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Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 9:46 pm
por Barrocas
Boas companheiros!

A pedido de muitas famílias, acrescento aqui mais um diário de bordo, do nosso mais recente projecto de intervenção Imagem
Vamos la por este fórum a mexer! Imagem

Era uma vez um Prius que era táxi em Espanha... Imagem... Ei, espera lá, como é que isto começou?

Bem, no ano passado, quis ir ao ENVE 2018, mas não tinha o Panda em condições para rolar, nem nenhum VE que tivesse autonomia suficiente ou possibilidade de ter carregamentos para chegar a tempo.

Pedi boleia a alguns contactos, na esperança que alguma alma caridosa se disponibilizasse, como nos bons velhos tempos da malta pioneira, em que a entre-ajuda era top, e não se olhava a esforços para ajudar os amigos dos electrões.
Mas... Apenas 1 se disponibilizou, o Jorge Rocha. Assim, fui ter a casa dele (a meio caminho), e daí estava planeado irmos varios utilizadores e familiares, em alguns veiculos electricos.

Após algumas alterações de planos e desistências, acabamos por ir na Renault Kangoo ZE, a acompanhar o Mariano (que levou outra Kangoo igual).
Durante a viagem pudemos conversar bastante, e para mim, foi o renascer do espírito VE que tinha estado adormecido nestes últimos anos, e a partir daí, tudo mudou radicalmente... Imagem

No final de 2018, despedi-me do meu trabalho tranquilo, e fui ajudar o Jorge a tempo inteiro no veículos eléctricos Imagem

Entretanto, o meu pai pediu-me que lhe encontrasse um Prius, para lhe facilitar a vida a conduzir. Embora não me agradasse muito, cumpri com o pedido, e encontramos um Prius de 2005 (2G, segunda geração) em relativo bom estado, com +280 mil km, mas depois de o experimentar e conduzir por uns bons km, até gostei.

Tanto que decidi procurar outro para mim, pois agora tinha de fazer viagens recorrentes de 175km, e queria algo mais... Eléctrico Imagem

Ainda testei um Tesla Model S P100D preto Imagem, mas por 154mil euro, estava um bocadito fora do orçamento possível Imagem

Surgiu então o Prius branquinho 3G de 2009 , num stand na Galiza, e após alguns contactos, fomos buscar o que supostamente seria um Prius usado, com 400 mil km rodados, mas supostamente com baterias novas...

Na viagem de regresso, após cerca de 100km, num pequeno trajecto em modo EV, o nivel da bateria colapsa, e aparece um triângulo amarelo com sinal de erro no painel, "verifique o sistema hibrido"!

Pronto, já fostes... Imagem E assim começou mais uma aventura... ImagemImagemImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 10:47 pm
por Barrocas
Obviamente seguiram-se longas trocas de comunicação a reclamar com o vendedor, e vai que afinal a bateria não era nova, mas sim "reacondicionada". Leia-se "sucata".

Seguem-se diversos testes e aplicações especificas para aferir o estado dos modulos da bateria.

Ha e tal, a bateria tem garantia. Ok, então como funciona a garantia?
Eu teria de desmontar a bateria, e enviar a caixa de cerca de 50kg para espanha, para que pudessem fazer um diagnóstico, e se verificassem que era problema da bateria, então seria reparada.
Hum... Certo... Não, obrigado.

Pediram que fosse a Toyota, e fizesse um diagnostico. Assim fizemos, e de facto, confirmaram que era problema da bateria. Também nos informaram que uma bateria nova original instalada ficaria por cerca de 2.000 euro, e não tinham em stock. Imagem

Pedi ao vendedor de espanha que me enviasse outra bateria nova (pois supostamente esta seria nova), porque não podia ficar com o carro parado, pois sem bateria, o carro não funciona, e se a que enviassem estivesse em condições, então eu devolveria a avariada.
Resposta: não pode ser.

Depois de muita insistência e reclamar, percebi o que se passava. Nunca poderiam enviar outra, simplesmente porque não a tinham.

Esta bateria "reacondicionada" foi comprada a outro vendedor, e não sei quantos outros vendedores e intermediarios houve antes no percurso.

Basicamente, pegam em baterias usadas, e trocam alguns dos módulos avariados entre elas, de forma a que fiquem minimamente funcionais.
Mas não são novas. São um mix de restos mortais de baterias usadas, vendidas como "reacondicionadas", que podem durar alguns dias ou meses, consoante a sorte.

Após algumas pesquisas pela Internet, depressa percebi que este tipo de esquemas com baterias de Prius ja se arrasta há muitos anos, e as histórias são quase sempre semelhantes, mesmo noutros países.

Desistimos do vendedor espanhol, e da suposta garantia.
Tentamos arranjar alguma alternativa a nivel nacional, mas sem sucesso.
Comecei então a procurar o que outros partilharam em fóruns internacionais, a ver o que seria possível de fazer.

Incontáveis horas de pesquisa, que ainda hoje continua, mas felizmente existe muita informação disponivel.

Mesmo assim, usando apenas com a bateria "reacondicionada", quando não dava erros de sistema hibrido, conseguia fazer médias de consumo de 3.7L/100km, com algum cuidado na condução. ImagemImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 11:19 pm
por Barrocas
Derivado ao meu actual trabalho, consegui obter algumas baterias usadas de outros veiculos electricos, e começou então o frenezim de tira-e-põe de baterias.

Primeiro deixamos ficar o pack Nimh original, e aplicamos outras de Li-ion em paralelo.
Não resultou como se esperava.
O Prius continuava a agir como se apenas tivesse o "pequeno" pack Nimh original.

Esquemas, desenhos, estudar a instalação eléctrica, volta a tirar tudo, volta a montar, etc.

Acabou por resultar, e ficou com o pack Nimh original + cerca de 5kwh de 56s Li-ion num pack extra, no espaço da sub-mala, para testar.

O objectivo era de compensar o pack original cansado, com o pack extra, que lhe permitiria ter maior autonomia em modo EV.

Estava melhor, mas as Nimh estavam a mais...
Pouco ajudavam, e pesavam muito. ImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 11:19 pm
por jmlflorencio
Espetacular, vou seguir atentamente!

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 11:28 pm
por Barrocas
Fora com o pack original de Nimh!
Anos de pó e lixo acumulados na caixa por baixo da bateria original.

Foram substituidas por 56s de modulos Li-ion, muito mais leves, e estas foram acopladas com os 5kwh de Li-ion extra.

Horas de trabalho para modificar a instalação, mas com sucesso.

Nova ronda de testes... Mais uma semana, mais modificações Imagem

A autonomia em modo eléctrico passou de alguns metros (pack Nimh original), para cerca de 20km com o pack Li-ion. ImagemImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 11:42 pm
por Barrocas
Mas não acaba por aqui Imagem

Verificamos então que funcionava relativamente bem, mas o dimensionamento do pack não resultava em pleno, porque o Prius ignora que tem outras baterias.

Com este formato, havia o risco de sobrecarga em regeneração, em descidas de montanha prolongadas.

Tira tudo outra vez...

Nova alteração, desta vez para 64s Li-ion, perto de 7kwh no total.

Aproximava-se o ENVE 2019, e estava na altura de fixar os packs com firmeza, para poder rolar em segurança.

Foi re-utilizada a caixa da bateria original, e o restante pack extra foi realojado/aparafusado no sitio do pneu suplente.

Todo o espaço de mala e sub-mala ficou novamente disponivel, como de origem. ImagemImagemImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 15, 2019 11:44 pm
por MRider
Fantástico.
Parabéns, agora só falta ser plug in.

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quinta mai 16, 2019 12:02 am
por Barrocas
E assim foi ao ENVE 2019 neste passado fim de semana, com um carregador provisório, mas funcional, embora ainda não seja a versão final deste projecto, mas ja permite obter muito mais da vertente eléctrica do que de origem.

E rola tão bem em modo eléctrico (embora algo limitado) que só consigo ficar estupefacto, como é que na Toyota não aproveitaram para fazer um Prius 100% eléctrico desde 2004, pois com o nivel de tecnologia avançada que tinham em mãos, hoje poderiam estar numa posição de dominio... Em vez de insistirem só no hibridos.

A Kangoo ZE também esteve presente no encontro, junto com o Prius, fizeram parte da viagem juntos, mas este ano a Kangoo ja tem 220km de autonomia, em vez dos 120km do ano passado Imagem
O Prius fez quase 400km para ir ao ENVE, e de Aveiro para Torres Vedras, fomos por estradas nacionais.
E com a experiência e alguns cuidados na condução, la se foram as médias de consumos abaixo...

Na proxima semana o Prius ja tem planos para ser novamente reformulado ImagemImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quinta mai 16, 2019 9:13 am
por Freddy_krueger
TOP...

Agora ideal ideal era um Prius EV como falaste :)

Que tal umas baterias na frente?! Ainda deve ter lá espaço tirando o motor e outra tralha ICE :)

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quinta mai 16, 2019 12:31 pm
por Barrocas
Tambem ja pensamos nisso, mas o carro tem um labirinto imenso de sensores e cablagem interligada, que dependem do motor fossil.
Se o retirasse, ia ter de "limpar" erros do sistema cada vez que o ligasse.
Além de que perdia a actual função de extensor de autonomia por ser hibrido.

Não foi feito ou pensado para ser um VE puro.
Poderia até ser possivel, mas de momento ainda não temos tempo para tais aventuras

Pelo menos ja conseguimos encontrar alternativas para:

+ substituir as baterias de origem (essencial)
+ adicionar pack extra (opcional) para muito mais autonomia electrica, e tambem conseguir recuperar mais energia na regeneração.
+ adicionar carregador para atestar ambos os packs a partir da rede.

De salientar que o consumo de combustivel fossil pode se manter ou apenas descer um pouco, em relação ao original.
Isto porque o Prius pode descarregar o pack, e assim ter um consumo irrisório, mas depois se descarregar bastante, quando voltar a ligar o motor CI, vai demorar tambem mais tempo para recarregar a bateria, com um consumo elevado, o que estraga a média.

Assim a melhor forma de o conduzir, é não deixar a bateria descarregar demasiado, e ir aproveitando as zonas planas para deslizar, tal como num Prius original.
Pode-se usufruir das descidas longas para encher a barriga, e usar depois essa energia nas zonas planas.

Se pretendermos gastar mais as baterias, sera conveniente ter o percurso planeado para depois as poder recarregar da rede, sem que o motor CI intervenha, senão perde-se a vantagem.

Dito isto, eu consigo fazer viagens de +150km, em que quase metade do percurso é feita em modo electrico.

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quinta mai 16, 2019 12:49 pm
por MRider
Colocar o prius a fazer 50 ou 60 km e ser plug in já é muito bom.

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quinta mai 16, 2019 1:34 pm
por Freddy_krueger
sim... eu faço 50-60 kms diários com um Leaf e podia-os fazer de Prius plugin.

Como é carregador? é tipo monstro :P ou maneirinho? Há planos para fazer um carregador interno?

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: sexta mai 17, 2019 1:17 am
por jmlflorencio
Pessoalmente preferia sempre um plug-in a um eléctrico puro, pelo menos no caso do prius.

Em tempos li umas coisas sobre uma conversão parecida a esta, mas em que o pack de lítio adicionado apenas carregava a bateria original, sem estar "ligado ao carro" directamente. Assim, quando o motor CI ligava, carregava também apenas o pack original.

Creio que com isso se fugia do problema do motor CI ficar a carregar o pack de lítio, não?

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: sexta mai 17, 2019 2:53 pm
por pemifer
Muito fixe! Parabéns!

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: segunda mai 20, 2019 7:19 pm
por Barrocas
O carregador actual é pequenito, mas provisório, pois a intenção era de apenas testar. temos intenção de aplicar outro mais rapido.

Houve outras variantes no passado de conversões plug-in, que ainda se podem consultar noutros fóruns estrangeiros, maioritariamente feitas nos Prius 2G de segunda geração (2004-2009).
Usavam contactores para ligar/desligar o pack extra, ou um mega-conversor DC-DC, em conjunto com outros truques mais ou menos elaborados, que incluiam enganar o estado de carga do carro, ou mesmo desactivar o motor CI, que so voltaria a funcionar após desligar o carro (arriscado).

Depois os 3G ja vieram com programação um pouco diferente, e as coisas ja não resultam bem da mesma forma.
Além de que a propria Toyota ja os disponibilizava tambem como variante Plug-In, então o mercado do faça-voce-mesmo reduziu.

O facto de o pack extra estar "ligado ao carro" tem vantagem e desvantagem.
Desvantagem no caso de gastarmos a bateria abaixo de 50% e o carro tentar recarrega-la usando o motor CI.
Vantagem porque pode-se descarregar/carregar todo o pack em andamento, e voltar a usar, dependendo das situações.
Tambem se consegue obter melhor aproveitamento de recarga nas descidas acentuadas / longas.

Conduzir torna-se um jogo de eficiencia

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: terça mai 21, 2019 9:43 am
por Barrocas
Curioso, que habitualmente quando atesto o Prius com gasolina, costuma dar uma estimativa de autonomia de cerca de 850km.

Mas desde a ultima vez que atestei (no regresso do ENVE 2019) ja fez todo o tipo de trajectos, em cidade, estrada nacional, auto-estrada, etc., e após 944km feitos, ainda tem autonomia para quase mais 200km.

A média de velocidade esta abaixo do habitual, pois houve varios percursos em ambiente citadino, pára-arranca, e estradas nacionais com limite 50km/h.
O resto foi auto-estradas a 80-90km/h.

Isto de ter poupado bastante, deve-se muito ao pormenor de que pude ir "atestando" o pack de baterias com electricidade, e usar essa energia nas pequenas deslocações, em vez de usar gasolina ImagemImagemImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: terça mai 28, 2019 11:23 pm
por Mumia
epa..... só tenho uma palavra para dizer.....

BBBRRRUUUUUTTTTTAAAAAAALLLLLL !!!!

venham de lá mais informações mais fotos essas coisas q tu sabes q a malta gosta e Parabéns pela aventura!! :)

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: quarta mai 29, 2019 12:45 am
por ICEM4N
Está impecável o carro.
Por fora novo

Estou a espera dos vossos testes para depois fazerem no meu...

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através do Tapatalk


Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: domingo jun 02, 2019 2:05 pm
por Barrocas
A testar mais uns ajustes com outras baterias Imagem
Com apenas cerca de 5,7KWh, mas a resultar melhor que as anteriores ImagemImagem

Re: Toyota Prius 3G 2009 - de táxi espanhol a Plug-In português

Enviado: domingo jun 02, 2019 2:15 pm
por Barrocas
Se os meus percursos fossem de apenas 20km (em vez dos habituais 180km) as médias ainda seriam mais baixas, pois daria para usar e recarregar as baterias na tomada 220v de casa, sem usar o motor CI para as recarregar em andamento.
Ontem fomos a Viana (cerca de 30km), e 78% do percurso consegue-se fazer um modo electrico, indo pela estrada N13
Só precisa de ligar o motor CI ao inicio para aquecer, e nas subidas, ou para zonas em que se queira um pouco mais de aceleração / velocidade.