em 1 ou 2 instaladores que conheço.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por becosemsaida »

Freddy, experimenta os Falken ou pelo menos ve umas reviews. Acho que nao te iras arrepender. Dependendo da medida nao sao caros. Outro pneu muito bom mas dificil de apanhar: vredestein mas os all weather, para quem gosta de muito grip mesmo com piso molhado (mas duram pouco, aviso ja) Yokohama.......

Eu uso os Falken e para ja nao quero outra coisa.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jul 10, 2020 11:23 am Na minha medida 215 50 R17 só existem 2 modelos com A em consumo e em chuva:
-O Continental ECO Contact 6 (na pneus online a 147 EUR cada...upa upa);
-O Pirelli Cinturato P7 Blue (na pneus online a 119 EUR cada) - neste caso o Pirelli até tem nível maximo de velocidade mais alto, mas isso também não importa muito no caso do Leaf ou de qualquer EV àparte do taycan ou teslas pois são altamente limitados nessa área

Lembro-me do meu tempo das motas que os pirelli tinham muito boa fama (os Dragon e Diablo), mas já se passou tanto tempo... e motos bem mais exigentes em termos de "agarrar"...e muito menos em kms rodados (na traseira um pneu durável era acima de 10.000kms e se fosse mais desportivo 5000kms ehehehe) - era só derreter borracha)
Na norauto, esses Pirelli estão a 114,66€. Estão com uma campanha em que a montagem+equilibragem+válvula sai a 6€ os dois pneus.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Vou estar atento a todos esses inputs.... como disse, para montar é só para época das chuvas...por agora servem bem os atuais apesar de serem realmente fraquinhos...

Beco, tinha mesmo essa ideia dos yokohama...vinham de origem num yaris1.0 de 2006 e duraram pouco mais de 20 000kms... (os de trás que os da frente estourei o carro de tal forma que do carro só se aproveitou do habitáculo para trás :( culpa de um STOP mal colocado...medo!)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jul 10, 2020 12:01 pm Esses hankook não aparecem pois na poupança de energia são C (seja por isso teoricamente devem agarrar mais)...na pneucity a 105 eur....
Eu não dou assim tanta importancia a essa classificação... mas compreendo. ;)


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Esta Semana (Quarta), carro fez 47 KKms... agora tem andado sensivelmente metade do normal....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

48K Kms sem grande história...

Este fdsema foi tempo de vindimas... implicou viagem diária de trabalho (50kms) + restante na sexta num total de 175kms (ida) com AEstrada, uma súbida de altitude de 322m e muitas súbidas e descidas... carro saiu com 99% de manhã e chegou ao destino com 20%... segundo o ABRP devia ter chegado com 9%... nada como uma condução eficiente (sem acelerar nem consumir em descidas aproveitando gravidade para ganhar velocidade em vez de ir com propilot e regenerar para manter velocidade de cruzeiro). Média de consumo à ida 13,6kwh/100kms

Muito se fala em autonomias, e até pensei (depois de simular no ABRP) que este fosse um teste ao carro, mas não...com 20% restante no quadrante, ainda faria com alguma facilidade + 40kms...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por mafgod »

Freddy_krueger Escreveu: terça set 22, 2020 8:27 am Muito se fala em autonomias, e até pensei (depois de simular no ABRP) que este fosse um teste ao carro, mas não...com 20% restante no quadrante, ainda faria com alguma facilidade + 40kms...
Ui.... com 20% farias bem mais do que 40km!
Com os tracinhos ainda conseguirias fazer uns 15 a 20km, e estavas ainda bem longe....
Com o LeafSpy verias que ainda tinhas muuuuuito para andar.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, eu sei que dava para muito km...

Ainda comprei um OBD em 2018 mas não deu no Leaf...está para lá encostado no carro... :(
Acho que prefiro não saber degradação do carro até aos 6-7 anos...aí sim preocuparei em acelerar (ou não) a degradação do pack...

Quando pus o + antes dos 40 é porque minhas contas normalmente (de merceeiro) são 2kms por cada 1% de SOC no quadrante... sei bem que a percentagem de SOC no quadrante começa a descer lentamente (100-90%) depois desce mais rápido (70-50%) e na parte de baixo do SOC (abaixo 20%) demora eternidades a baixar...mas é o que há...

Ainda não senti verdadeiramente Range Anxiety excepto numa viagem a LX quando me enganei e em vez de ir pela CREL à saída de Loures, fui em frente pela A8 que na altura não havia nenhum carregador até à A1 em Leiria... quando saí de Lisboa só tinha <50% bateria e carro elétrico à pouco tempo... acabei por andar perdido entre A8 e A1 por umas estradas manhosas, em Dezembro de noite, para os lados de Sobral de Monte Agraço (que só conhecia dos anúncios do Fairy eheheh). Foi única vez que experiencei verdadeiramente o rapidgate - uns 17Kw potência no 3º carregamento (apesar de ter andado a 90kmh) na Mealhada... já tinha carregado em Aveiras e depois em Pombal
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

49KKms ontem....

All good...carro desde Março praticamente não anda a não ser viagem diária para trabalho...

Começa-se a notar ligeiro incremento de consumo devido a frio e necessidade aquecimento (ambos no percurso da manhã 22kms e que tem o aumento de altitude)... andava a fazer 10-10,5, agora 11,5-12kwh/100kms (no quadrante) na viagem diária (total 52-60kms conforme os dias).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por warrior.1977 »

Pois o frio já se nota

No 500 onde gastava uma média de 35%, agora já se aproxima dos 40%


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Ainda por cimasão logo 2 ou 3 fatores cumulativos que fazem sentir mais a coisa:
- Temperatura mais baixas;
- Uso de aquecimento de habitáculo;
- Chuva
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: segunda out 19, 2020 1:23 pm Ainda por cimasão logo 2 ou 3 fatores cumulativos que fazem sentir mais a coisa:
- Temperatura mais baixas;
- Uso de aquecimento de habitáculo;
- Chuva
Não querendo "ensinar a missa ao padre" mas...
Eu carrego todos os dias.
Portanto o carro está sempre ligado à tomada.
No dias mais frios programo o carro para estar quente, mais ou menos, à hora de saída e assim consumo muito menos energia da bateria pois o aquecimento é feito à custa da energia da rede.
Assim a energia da bateria vai servir apenas para manter a temperatura do habitáculo e não para o aquecer!
Por outro lado, não sei qual o equipamento do teu carro, se tiveres, experimenta ligar o aquecimento dos bancos.
Consome muito, muito menos que o aquecimento do habitáculo.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

pemifer Escreveu: quinta out 22, 2020 5:31 pm
Freddy_krueger Escreveu: segunda out 19, 2020 1:23 pm Ainda por cimasão logo 2 ou 3 fatores cumulativos que fazem sentir mais a coisa:
- Temperatura mais baixas;
- Uso de aquecimento de habitáculo;
- Chuva
Não querendo "ensinar a missa ao padre" mas...
Eu carrego todos os dias.
Portanto o carro está sempre ligado à tomada.
No dias mais frios programo o carro para estar quente, mais ou menos, à hora de saída e assim consumo muito menos energia da bateria pois o aquecimento é feito à custa da energia da rede.
Assim a energia da bateria vai servir apenas para manter a temperatura do habitáculo e não para o aquecer!
Por outro lado, não sei qual o equipamento do teu carro, se tiveres, experimenta ligar o aquecimento dos bancos.
Consome muito, muito menos que o aquecimento do habitáculo.
Eheheh...estamos todos aqui para aprender....

Eu também faço a o controlo remoto nos dias mais frios, mas não tenho programado pois em certos dias (ainda antes de ontem) não é preciso o aquecimento (em toda a viagem)... mas hoje, já foi ligado novamente:)
Provavelmente vou pôr a programação mais para Novembro pois aí vai ser sempre preciso...

Eu normalmente nestes tempos de pandemia tenho carrro entre 70-50% SOC carregando diariamente nos dias de trabalho excepto na Sexta (Quinta para Sexta).... aí deixo ir bateria até +/- aos 35% pois depois carrego aproveitando energia solar a 6amp durante fdsemana (nestes dias não temos saído quase quase nada).

A minha versão é a 2.zero, seja equivalente N-Connecta... não tenho direito a bancos aquecidos.... :( no dia-a-dia dava bem jeito pois só tinha de ligar 1 em vez de estar a aquecer todo o ar/área do carro...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: sexta out 23, 2020 8:55 am Eheheh...estamos todos aqui para aprender....

Eu também faço a o controlo remoto nos dias mais frios, mas não tenho programado pois em certos dias (ainda antes de ontem) não é preciso o aquecimento (em toda a viagem)... mas hoje, já foi ligado novamente:)
Provavelmente vou pôr a programação mais para Novembro pois aí vai ser sempre preciso...

Eu normalmente nestes tempos de pandemia tenho carrro entre 70-50% SOC carregando diariamente nos dias de trabalho excepto na Sexta (Quinta para Sexta).... aí deixo ir bateria até +/- aos 35% pois depois carrego aproveitando energia solar a 6amp durante fdsemana (nestes dias não temos saído quase quase nada).

A minha versão é a 2.zero, seja equivalente N-Connecta... não tenho direito a bancos aquecidos.... :( no dia-a-dia dava bem jeito pois só tinha de ligar 1 em vez de estar a aquecer todo o ar/área do carro...
Eu referi o carregamento diário, neste caso, porque se o carro tiver o carregador ligado, podes aquecer o carro, seja por programação como eu faço, ou com App, como tu fazes, sem gastar energia da bateria.


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

pemifer Escreveu: sexta out 23, 2020 11:09 am Eu referi o carregamento diário, neste caso, porque se o carro tiver o carregador ligado, podes aquecer o carro, seja por programação como eu faço, ou com App, como tu fazes, sem gastar energia da bateria.
(Y)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Ontem o Leaf chegou aos 50 KKms....

Nada a apontar...tem sido só rolar (pouco desde Março)...

Estou bastante contente com o carro e este tem correspondido às minhas expectativas (compra MUITO BEM informada) até ao momento.

Apesar de naturalmente carro já ter degradação, como não tenho leafspy nem tenho levado carro aos limites (100-0% SOC), de fato não o tenho notado... no dia-a-dia carro faz sensivelmente 70-50% SOC.

Dito tudo isto, naturalmente não é um carro perfeito em 2020 (já não o era em 2018)... principais falhas:
- Receio de degradação acelerada devido a falta de TMS (Thermal management system);
- Rapidgate (experienciado apenas 1x);
- Posicionamento ambivalente da Nissan (e concessionários) face a eventuais substituição de packs no futuro;
- outras coisas menores e de somenos importância;

Devido ao terceiro ponto dos acima, se fosse hoje (também já começam a aparecer muito mais alternativas em novo ou semi-novo), provavelmente faria outra escolha (TMS, TM3, Kia E-Niro, Peugueot 2008, Citroen E-C4)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”