Tesla model 3 SR+

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 12:20 pm Sim a ideia será sempre essa, ligação directa ao quadro com cabos e disjuntores individuais, seja tomada schuko, azul 3 pinos ou no futuro wall connector. Para já só não irei passar os cabos para a wall connector pois se a tomada azul permite carregar a 3,7 kw não devo precisar da wall connector. Sendo para já 6 cabos e 2 disjuntores (1 neutro, 1 fase e 1 terra e 1 disjuntor para cada tomada).
Vou tentar ser mais assertivo na explicação.

Esquece o sistema bifase.

Se quiseres instalar uma wallbox ligas direto os condutores. São 5 (3 fases + neutro + terra)
Com tomada seria vermelha de 5 contactos. Mas o ideal é ligação direta. Mais seguro e como é para ficar fixo é sempre melhor
Isto implicará sempre um quadro geral da casa trifásico e respetivo contrato trifásico.
Mas só interessa se quiseres carregar a 11kW.
Eu só vejo necessidade disto se tivesses dois carros para carregar...

Usando o carregador que vem com o carro resolves tudo.
Se quiseres carregar a 3,7kW só tens de instalar uma tomada CEE (azul de 3 condutores monofásica)
A ligação ao quadro direta com 3 condutores de 2,5mm2.
Um dijuntor de 20A e muito importante um diferencial de 30mA. Não de 300mA como foi dito pelo @becosemsaida. Podes ter 300mA no geral da casa, mas o ideal é sempre mais sensivel, especialmente num ciscuito interno. Não esquecer diferêncial de 30mA

Pede ao eletricista que verifique a terra.

Tomada:
Imagem

Diferencial:
Imagem


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Possivelmente não vais usar a tomada schuko com grande carga em simultâneo com a azul.
E talvez não seja facil passar 6 cabos na tubagem. Nem é necessário.
Porque não usas apenas 3 condutores de 4mm2. Não tem mal em vir do mesmo disjuntor e diferencial.
E suporta perfeitamente dois carros a carga. Um a 10A e outro a 16A

Quando se diz que deve ser ligação direta ao quadro, significa que nunca se deve usar é tomadas que já derivam de outras da casa.
Mas ligar duas tomadas lado a lado do mesmo circuito não tem problema nenhum.

Já agora, qual é a potência que tens contratada em casa?


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 9:16 am Já vi o que estava a entender errado.
Sempre pensei que a tomada azul industrial fosse trifásica ou bifasica de 380v.
Mas pelo que percebi a azul de 3 pinos é monofasica mas está preparada para 16A 3,7kw. A azul de 4 pinos será bifasica de 380v. E a trifásica será a vermelha de 5 pinos 480v.
Permite-me uma correção para que não se crie aqui mal entendidos.

Em Portugal a tensão é 230V em monofásico. Não é 220V como muitas vezes se vê escrito por ai.
É medida entre fase e neutro.
Todos os cálculos são feitos com o valor de voltagem de 230V. Independentemente das variações que possam existir por zonas.

A tensão trifásico é de 400V E não de 380V ou 480V.
É medido entre duas das fases. E o valor resulta de 230V x raizquadrada de 3. O que dá 398,37V. Normalizada a 400V.

Ter trifase em casa permite ter 3 fases independentes para circuitos de 230V e também ter circuito de 400V para os equipamentos trifásico.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

A ideia dos cabos separados era para quando o carro estivesse a carregar alguém não se lembrar de lá ligar outra coisa qualquer e não sobrecarregar o circuito.
Os cabos irão passar por uma calha junto ao tecto pelo que não haverá problema de espaço.
Por outro lado... A potência do carregamento também é configurável no próprio carro (não sei se também é na aplicação), pelo que a tomada azul também carrega na mesma potência da schuko se estiver limitado no carro.🤔

A potência contratada de momento é 3,45 kva mas irá ser aumentada mais perto da data de entrega do carro.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

APHenriques Escreveu: sábado dez 14, 2019 2:47 pm
CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 9:16 am Já vi o que estava a entender errado.
Sempre pensei que a tomada azul industrial fosse trifásica ou bifasica de 380v.
Mas pelo que percebi a azul de 3 pinos é monofasica mas está preparada para 16A 3,7kw. A azul de 4 pinos será bifasica de 380v. E a trifásica será a vermelha de 5 pinos 480v.
Permite-me uma correção para que não se crie aqui mal entendidos.

Em Portugal a tensão é 230V em monofásico. Não é 220V como muitas vezes se vê escrito por ai.
É medida entre fase e neutro.
Todos os cálculos são feitos com o valor de voltagem de 230V. Independentemente das variações que possam existir por zonas.

A tensão trifásico é de 400V E não de 380V ou 480V.
É medido entre duas das fases. E o valor resulta de 230V x raizquadrada de 3. O que dá 398,37V. Normalizada a 400V.

Ter trifase em casa permite ter 3 fases independentes para circuitos de 230V e também ter circuito de 400V para os equipamentos trifásico.
Obrigado pelo esclarecimento, certamente a minha confusão é por andar a ler sites brasileiros 😂


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 3:00 pm
Obrigado pelo esclarecimento, certamente a minha confusão é por andar a ler sites brasileiros 😂
Pois... eles tem trifase a 220V.
que é 127V x raizquadrada de 3.

Depois há outras implicações que não interessa.

:)


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 2:57 pm A ideia dos cabos separados era para quando o carro estivesse a carregar alguém não se lembrar de lá ligar outra coisa qualquer e não sobrecarregar o circuito.
Os cabos irão passar por uma calha junto ao tecto pelo que não haverá problema de espaço.
Por outro lado... A potência do carregamento também é configurável no próprio carro (não sei se também é na aplicação), pelo que a tomada azul também carrega na mesma potência da schuko se estiver limitado no carro.🤔
Ok.
Pensei que era para usar em tubagem já existente.
Mas com condutores de 4mm2 não tens qualquer sobrecarga mesmo se um dia precisares carregar 2 elétricos nessas tomadas em simultâneo.
CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 2:57 pm A potência contratada de momento é 3,45 kva mas irá ser aumentada mais perto da data de entrega do carro.
Isso é muito bom. Pois se atualmente não precisas de mais de 15A, significa que podes contratar 30A (6,9kVA) e usar tudo o que usas normalmente mesmo com o carro a carregar.

Esquece a Wallbox.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Eu normalmente critico a Tesla, mas quando há coisas bem feitas também digo.

Pelo que percebi o carregador que vem com o carro tem a ficha schuko que carrega no maximo a 13A. Parece-me uma boa segurança, pos apesar detas tomadas estarem indicadas para 16A, a verdade é que a qualidade dos contactos internos não é suficientemente boa para usar 16A sem aquecimento.
Então fornecem um adaptador para tomadas CEE (Azul) que dá ao carregador a informação que pode usar os 16A.
Muito bom.

Já agora, @CoolZeroFCP, não sei se reparaste mas este carregador tem cabo de 6 metros (pelo que diz no site), assim não há realmente necessidade de colocar a tomada próximo da traseira do carro.

Outra coisa que vi no site:
Nos PCN a carga está limitada a 11kW. Não é mau, mas é pena não usarem os 22kW que existem em muitos PCN.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim os 6m são menos 1,5m para enrolar 😉
Poderá no futuro ser necessário outro carregador por uma questão de comodidade.
Em relação à potência contratada, penso que até 5,75 kva chegariam visto que à noite (00.00 às 07.00) a única coisa, além do carro, eventualmente ligada seria a máquina da loiça. O problema seria carregar eventualmente o carro durante o dia ao fim de semana com tudo ligado.

Com o Tesla mobile connector com o adaptador vermelho (rede trifásica?) penso que é 11kw, com o cabo tipo 2 também é 11kw, mas com o carregador chademo são 50kw.
Como o carro será para carregar 99% das vezes em casa e raramente em Supercharger da Tesla, confesso que ainda não me informei bem dos tipos de postos de carregamento disponíveis... :oops:


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Estou a ver que depois de tirar um curso de tomadas, vou ter de tirar um curso de tipos de postos de carregamento 😂😂😂

Segundo percebi existem carregadores PCN (postos de carregamento normal) tipo 1/2.
Carregadores PCR (postos de carregamento rápido) chademo, CCS e AC (tipo 2, mennekes).

Realmente parece que é mais uma coisa que não se percebe, pois segundo pesquisei os primeiros model S permitem 22kw nos PCN tipo 2, mas no model 3 é só 11kw.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

A aplicação Miio dá-te toda a informação sobre os postos.
E para o tesla ainda tens a vantagem de puder usar os postos da marca ainda gratuitamente.
Os PCR de 50kW como vais perceber, são caros. Excepto algum ainda gratuito ou dois que existem em Loulé em que o OPC não cobra nada, saí caro usar os PCR, mas não havendo alternativa.
A questão dos PCN é que em alguns que o custo do OPC é por tempo, só compensa usando a potencia máxima.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

No quadro da garagem tem um diferencial de 40A 30ma.
Aconselham a colocar mais um diferencial com o disjuntor de 20A para a tomada industrial de carregamento do carro?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: domingo dez 15, 2019 9:10 pm No quadro da garagem tem um diferencial de 40A 30ma.
Aconselham a colocar mais um diferencial com o disjuntor de 20A para a tomada industrial de carregamento do carro?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Não...
Se tens um quadro já na garagem com diferencial, não vejo necessidade de mais.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: sábado dez 14, 2019 6:02 pm
Com o Tesla mobile connector com o adaptador vermelho (rede trifásica?) penso que é 11kw, com o cabo tipo 2 também é 11kw, mas com o carregador chademo são 50kw.
Como o carro será para carregar 99% das vezes em casa e raramente em Supercharger da Tesla, confesso que ainda não me informei bem dos tipos de postos de carregamento disponíveis... :oops:
O Tesla Model 3 não usa Chademo (nem sei se permite ter este adaptador), em DC carrega via CCS2... tanto nos Super Chargers da Tesla como nos PCR's nacionais.

A diferença entre Tesla Superchargers e PCR é a capacidade de carga (nos superchargers nacionais penso que 125/150kw) e nos PCR atuais mobie apenas 50kw, preço - super chargers mais baratos que PCR) e exclusividade de uso dos Superchargers por Teslas, pelo que normalmente nunca se espera vez...

Seja resumindo, sem esperas, carga mais rápida e bem mais barata... tentar escolher Tesla Super Charger sempre em viagem face rede PCR mobie
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »


Freddy_krueger Escreveu: O Tesla Model 3 não usa Chademo (nem sei se permite ter este adaptador), em DC carrega via CCS2... tanto nos Super Chargers da Tesla como nos PCR's nacionais.

A diferença entre Tesla Superchargers e PCR é a capacidade de carga (nos superchargers nacionais penso que 125/150kw) e nos PCR atuais mobie apenas 50kw, preço - super chargers mais baratos que PCR) e exclusividade de uso dos Superchargers por Teslas, pelo que normalmente nunca se espera vez...

Seja resumindo, sem esperas, carga mais rápida e bem mais barata... tentar escolher Tesla Super Charger sempre em viagem face rede PCR mobie
O model 3 não traz o adaptador Chademo e na página de Portugal não aparece informação, mas segundo li saiu uma actualização para o carro detectar o adaptador e permitir carregar a 50kw.
Aliás, nos sites lá fora aparecem uma data de adaptadores. Cá para comprar é preciso enviar email para a Tesla Imagem

Também não me informei muito sobre isso pois o carro é para carregar em casa e raramente nos Supercharger.

Mas mais à frente talvez tenha de adquirir todos os adaptadores para as viagens de verão Imagem

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk




Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: segunda dez 16, 2019 12:12 pm O model 3 não traz o adaptador Chademo e na página de Portugal não aparece informação, mas segundo li saiu uma actualização para o carro detectar o adaptador e permitir carregar a 50kw.
Aliás, nos sites lá fora aparecem uma data de adaptadores. Cá para comprar é preciso enviar email para a Tesla Imagem

Também não me informei muito sobre isso pois o carro é para carregar em casa e raramente nos Supercharger.

Mas mais à frente talvez tenha de adquirir todos os adaptadores para as viagens de verão Imagem
Não compres o adaptador chademo... da minha experiência em TODOS os locais onde tem Chademo, tem CCS2 (modo standard carregamento rápido DC do TM3) e normalmente ou se carrega num ou noutro (não dá em simultâneo) por isso não tens (pelo menos que esteja a ver) NENHUMA vantagem em ter esse adaptador...e pelo que sei ainda é carote...esquece lá isso e gasta dinheiro numa viagem pela Europa com esse grande pópó!

Num model S ou X fazia sentido ter adaptador pois não dá para carregar em CCS2, mas no TM3 não faz qualquer sentido, até porque na Europa a tendência será mais para desaparecer Chademo face ao dominador CCS2...eu por mim (dono de um leaf que só aceita chademo em DC) se pudesse escolher não hesitaria em ter CCS2 em vez do chademo face à tendência de # carregadores na Europa de ambos os standards.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 287
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Brunus »

Cuidado, o adaptador Chademo da Tesla não funciona no Model 3!
Para além disso, creio que está descontinuado, ou deverá ser descontinuado, uma vez que já existe o adaptador CCS para o Model S e X.
CCS é o futuro, Chademo vai-se tornando cada vez mais irrelevante na EU. No Campo Grande em Lisboa, há um PCR que não tem o cabo Chademo há mais de 1 ano.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Brunus Escreveu: terça dez 17, 2019 2:32 pm Cuidado, o adaptador Chademo da Tesla não funciona no Model 3!
Para além disso, creio que está descontinuado, ou deverá ser descontinuado, uma vez que já existe o adaptador CCS para o Model S e X.
CCS é o futuro, Chademo vai-se tornando cada vez mais irrelevante na EU. No Campo Grande em Lisboa, há um PCR que não tem o cabo Chademo há mais de 1 ano.
Pois, tinha essa ideia dos adaptadores para o TM3...de qualquer forma como disse anteriormente também não fazia sentido pois postos que têm chademo também têm CCS.

O chademo na Europa (infelizmente para mim que tenho um Leaf), vai morrer com os Leaf.... A Nissan deu mais uma "manilha" debaixo de um "Ás" à concorrência para se tornar insignificante na Europa Elétrica... tivessem eles mudado (pelo menos em 2017 com introdução do 2.zero) para CCS como fez a Kia e Tesla e tinham pelo menos demonstrado sentido de adaptação e não apenas manter chademo por casmurrice como é o caso... é apenas mais uma razão para não comprar um Leaf novo ou usado.

Just my 2 cents...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Mais uma etapa concluída na preparação para a chegada do eléctrico:
A instalação da tomada eléctrica para carregamento.Imagem


Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Imagem


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

A tomada não me inspira grande qualidade mas foi o único modelo que encontrei...
Ainda irei procurar melhor a ver se encontro alguma que não seja made in PRC, mas por enquanto fica esta instalada.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Automóveis”