Branquinho

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zeuz
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Re: Branquinho

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Freddy_krueger Escreveu: Curioso que carro só teve 1QC (provavelmente na nissan antes de entregar carro para testar Imagem )
Ou isso ou fizeram reset à electrónica... Imagem

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civic
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Re: Branquinho

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 18, 2021 4:31 pm Para melhor ver status do pack, faz o mesmo com um SOC (percentagem carregamento bateria) mais baixo...a rondar os 10% se poss+ivel para evidenciar melhor diferença de voltagem das células.

Curioso que carro só teve 1QC (provavelmente na nissan antes de entregar carro para testar :P )

Já perdeu primeira barra? Se perdeu foi à pouco tempo...o SOH está ali mesmo no limite....
Só acrescentava que essa leitura deve ser assim que parar, pois a partir daí o BMS começa a fazer o seu trabalho (balancear as celulas) e esconde alguma coisa que possa estar mal.
O meu está a atingir essa quilometragem. ;)
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Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 18, 2021 6:59 pm Só acrescentava que essa leitura deve ser assim que parar, pois a partir daí o BMS começa a fazer o seu trabalho (balancear as celulas) e esconde alguma coisa que possa estar mal.
O meu está a atingir essa quilometragem. ;)
Tens Leafspy? Como se está a comportar o SOH e HX?
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Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: segunda jan 18, 2021 5:26 pm Ou isso ou fizeram reset à electrónica... Imagem
Pensava que esse reset só fazia ao SOH...também faz aos QC?!
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Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 18, 2021 4:31 pm
Já perdeu primeira barra? Se perdeu foi à pouco tempo...o SOH está ali mesmo no limite....
Ainda não, mas não deve faltar muito :(


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Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

civic Escreveu: segunda jan 18, 2021 6:59 pm Só acrescentava que essa leitura deve ser assim que parar, pois a partir daí o BMS começa a fazer o seu trabalho (balancear as celulas) e esconde alguma coisa que possa estar mal.
O meu está a atingir essa quilometragem. ;)
Foi a 1ª vez que liguei, só para ver como era para contar como foi :D


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Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Freddy_krueger Escreveu: terça jan 19, 2021 8:26 am
Tens Leafspy? Como se está a comportar o SOH e HX?
Sim. Foi a 1ª vez que liguei

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Re: Branquinho

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:
zeuz Escreveu: segunda jan 18, 2021 5:26 pm Ou isso ou fizeram reset à electrónica... Imagem
Pensava que esse reset só fazia ao SOH...também faz aos QC?!
Tenho ideia que o reset é total... talvez se consiga ver isso no diário de bordo do @pemifer , dado que fizeram reset no LEAF americano dele.

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Re: Branquinho

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Freddy_krueger Escreveu: terça jan 19, 2021 8:26 am
civic Escreveu: segunda jan 18, 2021 6:59 pm Só acrescentava que essa leitura deve ser assim que parar, pois a partir daí o BMS começa a fazer o seu trabalho (balancear as celulas) e esconde alguma coisa que possa estar mal.
O meu está a atingir essa quilometragem. ;)
Tens Leafspy? Como se está a comportar o SOH e HX?
O SOH está a subir desde Março, ou seja, nessa altura chegou aos 87,20% e já vai nos 87,87%, o que para mim mostra que esse calculo é tudo treta, pois não mudou nada desde que o comprei, continua a fazer +/- os mesmos kms nas mesmas condições. ;)
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Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: quinta jan 21, 2021 6:52 pm O SOH está a subir desde Março, ou seja, nessa altura chegou aos 87,20% e já vai nos 87,87%, o que para mim mostra que esse calculo é tudo treta, pois não mudou nada desde que o comprei, continua a fazer +/- os mesmos kms nas mesmas condições. ;)
Acho que Nissan deve ter mudado forma como carro/BMS calcula o SOH....não sei se viste aquele video Inglês James & Kate da reparação bateria do Leaf 2018 com 120.000 milhas e 4 cargas diárias (entenda-se PCR's)....estava com um SOH semelhante a esse apesar de bastante maltratado (excesso de cargas rápidas), e muito mais kms... acho que o algoritmo é cada vez mais por tempo e menos por kms, cargas rápidas, diferenças de voltagens, etc....
Nem faz sentido (para mim) que o Soh do pack depois de trocado um módulo quase "morto" por um usado "normal", ficasse com um soh idêntico...

P.S.: Arrepiou-me o estado das baterias traseiras :(
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Re: Branquinho

Mensagem por civic »

O SOH na minha opinião é uma treta, o meu exemplo mostra isso mesmo, pois pela idade o meu tem muito mais degradação do que os os que tenho visto, com os 2,5 anos andam pelos 90%, o meu caiu muito, talvez devido a ter tido alguns cuidados com a bateria, mas esse SOH não representa nada o estado real da bateria, pois com essa degradação seria notória a queda de autonomia real, o que não acontece, em termos de autonomia o carro não mudou muito em relação a novo, pois como sabes faço amiúde viagens superiores a 200 kms e seria notória a degradação se fosse real. Aliás daqui a pouco faz um ano em que o SOH anda a subir.

Não te arrepies com o estado das baterias, isso é típico de uma pouch-cell, não é exclusivo do LEAF, já as vi assim do Ampera . ;)
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Re: Branquinho

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Boas,

foram já inúmeras as vezes que encontrei escrito que devemos evitar cargas acima dos 80% SOC e, outras tantas vezes encontrei também escrito que o ideal é evitar deixar o veículo algum tempo parado tendo as células uma tensão acima dos 4v.
Ora desta leitura, de alguma forma, se relaciona que as células com uma percentagem de SOC superior a 80% estarão com uma tensão superior a 4v.

Agora a minha questão:
Observei nas 2 últimas cargas que fiz já acompanhado do LeafSpy que por volta dos 66.5%/67% de SOC já tenho todas as células com uma tensão superior a 4v.
- Isto é normal ?
A ser normal, significa que se fizer cargas até os 70% SOC facilmente mantenho as células abaixo do 4v, atingindo assim os 2 objectivos.
Que diz a vossa experiência?


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Re: Branquinho

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Isso dos 80% não é tão linear assim, o que não deves fazer é deixar a bateria muito tempo com carga muito elevada, os iões de lítio gostam de espaço, os 4volts é uma regra mas não é tão rígida assim.
O meu é carregado a 100% 2 X por semana, mas é descarregado logo a seguir, por norma fica sossegado lá pelos 75%.
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Re: Branquinho

Mensagem por serges »

civic Escreveu: sexta jan 22, 2021 10:32 am Não te arrepies com o estado das baterias, isso é típico de uma pouch-cell, não é exclusivo do LEAF, já as vi assim do Ampera . ;)
A sério é que são tão raros, alias as Baterias dos Volt são usadas em tanta coisa mesmo apos a morte do veiculo... nos EUA...
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Re: Branquinho

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serges Escreveu: sexta jan 22, 2021 2:31 pm
civic Escreveu: sexta jan 22, 2021 10:32 am Não te arrepies com o estado das baterias, isso é típico de uma pouch-cell, não é exclusivo do LEAF, já as vi assim do Ampera . ;)
A sério é que são tão raros, alias as Baterias dos Volt são usadas em tanta coisa mesmo apos a morte do veiculo... nos EUA...
É verdade, mas o aspeto estético das pouch-cells depois de uns anos a trabalhar não é propriamente como novas, elas continuam a funcionar na boa, mas com o incha-desincha ficam por vezes com mau aspecto.
No caso dos LEAF existe algum espaço entre elas (para dissipar algum calor) que as deixa inchar e desinchar mais um bocado, antes todos os problemas fossem esses. ;)
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Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

@Goosetwo - Pelo que li o ideal para as baterias é o repouso a 50% (se possível claro), eu por acaso neste segundo confinamento (desde fimdesemana passado), tenho o Leaf nos 77% pois penso sempre que posso ter uma urgência... no 1º confinamento ficou 1 mês (sou de Ovar, não saí com carro durante 1 mês completo) a 50%.... podia ter carregado menos nesta segunda vez, podia...mas posso precisar de repente de ir a algum lado e não quero ficar na mão.

Para quem anda com regularidade, ficar em descanso nos 50% e podendo, usar dos 70%-40%-70%... mas depende sempre dos kms que fazes.

O que pode acontecer é (não levando o leaf aos limites inferiores e superiores) este começar a "achar" que tem menos SOH.... isso normalmente só se resolve fazendo diversas cargas/descargas rápidas para "exercitar" as baterias....o que "per se" não é bom para a bateria... eu tenho tentado preservar bateria, mesmo que soh (que não tenho leafspy logo não consigo medir) baixe mais que o expectável/real.
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Re: Branquinho

Mensagem por GooseTwo »

Ok, obrigado, é mais ou menos isso que faço, devido a fazer poucos kms/dia anda ali entre os 50/70% SOC.
Só estranhei as células passarem dos 4v com o SOC a rondar os 67%, pensei que esse valor (4v) seria atingido ai pelos 80% SOC.


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Re: Branquinho

Mensagem por Freddy_krueger »

Sim, cada modelo de bateria/célula funciona a determinada voltagem.... acho que há diferenças entre os vários modelos do Leaf:
24kwh mk1
24kwh mk2
30kwh
40kwh
62kwh
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