Branquinho

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Fim de semana de encontro UVE na Figueira da Foz e o Branquinho fez a sua 1ª viagem para além da sua autonomia.
Primeira vez que usou PCN e primeira vez em PCR.

Em Aveiro (ida) PCR ocupado com 2 CI e 1 VE sem estar a carregar :evil: PCN livre, ok serve. Carregou lindamente.
Em Aveiro (regresso) PCR (outro, o que indico na ida estava novamente ocupado) supostamente off, sorte a minha, afinal estava a funcionar perfeitamente.

No recinto carga em PCN e acontece algo estranho que conto que me saibam explicar.
Fica foto que mostra curva de carregamento estranha, pelo menos para mim :roll:
Imagem

Não me parece uma curva normal


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

Infelizmente existem muitos PCR Mobie que na tomada chademo aparecem como fora de serviço sem na realidade estarem.... notei isso na minha última ida a Leiria também.

Esses saltos em PCN já notei no meu leaf 40 em PCN's antigos...aqueles redondinhos...que carregador/posto era?!

Gente a ocupar postos só dá vontade de chamar PSP.... em que sítio foi, mesmo? Por acaso não foi no centro de Aveiro - Rossio?! Se sim, esses lugares PCR são abusados muitas vezes tanto por ICE, PHEV's ou BEV's....triste!
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Freddy_krueger Escreveu: terça jun 08, 2021 1:52 pm Esses saltos em PCN já notei no meu leaf 40 em PCN's antigos...aqueles redondinhos...que carregador/posto era?!
Foi no recinto do encontro UVE na Figueira. A fazer fé nos valores apresentados pelo gráfico, o meu carregador de 3,3kWh teve picos de 6kWh :o
Freddy_krueger Escreveu: terça jun 08, 2021 1:52 pm Gente a ocupar postos só dá vontade de chamar PSP.... em que sítio foi, mesmo? Por acaso não foi no centro de Aveiro - Rossio?! Se sim, esses lugares PCR são abusados muitas vezes tanto por ICE, PHEV's ou BEV's....triste!
Exactamente, AVR-00007
Se não estivesse já um pouco atrasado era o que tinha feito, chamado alguma autoridade.
Como já muito se tem falado, faz falta mais postos mas também fiscalização por parte das autoridades, acho que, infelizmente, só lá vai dessa forma.
Se estamos à espera de civismo por parte das pessoas bem podemos esperar deitados. Haverá sempre umas poucas que enquanto não lhe forem aos "bolsos" não vão aprender.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

GooseTwo Escreveu: terça jun 08, 2021 2:58 pm Foi no recinto do encontro UVE na Figueira. A fazer fé nos valores apresentados pelo gráfico, o meu carregador de 3,3kWh teve picos de 6kWh :o
Hummm...nesse caso devia ser carro a limitar...estranho dar esses saltos....eu noto no Leaf 40kwh (painel) a saltar de 3 para 6 e volttar a 3kw mas normalmente naqueles carregadores redondos efacec bem velhinhos e depreendo que tenham talvez pouca potência!?
Exactamente, AVR-00007
Se não estivesse já um pouco atrasado era o que tinha feito, chamado alguma autoridade.
Como já muito se tem falado, faz falta mais postos mas também fiscalização por parte das autoridades, acho que, infelizmente, só lá vai dessa forma.
Se estamos à espera de civismo por parte das pessoas bem podemos esperar deitados. Haverá sempre umas poucas que enquanto não lhe forem aos "bolsos" não vão aprender.
Pois...é certo. Mas em viagem por esses lados, tenta ir aqueles 2 outros PCR na N109... como são em local menos turístico, pode ser mais fácil apanhá-los livres...falo dos postos AVR00019 e AVR00018. O do Rossio, só mesmo se andarmos em passeio e quisermos aproveitar para ir comprar uns ovos moles ao centro ou dar uma caminhada pelo Rossio...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Boas,

Como o do Rossio estava um caos, acabei a carregar no AVR00018, este na app Miio indica off mas estava a funcionar, 10 min. e siga viagem (Y)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

GooseTwo Escreveu: quarta jun 09, 2021 2:45 pm Como o do Rossio estava um caos, acabei a carregar no AVR00018, este na app Miio indica off mas estava a funcionar, 10 min. e siga viagem (Y)
Isso num Leaf 24kwh qualquer paragem PCR é sempre um tirinho...no meu de 40kwh para ir de 20-80% já preciso mais um tempinho...
Há muitos PCR's a assinalar como não funcional tomada chademo e depois estas funcionam.... tentar ver no miio quando foi ultima vez que funcionaram....se foi à pouco tempo pode ser que esteja OK e seja o tal bug... mais uma para o infindável rol de queixas do sistema mobi.e :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Branquinho

Mensagem por rnlcarlov »

Freddy_krueger Escreveu: quarta jun 09, 2021 4:54 pm Isso num Leaf 24kwh qualquer paragem PCR é sempre um tirinho...no meu de 40kwh para ir de 20-80% já preciso mais um tempinho...
Olha que não deve ser assim tanta diferença. Salvo comparação com rapidgate acentuado, a curva de carga dos leafs 24kWh decai bastante, logo para chegar a 80% não é assim tão rápido. Lembro-me que houve muita diferença quando o pessoal começou a carregar o de 30kWh, esse sim que carregava mais rápido.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

Ah...se calhar estou confundido com o de 30kwh.

No meu de 40kwh carrega acima de 40kw até +/-60%.... a partir daí sempre a descer... nos últimos carregamentos raramente carreguei acima dos 60-70%...é só para carregamento ficar mais carote (preços ao minuto)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Branquinho

Mensagem por civic »

Essa curva não tem nada de anormal, o que acontece é que os valores declarados não são lineares, ou seja, são registados por patamares, tipo se tiveres 3,6kW de potência de carga ficas na linha dos 3kW, se tiveres 3,7kW passas para os 6, estes valores são apenas para explicar a coisa, não sei ao certo os exactos, isto acontece também nos valores declarados no LEAF em que não são lineares, são também por patamares, o que com oscilações de tensão dão curvas esquisitas de potência de carga.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
GooseTwo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: quarta nov 15, 2017 12:12 pm

Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Boas,
O gráfico realmente é estranho, já a carga bate certo com o tempo em que esteve a carregar.

Responder

Voltar para “Automóveis”