DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 551
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

Entretanto todos os PCN passarão a ser pagos... o que tornará pouco interessante o carregamento fora de casa.
Isto porque tanto em PCR como em PCN a contabilização em tempo da maioria penaliza os carregamentos lentos. E o Outlander é sempre lento. Implicará mais gasolina queimada :(


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: terça jun 16, 2020 8:39 pm Não estás a comparar o motor do Outlander com o do corta relva... pois não? :o
Teoricamente a gasolina não se degrada dentro do depósito, uma vez que está protegido da luz e do calor direto do sol.... alguem que perceba disso que se pronuncie.
Bricadeirinha... eheheh.. Mas é um Briggs & Stratton, é coisa de qualidade...ehehe Só tem é -3 cilindros, carburador em vez de injecção, menos válvulas, só tem 2 velocidades, a la mano ou para a frente (tem tração), e...e...e...tudo o resto

Até percebo que coisa necessite de trabalhar, mas por isso gosto cada vez mais do meu EV... é só carregar e andar (enquanto bateria estiver boa...)
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15823
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

APHenriques Escreveu: quarta jun 17, 2020 2:42 am Entretanto todos os PCN passarão a ser pagos... o que tornará pouco interessante o carregamento fora de casa.
Isto porque tanto em PCR como em PCN a contabilização em tempo da maioria penaliza os carregamentos lentos. E o Outlander é sempre lento. Implicará mais gasolina queimada :(
Felizmente ainda tem a carga rápida mas honestamente não creio que compense o valor para a autonomia!

Quanto aos PCN's vão se esquecer muitos dos anteriores...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

Ou se prepara uma mudança na forma como mobie e legislação está, ou muitos pCN's vão ficar pura e simplesmente sem uso e a apodrecer....

Pagar taxas e taxinhas, pagar ao "dono" do posto, pagar ao "dono" da energia.... onde já se viu um serviço destes ser pago a tantas entidades...tem de sobrar (o custo claro está) para o consumidor...

Era:
- Cancelar limitação de venda de energia exclusiva pelos CEME e até acabar com eles;
- Deixar que OPC's vendam energia/tempo, whatever...
- Adicionalmente nos postos que estado implementou, e que agora foram leiloados deveria haver um máximo de custo por kwh para consumidor - fomos nós todos que pagámos esta infraestrutura;
- Acabar com taxas e taxinhas - o OPC suporta já as taxas quando paga ao fornecedor dele de energia.... o Preço de Venda a cliente tem de ter margem para compensar isso, as não passar isso tudo a cliente em milhentas linhas...o estado também já recebe taxas do OPC... não compliquem o simples
- Pagamento por MB , MBWay ou Visa... um estrangeiro que queira carregar em Portugal tem atualmente uma missão (quase) impossível a não ser ficando limitado a usar rede Tesla (SC - Superchargers se for um Tesla ou DC Destination Chargers seja Tesla ou não tesla - onde tal é permitido) ou outras que não mobie.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 916
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

A TAR que espetam em cima da mobilidade elétrica é que trama tudo, pois os CEMEs vendem-nos a energia como se fosse BTN, quando se fosse o OPC a comprar directamente energia até podia comprá-la em MT, o que dava um dinàmica totalmente diferente aos preços.
Agora que parece que a miio quer entrar como CEME, pode ser que a parte dos pagamentos por extrangeiros possa melhorar. Eles mencionaram pagamento com cartões. A ver o que sai daqui.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por CoolZeroFCP »

Freddy_krueger Escreveu:Ou se prepara uma mudança na forma como mobie e legislação está, ou muitos pCN's vão ficar pura e simplesmente sem uso e a apodrecer....

Pagar taxas e taxinhas, pagar ao "dono" do posto, pagar ao "dono" da energia.... onde já se viu um serviço destes ser pago a tantas entidades...tem de sobrar (o custo claro está) para o consumidor...

Era:
- Cancelar limitação de venda de energia exclusiva pelos CEME e até acabar com eles;
- Deixar que OPC's vendam energia/tempo, whatever...
- Adicionalmente nos postos que estado implementou, e que agora foram leiloados deveria haver um máximo de custo por kwh para consumidor - fomos nós todos que pagámos esta infraestrutura;
- Acabar com taxas e taxinhas - o OPC suporta já as taxas quando paga ao fornecedor dele de energia.... o Preço de Venda a cliente tem de ter margem para compensar isso, as não passar isso tudo a cliente em milhentas linhas...o estado também já recebe taxas do OPC... não compliquem o simples
- Pagamento por MB , MBWay ou Visa... um estrangeiro que queira carregar em Portugal tem atualmente uma missão (quase) impossível a não ser ficando limitado a usar rede Tesla (SC - Superchargers se for um Tesla ou DC Destination Chargers seja Tesla ou não tesla - onde tal é permitido) ou outras que não mobie.
Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 551
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: quinta jun 18, 2020 5:05 pm Felizmente ainda tem a carga rápida mas honestamente não creio que compense o valor para a autonomia!
Não percebi a que te referes... pois a carga rápida é o que menos compensa. Especialmente quando a conta do OPC se baseia no tempo e o Outlander tem a carga rápida limitada a 22kw.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1154
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por zeuz »


APHenriques Escreveu:
serges Escreveu: quinta jun 18, 2020 5:05 pm Felizmente ainda tem a carga rápida mas honestamente não creio que compense o valor para a autonomia!
Não percebi a que te referes... pois a carga rápida é o que menos compensa. Especialmente quando a conta do OPC se baseia no tempo e o Outlander tem a carga rápida limitada a 22kw.
É isso que o @serges está a dizer. Imagem

Seja a carregar num PCN ou num PCR, dado as tarifas praticadas, não compensa!

E é uma pena que seja assim, porque dá razão aos sépticos e aos que advogam que é melhor gastar gasolina/gasóleo.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15823
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Completamente e eu continuo a bater a tecla mas poucos me ouvem só os que dizem "novos veículos já não há esses problemas não podemos ficar presos no passado"

Sustentabilidade para mim é manter o veículo por mais tempo e se possível fazer upgrade nas baterias...

Troca por troca por que é novo... Enfim continuamos a poluir...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por Freddy_krueger »

serges Escreveu: domingo jun 21, 2020 7:31 pm Sustentabilidade para mim é manter o veículo por mais tempo e se possível fazer upgrade nas baterias...

Troca por troca por que é novo... Enfim continuamos a poluir...
Excelente ponto...penso o mesmo... espero que o Leaf dure muito...para já como primeiro carro, depois como segundo e depois como meio estacionário de energia (só baterias)... Vida útil estimada enquanto veículo uns 18-20 anos - como bateria...não faço a mínima.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15823
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

A malta esquece se desse ponto e começam a tornar mais dificil o uso da rede para os mais antigos!

Só uma ideia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1246
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Não percebo essa do "começam a tornar mais dificil o uso da rede para os mais antigos!".
Antes era à borla, agora paga-se ao tempo ou ao kWh, a unica coisa que mudou foi o inicio da cobrança, certo?
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 916
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

Eu percebo o que ele quer dizer. A cobrança maioritariamente ao tempo penaliza fortemente os carros antigos que carregam devagar. Nos PCRs já se observou isso, e foi uma das razões que me fez deixar de usar o meu C-zero para viagens longas. O custo de carregamento ficava muito elevado. Nos PCNs avizinha-se algo de parecido nos casos em que os carros não conseguem aproveitar a potência toda do posto.


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1246
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

Pois, mas a pagar qual seria a melhor solução? Se eu tivesse um carro desses teria que escolher os postos que cobram ao kW e não ao tempo.
Mas a haver postos para todo o leque de potências temos que escolher os que nos favorecem mais, isso só vai ser possivel com a liberalização da coisa. Eu, por exemplo, tenho limitação de cerca de 50kW de potência de carga, obviamente que não vou usar postos de 150kW quando os houver, isto vai ser sempre assim...
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15823
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

Pois Civic mas infelizmente não vai ser assim... A taxação ao minuto por exemplo o carregador da Vectrix fica igual a uma equivalente a combustão... Ou mais caro...

No ampera é por gasolina nem merece fazer contas... Por isso sempre disse carrego 99% em casa mesmo quando eram grátis...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 916
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por rnlcarlov »

Em termos de PCRs, olho para a vizinha Espanha e vejo que posso ir de Vilar Formoso até à fronteira com a França com PCRs a custar 0.30€/kWh.
Claro que quando separamos o OPC da energia este tem de cobrar por tempo de utilização, mas isso é porque tentámos reinventar a roda.


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1246
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por civic »

serges Escreveu: sábado jun 27, 2020 3:54 pm Pois Civic mas infelizmente não vai ser assim... A taxação ao minuto por exemplo o carregador da Vectrix fica igual a uma equivalente a combustão... Ou mais caro...

No ampera é por gasolina nem merece fazer contas... Por isso sempre disse carrego 99% em casa mesmo quando eram grátis...
Pois, mas qual é a potência de carga da Vectrix? O Ampera carrega a 16 amperes ou a 10? Temos que esperar para ver as tarifas dos diversos PCN's, de qualquer das formas vai haver muito a cobrar ao kW.
ECOLIBERTY 2009 2.0kW
30 000Km's
Nissan LEAF 2018 40kWh
72 000Km's

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 15823
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por serges »

civic Escreveu:
serges Escreveu: sábado jun 27, 2020 3:54 pm Pois Civic mas infelizmente não vai ser assim... A taxação ao minuto por exemplo o carregador da Vectrix fica igual a uma equivalente a combustão... Ou mais caro...

No ampera é por gasolina nem merece fazer contas... Por isso sempre disse carrego 99% em casa mesmo quando eram grátis...
Pois, mas qual é a potência de carga da Vectrix? O Ampera carrega a 16 amperes ou a 10? Temos que esperar para ver as tarifas dos diversos PCN's, de qualquer das formas vai haver muito a cobrar ao kW.
A Vectrix a 1500w e o ampera a 3400w...

Vamos aguardar mas não espero coisas boas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1874
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por jmlflorencio »

rnlcarlov Escreveu:Em termos de PCRs, olho para a vizinha Espanha e vejo que posso ir de Vilar Formoso até à fronteira com a França com PCRs a custar 0.30€/kWh.
Claro que quando separamos o OPC da energia este tem de cobrar por tempo de utilização, mas isso é porque tentámos reinventar a roda.
Nem mais!


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 551
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: DB Outlander PHEV Instyle de APHenriques

Mensagem por APHenriques »

serges Escreveu: sexta jun 26, 2020 11:55 am A malta esquece se desse ponto e começam a tornar mais dificil o uso da rede para os mais antigos!

Só uma ideia...
Eu não concordo que o problema sejam os carros mais antigos em relação aos mais recentes.
Os carros de baterias pequenas, os plug in, serão sempre de carga a baixa potência, por razões óbvias.
O problema está na tendência generalizada dos OPC cobrarem com base em tempo e não em kWh.
O Zoe é dos poucos se não o único que pode usar a potência máxima dum PCN de 22kW
Se o OPC contabilizar por kWh o custo da energia será igual para um Zoe, um Leaf ou um Outlander.
Mas com a contabilização por tempo, a diferença do custo da energia carregada entre estes três modelos será enorme.

Compreendo que contando por tempo evita-se os abusos de carros ligados sem estar a carregar, mas prejudica muito os carros de carregamento a baixa potência.

O correto seria que durante o carregamento a contabilização fosse por kWh e após o carregamento, o tempo em que o carro ficasse ligado ao posto fosse contabilizado com uma tarifa bastante alta.

Outra possibilidade seria o custo por minuto ser variável em função da potência de carregamento.... mas ainda não encontrei nenhum OPC a fazer isso.
Por exemplo se um PCR tem um custo de 0,12€/min a 50kW, ao ligar um carro que só carrega a 25kW, o preço deveria ser 0,06€/min

Responder

Voltar para “Automóveis”