SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

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RuFuS
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por RuFuS »

e_bike Escreveu:Acabámos de perder o DB do marcopns por causa destas guerras estúpidas das marcas! :evil:

A partir de agora vou ignorar todos as respostas do user rufus, quer seja no meu DB ou noutro tópico qualquer.

Vou também deixar de recomendar a compra, ou defender a SW Predator a qualquer pessoa que venha com duvidas ao Forum (a menos que o façam por MP), leiam a informação nos DB e decidam por vós!

Viva o veículo eléctrico! :D

Bem mas que salganhada que para aqui vai...

As rodas traseiras das predator's estão tortas...disso já ninguém dúvida...se têm dificuldade em admitir a verdade aí é que já não podemos fazer nada...

No entanto acho piada ao teu comentário quando noutra thread afirmas o seguinte:
e_bike Escreveu:A monica mudou de mota e comprou uma Predator igual à minha. Estava farta de avarias com e ekoway, e conseguiu que lhe devolvessem o dinheiro. Quis continuar o DB dela com a mota nova em vez de abrir um novo, arranjou uma discussão com os moderadores e foi para outro forum.
Ainda aparece por aqui, tem agora um tópico do projecto de dar a volta a Portugal durante as férias.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=13142
A mónica estava farta das avarias da ekoway??? :shock:
Segui o DB dela e realmente a avaria do bms persistiu mas nada que não tenha acontecido a outras marcas...certamente ela só teve menos paciência que muitos dos que adquirem motas eléctricas chinesas...
Ao menos resolveram-lhe o problema com a devolução do dinheiro tal como ela exigiu com as suas condições, não me parece que haja dedo a apontar à ecocritério...já da batlight não se pode dizer o mesmo...

Mas já que falamos em devoluções e clientes fartos de problemas...sabias que também existem clientes desse género que compraram uma SW Predator? Pergunta ao Orlando que ele poderá responder-te melhor...

Só + uma coisa...ninguém anda aqui com guerras estúpidas...andamos sim cada um a mostrar o seu ponto de vista e a defendê-lo com factos e verdades...


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Volt
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

Espero que todos pensem no que se está a passar. Não quero andar a atribuir culpas, nem gostava que outros entrassem nessa batalha, pois isso é alimentar uma guerra. Sugiro que reflitam no que é melhor para a "causa". E a causa não é vender a marca X ou a marca Y. Por vezes, temos de nos acalmar, se isso é o melhor a fazer. Dar a opinião construtivamente sem provocar outrem ou ter segundas intenções, é uma mais-valia. Não cumprir um destes requisitos, é maléfico.

Deixo aqui estas palavras, que mais não são que um pedido de ajuda, pois creio que a moderação não tem mãos para isto tudo. Ou melhor, ter até tem, mas também pode ser prejudicial, ao passo que, se cada um de nós for moderado por si próprio, tudo se torna mais fácil...

:-).
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Seal
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Seal »

Volt Escreveu:Vivas a todos.

Espero que todos pensem no que se está a passar. Não quero andar a atribuir culpas, nem gostava que outros entrassem nessa batalha, pois isso é alimentar uma guerra. Sugiro que reflitam no que é melhor para a "causa". E a causa não é vender a marca X ou a marca Y. Por vezes, temos de nos acalmar, se isso é o melhor a fazer. Dar a opinião construtivamente sem provocar outrem ou ter segundas intenções, é uma mais-valia. Não cumprir um destes requisitos, é maléfico.

Deixo aqui estas palavras, que mais não são que um pedido de ajuda, pois creio que a moderação não tem mãos para isto tudo. Ou melhor, ter até tem, mas também pode ser prejudicial, ao passo que, se cada um de nós for moderado por si próprio, tudo se torna mais fácil...

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Luciano Kaefer
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Luciano Kaefer »

Caro Seal e demais:
A equipa de moderação desse forum procura ser o mais isenta possível, permitindo a livre ( mas responsável ) manifestação.
Se o usuário está certo ou comete excessos visando prejudicar uma marca, não nos cabe servir de julgadores. Existe a Justiça para isso.
Já aconteceeu no passado de um usuário atacar uma marca e o usuário atacado, recorreu à PJ que, por meios judiciais, requereu ( e tivemos que ceder ) os dados referente aos IPs que originaram as mensagens difamatórias.
Sei que o caso seguiu adiante e envolveu alguns milhares de euros como indenização.
Tenho acompanhado os posts do Rufus e sempre defendi a livre manifestação DESDE que não pise em nenhum artigo do regulamento, pelo qual seria moderado conforme determina nosso regulamento.
Entretanto, entro nesse tópico com a única finalidade de ALERTAR que, caso alguém (empresa ou pessoa) se sentir ofendido e encaminhar reclamação na PJ, o problema assumirá proporções grandes para quem difamou. Existem leis para isso, e qualquer um que se sinta ofendido, poderá requisitar o abrigo da lei para indenização.
Ao forum cabe APENAS permitir que um post seja colocado. Mesmo que uma pessoa utilize-se de um nickname de difícil identificação, cada post, ao ser colocado, fica registrado a origem ( o IP ), e com apenas alguns segundos, a justiça sabe quem enviou.

Portanto amigos, observem bem e releiam o que o Seal escreveu. Nós agimos estritamente na proteção do regulamento. Fora isso, podem falar o que quiserem, mas não tenham dúvida de que excessos podem ser objeto de vultuosas indenizações, ou prestação de serviços à comunidade.

Antes que alguém fale que o forum protege patrocinadores: Não, não protegemos. Temos um regulamento especial para a publicidade e um patrocinador pode ter sua condição revogada caso infrinja o regulamento especial de patrocinadores.
E, nesse caso em especial, nem mais patrocinador é.
Meninos: Protejam seus bolsos. Só um advogado para defesa já custa os olhos da cara.
Pensem antes de clicar ENVIAR! A internet não oculta pessoas atrás de nicks.

E ATENÇÃO: Não repliquem esse post. Se tiverem dúvida e queiram argumentar sobre o que estou falando, ABRAM um tópico na Secção Suporte Técnico, que teremos prazer em debater.
Mas aqui, continuem a falar sobre a SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos. ;)
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e_bike
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Já chegaram as novas pastilhas de travão. Comprei no ebay porque não tenho oficinas aqui na minha zona, e para estar à espera mais vale mandar logo vir pela net.
Para que não sabe os 2 pares não são iguais. Embora as pinças tenham o mesmo modelo, a fixação é diferente atrás e à frente.
Comprei da marca EBC, porque me parecem ser boas. Podia ter comprado chinesas muito mais baratas, mas decidi melhorar um pouco a travagem da mota. Até agora acho que foi uma boa escolha.

A referência desta marca para a frente é FA086 e para trás é FA165. Tenham em atenção que nas traseiras, há um modelo muito parecido mas que não serve para esta mota por causa da fixação.
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As velhas.
As velhas.
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Notem como já estavam gastas. Mesmo assim para chinesas acho que já duraram bastante.
Desgaste
Desgaste
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Depois ponho aqui um tutorial de como as substituir para quem quiser meter mãos á obra. É muito fácil e podem poupar uns cobres na oficina.
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e_bike
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Vamos lá então explicar como se substitui as pastilhas de travão das Predator.
Vão precisar de um roquete com chave 12, uma chave sextavada n.º 5, uma chave de bocas 8 e uma chave de fendas.

Comecem por aliviar os pernos que seguram as pastilhas, mas não os tirem logo. Estão marcados na foto. Depois podem tirar os parafusos que seguram a pinça.
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IMG0110A.jpg (97.24 KiB) Visto 3996 vezes
Depois de tirarem os 2 parafusos, puxem a pinça para fora do disco e podem acabar de desapertar os pernos das pastilhas.
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IMG0112A.jpg (98.83 KiB) Visto 3996 vezes
As pastilhas ficam soltas e podem retirá-las. Podem aproveitar para dar uma limpeza nas pinças e tirar o pó acumulado.
Coloquem as pastilhas novas, pressionem um pouco as molas do fundo e alinhem os buracos para enfiar os pernos.
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IMG0116A.jpg (110.74 KiB) Visto 3996 vezes
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Depois de colocadas as pastilhas novas, estas vão ficar muito juntas e não vão conseguir colocar a pinça no disco.

Aliviem a pressão nos embolos desapertado a válvula de sangramento, tem uma tampa de borracha, basta desapertar meia volta. Tenham cuidado que vai sair oleo DOT 4, que é muito corrosivo, não deixem que caia em cima dos plásticos da mota.
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Introduzam a chave de fendas entre as duas pastilhas e separem-nas.
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Agora basta introduzir a pinça no disco e voltar a reapertar tudo no sitio. Não abusem da força ao apertar os parafusos que seguram a pinça. Verifiquem o nível do óleo nos depósitos do guiador e reponham se for preciso.

Cuidado com os primeiros kms porque as pastilhas novas não travam quase nada. O melhor mesmo é fazerem umas travagens fortes depois de as colocarem.

Espero que tenha sido útil! ;)
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jmal
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por jmal »

Só um reparo, se alivias a pressão na válvula de sangramento, vai entrar ar, e depois tens de sangrar para retira-lo.
Eu não desaperto essa válvula, pressiono os êmbolos para dentro para que oleo volte ao reservatório, que neste caso vai encher, ou seja, enquanto as pastilhas vão-se gastando, o reservatório vai despejando e agora com pastilhas novas, volta a encher.
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Volt
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Volt »

Muito bom. É isso mesmo. :-D.
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BondadeSua
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por BondadeSua »

jmal Escreveu:Só um reparo, se alivias a pressão na válvula de sangramento, vai entrar ar, e depois tens de sangrar para retira-lo.
Eu não desaperto essa válvula, pressiono os êmbolos para dentro para que oleo volte ao reservatório, que neste caso vai encher, ou seja, enquanto as pastilhas vão-se gastando, o reservatório vai despejando e agora com pastilhas novas, volta a encher.
OK
Pode mostrar-se imagem(?) de, "pressiono os êmbolos para dentro". Para mim ajudava. Falta-me esta parte "do conhecimento".
Obrigado

BondadeSua
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civic
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por civic »

Pode-se pressionar os êmbolos com um alicate "bico de papagaio", por acaso nos dos carros nunca abri a purga, pois a seguir teria que purgar o circuito, com o alicate consegue-se empurrar facilmente os êmbolos para trás.
Nissan LEAF 2018 40kWh
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BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Também se consegue empurrar os êmbolos sem abrir a purga, mas é preciso fazer mais força. Basta abrir a válvula, deixar sair a pressão e voltar a fechar que os êmbolos ficam logo mais leves.

O ar não entra pela purga, entra é por cima pelo depósito!
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por BondadeSua »

e_bike Escreveu:Também se consegue empurrar os êmbolos sem abrir a purga, mas é preciso fazer mais força. Basta abrir a válvula, deixar sair a pressão e voltar a fechar que os êmbolos ficam logo mais leves.

O ar não entra pela purga, entra é por cima pelo depósito!
Desculpa a intromissão "directa". Mas a minha ignorância é mesmo/também "êmbolos". Como fizeste nas outras partes.
OBG

BondadeSua

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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Não tirei nenhuma foto da pinça sem as pastilhas mas achei esta na net. Os êmbolos são aquelas duas peças circulares, que empurram a pastilha contra o disco quando pressionamos o travão.
À medida que as pastilhas vão desgastando, os êmbolos vão saindo para fora fazendo a afinação do travão. Como as pastilhas novas têm maior espessura, temos de empurrar os embolos para o sitio inicial, para arranjar espaço para as pastilhas.
calclean-1-lg.jpg
calclean-1-lg.jpg (68.86 KiB) Visto 3923 vezes
Espero que assim dê para perceber. Para a próxima tenho de fazer um video! :D
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por BondadeSua »

:lol:
Assim já fica o "manual completo".
Joia

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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

As pastilhas de travão que coloquei são bastante boas e melhoraram bastante a travagem. Aconselho que quando forem trocar as vossas que coloquem marcas de referência, não vão pela opção barata.

Outro assunto que anda por aí a causar muita animosidade é a má qualidade das motas da SW, e os seus proprietarios não revelarem os problemas que as motas têm. Como comecei este DB mais tarde, houve coisas que não mencionei sobre a mota.

Vamos lá então contar toda a verdade! ;)

A mota está com 15540 kms, tem quase 13 meses. Só criei o DB a partir dos 10000 kms por isso há coisas de que não falei.

Umas da primeiras coisas a avariar foi o rádio, nunca o usava por isso não me chateou muito, acho que foi a água das lavagens que o estragou. De qualquer maneira já o troquei por outro muito melhor.

O odómetro ou conta-quilómetros, parcial ficou emperrado ao fim de uns meses e não contava, como eu ainda andava a habituar-me à autonomia, era importante que ele funcionasse. Falei com a SW e deram-me umas dicas mas não resultaram. Por minha iniciativa e para não estar à espera da reparação, desmontei toda a frente da mota e lá consegui lubrificá-lo com spray. Até hoje sempre funcionou, se ficar preso nos zeros, tentem colocar a zero em andamento, costuma funcionar comigo.

Tive a fuga nas bombas de travão de que já alguém falou por aqui, mas parou sozinha e não lhe liguei mais. Os plásticos chineses ao contrário dos usados na vectrix, são resistentes ao óleo D.O.T 4! :D

A avaria que considero mais grave até agora, foi a mota ter-se desligado de repente quando ia a andar bem numa subida. Não foi perigoso porque havia uma berma grande para parar. Abri o banco e tirei a tampa do BMS, vi que o disjuntor estava desligado voltei a ligá-lo e segui viagem normalmente. Mais tarde voltou a fazer o mesmo num arranque a sair de casa. Falei com o Humberto, verifiquei se não havia folgas nos apertos dos terminais do disjuntor. Desconfiava-se que era defeito no disjuntor, mas nunca mais fez o mesmo e já andei mais 8000 kms sem acontecer novamente.

O meu primeiro pneu traseiro era chinês, também acho que estes pneus não deviam vir para a Europa. A partir dos 5000 kms começou a desfazer-se de uma lado e perdeu toda a borracha rapidamente. Nunca me senti inseguro com ele mas no molhado não era grande coisa. Agora acho que a SW já equipa as motas com Michelin.

Acho que não me esqueci de nada. Se houve pessoas que tiveram mais problemas e não o relataram, disso não sei. Também há muitas pessoas que compraram SW e não estão aqui registadas. O rufus parece andar a fazer de Provedor da SW e toda a gente se vai queixar a ele das avarias. Não sei quem lhe deu esse estatuto. :roll:
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por RuFuS »

Boas!

Olha...deste uma olhadela no nível do óleo dos travões depois de mudares as pastilhas? Vê se o óleo ñ desceu por teres sangrado a bomba aquando da troca das pastilhas...

PS - Tás de Parabéns! :mrgreen:
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Voltando ao assunto do travões. Decidi investigar sobre o suposto ABS que vem instalado nas Predator.
Desde o inicio que sei que aquilo não é um ABS, basta olhar para o disco de travão para ver isso. Claro que um ABS numa mota chinesa é coisa que não lembra a ninguém, já que normalmente só o ABS custa mais que algumas motas chinesas! :D

O sistema que vem instalado é uma válvula regulável, que retira um pouco da força de travagem exercida na manete de travão. Claro que isto pode ser bom em alguns casos, mas vai aumentar a distancia de travagem.
Regulação da válvula de travagem
Regulação da válvula de travagem
IMG0115A.jpg (121.91 KiB) Visto 3824 vezes
Se quiserem ajustá-la basta desenroscar a tampa na parte de baixo com um alicate, têm lá dentro um parafuso de ajuste da válvula, com uma chave sextavada n.º 6 podem ajustá-lo. Se apertarem a travagem perde força, se o alargarem a travagem ganha força. claro que isto tudo terá de ser testado aos poucos para chegar a um ajuste que agrade ao condutor.

Tenho 2 sugestões a fazer:
Se são novatos na condução de mota e a eléctrica é a primeira mota que guiaram na vida, não aumentem muito a força de travagem porque as rodas vão bloquear e é queda certa.

Aumentem mais a força no travão da frente e menos no detrás, pois é mais fácil bloquear a roda traseira em travagens bruscas.

Não se esqueçam que os ajustes que fazem em estrada seca de nada vos serve em molhado. Por isso, com chuva adoptem uma condução suave sem acelerações bruscas ou travagens fortes e não andem colados aos carros da frente.
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Seal »

Boa. Informação muito útil. ;)
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Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Volt »

Nem mais. A travagem deve ser à volta de 70% no travão da frente e 30% no de trás.

5*.
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