Branquinho

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:39 pm @GooseTwo um conselho : os cartões de carregamento (CEME) devem ficar dentro do carro, para evitar ficarem esquecidos em casa.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Andam sempre comigo ;)


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

civic Escreveu: domingo jan 10, 2021 6:03 pm
Ainda não entendi porque tanta gente quer uma wallbox, na minha opinião é o pior que se pode comprar, pois não ganha nada em relação a um EVSE portátil, ou estou a ver mal alguma coisa?
NEste caso nem ganha nada em relação a um cabo type1/type2 e respectivo adaptador, pois isso seria aumentar as possibilidades de carregamento fora de casa, no caso da Wallbox apenas ganharia na velocidade de carregamento, mas pelos vistos não será muito importante, sobretudo em casa.
Concordo, se o EVSE original, mesmo não tirando partido de toda a capacidade a que o carro possa carregar, desde que cumpra com o que necessitamos para o regular uso do veículo, não considero a wallbox indispensável


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

GooseTwo Escreveu: segunda jan 11, 2021 12:31 pm
Exatamente, daí ainda não ter comprado. No meu caso, onde o nº de kms é reduzido e o carregador de 3.7kWh do carro parecem encaminhar para o uso dos PCR's numa situação pontual.
Se teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Branquinho

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 11, 2021 4:31 pm
GooseTwo Escreveu: segunda jan 11, 2021 12:31 pm
Exatamente, daí ainda não ter comprado. No meu caso, onde o nº de kms é reduzido e o carregador de 3.7kWh do carro parecem encaminhar para o uso dos PCR's numa situação pontual.
Se teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
Faz lá as contas, eu estive de férias em Quarteira e carreguei sempre em PCNs, ficava um bocado mais barato do que em PCR, além do que fazem às baterias. Quanto o tempo não é relevante escolho sempre PCN. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 11, 2021 4:52 pm Faz lá as contas, eu estive de férias em Quarteira e carreguei sempre em PCNs, ficava um bocado mais barato do que em PCR, além do que fazem às baterias. Quanto o tempo não é relevante escolho sempre PCN. ;)
No caso do carro em questão carrega apenas a 3,7kw... nos nossos já carrega a 6,6kw (dobro) em qualquer PCN faturado ao minuto o custo é o dobro, quase de certeza que vai ficar carissimo... salvo em raros casos em que faturação OPC é ao kwh em vez de tempo...

Além disso não tem o cabo... um cabo custa uns 150 euros e utilizador disse que a necessitar carga fora de casa será muito ocasionalmente....

Com base nisso mencionei que de facto acho que carregar em PCR (muito ocasionalmente) é preferível a gastar dinheiro no cabo + nos postos (grande maioria pagos ao minuto).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Branquinho

Mensagem por civic »

Pois, mas o facto de não o ter pode levar a simplesmente não vá, e na minha opinião o cabo não seria um investimento só para este carro, o adaptdor sim, uns 60 a 70€.
Todos sabemos como é depois de ter o carro. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Branquinho

Mensagem por rnlcarlov »

No grupo de facebook do Nissan leaf Portugal está uma pessoa a vender o cabo dele tipo 1 tipo 2. Se calhar é capaz de conseguir algum preço razoável.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Branquinho

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:
zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:21 pm
civic Escreveu: Claro que iria por aí, a questão é que seria um investimento para o futuro, não um investimento para este carro, alem de que é mais uma alternativa de carregamento.
Não sei se o @GooseTwo se ajeita a montar a ficha, mas de qualquer maneira há que contar com ~60€ para uma ficha Mennekes na hora da troca. Nessa altura o cabo pode vir com o novo VE ou os cabos Type 2 - Type 2 custarem menos de 100€.

Não sou contra a ideia de ter outras alternativas de carregamento, mas dado o cenário actual e previsível da ME em Portugal nos próximos tempos, gastar dinheiro nesse extra deve ser muito bem ponderado!

P.S.:
Hoje em dia parece-me fazer mais sentido investir numa wallbox e deixar o EVSE no carro.


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Ainda não entendi porque tanta gente quer uma wallbox, na minha opinião é o pior que se pode comprar, pois não ganha nada em relação a um EVSE portátil, ou estou a ver mal alguma coisa?
NEste caso nem ganha nada em relação a um cabo type1/type2 e respectivo adaptador, pois isso seria aumentar as possibilidades de carregamento fora de casa, no caso da Wallbox apenas ganharia na velocidade de carregamento, mas pelos vistos não será muito importante, sobretudo em casa.
Eu antes, quando a rede de carregamento era *só* a rede piloto e os 5 PCR, também julgava muito mais útil um EVSE portátil, regulável, mas hoje em dia em que a rede de PCR está em franco crescimento e parece ser a aposta dos OPC...

Quantas vezes é que se consegue usar um EVSE portátil fora de casa ? No hotel que fez o favor de deixar carregar ? Basta o EVSE original! No parque de campismo ? Basta o EVSE original! Na casa de um amigo/familiar ? Basta o EVSE original!

São cada vez mais os restaurantes, hotéis, etc. que disponibilizam PCNs ligados às rede Mobi.e . Nesses sítios usasse o cabo Type 1 - Type 2 e não o EVSE portátil!

Mas dado o preço praticado em muitos PCN, só se não houver um PCR na zona!

A tabela que o alexmol fez mostra bem que carregar a 3,7kWh só se não tiver componente OPC ou em desespero.


A vantagem da wallbox, a meu ver, são duas :
* comodidade ( chegar, ligar, desligar, pendurar cabo )
* preservar o EVSE original e facilitar mantê-lo dentro do carro


Posso estar a ser mal interpretado, por isso repito :

Não sou contra a ideia de comprar um Type 1 - Type 2 , mas a evolução da rede de carregamento e respectivo custo de utilização, sugerem que muitas vezes será mais vantajoso usar um PCR. Acresce que a tomada Type 1 não é a norma adoptada na Europa, o que diminui a possibilidade de revender o cabo.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Branquinho

Mensagem por zeuz »

GooseTwo Escreveu:
zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:39 pm @GooseTwo um conselho : os cartões de carregamento (CEME) devem ficar dentro do carro, para evitar ficarem esquecidos em casa.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Andam sempre comigo ;)
Até um dia... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Branquinho

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:
GooseTwo Escreveu: segunda jan 11, 2021 12:31 pm
Exatamente, daí ainda não ter comprado. No meu caso, onde o nº de kms é reduzido e o carregador de 3.7kWh do carro parecem encaminhar para o uso dos PCR's numa situação pontual.
Se teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
Recebi a factura de um carregamento feito em Novembro, em Trancoso. Só há um PCN e é de 22kW.

8,4kWh ( ~50km ) custaram 6,75€ ... esse valor dava para ~5 litros de gasolina ( ~80km )... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Branquinho

Mensagem por zeuz »

civic Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 11, 2021 4:31 pm
GooseTwo Escreveu: segunda jan 11, 2021 12:31 pm
Exatamente, daí ainda não ter comprado. No meu caso, onde o nº de kms é reduzido e o carregador de 3.7kWh do carro parecem encaminhar para o uso dos PCR's numa situação pontual.
Se teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
Faz lá as contas, eu estive de férias em Quarteira e carreguei sempre em PCNs, ficava um bocado mais barato do que em PCR, além do que fazem às baterias. Quanto o tempo não é relevante escolho sempre PCN. ;)
Devia ser um PCN sem componente OPC. Podes confirmar, sff ?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: terça jan 12, 2021 9:52 pm
GooseTwo Escreveu:
zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:39 pm @GooseTwo um conselho : os cartões de carregamento (CEME) devem ficar dentro do carro, para evitar ficarem esquecidos em casa.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Andam sempre comigo ;)
Até um dia... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Aqui é um no carro...um comigo... (mais ninguém carrega cá em casa como já ninguém metia combustivel antes :P) assim não há azares :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Branquinho

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:
zeuz Escreveu: terça jan 12, 2021 9:52 pm
GooseTwo Escreveu:
Andam sempre comigo ;)
Até um dia... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Aqui é um no carro...um comigo... (mais ninguém carrega cá em casa como já ninguém metia combustivel antes :P) assim não há azares :)
Teres um cartão no carro já é bom, mas já aconteceu um cartão dar e outro não.

Alguns CEME permitem ter mais que um cartão. Fica a dica!

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: quarta jan 13, 2021 1:08 pm Alguns CEME permitem ter mais que um cartão. Fica a dica!

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Por isso mandei vir o 2º cartão... como disse normalmente quando ando de carro (a não ser que me esqueça da carteira), os 2 cartões andam sempre comigo.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Branquinho

Mensagem por civic »

zeuz Escreveu: terça jan 12, 2021 9:50 pm
Eu antes, quando a rede de carregamento era *só* a rede piloto e os 5 PCR, também julgava muito mais útil um EVSE portátil, regulável, mas hoje em dia em que a rede de PCR está em franco crescimento e parece ser a aposta dos OPC...

Quantas vezes é que se consegue usar um EVSE portátil fora de casa ? No hotel que fez o favor de deixar carregar ? Basta o EVSE original! No parque de campismo ? Basta o EVSE original! Na casa de um amigo/familiar ? Basta o EVSE original!

São cada vez mais os restaurantes, hotéis, etc. que disponibilizam PCNs ligados às rede Mobi.e . Nesses sítios usasse o cabo Type 1 - Type 2 e não o EVSE portátil!

Mas dado o preço praticado em muitos PCN, só se não houver um PCR na zona!

A tabela que o alexmol fez mostra bem que carregar a 3,7kWh só se não tiver componente OPC ou em desespero.


A vantagem da wallbox, a meu ver, são duas :
* comodidade ( chegar, ligar, desligar, pendurar cabo )
* preservar o EVSE original e facilitar mantê-lo dentro do carro


Posso estar a ser mal interpretado, por isso repito :

Não sou contra a ideia de comprar um Type 1 - Type 2 , mas a evolução da rede de carregamento e respectivo custo de utilização, sugerem que muitas vezes será mais vantajoso usar um PCR. Acresce que a tomada Type 1 não é a norma adoptada na Europa, o que diminui a possibilidade de revender o cabo.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Não estou a ver que vantagens são essas da Wallbox em relação a um EVSE portátil, pois é mais barato na aquisição e continua a ter o comodismo de ficar em casa (chegar, ligar, desligar, pendurar cabo)e também de preservar o EVSE original sempre no carro, tirando isto tens todas as outras vantagens associadas à portabilidade, poderes ter mais do que uma potência de carga onde o quiseres utilizar.
Sinceramente, não consigo entender porquê comprar um wallbox em detrimento do EVSE. ;)
Quanto ao outro cabo, basta pensar em algumas borlas que começamos a ter em alguns hipermercados, Continente, Mercadona,... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Branquinho

Mensagem por civic »

zeuz Escreveu: terça jan 12, 2021 10:04 pm Devia ser um PCN sem componente OPC. Podes confirmar, sff ?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Sim, talvez fosse isso, foi no verão e ainda havia muitos nessa situação. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Branquinho

Mensagem por rnlcarlov »

civic Escreveu: sábado jan 16, 2021 3:37 pm Quanto ao outro cabo, basta pensar em algumas borlas que começamos a ter em alguns hipermercados, Continente, Mercadona,... ;)
Bem visto.
Se bem que no Continente compensam mais os 10min em PCR. São mais kWh carregados à borla do que 30 min em PCN. ;)


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Branquinho

Mensagem por civic »

rnlcarlov Escreveu: domingo jan 17, 2021 12:00 pm

Bem visto.
Se bem que no Continente compensam mais os 10min em PCR. São mais kWh carregados à borla do que 30 min em PCN. ;)
Compensa se eles existirem, pois nem todos têm PCRs. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Viva,
Este fim de semana já tive finalmente um tempinho para ver como funciona a OBDII e então cá vai um screenshot das pilhinhas:

Imagem

É normal as pilhinhas estarem com temperaturas assim baixinhas ?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

Para melhor ver status do pack, faz o mesmo com um SOC (percentagem carregamento bateria) mais baixo...a rondar os 10% se poss+ivel para evidenciar melhor diferença de voltagem das células.

Curioso que carro só teve 1QC (provavelmente na nissan antes de entregar carro para testar :P )

Já perdeu primeira barra? Se perdeu foi à pouco tempo...o SOH está ali mesmo no limite....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”