DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: terça set 08, 2020 11:58 am AH BOA… tinha a ideia de ser 2.0 lol
Sim, o anterior era de 2.0, mas o meu é a última versão de finais de 2018... tem mais cilindrada e um pouco mais bateria.
serges Escreveu: terça set 08, 2020 11:58 am O ampera tem 1.4; 139€ iUC
E pelo que tenho visto é tem se portado bem com as baterias... um modelo interessante.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Sim as baterias pouco se sabe de perdas significativas é mais a degradação pela idade das mesmas do que pelo uso…

Um enorme buffer
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Por cá o Outlander continua a portar-se bem.
Deixei praticamente de carregar só a noite em casa... ou seja, independentemente da hora, sempre que chega a casa, carrega. O que significa várias cargas parciais diárias e menos gasolina gasta...
Por vezes, raramente, faz carregamento em PCR. estes terminam automaticamente aos 80%. O suficiente para o MCI voltar para casa sem sono profundo.

Entretanto, correm rumores de que a Mitsubishi deixará de enviar SUVs para a Europa.... será?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Yeahp.... A Mitsubishi parece que vai deixar é a Europa por completo a médio prazo se percebi bem, sejam SUV's ou outros veiculos e focar-se noutros mercados... A Aliança está numa fase de contenção de custos... mesmo Nissan vai lançar muito menos veiculos na Europa "deixando-a" mais para a Renault... E renault deixa China supostamente para a Nissan que também se focará nos EUA e outros key-markets que tÊm boa presença... percebo a estratégia mas não concordo de todo com ela... Uma pessoa que ia comprar um outlander, não é certo que vá comprar o equivalente da Renault...pode facilmente "fugir" para outra marca....mas "eles" lá sabem.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Pois... é isso.
Mesmo com a mesma mecânica há sempre a questão do gosto pessoal.
Pelos menos as versões electrizadas fazia sentido manter... o que não faz sentido são as versões convencionais.
No caso o Outlander e o novo Eclipse Cross. Isto na perspectiva do consumidor.

O que li diz que pretendem manter ainda o Space Star e a L200... dois carros que não acrescentam nada a outras opções do grupo.

Mas por outro lado, faz sentido que os carros vendidos na Europa, sejam produzidos na Europa.

Seja como for, o meu Outlander deverá ficar por cá uns anos... mas provavelmente não voltarei a comprar um carro com motor de combustão. Desde que não lhe falte assistência (peças) estamos bem :)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Enquanto estiver em garantia das baterias e estas te servirem é realmente de manter... pensar em trocar só mesmo após isto...na minha opinião.

Penso fazer o mesmo com o Leaf 40... enquanto der para as nossas viagens (principais são a Leiria e Mondim de Basto) vai ser carro principal da casa... quando estas viagens forem mais complicadas de fazer (com cargas rápidas pelo meio), provavelmente virá um substituto mais recente ficando leaf como segundo carro...

Outra opção que ando a esquacionar é comprar um dos triplets imiev 2ª mão (8KEUR) para segundo carro ( atual segundo carro tem 360Kkms e 20 anos) ficando apenas com carros elétricos e podendo expandir um pouco mais investimento fotovoltaico pois poderia carregar 1 dos carros à vez durante o dia durante o verão (de inverno consumo toda a energia fotovoltaica que produza)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

Com jeitinho consegues um c-zero por 6,5k. Ainda há um mês esteve um à venda por esse preço e as baterias estavam bastante boas.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: sábado out 17, 2020 5:59 pm Com jeitinho consegues um c-zero por 6,5k. Ainda há um mês esteve um à venda por esse preço e as baterias estavam bastante boas.
Sim tenho andado a ver... mas até Abril pelo menos não vai ser (em principio) para comprar...ando a apalpar terreno de diversas opções...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por GreyBigFoot »

E como está a degradação da bateria?

Os modelos +2019 têm sofrido de uma degradação prematura sendo que foi disponibilizado recentemente um upgrade de FW para mitigar este problema.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

GreyBigFoot Escreveu: terça out 27, 2020 8:57 am E como está a degradação da bateria?

Os modelos +2019 têm sofrido de uma degradação prematura sendo que foi disponibilizado recentemente um upgrade de FW para mitigar este problema.
Referes-te ao Outlander?
Há uma actualização?


GreyBigFoot
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 56
Registado: quinta dez 29, 2016 9:52 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por GreyBigFoot »

Sim o Outlander.

Saiu recentemente uma actualização do BMU para mitigar a exagerada degradação que se verificava nos modelos +2019.

facilmente observável aqui (entrar com user/pass = showme)
https://phevwatchdog.net/


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Como disse mais acima, passei a carregar o Outlander mais frequentemente durante o dia.
Para mim, um plug in, é um eléctrico que excepcionalmente usa gasolina.... e não o contrário.

Como o local de trabalho é em casa... apesar das várias saídas diárias, regressa sempre a base nas horas de sol. Inclusive durante as horas de maior consumo pela actividade doméstica, onde tudo é eléctrico.

Muito no limite, tem sido possível manter os 6,9kVA... apesar de ter tudo preparado para potências até 20,7 kVA, mas não quero ir por ai...

Passei então para a primeira fase de aumento da potência solar. Tenho há vários anos apenas 750W
Instalei agora mais 1200W

Numa segunda fase pretendo acrescentar mais 1200W pelo menos.

Isto porque tornou-se evidente que preciso carregar em casa mais rapidamente. Em vez dos 9A terei que carregar por vezes a 16A.

Obviamente que tenho noção que a amortização do investimento é demorada, mesmo com os preços atuais.
em números redondos:
preço de 1€ por watt de potencia.
Considerando que cada 1000W evita o consumo de 1€ por dia de energia a preço de mercado, precisamos de 1000 dias para amortizar 1000w de potência instalada em painéis.

Menos de 3 anos... nada mau...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por jmlflorencio »

Nada mau mesmo. Nas minhas contas mais optimistas (e com o uso previsto para a potência instalada), a amortização andava sempre nos 4-5 anos... Força nisso!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

SIm, os meus paineis foram colocados à 2 anos praticamente e na altura (ok estou mais a norte) o ROI estimado por mim foi de 7 anos.... ao 1 ano fiz uma estimativa e continuou a rondar esse tempo... agora com paineis mais baratos e melhor exposição solar 1000 dias de sol se for no algarve é um instantinho...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Admito que conseguir obter 1 € por dia em cada 1 kW, não é fácil... mas a média anual anda lá muito perto

Mas a vantagem está na compra... o investimento é menor.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto algumas novidades:
IMG_20201122_135451_3.jpg
O alpendre do Outlander tem agora 1200W solares... naturalmente ligados a instalação da casa onde existem noutro local mais 750W.

Aqui está o EVSE original, ligado atravez de um plug do Redy... na tomada da esquerda está a entrar dos painéis.
Mas já lá está ao lado uma tomada CEE 16A.
IMG_20201122_135540_2.jpg
E a razão é esta:
IMG_20201123_172838_8CS.jpg
Um novo EVSE regulável entre os 8A e os 32A
Naturalmente o Outlander só carrega a 16A, ou melhor 14,2A


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Aqui está a prova:
IMG_20201123_193600_3.jpg
O EVSE regulado a 20A, mas o máximo são os 14,2A

De qualquer forma é bem melhor que os 9A do EVSE original.
Além de mais rápido tem ainda a vantagem de, teoricamente, perder menos energia.... pois os carregadores internos dos VE são mais eficientes quando em potência máxima.

Mas tem a desvantagem de não estar sobre o controlo do Redy, pois não existem plug's para CEE, o que implica ter o cuidado de evitar ultrapassar a potencia contratada de 6,9kVA.

Uma outra questão está nesta foto:
IMG_20201123_190053_0.jpg
Tendo o EVSE a potencia máxima de 32A, vinha naturalmente equipado com uma ficha CEE 32A. Como na verdade ele não vai nunca funcionar a 32A neste carro, optei por colocar uma ficha de CEE 16A.
A outra possibilidade seria colocar uma tomada de 32A... mas não faria sentido na instalação, pois usei cabo de 4 mm, e dijuntor de 16A... ter uma tomada de 32A não faria sentido.

Uma coisa é certa.... com ficha CEE e cabo de 6mm, neste EVSE não há aquecimentos.
Ao contrario do que acontecia com a schuko e cabo de 1,5mm do EVSE original...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Tenho um "problema" parecido... tenho um EVSE portátil 32amp mas com ficha CEE16. Minha instalação e tomada também CEE16...

No meu caso o carro até puxava mais potência... nunca passei dos 14-15amp (acho pela regulação, não tenho medidor de amperagem na ficha CEE).

Mas tenho tido cuidado pois não é situação ideal...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Pois, no teu caso pode acontecer puxar mais por alguma distracção... mas não é um problema assim tão grave desde que tenhas um disjuntor de 16A no circuito.
E se for tomada e ficha nova sem oxidação, aguenta perfeitamente sem aquecer pelo menos 20A
É mais seguro uma CEE 16A ligada a 20A do que uma schucko a 16A

Mas tendo potencia disponível talvez compense mudar a ficha e tomada e cabos para fazer carregamentos a maior potencia. Teoricamente o Leaf deverá chegar aos 28A.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

APHenriques Escreveu: terça nov 24, 2020 10:29 pm Tendo o EVSE a potencia máxima de 32A, vinha naturalmente equipado com uma ficha CEE 32A. Como na verdade ele não vai nunca funcionar a 32A neste carro, optei por colocar uma ficha de CEE 16A.
Substituiste a ponta ou colocaste apenas um adaptador CEE32A para CEE16A?

Responder

Voltar para “Automóveis”