DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: quarta nov 25, 2020 8:48 pm
APHenriques Escreveu: terça nov 24, 2020 10:29 pm Tendo o EVSE a potencia máxima de 32A, vinha naturalmente equipado com uma ficha CEE 32A. Como na verdade ele não vai nunca funcionar a 32A neste carro, optei por colocar uma ficha de CEE 16A.
Substituiste a ponta ou colocaste apenas um adaptador CEE32A para CEE16A?
Substitui a ficha....
Coloquei uma com a ligação de suficientemente grande para os cabos de 6mm... muito a justa mas deu.
Um dia se tiver outro carro, com outra potência de carga, posso voltar a colocar a de origem. Este não passa dos 14,2A.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

Ok, se tens à vontade em trocar fichas tudo bem. Se fosse eu mantinha a original para a possibilidade de servir para outro carro, mas com skills DIY está-se bem.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: quinta nov 26, 2020 5:02 pm Ok, se tens à vontade em trocar fichas tudo bem. Se fosse eu mantinha a original para a possibilidade de servir para outro carro, mas com skills DIY está-se bem.
Ainda pensei trocar a tomada no alpendre, mas como uso também por vezes noutros locais, implicava estar a usar adaptadores.... e para já só tenho este carro.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Agora decidi ser do contra...
Agora que a associação Zero descobriu que a culpa de todos os problemas ambientais afinal é dos híbridos... veículos extremamente poluentes... desastres ambientais...

O PHEV cá de casa passará a consumir cada vez mais energia solar....
Espero dentro de dois meses chegar aos 80%, pelo menos.

Desde já admito a minha culpa... sou um consumidor do sol...


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto instalei um contador bidirecional no circuito que tem os painéis solares e onde é feita a carga do carro.
Durante a carga do carro com sol apenas passa no contador a energia necessária para completar a carga.
Quando não está a carregar, a energia dos paineis é usada em casa ou injectada na rede e registada no contador como energia negativa.
Mais importante que os custos, isto permite-me saber qual o impacto energético do carro. Carolices!


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Continuando para a 2. Fase da expansão da energia solar, colocaram-se duas questões:
O primeiro é onde colocar os painéis. De todas as casas em que já vivi está é a que sem pior telhado para os painéis. Também é verdade que eu detesto andar sobre telhados. Especialmente de telha lusa. Mas tenho dois alpendres em telha sanduíche. Um deles, já com painéis e com limitações devido à sombra. O outro será agora a base deste novo conjunto de painéis, mas também é parcialmente afetado por sobra...
A única forma de contornar o problema é usar o mínimo de superfície na base. Ou seja, colocar os painéis com maior inclinação.
Isto levou-me a segunda questão: qual a inclinação ideal é qual a influência da inclinação no rendimento?
Uma regra que é usada habitualmente é usar a latitude. Nunca antes me debrucei sobre o assunto, mas agora, depois de muitos cálculos e simulações confirmei que é o mais correto.
Assim, estando na latitude 38. deveria usar 38 graus de inclinação em relação ao meio dia solar.
Certo?
Sim, se o objectivo é produzir o máximo no total do ano...
Mas, não para um sistema de autoconsumo...

Continua....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Se parcialmente afetado por sombra, existem uns dispositivos para optimizar produção caso uses só um inversor principal, ou então fazeres como eu e usares microinversores... sempre optimiza produção.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por jmlflorencio »


APHenriques Escreveu:(...)
Isto levou-me a segunda questão: qual a inclinação ideal é qual a influência da inclinação no rendimento?
Uma regra que é usada habitualmente é usar a latitude. Nunca antes me debrucei sobre o assunto, mas agora, depois de muitos cálculos e simulações confirmei que é o mais correto.
Assim, estando na latitude 38. deveria usar 38 graus de inclinação em relação ao meio dia solar.
Certo?
(...)
Efectivamente será assim para maximizar a produção ao longo do ano. Por outro lado se quisermos maximizar a produção no inverno (seria a minha opção), a inclinação deverá ser maior...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: sexta dez 11, 2020 12:31 am Efectivamente será assim para maximizar a produção ao longo do ano. Por outro lado se quisermos maximizar a produção no inverno (seria a minha opção), a inclinação deverá ser maior...
Muito interessante... Vou medir inclinação dos meus 6 paineis, e a meter novos irei previligiar provavelmente uma maior inclinação. Eu estou numa latitude de praticamente 41º (40,8)...deveria para potenciar produção de inverno meter tipo 42/45º? Queria previligiar ao máximo a produção nesta altura do ano uma vez que não tenho hipótese de potenciar produção inicio/fim de dia (praticamente todos telhados virados a sul)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por jmlflorencio »

Em tempos fiz umas simulações no portal "PV Gis" (já não me lembro ao certo, mas o Google deve encontrar), e de facto creio que era compensador alterar dos 35(?) para os 45°. No verão (e no geral do ano) perdia-se 3% salvo erro, mas nos meses inverno chegava a ganhar 10%...

Edit: aproveito para rectificar: uma vez que no verão há mais horas de sol que no inverno, a inclinação dos painéis para maximizar a produção anual não é exactamente a latitude, mas sim um pouco menos. Já não me recordo do valor ao certo, mas algo na casa dos 35° (para latitude 40°)... O PV Gis dá esses dados todos ;-)


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Muito interessante. Não conhecia o Portal "PV Gis".
Vou analisar... obrigado pela partilha.

Eu fiz os meus cálculos, à minha maneira com os dados e variáveis que consegui simular.
Mas usando dados reais de radiação solar ajuda bastante a aperfeiçoar.

A primeira coisa que verifiquei pelos meus cálculos (vale o que vale) é que usar a latitude é correto....
Embora tudo indica que maximiza-se a produção anual com 2 a 4 graus a menos, na realidade não me parece.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Só que o que me interessa não é maximizar a produção anual.
Num sistema de autoconsumo, o mais importante é maximizar a produção ao longo do dia ou aproveitar o máximo para as horas em que há mais consumo doméstico.
Sendo assim, o objectivo era fazer uma coisa que está muito em moda actualmente: "achatar a curva"
Todos os dias começam e terminam com angulos baixos do sol... além disso, de inverno toda a produção energética é mais útil, por haver maiores consumos e menor radiação solar, enquanto de verão há excesso de produção.

Resumindo para este conjunto de painéis: 50 graus.

Colocar painéis com um ângulo tão elevado implica suportes mais resistentes... por causa do vento. Embora seja um local abrigado, optei por projectar e construir os suportes.
IMG_20201209_130214_4.jpg
Acabado de construir.

Ontem, já subiram ao telhado:
IMG_20201212_165220_8.jpg
Espero nos proximos dias colocar os paineis. Assim que a chuva pare.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, também creio que achatar a curva é o melhor que se pode fazer (não tendo baterias, pelo menos).

Na altura em que pensei nisso tinha até planeado virar metade dos painéis a SE e a outra a SW, com uma inclinação desse género. Entretanto mudei de residência, foi pena...


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

E cá estão eles, finalmente montados e ligados...
Só não deu tempo para ver alguma energia produzida, pois já não havia luminosidade suficiente.
IMG_20201213_163605_4.jpg

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por t3lmo »

Essa inclinação não é muito exagerada? Até mesmo para o inverno.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: segunda dez 14, 2020 10:22 am Essa inclinação não é muito exagerada? Até mesmo para o inverno.
Como expliquei mais acima, a resposta é: não.
Estou na latitude 38,9.
A eficiência máxima de inverno consegue-se com mais 10 a 15 graus.
Este conjunto coloquei a 50 graus, pois estão pensados para aproveitar o máximo de sol de inverno e também a parte da manhã, uma vez que a orientação é SSE.
Já tinha instalado um conjunto igual, mas com inclinação de 30 graus OSO e 15 graus SSE
Como já disse o objetivo é “achatar a curva”
Infelizmente na minha atual casa, apesar de muitos telhadinhos, não há um ponto ideal para os painéis.
O aproveitamento máximo no verão não é importante, mas estou convencido que mesmo com esta inclinação atingirão a potência máxima e durante mais horas. Sem corte por excesso.
Há ainda uma pequena vantagem da inclinação elevada quando se está entre paredes, que é a reflexão...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Essa da reflexão é bem visto...no meu caso não se aplica, mas sempre bom saber.

Eu em minha casa estrutura tinha de ser bastante reforçada.... é cá uma ventania à tarde :p
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por t3lmo »

Espero que tenhas razão mas isso vai contra as boas práticas de instalação para maximização da produção quer no verão como no inverno.
Se existe alguma reflexão e até com essa parede branca atrás a melhor opção seriam painéis bifaciais para aproveitar +30% de produção.

No meu caso, na mesma latitude, mas com 35º, tinha com 2 painéis (500Wp com microinversor) picos de 495W e produções diárias de 3,5kWh de verão e 2.5kWh de inverno. Agora com 12 painéis (3840Wp com 2 strings em inversor hibrido) de inverno faz um pico de 2700W e 15kWh de produção diária, toda para a casa e veículos. No verão vai melhorar muito mais.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: terça dez 15, 2020 8:50 am Espero que tenhas razão mas isso vai contra as boas práticas de instalação para maximização da produção quer no verão como no inverno.
Se existe alguma reflexão e até com essa parede branca atrás a melhor opção seriam painéis bifaciais para aproveitar +30% de produção.
Parece que tenho razão... :)
Eu já achava que sim, pelos cálculos.
Como expliquei mais acima, para autoconsumo é sempre melhor uma inclinação superior à latitude.
Mas tudo depende do que se pretende e das horas que se tem consumos importantes.... enfim, cada casa é um caso.

Mas hoje, segundo dia com este novo conjunto ligado, mas o primeiro com sol logo de manhã. Para além de todos os problemas de telhados que tenho, a localização é relativamente baixa, o que implica um nascer do sol mais tarde e um por do sol mais cedo... Mas hoje, com o sol totalmente visível às 8:30 tinha os painéis a rondar os 40% (+/-500w).
Mas ás 11:00, já com 1/8 da superfície dos painéis (metade de um) com uma sombra, estava a +/-750w, ou seja 58%
Nessa hora, totalmente exposto ao sol, mas com uma implicação em relação a direcção do sol de apenas 15 graus estava o outro conjunto de painéis iguais apenas nos 480% ou seja 37%.

Mesmo com 1/8 sobre sombra, os painéis a 50º rendem mais 21% do que os painéis totalmente sobre sol a 15º
surpresa?
Para mim não, pois era o que esperava... bate certo com os cálculos, apesar de não ter considerado a sombra. Ou seja o resultado até um pouco melhor do que esperava.
Na verdade, nesta época a inclinação ideal seria 65º

Esta sombra afectará apenas entre as 11:00 e as 13:00 nos meses de Dezembro e Janeiro....

Quando me referia a reflexão, não era posterior.... pois neste é insignificante.
Mas sim de uma parede que está à frente, e que deverá reflectir alguma luz nas últimas horas do dia.

Quanto aos painéis solares de dupla face... se o preço não ultrapassar em 15% em relação aos normais, pode ter utilidade em algumas instalações.
Para substituir o meu conjunto anterior tem vantagem pois no inicio do dia o sol bate por baixo... e está sobre folha metálica... e nesse caso ainda se justifica mais a maior inclinação. Mas para já fica assim. Estes estão pensados para ajudar na carga do carro entre as 12:00 e as 16:00.

Ainda um facto interessante:
Desde o inicio do mês, apenas com o primeiro conjunto de paineis no circuito onde carrego o carro, gastei 104kWh (já com a produção descontada) na carga do carro, mas os paineis ainda devolveram 24kWh a casa/rede

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Muito bem...

Um bom estudo aliado a um arregaçar de mangas o projecto está muito bom...

Parabéns e obrigado pela partilha assim tens uma bateria com rodas nos dias que fica em casa lol...

Continua a nos presentear com estes post's pois as vezes os que pensam que seria mau ou péssimo é uma agradável surpresa...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”