DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: domingo jun 28, 2020 2:29 am O correto seria que durante o carregamento a contabilização fosse por kWh e após o carregamento, o tempo em que o carro ficasse ligado ao posto fosse contabilizado com uma tarifa bastante alta.

Outra possibilidade seria o custo por minuto ser variável em função da potência de carregamento.... mas ainda não encontrei nenhum OPC a fazer isso.
Por exemplo se um PCR tem um custo de 0,12€/min a 50kW, ao ligar um carro que só carrega a 25kW, o preço deveria ser 0,06€/min
Isto seria mais provável se o OPC lucrasse com o consumo. Se comprasse energia no mercado e a vendesse aos clientes. Nos moldes atuais, a maioria só quer saber do tempo que o posto está ocupado, pois carreguem 10 ou 100kWh é igual ao litro.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por zeuz »


rnlcarlov Escreveu:
APHenriques Escreveu: domingo jun 28, 2020 2:29 am O correto seria que durante o carregamento a contabilização fosse por kWh e após o carregamento, o tempo em que o carro ficasse ligado ao posto fosse contabilizado com uma tarifa bastante alta.

Outra possibilidade seria o custo por minuto ser variável em função da potência de carregamento.... mas ainda não encontrei nenhum OPC a fazer isso.
Por exemplo se um PCR tem um custo de 0,12€/min a 50kW, ao ligar um carro que só carrega a 25kW, o preço deveria ser 0,06€/min
Isto seria mais provável se o OPC lucrasse com o consumo. Se comprasse energia no mercado e a vendesse aos clientes. Nos moldes atuais, a maioria só quer saber do tempo que o posto está ocupado, pois carreguem 10 ou 100kWh é igual ao litro.
Exacto! E quem se lixa são os que não podem comprar VE's mais recentes... e pelos comentários de algumas pessoas, e até mesmo da UVE, no Facebook, estamos bem assim!

Além disso, com este modelo de cobrança dá-se razão a quem prefere continuar a gastar combustível fóssil.

Até para mim, que prefiro circular a electrões, fica-me mais económico gastar gasolina do que carregar em postos públicos!


@APHenriques com carregamento a 22kWh só conheço o ZOE e os Tesla Model S equipados com dual charger. No caso dos Tesla é uma opção descontinuada, por isso só alguns dos TMS mais antigos têm o dual charger instalado.

A UVE chegou a escrever no Facebook que a maioria dos VE's carrega a 22kWh. Perguntei quais eram, para além do ZOE e TMS, mas fiquei sem resposta...

O carregamento a 11kWh em AC está agora a ganhar alguma força nos novos modelos, mas a maioria dos VE's a circular carregam em AC a 6.6/7.4kWh, incluindo os VE's com baterias de 60kWh .


P.S.: quanto mais penso em Mobi.e, mais atractivo me parece um Tesla...


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Sinceramente não estou a entender esse "E quem se lixa são os que não podem comprar VE's mais recentes".
O meu caso, por exemplo, num PCN de 3,7kW carrego a essa velocidade, qual a diferença, por exemplo, para quem tem um Ampera? Não é igual, ou parecido?
Os Smart também carregam a 22kW. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

civic Escreveu: domingo jun 28, 2020 2:10 pm Sinceramente não estou a entender esse "E quem se lixa são os que não podem comprar VE's mais recentes".
O meu caso, por exemplo, num PCN de 3,7kW carrego a essa velocidade, qual a diferença, por exemplo, para quem tem um Ampera? Não é igual, ou parecido?
Os Smart também carregam a 22kW. ;)
A experiência com os PCNs em centros comerciais diz que não. Os postos são de 11 ou 22kW e há tendência a aplicar preços que só saem em conta para quem carrega perto dessas velocidades. Para já ninguém sabe o que vai acontecer com os velhinhos de 3.7kW. Mas não me espantava nada que, tal como aconteceu com alguns deles pelo país, fossem trocados por postos de 22kW.

E aquela história do chargesurfing? Altenativa à rede mobie.... hmmmm


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Pois, mas não vale a pena sofrer por antecipação, aliás, acredito que nos centros comerciais começará a haver várias opções de carga e de preço, como é a pagar cada um escolhe a que melhor lhe servir.
A questão é que hoje em dia é tudo feito de qualquer maneira, com a entrada de preços nestas coisas vai haver uma seleção que até aqui não havia.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:Sinceramente não estou a entender esse "E quem se lixa são os que não podem comprar VE's mais recentes".
O meu caso, por exemplo, num PCN de 3,7kW carrego a essa velocidade, qual a diferença, por exemplo, para quem tem um Ampera? Não é igual, ou parecido?
Os Smart também carregam a 22kW. ;)
Os Ampera carregam no máximo a 14,4Ah, o que dá um pouco menos que os 3,6kWh.

Quando digo: "lixam-se os que não podem comprar VE's mais recentes", refiro-me aos preços. Por 10.000€ estamos cingidos aos C-zero, Leaf mk1 e ZOE Q210 com aluguer. Por 15.000€ apanhamos os Leaf mk2 24kWh, e-Soul 27kWh e ZOE Q210 sem aluguer. Por 20.000€ há disponível os Leaf mk2 30kWh, i3 60Ah, Ioniq 28kWh, e-Soul 30kWh e ZOE R210.
Repara, já vamos nos 20.000€, um valor acessível apenas à classe média, a puxar para a alta, e só o ZOE carrega a mais que 7kWh!
Se a sustentabilidade for um tema forte para nós, então onde fica a reutilização e reaproveitamento?
E quem é que está disposto a gastar mais na compra do carro, para depois pagar em carregamentos, que são mais lentos que abastecer de combustível fóssil, o mesmo ou mais que por um litro de gasolina?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Continuo a não perceber, eu também gostava de ter um Jaguar i-Pace, mas olha, não consigo chegar lá, a quem me devo queixar?
O facto é que os carregadores a 3,7kW devem continuar a existir, quem tem um carro que carrega lentamente não tem outra opção, mas já não a tinha antes, a diferença é que agora paga, e não acredito que um PCN a 3,7kW tenha o mesmo preço de um a 22kW, alem de que muito serão em kW e não em tempo.
Acho que o que vai acontecer é diversificar os pontos de carga lentos e rapidos, as coisas estão a evoluir e os carros mais antigos são penalizados, é o que acontece atualemente com os CI também, alguns até estão proibidos de entrar em algumas zonas urbanas, será que os proprietários destes carros também não ficam chateados? Serão obrigados a trocar de carro?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Estamos a poucos dias de saber qual serão os preços dos PCN em espaços públicos.
Não espero grandes diferenças para melhor do que já temos em espaços privados.

O que se passa com os PCN dos centros comerciais, eu expus por aqui... e também já alertei as entidades gestoras destes espaços para os maus acordos que fazem com os OPCs na ótica do cliente.
E dei como exemplo um local onde nunca estive mas que demonstra bem o problema. Centro comercial das Amoreiras LSB-01541
Para que se perceba proponho que cada um use a App miio e simule o custo de carregamento da energia suficiente para fazer 100kms com o seu carro. Usando todos a evaz, apresente aqui o custo.

O meu Outlander fica por 37,89€/100kms. Um absurdo !
Sem dúvida será o mais caro. No extremo oposto deverá estar um Zoe com 5,06€/100kms. Mas quem tiver um que verifique.
Pelo meio estarão todos os outros, novos e antigos.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda jun 29, 2020 2:49 am Sem dúvida será o mais caro. No extremo oposto deverá estar um Zoe com 5,06€/100kms. Mas quem tiver um que verifique.
Parece-me que a selecção será feita e ninguém usará esse local pois não compensa...se um Zoe gasta isso a carregar a 22kw... O operador depois ou faz ajuste de preço, ou não tem receita...

Um VE, seja phev ou bev compensa principalmente na possibilidade de carga em casa... Eu só carrego fora mesmo em último recurso...

A confirmarem-se esses preços absurdos... prefiro carregar num PCR... assim sempre fico com carro pronto para mais uns bons kms rapidamente.. No caso do Leaf 40 o carregamento é mais rápido (e logo mais acessível se for em tempo) até aos 60% se não estou em erro quando começa a limitar velocidade, o chamado "throttling"
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu: domingo jun 28, 2020 2:10 pm Os Smart também carregam a 22kW. ;)
Esqueci-me desses... :oops: ...mas ainda assim, três modelos não fazem a maioria do mercado.
rnlcarlov Escreveu: domingo jun 28, 2020 3:06 pm E aquela história do chargesurfing? Altenativa à rede mobie.... hmmmm
O @Seal é um dos impulsionares desse rede. ;)
civic Escreveu: domingo jun 28, 2020 5:13 pm Pois, mas não vale a pena sofrer por antecipação, aliás, acredito que nos centros comerciais começará a haver várias opções de carga e de preço, como é a pagar cada um escolhe a que melhor lhe servir.
Pelo que li no Facebook, o grupo Auchan vai ter carregadores de 3,7kWh e mais potência.
Houve quem reclamasse da baixa potência de carregamento, porque a aposta devia ser só em postos de 22kWh ( salvo erro era a mesma pessoa que criticou o @serges por apoiar o uso de uma tomada doméstica ).
civic Escreveu: domingo jun 28, 2020 10:48 pm Continuo a não perceber, eu também gostava de ter um Jaguar i-Pace, mas olha, não consigo chegar lá, a quem me devo queixar?
Se o paitrocínio for bom, a ele! :D
civic Escreveu: domingo jun 28, 2020 10:48 pm O facto é que os carregadores a 3,7kW devem continuar a existir, quem tem um carro que carrega lentamente não tem outra opção, mas já não a tinha antes, a diferença é que agora paga, e não acredito que um PCN a 3,7kW tenha o mesmo preço de um a 22kW, alem de que muito serão em kW e não em tempo.
Não sou contra pagar! Aliás, poucas vezes usei carregadores públicos precisamente porque não tenho uma mentalidade de sugar o máximo do estado.

Para um OPC, o preço de um carregador ( EVSE / wallbox ) de 16A ( 3,7kWh ) ou de 3x32A ( 22kWh ) deve ser (quase) o mesmo. A diferença no custo da instalação elétrica também será desprezível. Portanto, a maioria vai acabar por instalar o carregador mais potente que conseguir, até porque isso significa mais rotatividade no uso. Além disso, cobrar ao minuto (certamente que) é mais rentável.
civic Escreveu: domingo jun 28, 2020 10:48 pm Acho que o que vai acontecer é diversificar os pontos de carga lentos e rapidos, as coisas estão a evoluir e os carros mais antigos são penalizados, é o que acontece atualemente com os CI também, alguns até estão proibidos de entrar em algumas zonas urbanas, será que os proprietários destes carros também não ficam chateados? Serão obrigados a trocar de carro?
Claro que ficam chateados! Podem aceitar, mas acabam por ficar chateados com essas decisões, porque indirectamente são forçados a trocar de carro.
E se não podem comprar um CI mais recente, como é que podem comprar um VE que é mais caro ? E se além desse handicap o custo de carregar num posto público for excessivo, quem é que vai aceitar isso ? Queremos promover o uso de VE's ou queremos perpetuar o uso de CI's ?
Freddy_krueger Escreveu: segunda jun 29, 2020 8:05 am Um VE, seja phev ou bev compensa principalmente na possibilidade de carga em casa... Eu só carrego fora mesmo em último recurso...
...mas nem todos podem carregar em casa... principalmente nas grandes cidades, que é onde faz mais falta soluções de mobilidade sustentável...
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Em relação aos 3 últimos pontos:

Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.

Não queremos perpetuar os CIs, obviamente, mas não esperes que as coisas mudem sem que alguém fique chateado com isso, seja porque não tem dinheiro ou simplesmente por birra, seja com CIs ou com EVs.

Os VEs não dão para todos, mas acho que nas cidades até é onde há mais soluções de carregamentos, e quando for a pagar mais alternativas em termos de preço também.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jun 29, 2020 8:05 am
Parece-me que a selecção será feita e ninguém usará esse local pois não compensa...se um Zoe gasta isso a carregar a 22kw... O operador depois ou faz ajuste de preço, ou não tem receita...

Um VE, seja phev ou bev compensa principalmente na possibilidade de carga em casa... Eu só carrego fora mesmo em último recurso...

A confirmarem-se esses preços absurdos... prefiro carregar num PCR... assim sempre fico com carro pronto para mais uns bons kms rapidamente.. No caso do Leaf 40 o carregamento é mais rápido (e logo mais acessível se for em tempo) até aos 60% se não estou em erro quando começa a limitar velocidade, o chamado "throttling"
No caso do PCN que referi o preço do OPC é 0,05€/min. Não é caso único. Existem muitos PCN a praticar este preço.
Tratando-se de um centro comercial, onde os clientes facilmente ficam mais tempo, por exemplo 2 horas, fica por 7,38€ só para o OPC já com o IVA.
Se duas horas é demais para uma carga completa de um Zoe, para um Leaf dá para 100 kms ou nem tanto.

Sou da opinião que os centros comerciais poderiam suportar os custos do OPC e cobrar apenas a energia. Afinal quem usa estes espaços são os clientes... mas emfim.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Em relação aos 3 últimos pontos:

Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.
Potência contratada pode ser maior continua a ser um custo fixo. Com a história de CEMEs e OPCs nem sei muito bem em que valor fica, mas por exemplo se olharmos para uma instalação em BTN com 41,4kW contratados, o custo da potência pode andar pelos 55-65€/mês com um fornecedor em conta. A não ser que os postos estejam mesmo às moscas, o consumo de energia vai ser mais relevante.


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

rnlcarlov Escreveu: terça jun 30, 2020 7:06 pm
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Em relação aos 3 últimos pontos:

Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.
Potência contratada pode ser maior continua a ser um custo fixo. Com a história de CEMEs e OPCs nem sei muito bem em que valor fica, mas por exemplo se olharmos para uma instalação em BTN com 41,4kW contratados, o custo da potência pode andar pelos 55-65€/mês com um fornecedor em conta. A não ser que os postos estejam mesmo às moscas, o consumo de energia vai ser mais relevante.
Repara que o que eu disse continua a ter o mesmo custo, seja um posto de 22kW ou 6 de 3,7kW.
Acho que não percebeste a minha logica de ver isso, eu se tivesse um centro comercial preferia ter 6 postos de 3,7kWh do que um de 22kWh, ganhava em todos os aspectos, tinha mais receitas, pois mesmo que seja ao kW posso sempre cobrar alguma coisa pelo tempo do estacionamento e o carregamento é menos eficiente, e teria mais tem os possiveis clientes dentro da minha loja, esta é a logica da coisa, não o inverso, nenhum particular que tenha um centro comercial está interessado em vender energia, está sim interessado em ter as pessoas o maior tempo dentro da loja. Na rua a questão é um pouco diferente, mas aí a coisa resulta de local para local, se for numa zona residencial os posto de menor potência resultam melhor, se for numa zona de passagem, tipo parque de descanso em nacional ou AE já não se coloca a questão de postos de 3,7kW, obviamente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Como dizes que a potência contratada não deve ser muito diferente entre o posto de 3,7 e o de 22kW (kWh é energia)? Eu acho que será muito diferente, basta ver que o segundo dá para 6 postos de 3,7kW em termos de potência contratada.
Por acaso não pensei nesse custo quando escrevi... :oops:
A minha argumentação assentou na lógica de que num espaço comercial esse custo já existe, mas obviamente que num carregador de rua isso já não é verdade.
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Não queremos perpetuar os CIs, obviamente, mas não esperes que as coisas mudem sem que alguém fique chateado com isso, seja porque não tem dinheiro ou simplesmente por birra, seja com CIs ou com EVs.
Daí estar nas mãos destas entidades uma transição o mais possível pacífica e satisfatória para todas as partes envolvidas.
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 4:19 pm Os VEs não dão para todos, mas acho que nas cidades até é onde há mais soluções de carregamentos, e quando for a pagar mais alternativas em termos de preço também.
Verdade, se realmente aparecerem essas alternativas...
APHenriques Escreveu: terça jun 30, 2020 6:40 pm Sou da opinião que os centros comerciais poderiam suportar os custos do OPC e cobrar apenas a energia. Afinal quem usa estes espaços são os clientes... mas emfim.
Apoiado!
civic Escreveu: terça jun 30, 2020 9:06 pm Acho que não percebeste a minha logica de ver isso, eu se tivesse um centro comercial preferia ter 6 postos de 3,7kWh do que um de 22kWh, ganhava em todos os aspectos, tinha mais receitas, pois mesmo que seja ao kW posso sempre cobrar alguma coisa pelo tempo do estacionamento e o carregamento é menos eficiente, e teria mais tem os possiveis clientes dentro da minha loja, esta é a logica da coisa, não o inverso, nenhum particular que tenha um centro comercial está interessado em vender energia, está sim interessado em ter as pessoas o maior tempo dentro da loja.
Foi isso que argumentei no notícia em que o Auchan anunciava a instalação de postos de 3,7kWh:
[*]Mais tempo de carga = mais tempo dentro do centro comercial = maior potencial de gasto em compras


Alguém daqui assistiu à conversa da UVE com a Mobi.e ?
https://www.facebook.com/uve.pt/videos/594842321170045/

Nos comentários li isto:
Pieter Ijzerman · 15:17 Somos OPC e devidamente licenciado na DGEG para tal. Tentamos iniciar o processo para ser certificado pela MOBI-e mas não obtivemos resposta ao email para o email indicado pelos colegas da MOBI-e. Não tem balcão de atendimento. Como podemos iniciar o processo??
Sérgio Relvas · 37:20 Mas continuamos na mesma lá fora desaparece a taxação ao minuto mas sim ao kW e em Portugal próspera...
Pieter Ijzerman · 37:45 para faturar kW tens de ser comercialisador de eletricidade, é mais dificil. Faturar tempo sempre é possível e legal. Pelo que sei
Ricardo de Matos · 40:11 Pieter Ijzerman isso explica porque temos tantos posto de carregamento a facturar ao minuto... ☹️
Pieter Ijzerman · 39:31 sim
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, o Outlander chegou aos 40 mil... não fosse a pandemia e já teria muito mais.

Revisão dos 40 mil com um custo de 285.00 euros, sem filtro do habitáculo... esse é substituído por mim por 20 euros, mas de qualidade bem superior.

Os custos de consumo estão em 7,25€/100kms, sendo 5,53€ de gasolina e 1,62€ de electricidade.

E já que falamos de custos, o IUC é de 204,82 euros.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Pois o Motor 2.0 faz diferença no calculo do IUC...

O meu este ano não passou dos 2000kms...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: segunda set 07, 2020 9:40 am Pois o Motor 2.0 faz diferença no calculo do IUC...

O meu este ano não passou dos 2000kms...
O motor do meu é 2.4...

Já agora, quanto paga o teu de IUC ?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

AH BOA… tinha a ideia de ser 2.0 lol

O ampera tem 1.4; 139€ iUC
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”