Mais um cá no Norte...
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Mais um cá no Norte...
Mas tem algum cuidado especial com a mota? Carregamentos preferidos ou preteridos? Sw diferente? Mudaste alguma celula? Ou ainda são daquelas chinesas que há uns anos tanto alguns temiam?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Mais um cá no Norte...
Por vezes as pessoas não percebem como se fazem tantos Km de mota eléctrica, exactamente porque não se conseguem imaginar deslocando-se para todo o lado com apenas esse meio de transporte.rocker_pt Escreveu:He he he...mas nada de mais. Apenas que a uso sempre no dia a dia pois é o meu veiculo de transporte, quer esteja sol, chuva ou vento._rapt0r_ Escreveu:Fonix.. Tu no fim do trabalho deves andar a dar uns passeios só para fazer kilometros...
Neste momento o BMS já está a fazer o seu trabalho para amanha eu poder arrancar de novo para mais 40km
Esta é uma atitude de muito espírito de sacrifício, não tanto pela compensação económica, mas mais pela ecológica. Há pessoas que também não se acreditam nestas atitudes por este ultimo facto (da compensação ambiental). Temos todos que ainda aprender muito (desaprender em alguns aspectos) para que possamos viver em tranquilidade por muitos mais anos neste planeta, o único possível para a vida.
Esse BMS tem algumas vantagens em relação ao outro original quando bom:
-Tensão de corte por alta aos 3,75V
-Balanceamento até aos 3,50V
-Tensão de corte por baixa aos 2,50V
-Potencia de carga de 32A continuos
-Medições das células isoladas do circuito de potencia.
-Led's azuis (para quem é do FCP)
Penso que o rocker_pt é um condutor experiente e cauteloso, onde tem especial cuidado com o cair da tensão das células. Quando verifica isso, diminui o acelerador.O_volt Escreveu:Mas tem algum cuidado especial com a mota? Carregamentos preferidos ou preteridos? Sw diferente? Mudaste alguma celula? Ou ainda são daquelas chinesas que há uns anos tanto alguns temiam?
Este cuidado é realmente muito bom, já que as células não gostam de andar em trabalho com tensões abaixo das nominais... passo a explicar.
Sabendo que a tensão nominal é de 3,20V, andar com descargas de corrente que promovam o abaixamento desta tensão trará mais stress às células.
Normalmente, com o frio isso é quase inevitável, mas ainda assim se deve ter em conta quando a tensão baixa muito.
Também quando a capacidade desce dos 50%, a facilidade de ver a tensão cair é muito maior, daí o rocker_pt dizer que faz apenas 40Km (certamente até aos 50% da capacidade do pack), pois depois disso verifica um forte abaixamento da tensão, e então teria de andar muito devagar para não promover o stress às células.
Mesmo sem ele saber exactamente disto tudo, o coloca em pratica, talvez por ser sensível e por ter tido outras experiências com os seus anteriores veículos eléctricos, ainda com baterias de chumbo.
Corrigem-me se estiver enganado...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1887
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Mais um cá no Norte...
O_volt, são as celulas originais. Nunca foram mechidas. Parece que o diacho das células são resistentes.
Por acaso agora que relembras, no início todos nós equacionávamos quantos quilómetros é que estas baterias poderiam fazer e se compensaria o investimento em células lítio.
Estes 90 000 km se fossem feitos num carro a gasolina/diesel em contas redondas daria uma despesa próxima de 9 000€ em combustível.
Por acaso agora que relembras, no início todos nós equacionávamos quantos quilómetros é que estas baterias poderiam fazer e se compensaria o investimento em células lítio.
Estes 90 000 km se fossem feitos num carro a gasolina/diesel em contas redondas daria uma despesa próxima de 9 000€ em combustível.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Mais um cá no Norte...
Ainda bem que está tudo a correr bem, e que tudo não passou de um Velho do Restelo.rocker_pt Escreveu:O_volt, são as celulas originais. Nunca foram mechidas. Parece que o diacho das células são resistentes.
Por acaso agora que relembras, no início todos nós equacionávamos quantos quilómetros é que estas baterias poderiam fazer e se compensaria o investimento em células lítio.
Estes 90 000 km se fossem feitos num carro a gasolina/diesel em contas redondas daria uma despesa próxima de 9 000€ em combustível.
Porém, vai relatando a tua experiência única, pois este pack "intacto" ensina-nos muita coisa sobre procedimentos ótimos a ter em conta.
Penso que a resistência interna irá agora aumentar, mas a tua condução ajudará de certeza. Porém, caso algo corra menos mal, sei que vamos aprender graças ao teu pioneirismo e sacrifício, que apenas posso recompensar com as minhas palavras.
Este DB é único, pois incentiva outros a "litizar" ótimas motas, pois sabem que as baterias de lítio afinal vieram para nos convencer...mas já foi há 5 anos! Por isso devemos olhar para o presente com menos receio e mais confiança em soluções audazes.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1601
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Mais um cá no Norte...
Parabéns pela marca. Daqui a nada tens uma mota nova com 0km
Eu vou muito atrás com 59 000km sem nenhum problema no pack. Sempre tive esse cuidado que falam. Eu vejo o voltímetro como um instrumento que me indica o nível de stress do pack. Quando o ponteiro descia demasiado eu aliviava o acelerador.
Sabendo que a RI aumenta com o frio, o Jorge isolou o pack que agora mantém a temperatura das células mais elevadas e as tensões de trabalho mais altas. É algo que recomendo ao Rocker_pt.
Também adicionei 30ah em paralelo, conto agora com 90ah, pois continuo a achar que esta mota vale cada cêntimo que gastei nela. Há dias fiz 180kms com uma carga!
Eu vou muito atrás com 59 000km sem nenhum problema no pack. Sempre tive esse cuidado que falam. Eu vejo o voltímetro como um instrumento que me indica o nível de stress do pack. Quando o ponteiro descia demasiado eu aliviava o acelerador.
Sabendo que a RI aumenta com o frio, o Jorge isolou o pack que agora mantém a temperatura das células mais elevadas e as tensões de trabalho mais altas. É algo que recomendo ao Rocker_pt.
Também adicionei 30ah em paralelo, conto agora com 90ah, pois continuo a achar que esta mota vale cada cêntimo que gastei nela. Há dias fiz 180kms com uma carga!
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Mais um cá no Norte...
nosssaaaaaaaaaaa que biolência moço....marcopns Escreveu:.... Há dias fiz 180kms com uma carga!
que velocidade foste em média?
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Mais um cá no Norte...
O Marcopns vive numa planície, já no Leaf consegue consumos invejosos!Mumia Escreveu:nosssaaaaaaaaaaa que biolência moço....marcopns Escreveu:.... Há dias fiz 180kms com uma carga!
que velocidade foste em média?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Mais um cá no Norte...
aaaahhhhhhhhhh tinha de haver aí algo ehehehehe malandro pá!!! sortudo!!!
Mas ainda assim.... que bolência...
Mas ainda assim.... que bolência...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1601
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: Mais um cá no Norte...
Fui a 50-55km/h. Não é fácil, são quase 4 horas em cima da mota! Deu-me um consumo na tomada de 4,3kwh/100km.
No Leaf no passado sábado fiz 145km numa viagem a Coimbra com o CB a mostrar 25km de autonomia restante, a condução foi descontraída, era possível fazer muito melhor.
Vivo numa zona plana e não uso autoestradas nem vias rápidas. Os 50-60km/h são, na maioria das vezes a acompanhar o trânsito. Depois também temos as estradas minadas com radares, fica caro andar depressa.
No Leaf no passado sábado fiz 145km numa viagem a Coimbra com o CB a mostrar 25km de autonomia restante, a condução foi descontraída, era possível fazer muito melhor.
Vivo numa zona plana e não uso autoestradas nem vias rápidas. Os 50-60km/h são, na maioria das vezes a acompanhar o trânsito. Depois também temos as estradas minadas com radares, fica caro andar depressa.
-
- Moderador
- Mensagens: 5514
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
- Localização: Carcavelos
Re: Mais um cá no Norte...
para viagens longas (encontros nacionais) conheço bem essas velocidades
ahhhh pois os radares eles andem aí... eu é sempre a olhar pras bermas, que não quero nada com eles!
ahhhh pois os radares eles andem aí... eu é sempre a olhar pras bermas, que não quero nada com eles!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1070
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
- Localização: Lisboa
Re: Mais um cá no Norte...
Também pertenço ao grupo das luzes azuis. A primeira vez que as vi, depois da bateria ficar a carregar durante a noite, davam uma luz algo fantasmagórica à divisão. Fiquei uns segundos a pensar de onde raio viria aquela luz toda até olhar para a bateria, lol
-
- Membro Silver
- Mensagens: 438
- Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
- Localização: Guimarães, Braga
Re: Mais um cá no Norte...
Boa! Isso é que é ser um verdadeiro motard!rocker_pt Escreveu:(...) é o meu veiculo de transporte, quer esteja sol, chuva ou vento.
Neste momento o BMS já está a fazer o seu trabalho para amanha eu poder arrancar de novo para mais 40km
Parabéns!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms
Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1887
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Mais um cá no Norte...
Ainda sobre a questão da autonomia, desta vez tive de fazer uns quilometros extras com temperaturas bem baixas e não consegui fazer cargas intermédias. A mota não cortou mas quando carreguei coloquei lá dentro 3.57kWhrocker_pt Escreveu:Não testei autonomias, mas com 5-8 graus faço 40km habitualmente sem medos de ficar a meio. Mas vendo o ponteiro descer controlo o punho para preservar as baterias.MRider Escreveu:...Que autonomias ainda consegue fazer ?
Sem querer fazer testes de autonomia, isto permitiu-me concluir que com temperaturas baixas consigo poder usar mais de 3,57kwh.
Sabendo que à velocidade de 60km/h gasta algo como 5kWh/100, já dá para ter uma noção da autonomia dela.... nas condições de 7-8 graus e a 60km/h talvez uns 70km.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: Mais um cá no Norte...
5kw aos 100....acho muito a essa velocidade.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Mais um cá no Norte...
A 60Km/h, em dias frios, numa máxi-scooter de 200Kg, com controlador trapezoidal, eu não acho muito.O_volt Escreveu:5kw aos 100....acho muito a essa velocidade.
Com o frio, o ar fica mais denso, logo mais atritos com a velocidade.
Com o frio, as baterias ficam com uma resistência interna mais alta, logo terem tendência a aquecer, e ao aquecer, será libertada energia para o ambiente sob a forma de calor.
Tudo se traduz numa menor eficiência.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1887
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Mais um cá no Norte...
92.000km em fevereiro 2016.
Mais um aniversário desde fevereiro 2011
5 anos - 92 000km
Uma média anual de 18 400 km
Mais um aniversário desde fevereiro 2011
5 anos - 92 000km
Uma média anual de 18 400 km
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Mais um cá no Norte...
São muitos km's...
Parabéns.
Parabéns.
Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1887
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Mais um cá no Norte...
Mais alguns quilometrozinhos.... está nos 98 000km agora
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4088
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Mais um cá no Norte...
Fantástico. Ainda com baterias de origem.
O que mais espetacular.
Parabéns
O que mais espetacular.
Parabéns
Live long and prosper!
-
- Membro Dedicado
- Mensagens: 85
- Registado: sexta jan 29, 2016 2:05 pm
Re: Mais um cá no Norte...
Muito bem, espetacular