Problemas ZOE 2ª mão
Enviado: quinta jul 11, 2019 1:23 am
Olá, venho relatar os problemas que tive e ainda tenho como o meu ZOE Q210 de Maio 2014, importado de França e comprado em Março num stand.
Preparem-se que a lista é longa. Comecemos pelo básico e alguns esquecimentos do vendedor.
Verifiquem se tem os seguintes equipamentos:
- colete
- triângulo
- compressor e respectivos acessórios (na mala por debaixo do tapete)
- de preferência deve ter 2 carregadores (só me deram 1)
- 2ª chave do carro (ainda espero)
- mapa de Portugal (não tenho esse peanut, o de França é maior)
Verificação do carro:
- pintura - vejam se têm alguns traços de poluição ou algo semelhante (tenho pintas castanhas em quase todo o carro)
- corrosão - tenho na porta do porta bagagens e em todos os fechos metálicos (talvez Renault repare)
- nível de autonomia (indicador de bateria) - veja a % de autonomia que tem e depois faça contas de modo a saber quanto tem nos 100%. Para ver a % tem de abrir o carro e espreitar rapidamente no mostrador. No meu caso vinha com 130km. Parece-vos bom? Não, errado. Com o reset fica nos 167km. E pelo que testei o carro deve andar ainda com os 4 anos os 150km. O problema, já conhecido é que a autonomia baixa com os carregamentos. Levei o carro à Renault e não resolveram o problema. Pelo que li é necessário fazer um upgrade ao BMS do carro (sistema de gestão da bateria nº serviço Renault 31 093). Saí da Renault com o carro carregado com 98km de autonomia. Nem o reset simples sabem que existe.
- bomba de calor - verifiquem se faz frio (o meu perdeu o gás) e se não faz um ruído anormal (presença de folhas de árvore no seu interior). Portanto não saiam do stand sem o ligar.
A bomba de calor faz o arrefecimento das baterias pelo que carregar o carro com calor não vale a pena. Carregamento na tomada doméstica 2,3kW, consumo bomba calor 2kW.
- puxadores internos das portas - tinha-os todos partidos, má qualidade da Renault
- friso no painel do rádio todo descolorido, sem tinta
- cor do tablier muito clara - com o reflexo do sol por vezes deixa-se de ver, erro tremendo da Renault
- verifiquem o funcionamento dos espelhos elétricos (tinha-os avariado)
- verifiquem o funcionamento das 4 colunas (tenho uma avariada)
- Verifiquem o funcionamento dos cintos (tinha um sensor de avariado)
- Andem no carro para ver se existem alguns ruídos (porta mal montada)
- Verifiquem se a tampa de protecção do carregamento existe, para ver abram a porta do símbolo "Renault" (a minha não existia)
- verifiquem bem o exterior junto parachoques da frente (tenho um apoio partido) especialmente perto das opticas. Abram o capot para verificar se os apoios das ópticas estão em bom estado (muito importante).
- mala com riscos e sem arrumação para acessórios- falta protecção de plástico na parte de baixo
- se forem mais picuinhas ainda podem encontrar tapetes com buracos, pois foram puxados com força, alguns tem uns "parafusos" outros têm um feltro. Levantar com cuidado ou podem quase ficar sem chão...
- ainda me faltava a chapa de indicação pressão pneus, alguém pintou a porta mas esqueceu-se de algo...
- má visibilidade traseira (convém ter câmara) e pilar da frente muito grande que limita a visão a 45º.
Dica: Comprar um refletor para o sol tamanho XL e um protetor de mala XL de borracha.
Outra coisa que estranhei, mas nem por isso, foi o custo da manutenção ser mais cara em Portugal...
Coisas boas:
-Poder carregar em casa mesmo tendo apenas 3,2kw em casa, o carro precisa de 2,3kW. Mesmo que por vezes o quadro estoure e gaste as 13h para o fazer. E carregar no trabalho.
- Não aluguem baterias. Perguntem, quantas baterias já foram trocadas?
- A facilidade de condução, nas rotundas, estacionamento, subidas, etc. e claro o arranque.
Preparem-se que a lista é longa. Comecemos pelo básico e alguns esquecimentos do vendedor.
Verifiquem se tem os seguintes equipamentos:
- colete
- triângulo
- compressor e respectivos acessórios (na mala por debaixo do tapete)
- de preferência deve ter 2 carregadores (só me deram 1)
- 2ª chave do carro (ainda espero)
- mapa de Portugal (não tenho esse peanut, o de França é maior)
Verificação do carro:
- pintura - vejam se têm alguns traços de poluição ou algo semelhante (tenho pintas castanhas em quase todo o carro)
- corrosão - tenho na porta do porta bagagens e em todos os fechos metálicos (talvez Renault repare)
- nível de autonomia (indicador de bateria) - veja a % de autonomia que tem e depois faça contas de modo a saber quanto tem nos 100%. Para ver a % tem de abrir o carro e espreitar rapidamente no mostrador. No meu caso vinha com 130km. Parece-vos bom? Não, errado. Com o reset fica nos 167km. E pelo que testei o carro deve andar ainda com os 4 anos os 150km. O problema, já conhecido é que a autonomia baixa com os carregamentos. Levei o carro à Renault e não resolveram o problema. Pelo que li é necessário fazer um upgrade ao BMS do carro (sistema de gestão da bateria nº serviço Renault 31 093). Saí da Renault com o carro carregado com 98km de autonomia. Nem o reset simples sabem que existe.
- bomba de calor - verifiquem se faz frio (o meu perdeu o gás) e se não faz um ruído anormal (presença de folhas de árvore no seu interior). Portanto não saiam do stand sem o ligar.
A bomba de calor faz o arrefecimento das baterias pelo que carregar o carro com calor não vale a pena. Carregamento na tomada doméstica 2,3kW, consumo bomba calor 2kW.
- puxadores internos das portas - tinha-os todos partidos, má qualidade da Renault
- friso no painel do rádio todo descolorido, sem tinta
- cor do tablier muito clara - com o reflexo do sol por vezes deixa-se de ver, erro tremendo da Renault
- verifiquem o funcionamento dos espelhos elétricos (tinha-os avariado)
- verifiquem o funcionamento das 4 colunas (tenho uma avariada)
- Verifiquem o funcionamento dos cintos (tinha um sensor de avariado)
- Andem no carro para ver se existem alguns ruídos (porta mal montada)
- Verifiquem se a tampa de protecção do carregamento existe, para ver abram a porta do símbolo "Renault" (a minha não existia)
- verifiquem bem o exterior junto parachoques da frente (tenho um apoio partido) especialmente perto das opticas. Abram o capot para verificar se os apoios das ópticas estão em bom estado (muito importante).
- mala com riscos e sem arrumação para acessórios- falta protecção de plástico na parte de baixo
- se forem mais picuinhas ainda podem encontrar tapetes com buracos, pois foram puxados com força, alguns tem uns "parafusos" outros têm um feltro. Levantar com cuidado ou podem quase ficar sem chão...
- ainda me faltava a chapa de indicação pressão pneus, alguém pintou a porta mas esqueceu-se de algo...
- má visibilidade traseira (convém ter câmara) e pilar da frente muito grande que limita a visão a 45º.
Dica: Comprar um refletor para o sol tamanho XL e um protetor de mala XL de borracha.
Outra coisa que estranhei, mas nem por isso, foi o custo da manutenção ser mais cara em Portugal...
Coisas boas:
-Poder carregar em casa mesmo tendo apenas 3,2kw em casa, o carro precisa de 2,3kW. Mesmo que por vezes o quadro estoure e gaste as 13h para o fazer. E carregar no trabalho.
- Não aluguem baterias. Perguntem, quantas baterias já foram trocadas?
- A facilidade de condução, nas rotundas, estacionamento, subidas, etc. e claro o arranque.