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Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 6:30 pm
por rnlcarlov
Tendo em conta que volta e meia um posto pode estar fora de serviço e que apesar de tudo os PCRs são menos abundantes que os PCNs, convém ter um modo de desenrascar carga num PCN, ainda que possa sair mais caro que o PCR.

Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 6:37 pm
por civic
Eu optava por comprar o cabo, pois não seria um investimento apenas para este carro, já ficava para outras aquisições, também.

Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 8:32 pm
por rnlcarlov
civic Escreveu: sexta jan 08, 2021 6:37 pm Eu optava por comprar o cabo, pois não seria um investimento apenas para este carro, já ficava para outras aquisições, também.
Comprando um cabo type 2 trifásico de 32A daria para qualquer carro de futuro, quer ele carregasse a 32A monofásico, 16A trifásico ou até 32A trifásico.

Mas lembrei-me sendo um leaf 1 o cabo terá de ser tipo 1 do lado do carro. Essa ponta até pode ser alterado no futuro, mas realmente já não é assim tão ideal pois carros futuros não virão com esse tipo de tomada do lado do carro. Por outro lado devem-se conseguir alguns negócios melhorzinhos em 2ª mão.

Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 8:59 pm
por civic
O adaptador Type1 para type 2 estaria no orçamento, obviamente.

https://pt.aliexpress.com/item/40003196 ... web201603_

Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 10:44 pm
por zeuz
civic Escreveu:O adaptador Type1 para type 2 estaria no orçamento, obviamente.

https://pt.aliexpress.com/item/40003196 ... web201603_
Não é esse adaptador.

É este :
https://pt.aliexpress.com/item/4001253677835.html


Mas se vamos por aí, então é melhor comprar isto :

https://pt.aliexpress.com/item/4001234339422.html

E uma ficha J1772 .

Mais tarde daria para trocar por uma ficha Mennekes.

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Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 10:45 pm
por zeuz
rnlcarlov Escreveu:Tendo em conta que volta e meia um posto pode estar fora de serviço e que apesar de tudo os PCRs são menos abundantes que os PCNs, convém ter um modo de desenrascar carga num PCN, ainda que possa sair mais caro que o PCR.
Pelo que se vê, são mais as vezes que os PCN estão inoperacionais do que os PCR...

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Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 11:19 pm
por GooseTwo
gbento Escreveu: sexta jan 08, 2021 8:29 am
Mandou vir o obd de onde?


Boas, mandei vir por aqui: https://www.ebay.com/itm/192737891231?ul_noapp=true

Ainda não experimentei :roll:

Re: Branquinho

Enviado: sexta jan 08, 2021 11:28 pm
por GooseTwo
civic Escreveu: sexta jan 08, 2021 11:57 am
GooseTwo Escreveu: quinta jan 07, 2021 5:09 pm

A ventoinha apenas força o debito de mais ou menos ar, a temperatura é a que definir no regulador da mesma. Certo é que ao incrementar a velocidade da ventoinha parece-nos sair mais ar quente, sai efectivamente mais ar mas à temperatura definida
Sim, mas com a ventoinha a andar mais rapidamente arrefece mais depressa o radiador o que leva a puxar mais pela bomba de calor, se estiver no mínimo pode demorar mais a aquecer, mas por isso também funciona com menos potência. ;)
Faz todo o sentido

Re: Branquinho

Enviado: sábado jan 09, 2021 12:17 am
por GooseTwo
Freddy_krueger Escreveu: sexta jan 08, 2021 11:26 am Sempre se confirma que só vem com EVSE de origem e não traz cabo carregamento Type1 -> Type2 (mennekes)?

Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
Boas,

Exatamente, EVSE com Schuko -> Type 1. E só veio este.

Já o rnlcarlov me deu umas dicas a respeito do cabo, mas para ser sincero continuo sem perceber se o cabo Type 1->Type 2 é o mesmo que Type 2->Type 1, ou será uma coisa deste género: Type 1(Macho)->Type 2(Fêmea) e Type 2(Fêmea)->Type 1(Macho)?

Independentemente de ver ou não esclarecida a questão anterior, continuo na duvida se vale a pena o investimento nesse cabo :roll:

Re: Branquinho

Enviado: sábado jan 09, 2021 12:30 am
por GooseTwo
zeuz Escreveu: sexta jan 08, 2021 6:13 pm
Freddy_krueger Escreveu:Sempre se confirma que só vem com EVSE de origem e não traz cabo carregamento Type1 -> Type2 (mennekes)?

Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
Discordo!

No caso do LEAF, que carrega no máximo a 6,6kWh, monofásico, é preciso procurar os PCN que sejam vantajosos no preço, o que diminui a quantidade de postos "usáveis". Ou, dito por outras palavras, carregar em PCN pode ficar ao mesmo preço que carregar em PCR.

Se só usar os PCN uma vez por outra, vai demorar a rentabilizar os +100€ do cabo!

Dado que me parece que o @GooseTwo vai usar o carro maioritariamente nas voltinhas, a carga diária em casa deve chegar. Nas voltinhas de fim-de-semana é usar os PCR. Imagem

O mesmo se passa com os adaptadores para várias tomadas. Fazia sentido quando os PCN/PCR eram poucos e era fácil darem electricidade. Agora que há vários PCN/PCR e os negócios já estão conscientes para a disponibilização de um ponto de carregamento, cada vez será mais difícil darem electricidade para lá de uma simples tomada.

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O meu até só carrega a 3.7kWh ;)

Também é verdade que esta aquisição foi pensada para 20/30Km/dia, não descarto claro vir a tentar fazer mais uns kms e aí na altura terei que olhar para a estrutura montada e verificar se justifica este tipo de cabo.

Re: Branquinho

Enviado: sábado jan 09, 2021 12:41 am
por GooseTwo
rnlcarlov Escreveu: sexta jan 08, 2021 8:32 pm Mas lembrei-me sendo um leaf 1 o cabo terá de ser tipo 1 do lado do carro. Essa ponta até pode ser alterado no futuro, mas realmente já não é assim tão ideal pois carros futuros não virão com esse tipo de tomada do lado do carro. Por outro lado devem-se conseguir alguns negócios melhorzinhos em 2ª mão.
Pois, também já pensei nisso.

Pelo que parece o Type 1 caminha para o fim de vida, muita boa gente está já a trocar de VE por outro onde provavelmente já não virá com Type 1 e aí talvez apareçam uns negócios interessantes no mercado dos cabos usados.
Vamos aguardar...

Re: Branquinho

Enviado: sábado jan 09, 2021 5:01 pm
por civic
zeuz Escreveu: sexta jan 08, 2021 10:44 pm
civic Escreveu:O adaptador Type1 para type 2 estaria no orçamento, obviamente.

https://pt.aliexpress.com/item/40003196 ... web201603_
Não é esse adaptador.

É este :
https://pt.aliexpress.com/item/4001253677835.html


Mas se vamos por aí, então é melhor comprar isto :

https://pt.aliexpress.com/item/4001234339422.html

E uma ficha J1772 .

Mais tarde daria para trocar por uma ficha Mennekes.

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Claro que iria por aí, a questão é que seria um investimento para o futuro, não um investimento para este carro, alem de que é mais uma alternativa de carregamento.

Re: Branquinho

Enviado: sábado jan 09, 2021 6:22 pm
por mafgod
@GooseTwo enviei-te mensagem privada...

Re: Branquinho

Enviado: domingo jan 10, 2021 3:53 pm
por zeuz
GooseTwo Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: sexta jan 08, 2021 11:26 am Sempre se confirma que só vem com EVSE de origem e não traz cabo carregamento Type1 -> Type2 (mennekes)?

Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
Boas,

Exatamente, EVSE com Schuko -> Type 1. E só veio este.

Já o rnlcarlov me deu umas dicas a respeito do cabo, mas para ser sincero continuo sem perceber se o cabo Type 1->Type 2 é o mesmo que Type 2->Type 1, ou será uma coisa deste género: Type 1(Macho)->Type 2(Fêmea) e Type 2(Fêmea)->Type 1(Macho)?

Independentemente de ver ou não esclarecida a questão anterior, continuo na duvida se vale a pena o investimento nesse cabo :roll:
Do lado do carro fica a ligação macho, que podes comprovar pela presença de pinos de contacto.

Do lado da tomada de carregamento fica a ficha fêmea, à semelhança de uma tomada normal.

Portanto, precisas de um cabo com ficha Type 1 fêmea e ficha Type 2 macho :

https://pt.aliexpress.com/item/4000931258634.html

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Re: Branquinho

Enviado: domingo jan 10, 2021 4:05 pm
por zeuz

GooseTwo Escreveu:
zeuz Escreveu: sexta jan 08, 2021 6:13 pm
Freddy_krueger Escreveu:Sempre se confirma que só vem com EVSE de origem e não traz cabo carregamento Type1 -> Type2 (mennekes)?

Se não vem esse cabo, aconselho-te a comprar como reserva....mesmo que não penses usar rede pública com regularidade, este cabo (excepto para carregamentos rápidos em chademo) é indispensável...
Discordo!

No caso do LEAF, que carrega no máximo a 6,6kWh, monofásico, é preciso procurar os PCN que sejam vantajosos no preço, o que diminui a quantidade de postos "usáveis". Ou, dito por outras palavras, carregar em PCN pode ficar ao mesmo preço que carregar em PCR.

Se só usar os PCN uma vez por outra, vai demorar a rentabilizar os +100€ do cabo!

Dado que me parece que o @GooseTwo vai usar o carro maioritariamente nas voltinhas, a carga diária em casa deve chegar. Nas voltinhas de fim-de-semana é usar os PCR. Imagem

O mesmo se passa com os adaptadores para várias tomadas. Fazia sentido quando os PCN/PCR eram poucos e era fácil darem electricidade. Agora que há vários PCN/PCR e os negócios já estão conscientes para a disponibilização de um ponto de carregamento, cada vez será mais difícil darem electricidade para lá de uma simples tomada.

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O meu até só carrega a 3.7kWh ;)

Também é verdade que esta aquisição foi pensada para 20/30Km/dia, não descarto claro vir a tentar fazer mais uns kms e aí na altura terei que olhar para a estrutura montada e verificar se justifica este tipo de cabo.
Pior ainda!

O Alexandre Moleiro (alexmol) partilhou no fórum ClubeElectricos umas tabelas onde se vê o preço por kWh , para vários OPC.

Eis a tabela para PCN não concessionados :

Imagem

Ele também fez uma tabela para os PCN concessionados (os preços são melhores) e outra para os PCR.

Se não tiveres cuidado a seleccionar um PCN adequado à potência de carregamento do teu LEAF, acabas a pagar mais por um carregamento em PCN versus um carregamento em PCR!

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Re: Branquinho

Enviado: domingo jan 10, 2021 4:15 pm
por zeuz
GooseTwo Escreveu:
rnlcarlov Escreveu: sexta jan 08, 2021 8:32 pm Mas lembrei-me sendo um leaf 1 o cabo terá de ser tipo 1 do lado do carro. Essa ponta até pode ser alterado no futuro, mas realmente já não é assim tão ideal pois carros futuros não virão com esse tipo de tomada do lado do carro. Por outro lado devem-se conseguir alguns negócios melhorzinhos em 2ª mão.
Pois, também já pensei nisso.

Pelo que parece o Type 1 caminha para o fim de vida, muita boa gente está já a trocar de VE por outro onde provavelmente já não virá com Type 1 e aí talvez apareçam uns negócios interessantes no mercado dos cabos usados.
Vamos aguardar...
Em princípio o cabo vai com o carro...

Eis uma excepção :
https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?t=8213

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Re: Branquinho

Enviado: domingo jan 10, 2021 4:21 pm
por zeuz
civic Escreveu:
zeuz Escreveu: sexta jan 08, 2021 10:44 pm
civic Escreveu:O adaptador Type1 para type 2 estaria no orçamento, obviamente.

https://pt.aliexpress.com/item/40003196 ... web201603_
Não é esse adaptador.

É este :
https://pt.aliexpress.com/item/4001253677835.html


Mas se vamos por aí, então é melhor comprar isto :

https://pt.aliexpress.com/item/4001234339422.html

E uma ficha J1772 .

Mais tarde daria para trocar por uma ficha Mennekes.

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Claro que iria por aí, a questão é que seria um investimento para o futuro, não um investimento para este carro, alem de que é mais uma alternativa de carregamento.
Não sei se o @GooseTwo se ajeita a montar a ficha, mas de qualquer maneira há que contar com ~60€ para uma ficha Mennekes na hora da troca. Nessa altura o cabo pode vir com o novo VE ou os cabos Type 2 - Type 2 custarem menos de 100€.

Não sou contra a ideia de ter outras alternativas de carregamento, mas dado o cenário actual e previsível da ME em Portugal nos próximos tempos, gastar dinheiro nesse extra deve ser muito bem ponderado!

P.S.:
Hoje em dia parece-me fazer mais sentido investir numa wallbox e deixar o EVSE no carro.


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Re: Branquinho

Enviado: domingo jan 10, 2021 4:39 pm
por zeuz
@GooseTwo um conselho : os cartões de carregamento (CEME) devem ficar dentro do carro, para evitar ficarem esquecidos em casa.

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Re: Branquinho

Enviado: domingo jan 10, 2021 6:03 pm
por civic
zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:21 pm

Claro que iria por aí, a questão é que seria um investimento para o futuro, não um investimento para este carro, alem de que é mais uma alternativa de carregamento.
Não sei se o @GooseTwo se ajeita a montar a ficha, mas de qualquer maneira há que contar com ~60€ para uma ficha Mennekes na hora da troca. Nessa altura o cabo pode vir com o novo VE ou os cabos Type 2 - Type 2 custarem menos de 100€.

Não sou contra a ideia de ter outras alternativas de carregamento, mas dado o cenário actual e previsível da ME em Portugal nos próximos tempos, gastar dinheiro nesse extra deve ser muito bem ponderado!

P.S.:
Hoje em dia parece-me fazer mais sentido investir numa wallbox e deixar o EVSE no carro.


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Ainda não entendi porque tanta gente quer uma wallbox, na minha opinião é o pior que se pode comprar, pois não ganha nada em relação a um EVSE portátil, ou estou a ver mal alguma coisa?
NEste caso nem ganha nada em relação a um cabo type1/type2 e respectivo adaptador, pois isso seria aumentar as possibilidades de carregamento fora de casa, no caso da Wallbox apenas ganharia na velocidade de carregamento, mas pelos vistos não será muito importante, sobretudo em casa.

Re: Branquinho

Enviado: segunda jan 11, 2021 12:31 pm
por GooseTwo
zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:21 pm Não sou contra a ideia de ter outras alternativas de carregamento, mas dado o cenário actual e previsível da ME em Portugal nos próximos tempos, gastar dinheiro nesse extra deve ser muito bem ponderado!
Exatamente, daí ainda não ter comprado. No meu caso, onde o nº de kms é reduzido e o carregador de 3.7kWh do carro parecem encaminhar para o uso dos PCR's numa situação pontual.
zeuz Escreveu: domingo jan 10, 2021 4:21 pm P.S.:
Hoje em dia parece-me fazer mais sentido investir numa wallbox e deixar o EVSE no carro.
Aqui e no meu caso, com este carro, com o nº de kms reduzidos que necessita para o dia-a-dia, o EVSE original de 10A chega e sobra.