Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 917
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por rnlcarlov »

serges Escreveu: domingo jun 14, 2020 6:44 pm
Tens de criar um DB desse veiculo é um dos que gosto bastante e tenho a ideia de ser um dos mais eficientes!

Bem as médias comigo anda nos 14 a 16 kw, já a combustão dias bons 5lt dias menos bons 6 a 7lts... já esposa baixa tudo isso caramba que não sei onde ela arranja paciencia para fazer aquelas médias...
Por acaso só tenho DB no clube elétricos. Mas se não se importarem com um copy/paste do que vou escrevendo lá tudo bem. Agora não me peçam originalidade para fazer coisas diferentes em cada fórum :lol:


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1419
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: segunda jun 15, 2020 7:29 pm Por acaso só tenho DB no clube elétricos. Mas se não se importarem com um copy/paste do que vou escrevendo lá tudo bem. Agora não me peçam originalidade para fazer coisas diferentes em cada fórum :lol:
O DB pode ser copy paste... mas pode haver aqui dúvidas (e então respostas) diferentes... dá um pouco trabalho fazer o copy paste (não muito, mas algum), mas pode ser que surjam outras dúvidas respondidas nesta comunidade...

Ainda andei a ver o ioniq mas achei mais acanhado (devido forma aerodinâmica) atrás e uma mala bem menos generosa no Leaf 40 - como mulher gostou mais do leaf (e na altura ainda vimos o Leaf original que ainda não havia nenhum 40 (Setembro-Dezembro 2017).... em autonomia acabam por ser quase semelhantes pois Leaf 40 mais gastador, especialmente em AE. Na altura o diferença de preço também foi determinante, um ioniq 28 custava ca. 39KEUR e leaf 40 2.zero 31KEUR
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 917
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por rnlcarlov »

Em semi-novos e diferença era muito menor. Tendo em conta a velocidade de carregamento, arrefecimento de bateria e consumo pareceu-me que era o melhor carro para substituir por completo o ICE, que já só precisávamos de usar para ir a Espanha. Tendo em conta os problemas de rapidgate, duvido que o Leaf40 fizesse tão bem deslocações à Andaluzia em pleno Verão.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1419
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: terça jun 16, 2020 8:54 pm Tendo em conta os problemas de rapidgate, duvido que o Leaf40 fizesse tão bem deslocações à Andaluzia em pleno Verão.
Pois...quando andei a ver e reservei o carro (início de Dezembro 2017 a reserva), ainda nem se colocava o rapidgate pois ninguém sabia, apesar de já saber que a solução de manutenção de temperatura do pack da Nissan (passiva), e falta de um TMS ativo poder dar em problemas de degradação acelerada (era na realidade minha maior preocupação)... como Nissan continuava a dar os 8 anos/160KKms fiz minhas continhas e 65% bateria em 8 anos ainda me daria +120kms/carga... achei que aceitável nem que fosse para carro ficar 2º carro de família a determinada altura da vida útil.. na altura ainda não havia muito mercado de usados elétricos acessíveis sem ser os triplets e o Leaf..

Na prática sofri de rapidgate 1x... após isso fi o upgrade que supostamente mitiga rapidgate (provavelmente piorando degradação), mas não precisei de fazer mais múltiplos carregamentos rápidos diários...tenho feito máximo 1 por viagem...estou mais comedido :) ou a passear menos :(
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Boas, por aqui esta tudo muito bem com a VW. Anseio por mais autonomia mas nao ha milagres........

O que me leva a vir aqui e uma duvida que gostaria de ver esclarecida pelos "gurus" do forum, passo a explicar:

O posto da Serta foi "posto a pagantes", ate aqui nada de novo.

Acabou por ter os autocolantes da mobi.e arrancados e postos uns da Galp energia. Ora nesse mesmo autocolante estipula o seguinte: custo de utilizacao do posto: 0.038€ (com IVA)/min. Isto quer dizer que cada minuto que passa a carga custa-me esse valor certo? Deixei la o VW a carga e iria durar 1:30H (ainda tinha quase 50% da carga) portanto 90*0.038= 3.42€ (!!!) assim sendo fiz 25km a eletroes que me ira custa esse valor, isso da a bela conta de 13.68€ para fazer 100km full electric (??). Ou eu estou enganado em algo ou entao nunca deveria ter vendido o meu Jaguar ou MB que nao gastam isso a Diesel.
Mesmo que faco 100km a gasolina consigo fazer medias de 5L/100Km que ao preco de hoje fica em 6.50€, METADE..

Fazendo as contas a carregar em casa (grannycharger, mais tempo) se carrego 4.5KW ainda me fica mais barato (e muito), 4.5*0.155*1.23 (IVA)= 0,86€ (3.44€/100km).

Eu estou a ver isto mal ou andar "verde" e mesmo para ricos?????

Gratos pela ajuda e/ou explicacao....

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por t3lmo »

Tarifários de PCN ao minuto só vão compensar para quem tire partido dos 22 kW do posto.
É por isso que esses postos vão ficar às moscas e ficam a ganhar os operadores com tarifários em kWh.
Nesta fase inicial não existe ainda nenhuma análise prévia de mercado. É tudo muito novo ainda, ou seja, vai por tentativa e erro.
Com o tempo a oferta/procura ajustar-se-á.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »


becosemsaida Escreveu: Ora nesse mesmo autocolante estipula o seguinte: custo de utilizacao do posto: 0.038€ (com IVA)/min.
Custo de utilização significa o custo do OPC.
Ainda falta somar o valor do CEME.

Se tens a App Miio Electric instalada, coloca o PCN onde carregaste e faz a simulação.


P.S.: dificilmente compensará carregar plugins na rede gerida pela Mobi.e

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por t3lmo »

Depende, eu carrego um PHEV e pago... zero. Informa logo na app e confirma-se no portal e fatura.
Porque uso um cartão CEME que tem essa benesse, por agora.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1419
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Qual?
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 553
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por APHenriques »

Como tenho alertado no tópico sobre custos de carregamento, não compensa carregar Plug in em PCN contabilizados ao minuto.
No máximo a tarifa OPC não deve ultrapassar 0,01€/min... O que possivelmente não vai existir...

Só compensa carregar plug in em PCN contabilizados em kWh

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

t3lmo Escreveu:Depende, eu carrego um PHEV e pago... zero. Informa logo na app e confirma-se no portal e fatura.
Porque uso um cartão CEME que tem essa benesse, por agora.
Não desmentiste o que escrevi.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:Qual?
Off topic

Eras tu a dar música aos presidentes? Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »


APHenriques Escreveu:
Só compensa carregar plug in em PCN contabilizados em kWh
E mesmo nesses casos, apesar da (parca) poupança, pode não valer o incomodo de deixar o carro longe e/ou desenrolar cabo.

P.S.:
Alguns PCN têm-se revelado pouco fiáveis, o que pode levar a sermos multados por não estar a carregar...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1419
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Dar música aos presidentes?! Não percebi...

Quanto aos PCN, os pagos ao minuto servem para Zoe's (que ao menos há alguns) e mais uns quantos (poucos) EV's... de resto é como se disse acima, vão ficar às moscas...

Eu como sempre, vou continuar a carregar em casa... PCN's e PCR's só mesmo em "último caso"...

Nos Phev's a coisa ainda pior que no Leaf pois carregam em mono e 16amp... vai haver muita gente a ficar indignada por carregar e só depois ir ver a conta...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »


Freddy_krueger Escreveu:Dar música aos presidentes?! Não percebi...
https://www.youtube.com/watch?v=Gn_hRcHUUJE&t=3420
Freddy_krueger Escreveu: Nos Phev's a coisa ainda pior que no Leaf pois carregam em mono e 16amp... vai haver muita gente a ficar indignada por carregar e só depois ir ver a conta...
Os BEV monofásicos têm que ter o cuidado de não usar os PCN de 11kWh.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1419
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

OFFTOPIC: Não fui eu... não gozei dia de municipio que trabalho fora de Ovar (SMFeira)... e se gozasse passava em casa.

Ainda estou em semi-auto-confinamento... com uma casa com 3000m2 terreno, há muita coisa para fazer... o raio do carro é que em Junho e Julho leva apenas 1100/1200kms mês (casa-trabalho-casa), cerca de 40% redução de kms face ao período pré pandemia... para não falar dos 30 dias sem sair de casa em que tivemos fechados em Ovar.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 77
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Obrigado a todos que me esclareceram nesta questao.

Fica entao o AVISO para quem quer ir visitar a Serta e carregar o VE: e taxado ao minuto pela Galp e tem um custo de 0.038€/min. O posto e de 22KW nao sabendo se cada ponto de ligacao ou em conjunto (2 tomadas).

Infelizmente e o que temos, em vez de promover a utlizacao de VE no interior estamos "presos" a um operador que rouba o que pode. Num raio de 50km nao ha mais postos em funcionamento!!!!

Para quem se ve atrapalhado e nao se importa de "perder" um pouco de tempo disponibilizo carregamento lento aqui em casa. (contacto privado por pm). Temos de nos unir senao ficamos depressa "depenados" com este monopolio....... Julgo se fizemos todos algo parecido os postos ficam as moscas e pode ser que mudam algo. Pelo que vejo temos users aqui do norte ao sul e podemos "criar" a nossa propria rede de carga. Eu prefiro pagar a um user daqui do que engordar porcos!!!!

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

Informa-te sobre a ChargeNow.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1419
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Zeuz, não quererás dizer a wecancharge?! Do que percebi a Chargenow era só para BMw's e mini's e até mudaram de nome...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1156
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am
Estado: Desligado

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:Zeuz, não quererás dizer a wecancharge?! Do que percebi a Chargenow era só para BMw's e mini's e até mudaram de nome...
O que queria ter escrito era: ChargeSurfing


Peço desculpa, mas fiz confusão.

O @seal é um dos impulsionadores. Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Automóveis”