Tesla model 3 SR+

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Quando não está a carregar o terminal do cabo tem de ser inserido na wallbox? Uma solução para o uso diário podia ser o cabo ficar sempre desenrolado e arranjar um suporte para ficar o terminal do cabo pendorado numa estante ao lado da zona de carregamento do carro.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Algo deste género:
hero-plug-B.jpg
hero-plug-B.jpg (38.34 KiB) Visto 2626 vezes
ecef360ffcd0a485372b19fb76df2a50.jpg
ecef360ffcd0a485372b19fb76df2a50.jpg (33.83 KiB) Visto 2626 vezes


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Acho que a diferença não é muita numa ou noutra opção mas questão de veres melhor forma...

Meu cabo EVSE (comprado ao mafgod), é TOP, só tem tomada CEE, o cabo e tomada Mennekes, toda a "eletrónica" do carregador está na tomada mennekes inclusive a mudança de potência... completamente rendido à coisa... tb veio com um suporte em resina que pus numa prateleira na garagem... muito prático mesmo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

A minha sugestão é colocares uma tomada mais próxima e usar o cabo mais pequeno....
Mas sim... não precisas nem é pratico estar sempre a enrolar o cabo. Pode ficar esticado.

Mas acho que estou a perceber mal a coisa... Porque não usas apenas o carregador que vem com o carro?

Precisas mesmo de comprar um carregador de parede? É que esse não é para ligar a uma simples tomada. Isso é um carregador trifasico que exige ter em casa uma potência bem acima do normal. Justifica-se?
Porque não usas apenas o carregador móvel que vem com o carro? Não tens que comprar nada e liga direto a uma tomada de 16 amperes.... Convém é colocar uma tomada industrial (azul)
E podes deixa-lo sempre em casa, a não ser que o uses também no trabalho ou outro local.
Repara que durante as 10 horas do período económico do bi-horário consegues carregar 220 kms por noite. Mesmo que tenhas de usar de vez em quando alguma carga de dia, sai mais barato do que comprar um carregador de parede e o aumento de potência que isso implica.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Já agora e por curiosidade, quanto custa esse carregador de parede?
É que supostamente o carro trás também um cabo Type 2 ... o que na prática podes montar um carregador de parede de qualquer marca em casa que tenha tomada Type 2 e usar esse cabo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: sexta dez 13, 2019 11:22 am Já agora e por curiosidade, quanto custa esse carregador de parede?
Acho que a wallbox da tesla até é das mais baratas (pelo menos de construtores), nos US acho que a rondar 500 USD...
É que supostamente o carro trás também um cabo Type 2 ... o que na prática podes montar um carregador de parede de qualquer marca em casa que tenha tomada Type 2 e usar esse cabo.
Da minha experiência não é muito prático pois temos tendência a deixar cabo type2 engatado na wallbox e se precisarmos de desenrascar num PCN de repente e cabo tiver em casa, chapéu... Mas existem soluções wallbox com cabo e tomada type 2... é uma questão de procurar.

Às vezes também se encontram bons negócios por aí (MAFGOD merci!)!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por rocker_pt »

Se querem poupar as baterias, quanto mais lento carregar durante a noite melhor.
Claro que com a premissa que a carga efetuada durante a noite seja suficiente para circular no dia seguinte, ou desde que dê para "encher" o depósito durante as 10 horas da noite).
A única vantagem que vejo num wallbox é poder definir um valor de carga pretendido (que pode ser 5A, ou até 32 mono ou trif,), ou programar inicio/fim do periodo barato da bi-horário. Mas vale a pena o custo da compra do wallbox?
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

A wallbox da Tesla custa 530€, penso que outras soluções serão sempre mais caras ou semelhantes sem nunca ser a mesma coisa.

Agora essa do cabo que vem com o carro ser a mesma coisa deixou-me baralhado🤔
Estou a ver que tenho de ler melhor as coisas... Sempre pensei que o cabo schuko (é assim que se diz?) fosse só de carregamento lento..


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

rocker_pt Escreveu: sexta dez 13, 2019 3:26 pm Se querem poupar as baterias, quanto mais lento carregar durante a noite melhor.
É relevante para poupar as baterias ser 10amp mono VS 16amp mono?! Eu tenho andado a carregar a 16amp Leaf porque supostamente tem menos perdas do que em 10amp, mas posso carregar a 10amp se estiver comprovado que fará melhor às baterias (tenho mais que tempo na carga diária)... às vezes até poderei carregar a menos amperes que 10.

Confirmem-me isso SFF
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sexta dez 13, 2019 4:13 pm A wallbox da Tesla custa 530€, penso que outras soluções serão sempre mais caras ou semelhantes sem nunca ser a mesma coisa.

Agora essa do cabo que vem com o carro ser a mesma coisa deixou-me baralhado🤔
Estou a ver que tenho de ler melhor as coisas... Sempre pensei que o cabo schuko (é assim que se diz?) fosse só de carregamento lento..
Esse preço da wallbox é mesmo bom.... esquece o que disse sobre usar uma de outro fabricante.

Mas repara que o carro trás (segundo o que diz no site) um cabo Type 2, para que possas ligar nos PCN públicos.
E trás também um carregador doméstico que liga numa tomada normal de parede.
Mas esse mesmo carregador trás um adaptador com ficha industrial (ficha azul) se tiveres uma tomada dessas em casa ( se não tiveres podes sempre colocar), podes carregar a 16A ou seja 3,7kW... ou seja no Model 3 dá 22kms/hora.
Em 10 horas carrega 220 kms de autonomia.
Estou a basear-me apenas nas informações do site.
Se tiveres uma potencia contratada de 30A (6,9kVA), ainda te restam 14 para uso em simultâneo durante a noite. Dependendo do restante consumo durante a noite, até pode nem ser necessário contratar mais potência.

Uma wallbox só se justifica para carregamentos mais rápidos... Entretanto vi a indicação dos 530 euros. Muito bom.
No caso dessa pode ir até 11kW em trifásico o que dá uma autonomia de 65km por hora de carga... Dependendo da instalação que tens em casa, pode implicar alterações na instalação e uma nova certificação elétrica. Além de um custo com a potência elétrica bem mais elevado. Além disso, o melhor é pedir o serviço de instalação a um eletricista recomendado.
Será que se justifica?

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por pemifer »

Como o carro que tenho agora é outro, a "wallbox" também é outra, mas a situação mantém-se.
Imaginem se tinha mesmo uma wallbox... lá teria de comprar um cabo novo para a wallbox...

A minha "wallbox" era esta:

Link


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Penso que existe alguma conta que estou a fazer mal...
As contas que eu fiz foram as seguintes:
1. O horário de vazio é durante a semana das 00.00 às 07.00, ou seja 7horas.
2. O carregador normal schuko faz uma carga lenta (não consigo confirmar quantos A), mas no site da Tesla diz que com o adaptador industrial azul tem 3,7kw (16A) mas como as minhas tomadas são normais e tenho electricidade monofásica deduzi que o carregador seria de 2,3 kw (10A).
3. A wall connector permite um carregamento em instalação monofásica até 7,4 kw(32A) e 11kw trifásica.

Ou seja segundo o site da Tesla, com carregamento lento posso carregar na melhor das hipóteses 14km/h o que dá 98km na melhor das hipóteses em 7 horas.
Fazendo eu na melhor das hipóteses 100km num dia, o carregamento lento fica muito curto para a minha utilização diária.
Já carregando 3,7 kw que segundo a tesla carrega 23km/h em 7 horas dá 154km o que já é um número confortável para a minha utilização diária.

Alguém me pode ajudar a confirmar o que estou a fazer errado?


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto vi agora as respostas...
Deixa lá ver se consigo perceber 😉


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Então segundo percebi é possível instalar uma tomada azul industrial numa instalação monofasica?
Com isso seria possível usar o carregador com o adaptador azul e carregar a 3,7 kw?
3,7kw era a potência que estava a pensar carregar diariamente para manter a bateria sempre com a mesma percentagem e tentar prolongar a sua vida útil.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sexta dez 13, 2019 9:59 pm Então segundo percebi é possível instalar uma tomada azul industrial numa instalação monofasica?
Com isso seria possível usar o carregador com o adaptador azul e carregar a 3,7 kw?
3,7kw era a potência que estava a pensar carregar diariamente para manter a bateria sempre com a mesma percentagem e tentar prolongar a sua vida útil.
Exatamente.
Repara que a tomada azul é monofásica mas é segura para 16A
As outras tomadas (as normais de casa) não devem ser usadas para ligações de 16A. Pelo que percebi, o próprio carregador limita a potência se não tiver o adaptador para a azul.
A tomada que tens na garagem podes substituir por uma azul ou meter ao lado uma azul caso precises da normal para outros aparelhos. Mas verifica (pede a um eletricista) se os fios que ligam essa tomada vem direta do quadro, se tem a espessura correta, e no quadro tem disjuntor próprio e de preferência também um diferencial 30mA.
E assim carregas a 3,7kW
Outra coisa. O bi-horário é de 7 horas se tiveres o ciclo semanal. Em que tens o domingo todo em vazio e parte do sábado.
Mas podes mudar para o ciclo diário, em que tens todos os dias 10 horas. das 22:00 as 8:00.
É este que eu uso.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Já vi o que estava a entender errado.
Sempre pensei que a tomada azul industrial fosse trifásica ou bifasica de 380v.
Mas pelo que percebi a azul de 3 pinos é monofasica mas está preparada para 16A 3,7kw. A azul de 4 pinos será bifasica de 380v. E a trifásica será a vermelha de 5 pinos 480v.

Sendo assim irei alterar o que tinha planeado.
Para já estou a pensar em instalar a tomada azul de 3 pinos directamente ao quadro com disjuntor próprio e uma schuko também com cabo próprio e disjuntor.
Posteriormente depois do carro chegar logo avalio se será necessário a wall connector.

Mais uma vez obrigado pela ajuda 😉


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por jfr2006 »

Não há tomadas azuis de 4 pinos, nem bifasicas.

O que há é 2 tomadas azuis, ambas monofásicas, uma que permite 16A e outra maior que permite 32A.

Todas as tomadas CEE trifásicas são vermelhas.

Em relação ao carregar mais devagar proteger melhor a bateria, em carregamentos lentos é um mito total e só resulta em desperdício de energia, devido à menor eficiência de carregamento.

Enviado do meu TA-1004 através do Tapatalk



Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Esta tomada não é bifasica 380v?
Duas fases, um neutro e um terra?
Anexos
359176_3_gewiss-tomada-s-16a-3p-t-380v-ip67-gw62504.jpg
359176_3_gewiss-tomada-s-16a-3p-t-380v-ip67-gw62504.jpg (24.42 KiB) Visto 2544 vezes

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

A melhor coisa que tens a fazer, se tens a possibilidade claro, e ligar directamente ao quadro (disjuntor de proteccao com neutro de 300mA preferencia) e esquecer "fichas". Digo isto porque cada "interupcao" entre ligacoes mais cedo ou mias tarde fica com folga e dai podem vir outros problemas. Assim iras ter sempre a disposicao toda a energia e nao ha divergencias. Nao te esquecas da boa ligacao a terra.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim a ideia será sempre essa, ligação directa ao quadro com cabos e disjuntores individuais, seja tomada schuko, azul 3 pinos ou no futuro wall connector. Para já só não irei passar os cabos para a wall connector pois se a tomada azul permite carregar a 3,7 kw não devo precisar da wall connector. Sendo para já 6 cabos e 2 disjuntores (1 neutro, 1 fase e 1 terra e 1 disjuntor para cada tomada).

Responder

Voltar para “Automóveis”