DB Predator 40AH "Janaina"

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
Localização: Cantanhede

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por paulogil »

Boas
Estive a acompanhar o carregamento, fazendo leituras até ao final da carga. Durante todo o processo todas as células estiveram sempre bem equilibras, menos a tal, que estava sempre mais baixa, com uma diferença de 0,2v na 1ª hora, mas com o passar das horas ela lá foi ficando mais equilibrada com as outras. Mas no final da carga, quando o carregador está na fase de pouca corrente, todas se mantiveram iguais inclusive a dita célula, acabando o carregador de desligar com todas entre os 3,71v e 3,68v. Ao final de 2h de repouso já se encontram entre 3,48v e 3,43v.
Portanto penso que estará tudo bem carregado, e o BMS está a fazer o seu trabalho, melhor que o anterior.
Alguém pode opinar?

Abraço e força nos electrões
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu ainda não tenho bms, e posso garantir que as tensões nas minhas celulas comportam-se de igual modo. Quando termina a carga estão por volta dos 3,70v e duas horas depois pelos 3,50V. Conclusão, a tensão eleva-se facilmente quando já estão quase totalmente carregadas, mas depois acabam por preencher alguns espaços, nivelando por um valor inferior.

O balanceamento poderia ser feito uma vez a cada 100 carregamentos/descarregamentos que não teria muito trabalho.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Eu ainda não tenho bms, e posso garantir que as tensões nas minhas celulas comportam-se de igual modo. Quando termina a carga estão por volta dos 3,70v e duas horas depois pelos 3,50V. Conclusão, a tensão eleva-se facilmente quando já estão quase totalmente carregadas, mas depois acabam por preencher alguns espaços, nivelando por um valor inferior.

O balanceamento poderia ser feito uma vez a cada 100 carregamentos/descarregamentos que não teria muito trabalho.

Então experimenta andar até parar e depois mede tudo no final da carga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu: Então experimenta andar até parar e depois mede tudo no final da carga.
Faço sempre as medições quando isso acontece (e não só), e a ultima vez foi na anterior 5ª feira, quando vim da Maia.
Fiz 130 kms (pelos contadores da mota e do GPS) com média de 41 km/h e os ultimos 10km já se notava alguma perda de velocidade, acabando por vir quase a passo nos ultimos 500 metros até casa. Fiz as verificações e estavam todas a cima dos 2,9V.
A menor com 2,93v e a maior com 3,04v. Tensão total do pack com 44,7v. Claro que nessa altura, quando dava um aranque, a tensão baixava para os 42v e logo o controlador fazia o corte! Só se aguentava se a mota tivesse no descanço central!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu: Então experimenta andar até parar e depois mede tudo no final da carga.
Faço sempre as medições quando isso acontece (e não só), e a ultima vez foi na anterior 5ª feira, quando vim da Maia.
Fiz 130 kms (pelos contadores da mota e do GPS) com média de 41 km/h e os ultimos 10km já se notava alguma perda de velocidade, acabando por vir quase a passo nos ultimos 500 metros até casa. Fiz as verificações e estavam todas a cima dos 2,9V.
A menor com 2,93v e a maior com 3,04v. Tensão total do pack com 44,7v. Claro que nessa altura, quando dava um aranque, a tensão baixava para os 42v e logo o controlador fazia o corte! Só se aguentava se a mota tivesse no descanço central!
Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Sim, tenho condições especiais. Condições que eu proprio criei com baixo custo!

Quando vou para viagens maiores levo o carregador da minha e-max (25A) para somar ao meu de 7A e carrego 120 kms em 2H45m. Não noto diferença alguma de debalanceamento!
Tudo por um mundo mais limpo!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por marcopns »

jmal Escreveu: Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Este ponto que falas é importante, como também o facto das células estarem todas com a mesma temperatura pois têm isolamento térmico. Mas parece-me que o motivo principal deste anormal equilíbrio do pack do Jorge tem explicação matemática!

Quando construímos um pack com 15 células de 80ah, é normal encontrar-mos algumas com 76ah e outras com 84ah (valores exagerados para facilitar a explicação), isto é um acontecimento certo que nao depende de nós, depende apenas da precisão dos processos de fabrico. A nós, resta-nos remediar esta diferença de capacidades com o auxilio dos dispositivos electrónicos (bms).
No caso do pack do Jorge temos 4 células de 20ah em paralelo x 15 em serie que dá um total de 60 células. Assumindo que as 4 celulas em paralelo sao escolhidas aleatoriamente podemos ter por exemplo, 1 celula com 19ah, outra com 19,5ah, outra com 20,5ah e ainda outra com 21ah, o que dá um total de 80ah certinhos! A probabilidade de se escolher exactamente 4 celulas todas com 19ah (76ah total), e outras 4 celulas com 21ah (84ah total) é tao baixa quanto acertar no totoloto.
Mas a coisa ainda melhora mais se em vez da escolha aleatória, usarmos um método. O Jorge baseou-se no peso, mas podemos ser ainda mais precisos e medir a capacidade ah individual de cada célula e assim construir os paralelos de 4 de forma que a nossa serie de 15 tenha exactamente a mesma capacidade... conjugando os dois pontos anteriores, com o que eu referi por ultimo, concordo que aí o bms deixa de fazer sentido
Comentem!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:
jmal Escreveu: Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Este ponto que falas é importante, como também o facto das células estarem todas com a mesma temperatura pois têm isolamento térmico. Mas parece-me que o motivo principal deste anormal equilíbrio do pack do Jorge tem explicação matemática!

Quando construímos um pack com 15 células de 80ah, é normal encontrar-mos algumas com 76ah e outras com 84ah (valores exagerados para facilitar a explicação), isto é um acontecimento certo que nao depende de nós, depende apenas da precisão dos processos de fabrico. A nós, resta-nos remediar esta diferença de capacidades com o auxilio dos dispositivos electrónicos (bms).
No caso do pack do Jorge temos 4 células de 20ah em paralelo x 15 em serie que dá um total de 60 células. Assumindo que as 4 celulas em paralelo sao escolhidas aleatoriamente podemos ter por exemplo, 1 celula com 19ah, outra com 19,5ah, outra com 20,5ah e ainda outra com 21ah, o que dá um total de 80ah certinhos! A probabilidade de se escolher exactamente 4 celulas todas com 19ah (76ah total), e outras 4 celulas com 21ah (84ah total) é tao baixa quanto acertar no totoloto.
Mas a coisa ainda melhora mais se em vez da escolha aleatória, usarmos um método. O Jorge baseou-se no peso, mas podemos ser ainda mais precisos e medir a capacidade ah individual de cada célula e assim construir os paralelos de 4 de forma que a nossa serie de 15 tenha exactamente a mesma capacidade... conjugando os dois pontos anteriores, com o que eu referi por ultimo, concordo que aí o bms deixa de fazer sentido
Comentem!
Sim, esse é processo normal selecção para se construir um pack com mais de um elemento por série, tentar escolher os elementos por série de modo a que a capacidade seja a mais equilibrada entre todas.

De qualquer maneira o bms é sempre necessário, o Jorge tem falado muito do seu caso especial, mas nunca nos contou quantas horas passou e passa a equilibra-las com resistencias ou lampadas. :lol:
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
marcopns Escreveu:
jmal Escreveu: Agora é que eu percebi, já não me lembrava que tinhas 80 ah, estás a comparar packs que nada têm a ver com o teu, tens séries de 4 elementos (menor resistência interna), onde tens descargas médias de menos de 0.31 C, ou cerca de 25 ah, e carregas em 12 h, se não me engano, o que dá cerca de 0.083 C em carga, portanto tens as condições ideiais para o usares como dizes, mesmo assim, de tempos a tempos tens de o acertar. Bem diferente de quem usa descargas de 2C e cargas 0.3 C.
Este ponto que falas é importante, como também o facto das células estarem todas com a mesma temperatura pois têm isolamento térmico. Mas parece-me que o motivo principal deste anormal equilíbrio do pack do Jorge tem explicação matemática!

Quando construímos um pack com 15 células de 80ah, é normal encontrar-mos algumas com 76ah e outras com 84ah (valores exagerados para facilitar a explicação), isto é um acontecimento certo que nao depende de nós, depende apenas da precisão dos processos de fabrico. A nós, resta-nos remediar esta diferença de capacidades com o auxilio dos dispositivos electrónicos (bms).
No caso do pack do Jorge temos 4 células de 20ah em paralelo x 15 em serie que dá um total de 60 células. Assumindo que as 4 celulas em paralelo sao escolhidas aleatoriamente podemos ter por exemplo, 1 celula com 19ah, outra com 19,5ah, outra com 20,5ah e ainda outra com 21ah, o que dá um total de 80ah certinhos! A probabilidade de se escolher exactamente 4 celulas todas com 19ah (76ah total), e outras 4 celulas com 21ah (84ah total) é tao baixa quanto acertar no totoloto.
Mas a coisa ainda melhora mais se em vez da escolha aleatória, usarmos um método. O Jorge baseou-se no peso, mas podemos ser ainda mais precisos e medir a capacidade ah individual de cada célula e assim construir os paralelos de 4 de forma que a nossa serie de 15 tenha exactamente a mesma capacidade... conjugando os dois pontos anteriores, com o que eu referi por ultimo, concordo que aí o bms deixa de fazer sentido
Comentem!
Sim, esse é processo normal selecção para se construir um pack com mais de um elemento por série, tentar escolher os elementos por série de modo a que a capacidade seja a mais equilibrada entre todas.

De qualquer maneira o bms é sempre necessário, o Jorge tem falado muito do seu caso especial, mas nunca nos contou quantas horas passou e passa a equilibra-las com resistencias ou lampadas. :lol:
Concordo com tudo o que disseste Marco!

Jmal, posso dizer-te que as minhas baterias são muito certinhas. Se podesse compara-las a alguma coisa, diria que parecem um relogio suiço! Hoje mesmo estive a fazer novo balanceamento, nem de preposito! Mas não foi por estarem mal balanceadas, foi por acrescentar mais 8 celulas novas (2 X 4) para lhe dar um pouco mais de animo (em vez de 15 passou a 17 em série). Tenho feito verificações quase todos os dias, e desde que lhe retirei o PowerLog, (em Março) que fazia um desequilibrio, nunca mais notei diferenças. Estou para ver agora as diferenças entre as novas e as com já 11 000 Km, depois conto...

Um balanceamento não demora assim tanto, desde que se tenha as ferramentas certas e alguma pericia! Não é certamente com lampadas que se faz o balanceamento grosso, para isso tenho resistencias feitas com fio de cromo-niquel (caseiramente). Uma coisa muito importante é ter um alimentador de pouca potencia e aproximar ao maximo a carga pelo "gargalo". Chamo gargalo porque me faz lembrar quando engarrafava o vinho com o meu avó e o cuidado tinha de ser redobrado quando o liquido subia ao gargalo da garrafa, que era quando ele subia mais rapido. Uma pinguinha a mais era o suficiente para fazer deitar fora (ou subir muito). O mesmo para as baterias!!!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por hmma »

Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB Predator 40AH

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu: Concordo com tudo o que disseste Marco!

Jmal, posso dizer-te que as minhas baterias são muito certinhas. Se podesse compara-las a alguma coisa, diria que parecem um relogio suiço! Hoje mesmo estive a fazer novo balanceamento, nem de preposito! Mas não foi por estarem mal balanceadas, foi por acrescentar mais 8 celulas novas (2 X 4) para lhe dar um pouco mais de animo (em vez de 15 passou a 17 em série). Tenho feito verificações quase todos os dias, e desde que lhe retirei o PowerLog, (em Março) que fazia um desequilibrio, nunca mais notei diferenças. Estou para ver agora as diferenças entre as novas e as com já 11 000 Km, depois conto...

Um balanceamento não demora assim tanto, desde que se tenha as ferramentas certas e alguma pericia! Não é certamente com lampadas que se faz o balanceamento grosso, para isso tenho resistencias feitas com fio de cromo-niquel (caseiramente). Uma coisa muito importante é ter um alimentador de pouca potencia e aproximar ao maximo a carga pelo "gargalo". Chamo gargalo porque me faz lembrar quando engarrafava o vinho com o meu avó e o cuidado tinha de ser redobrado quando o liquido subia ao gargalo da garrafa, que era quando ele subia mais rapido. Uma pinguinha a mais era o suficiente para fazer deitar fora (ou subir muito). O mesmo para as baterias!!!
Até podem ser certinhas como dizes, mas aplica 48 delas, 24 série e 2 paralelo numa predator e vai acelerar para a estrada, a fundo e sem bms, e depois mede então.

Já agora, achas que o teu método bms pode ser usado por toda a gente ? será que os ve têm futuro dessa maneira ou vão continuar a ser só para alguns ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por Jorge Rocha »

hmma Escreveu:Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
Claro que não! O BMS será sempre necessário, e agora, mais ainda, para mim, com esta alteração. O controlador faz o corte aos 42v, logo não posso descuidar-me (42 / 17 = 2,47v)! Apenas acho que poderia ser algo mais simples, eficiente e seguro.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Jorge Rocha Escreveu:
hmma Escreveu:Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
Claro que não! O BMS será sempre necessário, e agora, mais ainda, para mim, com esta alteração. O controlador faz o corte aos 42v, logo não posso descuidar-me (42 / 17 = 2,47v)! Apenas acho que poderia ser algo mais simples, eficiente e seguro.
Jorge Rocha Escreveu:
hmma Escreveu:Convenhamos que esse processo [de balanceamento] não é para o comum dos leigos... aconselhavas não ter BMS a um "consumidor" que apenas quer um veículo para "abastecer", ligar e andar ??
Claro que não! O BMS será sempre necessário, e agora, mais ainda, para mim, com esta alteração. O controlador faz o corte aos 42v, logo não posso descuidar-me (42 / 17 = 2,47v)! Apenas acho que poderia ser algo mais simples, eficiente e seguro.
;)
E se pode ser simplificado, estes pioneiros, :lol: :lol: :lol: irão fazê-lo. Não tenho dúvida! :oops:

BondadeSua

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
Localização: Cantanhede

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por paulogil »

Boas
Finalmente lá recebi o meu cartão mobi.e, ao fim de quase 2 anos a mandar mail's, telefonar e enviar várias vezes os documentos, lá me chegou a casa o cartão. Mas isto como tudo neste país é preciso ter muita paciência e também ser um bocadito bruto a falar.
Agora só resta arranjar por aí um posto para experimentar, mas para isso só em Aveiro ou Coimbra.
Mas vai ter de ficar para depois das férias.
De resto tem sido andar e carregar.

Abraço e força nos electrões
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por pafi »

Boa!
Em Coimbra terás mais hipóteses nos Olivais, em frente aos BVC (Av.Fernão Magalhães), Forum e Escola de Enfermagem.
Em Aveiro, pelo menos os do Rossio, Museu e Universidade funcionam.

Já chegou aos 1500 utilizadores de Mobi.E? :oops:

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por hmma »

Já chegou aos 1500 utilizadores de Mobi.E?
Que é como quem diz: o número do teu cartão já passa dos 1500 ?
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
paulogil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
Localização: Cantanhede

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por paulogil »

Boas
O meu número é 1168....

Abraço
ImagemPREDATOR GTI Bordô
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por pafi »

O meu é oitocentos e pouco, portanto, cerca de 350 novos membros em sete meses. 50 por mês até que nem é mau... mas podia ser melhor..... Quantos serão de duas rodas? Será possível saber a estatística detalhada desde o membro nº1 até aos nossos dias?

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por hmma »

Não sei se a Mobi-E alguma vez irá disponibilizar isso... se calhar só com algum "conhecimento in-house"... o mais parecido que vi com esse tipo de estatística são os dados do IMTT, com as matrículas realizadas por marca (carros e motas), mas nesse caso tens de identificar todas as marcas elétricas no meio das restantes (e algumas motas chinesas têm marcas bem estranhas - como a minha - TYSONG)
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Mensagem por Volt »

Os primeiros 200 cartões já não devem estar válidos (eram de testes e eu tive um desses :-D). O meu actual é um 400 e picos.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”