DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

pena33
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 159
Registado: terça ago 14, 2012 7:36 pm

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por pena33 »

Boa noite PepeLegal,

Hoje estive a ler o teu DB de uma ponta a outra e achei um DB muito interessante, grande aventura que fizeste no ano passado, até deu-me vontade de comprar uma EkoWay 5000...

Continuação de muitos e bons KM´S...


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Viva,

Apenas para actualizar os Kms : 10.000 (finalmente!)

A registar apenas um problema à duas semanas atrás com o carregador que foi devidamente trocado pela Ecocriterio....primeiro pensei que tinha sido apenas o fusível do carregador que tinha queimado, mas depois o técnico da EcoCriterio detectou um problema interno no carregador e a troca foi feita no momento. A assistência deles continua 5*.

A caminho dos 20.000 kms.......mas devagarinho.... :mrgreen:

PS: Obrigado pelas mensagens :)

Imagem

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por Mumia »

boa boa boa :) assim que se quer... probs resolvidos rápidamente e muitos km's ;)

P.S.- isto faz-me pensar que uma outra empresa bem nossa conhecida podia estar tao bem como essa... mas pronto...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por MRider »

Boas isso é que gosto de ouvir , sempre a rodar e tudo resolvido rapido 8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por t3lmo »

5 dígitos numa ML gémea da minha! Excelente Pepe!
Muitos parabéns e só anseio por fazer o mesmo em breve :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Telmo, tu fazes os 10000 em 3 tempos...o teu "andamento" não se compara ;-)

Sim, até ao momento a assistência da EC tem sido mesmo muito boa, só esperemos que não mude.

:)


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Lembrei-me de vir actualizar o diário da Eko5000. Desde a última actualização não tem havido muito para reportar...continuo a fazer os mesmos kms diários, embora, agora, a scooter já tenha cerca de 16.500Km.

Entretanto também mudou os pneus (furo no pneu traseiro e acabei por substituir os 2 pneus) e as pastilhas de travão.

O único facto que vale a pena reportar foi a recente avaria do controlador e sua substituição - 1.5 meses após o final da garantia :(

Não se conseguiu perceber o que aconteceu, apenas no trajecto de regresso a casa, o motor fez um barulho estranho e logo a seguir bloqueou, ficando completamente "mudo"....lá fui experimentar a viagem de reboque até à Ecocritério....

Ao que parece foi uma fase que avariou, o que levou à substituição do controlador...um mês e meio depois da garantia da mota terminar...o Paulo Cordeiro ainda tentou colocar o controlador na garantia mas não conseguiu... :-(

Uma semana depois, a mota já tinha um controlador novo chinês Sabvoton, que segundo o Paulo Cordeiro é muito semelhante aos da Sevcon. Parece que é muito mais eficiente por ser de "onda pura" tornando a mota super-silenciosa. Realmente, agora, parece que tenho uma mota "stealth"...o único "assobio" que se ouve é o meu, do valor que vou pagar pelo controlador :-)

Os settings de origem do controlador é que deixam muito a desejar, pois dão pouca força à mota e isso fez-me voltar à Ecocritério para fazer uma "reprogramação"...está melhor, mas não está perfeita ainda...

Vou tentar lá ir de novo esta semana para tentar dar mais "força" ao animal...

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por MRider »

Tem cuidado com os fios que vão para o motor podem derreter pois esse controlador cá manda amp...
Live long and prosper!


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado Fumarento. Os amps fornecidos ao motor devem ser semelhantes aos do controlador antigo..pelo menos neste momento, a mota não parece com mais potência do que tinha...acho que antes pelo contrário...mas na melhor das hipóteses está igual.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por jmal »

Quanto custa o novo ?? porque teve de ser substituído ? não tem reparação ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Olá jmal,

Não faço ideia ainda do custo, estou à espera que a Ecocritério me diga quanto irá custar...a substituição sei que se deveu a ter-se queimado uma fase no controlador....mas não sei muitos mais pormenores, nem sei se daria para ser reparado a um custo relativamente inferior ao que irá custar este....

:(

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por jmal »

PepeLegal Escreveu:Olá jmal,

Não faço ideia ainda do custo, estou à espera que a Ecocritério me diga quanto irá custar...a substituição sei que se deveu a ter-se queimado uma fase no controlador....mas não sei muitos mais pormenores, nem sei se daria para ser reparado a um custo relativamente inferior ao que irá custar este....

:(
Muitos têm reparação, e ficam a custos bem abaixo de novos, mas como não sabes o valor desse !!!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por MRider »

Olha a tua mota tem bms ? Como são as baterias ?
São células ou são blocos de 12v ?
Live long and prosper!


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

A minha tem 24 células com um total 60Ah e sim, tem BMS (pelo menos comprei como tendo) :).


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Boas pessoal,

Apareceu-me uma oportunidade de talvez comprar uma segunda mota cá para casa - uma Vectrix Li+ de Espanha.

Já estive a ver a documentação e a burocracia que é necessário e o processo parece meio complicado, mas possível. No entanto, gostava de saber se alguém sabe como seria em relação a manutenção ou reparação de eventuais avarias no representante da Vectrix Portugal. Alguém sabe se eles aceitam a garantia da mota, etc. ?

Sobre soluções de transporte de Madrid para Lisboa, alguém sabe o que poderá ser melhor? Neste momento estou a considerar alugar uma carrinha para, na eventualidade de se fazer negócio, a ir buscar a Madrid, mas amanhã penso telefonar para uma transportadora para saber também preços e condições.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por Volt »

A garantia da Vectrix em Portugal é assistida pela Masac. Se a mota tem garantia da Vectrix, não terás qualquer problema. Já se a garantia é apenas do concessionário espanhol, é o mesmo que não ter garantia fora do concessionário...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado Volt.

Já contactei a Masac e eles referiram-me o mesmo. Mas para ter acesso à garantia, é necessário prova original (isto é, factura original da compra).

Esta mota já tem 2 anos, mas levou baterias e carregador novos à 2 meses, e é este material que tem garantia de 1 ano. Segundo o vendedor tinha um problema na carga que não permitia carregar as baterias totalmente e ele notava uma grande redução na autonomia. Parece que com a substituição das baterias e do carregador, neste momento esse problema está resolvido e a mota tem a autonomia especificada (cerca de 120km).

O negocio parece interessante, mas está pendente por um documento - o CoC, o Certificado de Conformidade. O vendedor, como é particular não o tem e a Masac apenas me consegue fornecer um documento para o IMTT a dizer se o modelo está homologado em PT ou não...ajuda mas não serve.

Pedi ao vendedor que tente entrar em contacto com o representante em Espanha da Vectrix e obtenha este documento. Sem ele, o processo morre aqui...e é pena porque o preço é muito interessante... :(

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por Volt »

Acho que também precisas de uma guia de transporte... Não tenho a certeza, pois não cheguei a fazer a importação quando estive a pensar nela, mas há aqui utilizadores que já fizeram e podem te ajudar nisso.

Quanto à garantia da bateria, o concessionário espanhol pode pedir um documento à Vectrix a comprová-la. Já vi aqui a Masac a fazer isso uma vez. Mas olha que um ano apenas de garantia é de desconfiar... A Vectrix costuma dar 2 anos de garantia em todo o seu material novo. Incluindo baterias...

O mercado espanhol parece estar a alimentar as necessidades de usados do nosso mercado. O que é óptimo para a mobilidade eléctrica. Infelizmente tem um senão, acho que a representação da Vectrix em Portugal não sobrevive apenas a dar assistência às usadas. Mas isto já é offtopic.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 197
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por PepeLegal »

Penso que a guia de transporte seja apenas necessária, se o veículo for novo e se for uma empresa a efectuar o transporte da mota para PT. Se for eu a ir buscar a mota, como esta também é usada, preciso apenas da factura ou da declaração de venda. Para o IMTT, segundo percebi, é necessário ou a guia de transporte ou o comprovativo de seguro válido (se o veículo vier pelos próprios meios ou se for o vendedor a entregar a mota).

Se a situação do CoC ficar resolvida, vou verificar a razão de apenas 1 ano de garantia...realmente, por lei seriam 2 anos.

O mercado espanhol tem muito boas oportunidades. Eles ainda têm incentivos na aquisição de veículos eléctricos, por exemplo uma Vectrix VX1 Li+ nova custa em Espanha 8,438€...em PT, como sabes são 11.500€....a diferença é grande. Esta usada, com 2 anos, 15.000kms e baterias + carregador novo que estou a tentar comprar, custa 5000€....o negócio é interessante. O que pode lixar a coisa será o CoC... :(

Em PT, infelizmente não há mercado de VEs usados....e quase que também não há mercado de VEs novos...estamos a atravessar um mau momento no mundo das motos/scooters eléctricas...

Nesse aspecto, tenho pena :(


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal

Mensagem por RuFuS »

PepeLegal Escreveu:Penso que a guia de transporte seja apenas necessária, se o veículo for novo e se for uma empresa a efectuar o transporte da mota para PT. Se for eu a ir buscar a mota, como esta também é usada, preciso apenas da factura ou da declaração de venda. Para o IMTT, segundo percebi, é necessário ou a guia de transporte ou o comprovativo de seguro válido (se o veículo vier pelos próprios meios ou se for o vendedor a entregar a mota).

Se a situação do CoC ficar resolvida, vou verificar a razão de apenas 1 ano de garantia...realmente, por lei seriam 2 anos.

O mercado espanhol tem muito boas oportunidades. Eles ainda têm incentivos na aquisição de veículos eléctricos, por exemplo uma Vectrix VX1 Li+ nova custa em Espanha 8,438€...em PT, como sabes são 11.500€....a diferença é grande. Esta usada, com 2 anos, 15.000kms e baterias + carregador novo que estou a tentar comprar, custa 5000€....o negócio é interessante. O que pode lixar a coisa será o CoC... :(

Em PT, infelizmente não há mercado de VEs usados....e quase que também não há mercado de VEs novos...estamos a atravessar um mau momento no mundo das motos/scooters eléctricas...

Nesse aspecto, tenho pena :(

É um excelente preço, mas acarreta riscos...as baterias das Li/Li+ andam com problemas e um pack de lítio daqueles custa + de 5000€...5500€ se não estou em erro fora a mão-de-obra...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”