DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Estado: Desligado

Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Devias ter saído de Lisboa com o carro a 100%, isso não faz mal às baterias desde que não fiques muitas horas parado com ele nessa carga, eu nessa viagem preferia fazer mais paragens e mais pequenas, por um lado não tens a seca de uma carga grande e por outro carregas a menos velocidade e não tens o rapidgate devido à temperatura. ;)
TAlvez tivesse feito uma paragem no PCR de Coimbra e outra em Aveiras, andarias mais descansado em termos de carga e menos rapidgate e chegavas ao destino com mais carga disponível.
Alem disso, fizeste tudo em AE, eu nessa viagem entre Leiria e Aveiras fazia pela IC2 que se faz muito bem e poupas uns cobres nas portagens.
Quanto ao radar, pode ter sido simplesmente um mosquito a meter-se com a camara. :D
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda dez 10, 2018 11:05 am Devias ter saído de Lisboa com o carro a 100%, isso não faz mal às baterias desde que não fiques muitas horas parado com ele nessa carga,
Pois, mas andei em voltinhas no Domingo, sem possibilidade de deixar a carregar num PCN...andámos a visitar vários familiares pois só vamos a LX 1x ano ou menos...
eu nessa viagem preferia fazer mais paragens e mais pequenas, por um lado não tens a seca de uma carga grande e por outro carregas a menos velocidade e não tens o rapidgate devido à temperatura. ;)
TAlvez tivesse feito uma paragem no PCR de Coimbra e outra em Aveiras, andarias mais descansado em termos de carga e menos rapidgate e chegavas ao destino com mais carga disponível.
Alem disso, fizeste tudo em AE, eu nessa viagem entre Leiria e Aveiras fazia pela IC2 que se faz muito bem e poupas uns cobres nas portagens.
Na Sexta estava com pressa de chegar que viagem era longa e após um dia tb longo de trabalho...saí de SMFeira eram 18h e cheguei a Loures 21h30m sem jantar... por nacional nem quero pensar....só chegava meia noite.. PCR Coimbra tb não opção (quando muito Pombal+ Aveiras)...só sair e entrar AE perde-se sempre 20/30min...
Quanto ao radar, pode ter sido simplesmente um mosquito a meter-se com a camara. :D
Let's hope so... ainda não tinha dado erro em toda a viagem nem depois disso (hoje já fiz mais 25kms..)...mas penso ser mais problema de humidade no radar...ontem de fátima a Estarreja esteve sempre nevoeiro cerrado :(
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

O meu no nevoeiro cerrado desativa o radar, ainda aconteceu isso ontem à ir para Aveiro, assim que passa volta ao normal.
Quanto à viagem, um pouco de planeamento costuma resultar, acho que o mais importante é a primeira paragem, não levar muito ao fundo a bateria até aí.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: segunda dez 10, 2018 3:46 pm O meu no nevoeiro cerrado desativa o radar, ainda aconteceu isso ontem à ir para Aveiro, assim que passa volta ao normal.
ai é?! o meu nunca tinha notado isso...

Quanto à viagem, um pouco de planeamento costuma resultar, acho que o mais importante é a primeira paragem, não levar muito ao fundo a bateria até aí.
Na ida deixei ir abaixo para "dar" para chegar a Lisboa só com 1 carregamento...
A volta não foi planeada...foi uma sucessão de acontecimentos familiares e também o meu erro no percurso que fez estragar tudo :( ...

De qualquer forma, o Leaf devia-se comportar melhor... 2 cargas rápidas num dia não é assim tão incomum em viagens maiores, mesmo saindo com bateria cheia... e estamos a falar que Portugal até é um país pekenino... É algo a pensar nos novos compradores que têm esta info. face a outras ofertas no mercado, em especial se fazem normalmente viagens grandes (que nem é o meu caso).
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Duas cargas rápidas já falas de uns 600 kms, perto do limite para o Leaf num dia, acredito que se tivesses + pcns na estadia em Lisboa que teria sido diferente, por isso acho que com o aumento da rede que mais facilidades vai trazer para os EVs no geral e para o Leaf.
É claro que o Leaf tem essa limitação, no fundo perdes mais tempo a carregar, mas pelo preço dele não tens mais nada no mercado, portanto não é só escolher, é preciso fazer contas, também. ;)
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: segunda dez 10, 2018 5:12 pm Duas cargas rápidas já falas de uns 600 kms, perto do limite para o Leaf num dia
Depende... Eu fiz +/- 400kms num dia e precisei de carregar 2x PCR pois não tive onde carregar em casa antes... se não saíres de casa ou dum outro local com bateria a 100%, é comum e fácil teres que fazer 2 carregamentos rápidos em viagem... 300-400kms num dia é uma viagem longa, mas comum...nada de exagerado.. claro que poderia ter vindo mais cedo e seria menos cansativo para miúdo, mas tivemos de rentabilizar ida a LX para visitar familiares..alguns já não estávamos juntos para mais de 3 anos :(...teve que se aproveitar.
Outro carro familiar (éramos 6 e leaf só tem 5 lugares mas com cadeira míudo ideal é 4) fez mesma viagem e estávamos nós a carregar em Pombal (2º PCR) e estavam eles a chegar a SMFeira... claro que não vou dizer quanto gastaram em gasóleo :P
Para já, e no caso do leaf, viagens maiores não são para todos... para mim dá na boa, mas apenas alerto para não ir ninguém enganado a pensar que aquilo é como um ICE que é só preciso parar 5-10 min para fazer 700kms.

Eu no dia-a-dia nem paro para abastecer, só ligo a ficha na garagem de quando em quando... :)
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

É isso mesmo, quando vou visitar familiares faço logo a pergunta da disponibilidade de uma ficha durante a noite, um contador de energia e siga. Por isso é que faço Viseu/ Coimbra ou Pombal / Aveiras, e chego com algum deposito para umas voltinhas antes da noite. Para o regresso, uma paragem em Pombal ou Coimbra é suficiente. ;)
Se não fosse assim, preferia ir de CI, pois por norma quando vou para o SUL costumo ficar na zona de Sintra e por lá não abundam muitos PCNs.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: terça dez 11, 2018 10:18 am É isso mesmo, quando vou visitar familiares faço logo a pergunta da disponibilidade de uma ficha durante a noite, um contador de energia e siga. Por isso é que faço Viseu/ Coimbra ou Pombal / Aveiras, e chego com algum deposito para umas voltinhas antes da noite. Para o regresso, uma paragem em Pombal ou Coimbra é suficiente. ;)
Em Lisboa casa com garagem e com tomada, nos que conheço népias...
Em Leiria sem stress...garagem de meu pai não carrega mas há PCN's e numa eventualidade a A1 e ir a Fátima e voltar para carregar PCR :P
Em Mondim carrego nos sogros na garagem...na boa a 10amp.
Se não fosse assim, preferia ir de CI, pois por norma quando vou para o SUL costumo ficar na zona de Sintra e por lá não abundam muitos PCNs.
Pois...mas eu sou teimoso e quis ir mesmo de BEV... já ia um ICE, e não quis que família fosse toda a poluir... deu para fazer, mas foi cansativo..
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Pois, eu digo isto, mas ainda não peguei no CI desde que tenho o LEAF. :lol:
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

civic Escreveu: terça dez 11, 2018 6:09 pm Pois, eu digo isto, mas ainda não peguei no CI desde que tenho o LEAF. :lol:
É esse o espírito.. :)
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Primeira oportunidade depois de férias de Natal (em que carro quase não andou :()

Balanço: 7 meses, 14.000kms...

Agora vamos andar menos, estou a morar a 2,5kms de emprego fazendo apenas 10kms diários em vez dos 50kms até agora...

Desde que veio da nissan, sem qualquer erro de radar... raio do carro é mesmo impecável :)
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Pelo que me dá a entender na noticia abaixo, já existe de facto um upgrade para evitar #rapidgate:

https://insideevs.com/nissan-rapidgate-software-fix/

O meu parece-me que foi construido nestas datas... entrega em 25/5.

Numa viagem maior e com pouco planeamento ajuda (seja muito raramente)... no dia-a-dia, no meu caso não se aplica o tal denómeno rapidgate.
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Este Fdsemana passado fiz um pequeno passeio de +/-300/350kms conforme segue:

Ovar-Espinho - 25kms Sexta de manhã, saí com 92% e cheguei trabalho com 80%
Espinho-Leiria - Sexta tarde - Como já só tinha 80% e fui nos 100kmh, e para não chegar mesmo nas lonas (ou muito perto disso ao destino), parei 25min em Pombal na AE (mesmo a sair um i3, veio a calhar) - carregou dos 18 aos 60% (quando começa a descer velocidade de carga) - chegou a um pico de 47KWh!!
Leiria-Fátima-Leiria - Sábado - sem história, depois disso carregou em PCN
Leiria-Ovar - Domingo - Saída com 99% (planeamento de carregamento e disponibilidade do mesmo - 2ª opção perfeitos) e chegada com 30%...

Seja, se pudermos sair com 100% ou perto disso é top... mas como trabalhava na Sexta e carro ficou parado todo o dia, tal não foi possível (ficou parado com 80%)... uma pequena paragem foi suficiente para repor energia necessária e sem rapidgate claro (só 1 carregamento).

Agora que começo a planear revisão, tenho algumas dúvidas:

- Tenho 1 revisão gratuita (devido a problemas que carro teve e reclamação à Nissan Ibérica), devo usá-la já? Não tem prazo de validade (está isso explicito)...
ou
-solicitar o pack manutenções 5 anos que parece que fica abaixo de 400 eur e mais barato um pouco que revisões anuais (que ao que ouvi pela net cá são +/- 95 eur) ficando a manutenção gratuita para o 6º ano?

Quem tem Leaf 2 vai pedir o upgrade de software para corrigir rapidgate? Eu tenho a dúvida de tantos outros:
- Por um lado em viagens maiores e em que haja um contratempo ou mau/ausência planeamento (sim, acontecem), dá bastante jeito - só mesmo aí
- Por outro lado tenho receio de maior aumento de temperatura e consequências na degradação de bateria a longo prazo.
Contextualizando: O planeado para este carro é ser carro principal da família até 2028 e aí (em principio devido a menor autonomia) passar a ser 2º carro... obviamente num espaço temporal tão grande, muitas coisas podem mudar..

On a different note: Vou agora colocar 6 paineis fotovoltaico em autoconsumo - como vou ter bomba calor para aquecimento casa, penso que consumo tudo na BOA entre final de Outubro e Maio... nos restantes meses (com mais rendimento fotovoltaico), tenho todos os electrodomésticos elétricos (aquecimento de águas, fogão e placa indução, rega de quintal) e aos fdsemana posssibilidade de carregar pópó... espero não "desperdiçar" muita energia dando-a à EDP... Num futuro equaciono as baterias e mais paineis...mas especialmente baterias têm de ficar mais acessíveis ainda...
"Freddy Krueger"

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Bem eu usava já a "oferta"....

Quanto aos painéis cria um DB do projecto para a malta ajudar te e já agora nada de injectar na edp, borlas... tens de fazer um estudo do que consomes durante o dia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Ainda me faltam os medidores de energia para ver quanto produzo... espero que chegue esta semana.

Quanto ao pópó, fez oje um número redondo 18.000kms... Meses de Dezembro/Fevereiro fez menos kms...mas deve começar a fazer mais outra vez com bom tempo a partir de Abril...
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

O meu fez hoje os 21 000. ;)
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Isso é que é andar...deves ficar no pico ideal entre 20-30 000 kms/ano não?

Digo pico ideal pois:
- Garantia bateria 8 anos/160 000kms = 20 000kms/ano para aproveitar máximo kms/anos garantia
- Revisões de 1 ano ou 30 000kms

Eu devo ficar por volta de 20-21 000kms /ano (para já)
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Nada disso, devo fazer mais de 30 000 kms/ano, pois o carro ainda nem tem os 8 meses, recebi-o a 25 de Julho.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Autor do tópico
Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Xii...isso é que vai ser andar...

Pensei que tivesses recebido antes...já me esquecia..

Mas tb o que falei nem sempre se aplica... já aí andam ubers com bem mais de 100.000kms
"Freddy Krueger"

civic
Moderador
Moderador

Mensagem por civic »

Sem problemas, pois o facto de ter alguma falha nas baterias acontecerá antes dos 160 000 kms, portanto não me preocupo com isso.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Responder

Voltar para “Automóveis”