DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Na minha opinião faz falta hibridos mais completos em termos elétricos .... carros do tamanho de Méganes e afins, com autonomia em modo VE de 100kms (reais).... faria maravilhas pelas baterias pois mesmo que carro só fizesse 20-60kms diariamente, não ia tanto aos extremos máximos e mínimos, estando em "stress" quase permanente...

Acho que daqui a 2-3 anos vão aparecer aí muitos hibridos a precisar de trocar as baterias e pessoal vai simplesmente andar em modo ICE.... um pouco como fazem com retirar/desativar filtro de particulas quando este avaria....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Um ampera mais pequeno, buffer enorme e muito eficiente…

Enfim… vamos aguardar o que ainda aí vem!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

O Ampera/Volt foi um carro espetacular.... com uma bateria maior, ainda hoje poderia ser competitivo e ficar num lugar entre atuais hibridos plug-in e os BEV.... podiam ser solução para muita gente que não tem vida para um BEV puro.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça fev 09, 2021 9:03 am Na minha opinião faz falta hibridos mais completos em termos elétricos .... carros do tamanho de Méganes e afins, com autonomia em modo VE de 100kms (reais).... faria maravilhas pelas baterias pois mesmo que carro só fizesse 20-60kms diariamente, não ia tanto aos extremos máximos e mínimos, estando em "stress" quase permanente...
Ou talvez não...
Repara que um plug in com bateria maior significa mais peso e mais caro.
Repara ainda que um plug in têm um motor térmico... embora possa evitar o peso de uma caixa de velocidades, acaba por ser dois veículos no mesmo com o peso e custo que isso implica.
Por exemplo o meu Outlander se tivesse uma bateria maior, pesava bem mais... não esquecer que mais peso implica mais consumo e ai sim.... menor eficiencia tanto eletrica como de combustivel.
Não tenho dúvidas que o ponto de equilibrio para este carro foi bem definido.
Mas não ponho de parte a possibilidade de plug in de bateria maior.... mas implicará aumentar a bateria e reduzir o motor termico.... por exemplo usar apenas um pequeno motor como gerador de emergência.
Freddy_krueger Escreveu: terça fev 09, 2021 9:03 am Acho que daqui a 2-3 anos vão aparecer aí muitos hibridos a precisar de trocar as baterias e pessoal vai simplesmente andar em modo ICE.... um pouco como fazem com retirar/desativar filtro de particulas quando este avaria....
Pois... é uma possibilidade.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: terça fev 09, 2021 3:06 pm Por exemplo o meu Outlander se tivesse uma bateria maior, pesava bem mais... não esquecer que mais peso implica mais consumo e ai sim.... menor eficiencia tanto eletrica como de combustivel.
Na altura em que foi feito sim. Mas a tecnologia tem evoluído muito, como aliás se tem notado nos Leafs, que desde 24kWh até 40kWh tem tudo cabido mais ou menos no mesmo espaço.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Como já mencionei anteriormente, não acredito num Plugin 50kms reais se preciso de 85-115% desses kms diariamente.... vou forçar a bateria diariamente a niveis de stress intensos... se falarmos de 50-60%, acho o ideal, mesmo "carregando" o tal peso (e custo) extra das baterias.... o que ganhas em peso e custo inicial, vais pagar em longevidade das baterias.... pelo menos segundo aquele estudo geral da batteryuniversity que circula por aqui sobre # de ciclos consoante % de uso de SOC... quanto menos usares, muito mais ciclos fazes.... isso nota-se perfeitamente no caso do volt/ampera... onde só agora começa a notar-se alguma degradação nos carros apesar de já terem 8 anos e muitos kms... noutros carros onde carro não faz essa gestão tão "conservadora", degradação é muito mais rápida...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Epa, agora baralhaste me..

O Volt/Ampera tem 15 a 16kwh de capacidade ao que só te deixa usar 10.5kwh ao que começam a notar perda??????
Creio que só existe um, que conheça, tem mais de um milhão de kms e perdeu se tanto 30% mas atenção ele mantem os ditos uteis… são coisas diferentes… embora atenção todos eles tem degradação só simplesmente precisas de muitos anos, os kms até acredito que não seja a principal causa de perder capacidade…

Tens o meu exemplo que tenho 75.000kms e perdi perto de 10% de capacidade da bateria em que o veiculo tem 9 anos… é pelo tempo e não pelos kms…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: quarta fev 10, 2021 4:52 pm Epa, agora baralhaste me..

O Volt/Ampera tem 15 a 16kwh de capacidade ao que só te deixa usar 10.5kwh ao que começam a notar perda??????
Creio que só existe um, que conheça, tem mais de um milhão de kms e perdeu se tanto 30% mas atenção ele mantem os ditos uteis… são coisas diferentes… embora atenção todos eles tem degradação só simplesmente precisas de muitos anos, os kms até acredito que não seja a principal causa de perder capacidade…

Tens o meu exemplo que tenho 75.000kms e perdi perto de 10% de capacidade da bateria em que o veiculo tem 9 anos… é pelo tempo e não pelos kms…
Ui então equivoquei-me... pensei que por esta altura já se começasse a notar, mas realmente mais de 30% buffer + TMS por liquido e qualidade de baterias fazem milagres....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Exactamente... Acho que foi a maior prova que pode ser bestial a refrigeração a água e respectivo buffer vai custar a notar se...

Vai ser só pela velhice agora usar o ciclo completo obviamente vai ser estragos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: terça fev 09, 2021 6:51 pm
APHenriques Escreveu: terça fev 09, 2021 3:06 pm Por exemplo o meu Outlander se tivesse uma bateria maior, pesava bem mais... não esquecer que mais peso implica mais consumo e ai sim.... menor eficiencia tanto eletrica como de combustivel.
Na altura em que foi feito sim. Mas a tecnologia tem evoluído muito, como aliás se tem notado nos Leafs, que desde 24kWh até 40kWh tem tudo cabido mais ou menos no mesmo espaço.
Sim... mas essa tualização já foi feita no Outlander da primeira versão para a actual.... a terceira versão que está para breve não sei se será muito diferente.

É uma questão de equilibrio.
O carro não gasta mais quando só a gasolina (bateria descarregada, funcionando como um simples hibrido) do que um convencional carro a gasolina. Mas se a bateria for maior, essa vantagem perde-se. Pois a bateria quando descarregada é apenas e só um peso morto.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta fev 10, 2021 5:59 pm
serges Escreveu: quarta fev 10, 2021 4:52 pm Epa, agora baralhaste me..

O Volt/Ampera tem 15 a 16kwh de capacidade ao que só te deixa usar 10.5kwh ao que começam a notar perda??????
Creio que só existe um, que conheça, tem mais de um milhão de kms e perdeu se tanto 30% mas atenção ele mantem os ditos uteis… são coisas diferentes… embora atenção todos eles tem degradação só simplesmente precisas de muitos anos, os kms até acredito que não seja a principal causa de perder capacidade…

Tens o meu exemplo que tenho 75.000kms e perdi perto de 10% de capacidade da bateria em que o veiculo tem 9 anos… é pelo tempo e não pelos kms…
Ui então equivoquei-me... pensei que por esta altura já se começasse a notar, mas realmente mais de 30% buffer + TMS por liquido e qualidade de baterias fazem milagres....
Compreendo perfeitamente o problema de fazer mais ciclos.... em circunstancias normais, chego a carregar 3 vezes no mesmo dia.
Confesso que para mim não tenho ainda essa preocupação pois estou convencido que terá que ser substituída em garantia.... mas quanto mais tarde melhor, dentro da garantia, para que após a mesma também durar mais...

Mas também há o buffer como no Ampera... eu continuo a fazer os mesmos quilómetros e a carregar a mesma energia apesar de ter a indicação que já perdi um bom bocado da capacidade.

Facto interessante é que em casa uma carga 100% dá +/-10kWh, mas os carregamentos rápidos param aos 80% com +/-6,3kWh


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que isso uma limitação que Mitsubishi impôs pois acima de 80% a velocidade de carga seria mesmo muito reduzida... O Outlander se não estou em erro carrega em Chademo no máximo a 25kw, certo? que já não é nada rápido para os dias de hoje...penso que a limitação será mesmo o pack ser tão pequeno e daí ter um elevado fator C.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

O limite é 22kW.
Pois tem a ver com a quantidade de módulos e a potência que pode ser aplicada em cada um.
A carga rápida dos plug in está sempre limitada em potencia devido a ter poucos módulos.

Mas o que quiz salientar foi que em carga rápida ele considera apenas 65% da bateria util. e não os 80%

Por falar em percentagens, tenho actualmente a bateria a 77,2%.
E o carro tem dois anos e meio. Mas no ultimo ano perdeu apenas 5% de capacidade. Ou seja, ao mesmo ritmo do último ano deverá ficar abaixo dos 70% dentro de 2 anos, o que dará direito a uma bateria nova.... será?


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Fevereiro: o mês mais pequeno e, pelo menos por cá, o que teve menos sol....
Foram muitos dias de chuva e dos restantes, muito poucos tiveram sol.... com dias ainda relativamente pequenos.

Mesmo assim, a energia produzida pelos painéis chegou e sobrou para alimentar o Outlander...
Também foi um mês com apenas 420kms feitos. 1/5 da média...

Mas para já é um bom sinal.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Uma pequena actualização do DB do Outlander "solar"... ;)

Movido especialmente a energia solar doméstica o Outlander lá vai fazendo kms no dia a dia.
Já nos 53 mil.
A autonomia mantém-se embora graças ao "buffer" pois a degradação, segundo o diagnóstico, vai aumentando.

Agora com o alivio das restrições COVID, já recorrendo a alguns carregamentos externos, mais por questões ambientais do que económicas... confesso que já sinto vergonha entrar num posto de combustível :oops:

Andar só a gasolina custa aproximadamente 12.00€/100km, aos preços atuais.
Se considerarmos que para fazer o mesmo a eletricidade de PCR são necessários 3 carregamentos (80% a 22kW), significa que até aos 4.00€/carregamento ficamos pelo mesmo custo.
Ou seja, ficamos no limite nos PCR com tarifa OPC de 0,10€/min + IVA
Já nos PCN, acima de 0,02€/min é mesmo para esquecer.... Não só para todos os plug in, mas também para os VE que não carreguem em trifásico.

Responder

Voltar para “Automóveis”